A enorme capacidade que o Carnaval tem de mobilizar as pessoas é a prova maior de que é mesmo, a maior festa popular do Brasil. No último domingo, 8 de fevereiro, fez enorme sucesso no Bairro Bandeirantes, um bloco caricato que vem se firmando a cada ano como mais uma atração de Momo. Trata-se do "Bloco das Guencas" que reúne moradores daquela localidade e "atletas" locais que jogam bola no campo de futebol existente no alto do bairro, na divisa com a "Cojan".
Criado no estilo "concentra mas não sai", o Bloco das Guencas, seus integrantes percorrem – fantasiados, é claro - apenas algumas ruas do Bandeirantes animando os moradores e fazendo a alegria da criançada, além de lembrar a todos que o momento é de descontração, alegria, irreverência, porque, afinal, é carnaval!
Os integrantes do Bloco das Guencas tem como um de seus diretores o "Baiano", da Marcat, e sai pelas ruas graças ao apoio que recebe de Zezão, presidente do Bloco do Rebenta, que concorre ao titulo de melhor Caricato do Carnaval 2015. "Baiano", aproveita para agradecer também ao vice-prefeito Filó (Sérgio Gouvêa) "que é parte de nossa comunidade e nos dá sempre uma grande força", revelou o diretor do Bloco das Guencas que já pensa em novidades para 2016.
{{banner-interno}}
A noite de quarta-feira, 11 de fevereiro, foi de descontração, alegria e crítica político-social na Passarela do Samba. Aliás, foi a abertura daquele espaço para as agremiações carnavalescas deste Carnaval 2015. Desfilaram o estreante Bloco do Unidos do Cerca Onça e, em seguida, o Pagando Bem Que Mal Que Tem, há sete anos consecutivos participando do Reinado de Momo na cidade. A folia começou por volta das 20 horas com os integrantes do Unidos do Cerca Onça, motivados pelo personagem fictício que faz críticas em forma de versos no Facebook contra tudo aquilo que não concorda. Animado, organizado, bastante irreverente e óbvio, seus organizadores não pouparam uma mineradora cataguasense, bem como a empresa responsável pela distribuição e abastecimento de água no munícípio, além de outros assuntos de menor interesse público.
Na sequência, o já tradicional Bloco Pagndo Bem Que Mal Que Tem ganhou a Passarela do Samba pouco depois das 22 horas. Esta agremiação é formada por amigos que se reúnem na casa de seu fundador, o bancário aposentado Aluísio Fachini, para um aniimado "esquenta" ao som de marchinhas de carnaval executadas pela banda Escolástico. Cerca dde 150 pessoas participam todos os anos da folia que busca resgatar os antigos carnavais, conforme contou Fachini.
Veja as fotos dos dois blocos na galeria abaixo. (Cobertura fotográfica de Kadu Fontana){{banner-interno}}
A Polícia Militar prendeu nesta noite de quarta-feira, 11 de fevereiro, no bairro Taquara Preta, Carlos José Sabino Machado, mais conhecido como Carlinho, suspeito de ter participado da tentativa de homicídio ocorrida no dia 21 de janeiro último quando dois rapazes em uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo contra Deivisson Inocêncio Oliveira, que foi atingido na virilha. Participaram da operação o tenente Anselmo, sargento Andrade, cabo Alexsandro, e os soldados Tulio, Meireles e Fortunato
Os policiais, segundo informou à reportagem o sargento Andrade, que comandou a operação, realizavam patrulhamento naquele bairro à procura de Carlinho, após a Justiça ter expedido um mandado de prisão contra ele devido a existência de fortes indícios de sua participação na tentativa de matar Deivisson. Quando os policiais passavam pela Rua Hercyl Salgado visualizaram o suspeito empurrando uma bicicleta. Ele, ao ver a chegada da Polícia abandonou a bicicleta e fugiu desobedecendo a ordem dos militares para que ficasse parado. Carlinho correu em direção à sua residência onde pulou o muro sendo perseguido à pé pelos policiais que conseguiram detê-lo e o prenderam após lerem o mandado de prisão contra ele. Os policiais o levaram para o Pronto-Socorro onde fez exames médicos e em seguida foi conduzido até à Delegacia de Plantão, em Leopoldina e de lá seguirá para o presídio de Cataguases. Com ele também foi aprrendido dinheiro, cordões de prata, anel e um aparelho celular.{{banner-interno}}
Antes de começar a Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, na noite dessa terça-feira, 10 de fevereiro, Rodrigo de Souza que é usuário do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) ocupou a Tribuna da Casa, para pedir apoio aos vereadores, com intuito de resolver o problema da falta de médico especialista naquele setor público.
Segundo revelou Rodrigo, o CAPS Saúde Mental está sem médico psiquiatra há três meses e, com isso, cerca de 200 usuários ficam sem atendimento, alguns semanalmente, outros corriqueiramente. Rodrigo foi breve, mas suas palavras foram suficientes para despertar no plenário o debate e o desejo de ajudar. O vereador Walmir Linhares sugeriu que o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Antonucci, fosse convidado a comparecer àquela Casa, para esclarecer os motivos da falta de médicos não só no CAPS, como também em unidades básicas de Saúde do município.
Em seguida, o vereador Serafim Couto Spíndola criticou a gestão municipal, demonstrando não concordar com a falta de médicos enquanto se gasta mais de R$ 450 mil com o carnaval. "É mais um desmando", disse Serafim, revelando ter certeza de que a Câmara não vai virar as costas diante da situação apresentada por Rodrigo.
Para o vereador Michelângelo de Melo Correa, não há informação por parte do secretário de Saúde no sentido de apontar uma solução para o problema. "É lamentável a situação da Saúde no nosso município", destacou Michelângelo. O vereador Maurício do Vale Rufino esclareceu que a Câmara não tem recurso para contratar médico, mas se mostrou solidário ao problema. Disse ainda que os vereadores podem conversar com o prefeito, com o secretário de Saúde, porém isso não é garantia de que médico será contratado.
O vereador Fernando Rodrigues do Amaral foi mais um dos que se pronunciaram e também defendeu que seja feita uma comissão para conversar com o prefeito, na tentativa de resolver o problema. Segundo o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, a administração "não se sensibiliza com o que está acontecendo" e nela há muitas células doentes. Rodrigo foi parabenizado por diversos vereadores pela coragem de se expor e por estabelecer um link entre o CAPS e a Câmara Municipal de Cataguases.
{{banner-interno}}
Depois de uma análise detalhada da atual situação do Município, em que pesou a realidade da arrecadação financeira dos últimos meses, consequência da queda constante do repasse do FPM, principal fonte de recursos de Itamarati de Minas, a Prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes cedeu à reivindicação das escolas de samba e da maioria da população que defendem a realização do Carnaval/2015 na cidade. "A Prefeitura vai apoiar a realização do Carnaval dentro das possibilidades que dispomos, sem onerar os cofres públicos", garantiu a Prefeita, explicando a importância de manter a tradição do Carnaval de Itamarati e do apoio às escolas de samba responsáveis há décadas por conduzir a festa na cidade, acompanhadas pelos blocos caricatos que também garantem a diversão popular.
Desde o princípio de janeiro um grupo de prefeitos da região vinham se reunindo para desistirem em conjunto da realização do Carnaval este ano. Eles discutiram o fato da realidade financeira e a crise do racionamento de água que tem afetado uma boa parte dos municípios. Tarcília chegou a participar deste encontro, mas não assumiu nenhum compromisso com o grupo e decidiu por ajustar a realização da festa dentro das possibilidades financeiras disponíveis, tendo em vista que um bom número de turistas visitam a cidade neste período, o que acaba por garantir a geração de divisas no Município. Ainda em dezembro, antes do recesso do Legislativo, a Prefeita encaminhou para apreciação dos vereadores um projeto de lei garantindo apoio financeiro às escolas e aos dois grupos caricatos tradicionais de Itamarati, que foi aprovado e transformado em lei em tempo hábil para garantir o repasse.A Secretaria Municipal de Ação Social, Desenvolvimento e Turismo divulgou na última semana a programação oficial do Carnaval/2015 em Itamarati de Minas. No domingo, 15 de fevereiro, a Escola de Samba União tem desfile marcado para as 20 horas, seguida pela Escola de Samba Renascer às 22, na Avenida Coronel Araújo Porto que já recebe os preparativos para se transformar na Passarela do Samba. Elas voltam a se apresentar no dia 17, com a Renascer saindo às 20 horas e a União às 22.
Os blocos caricatos já se inscreveram para fazer a alegria do povo e prometem muita animação em longos 5 dias de festa na cidade. De acordo com a programação divulgada pela Secretária Elaine Ferraz Rodrigues (foto), que está coordenando o Carnaval, o desfile dos blocos segue a seguinte ordem: "Bloco da Pipoca", às 18 horas da sexta-feira, 13 de fevereiro. No sábado, 14, desfilam o "Bloco do Vandeco" às 18 horas, "Bloco Ti Ti Ti" às 19, e "Bloco do Tinil" às 20. No domingo, 15, "Bloco Los Manguaça" às 18 horas. Na segunda-feira, 16, "Bloco da Cachaça" às 18 horas, "Bloco Rego do Bidinha" às 20 e "Bloco Peru da Madrugada" às 22. Na terça, 17, o "Bloco das Torcidas" às 18 horas e "Bloco Arrastando o Galerão" às 19, encerram a participação dos caricatos no Carnaval itamaratiense em 2015.
Os finais de noites nos dias de Carnaval vão ser animados pelas bandas Top Mix (sábado e domingo) e na segunda e terça-feira pela Geração Mix, ambas se apresentando na Praça Padre Paulo Fadda, como atrativos para incrementar a festa do povão em Itamarati de Minas. O primeiro baile de carnaval, porém, começa nesta sexta-feira, com show de Thiago Borges. (Fotos reprodução internet e arquivo){{banner-interno}}