Oito blocos caricatos concorreram ao título do Carnaval 2015 em Cataguases, mas quem levou a melhor foi o "Vida do Morro", conquistando o primeiro lugar da categoria, após apuração das notas que ocorreu na Passarela do Samba (Avenida Astolfo Dutra), no fim da manhã desta terça-feira, 17 de fevereiro. Animado com a vitória, Antônio Carlos "Tunim", presidente do bloco ganhador, disse que o resultado é a celebração de muito trabalho dos organizadores e de todos os integrantes do "Vida do Morro".
"Estamos muito contentes e agora é comemorar", disse Tunim, lembrando que a expectativa já é grande para 2016. Para Rogério de Paula, autor de "Os ciganos", enredo que embalou o desfile do "Vida do Morro", a conquista do título só foi possível porque todos os integrantes trabalharam com determinação. Sobre a escolha da música, o compositor disse que a inspiração veio de uma história real que o comoveu e serviu de base para sua criação. "Quero agradecer e comemorar. Moro na Itália, estou a passeio em Cataguases e tive a alegria de criar o enredo e participar desse bloco que é nota dez", completou Rogério, enquanto se divertia no meio dos outros foliões.
Depois de levantar o troféu de 1º lugar, o presidente da Escola de Samba União dos Bairros, Francisco "Tico Preto" também conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes e, satisfeito com o título, destacou que "essa vitória é de todos os que acreditaram no trabalho da nossa escola, que foi criada para renovar o carnaval de Cataguases, como estamos fazendo a cada ano". Em relação à escolha do enredo, o presidente disse que "o sonho é a engrenagem da vida e graças a ele é que estamos aqui comemorando este título, depois de ter feito um belo espetáculo na avenida", completou Tico Preto, lembrando que, no próximo ano, a União dos Bairros certamente voltará à avenida com mais beleza, para defender o título.O secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, acompanhou de perto toda a apuração das notas e, ao fim da contagem, parabenizou não só os vencedores, como também todos os que contribuíram para fazer mais um grande carnaval em Cataguases. Avaliando a Festa de Momo deste ano, Zeca Junqueira destacou que "o grande atestado do carnaval foi dado na Passarela do Samba pelo público local e por turistas, que lotaram a avenida e os hotéis, além de terem movimentado o comércio". Para o secretário, existe o compromisso de, no próximo ano, fazer um carnaval ainda melhor, porque esta festa se tornou "um grande estandarte de Cataguases", destacou. (Fotos de Paulo Victor Rocha)
Veja, a seguir, a classificação dos concorrentes, fotos da apuração e do desfile do bloco campeão:
BLOCO CARICATO (Pontuação máxima a ser dada pelos jurados é de 50 pontos)1º lugar: Vida do Morro (49,3 pontos)2º lugar: Sem Preconceito (49,2 pontos)3º lugar: Pé na Cova (49,1 pontos)4º lugar: Turma do Rebenta (49 pontos)5º lugar: Pazinha (49 pontos)6º lugar: Amigos do Rei (48,7 pontos)7º lugar: Marajá (47,6 pontos)8º lugar: Metanol (46,9 pontos)
ESCOLA DE SAMBA (Pontuação máxima a ser dada pelos jurados é de 100 pontos)1º lugar: G.R. Escola de Samba União dos Bairros (99,5 pontos)2º lugar: G.R. Escola de Samba Unidos da Taquara Preta (99,2 pontos)3º lugar: G.R. Escola de Samba Portela (98,5 pontos)4º lugar: G.R.Escola de Samba Vila Minalda (98,3 pontos)5º lugar: G.R.Escola de Samba Dragões da Vila Reis (97,9 pontos){{banner-interno}}
A segunda-feira de Carnaval em São Sebastião da Vargem Alegre foi a mais animada e concorrida da festa até agora. O Bloco do Chapéu reuniu o maior número de pessoas e fez uma festa regada a muito axé music, com direito a ritmos como arrocha e até funk. Com alegria e animação extras, o público deu uma nova energia ao bloco que contou ainda com a participação da bateria de outra agremiação, o Bloco do Tucano, de Miraí. Desde o final da tarde a música começou a tocar na concentração que funciona na sede da Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião da Vargem Alegre e só parou depois que todo o bloco chegou à praça onde acontecem os shows musicais a cada noite. Antes, porém, os integrantes do bloco do Tucano fizeram uma apresentação especial com músicas tradicionais do carnaval. Um sucesso!Logo em seguida o DJ Oreia entrou para continuar mantendo o pique em alta do público que já tomava quase toda a praça. Ele interagiu com a plateia e fez uma mistura de sons e ritmos que não deixou o povo parado. A noite chegou ao ápice com a entrada no palco da Banda Salamandra que fez um show eletrizante com quase quatro horas de duração e muita animação. Uma das melhores "band-show" de Minas Gerais, a Salamandra, além de contar com músicos de alta qualidade, prima por um visual caprichado que chama a atenção do público. Com esta apresentação e a receptividade que obteve da plateia, ajudou a confirmar a teoria de que aquela cidade vive um carnaval histórico, visto ser o primeiro a ser organizado de forma profissional pela prefeitura que contratou o experiente e renomado produtor de eventos, Fausto Menta.
Um dos foliões mais atuantes da cidade é o prefeito Claudiomir Vieira que comparece em todos os blocos. Sempre muito comunicativo e preocupado com o sucesso do evento, ele conversa e brinca com praticamente todos os seus integrantes. Animado e feliz com a receptividade que a iniciativa está tendo do público, além da repercussão positiva na região, Claudiomir, fez questão de dar as boas-vindas ao bloco quando chegava à praça. Na ocasião, ele destacou o clima de tranquilidade com que o Carnaval transcorre na cidade, o desejo de fortalecer aquela festa para atrair mais turistas e confirmou que o município vive um carnaval "como jamais viveu em sua história". Nesta terça-feira "gorda" a folia continua na cidade com o bloco da Cachaça e em seguida show com a banda Perfil X e a dupla Hálvaro e Rodriguez, a mesma que abriu a festa na cidade.
Veja as fotos da segunda-feira de Carnaval em São Sebastião da Vargem Alegre na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A grande campeã do carnaval deste ano em Cataguases é a Escola de Samba União dos Bairros. A agremiação que reúne os bairros Dico Leite, Primavera, Bonsucesso e parte da Vila Minalda conquistou o público e os jurados com um belo desfile cujo enredo foi ""Fiz do meu sonho a minha realidade. A União é só felicidade". O carnavalesco da escola é Tiago Souza que conseguiu desfilar "um mundo de sonhos" na avenida, como ele mesmo definiu. O título não poderia ter vindo em melhor hora; a Escola está completando em 2015 dez anos de participação no Carnaval. Agora, a comemoração é intensa no barracão da agremiação que volta a desfilar esta noite na Passarela do Samba.
A vice-campeã deste ano foi a Escola de Samba Unidos da Taquara Preta que fez um desfile de alto nível na noite de sábado e, por isso, tornou-se uma das favoritas ao título. Em terceiro lugar, a Portela, do bairro Leonardo, sempre forte candidata a campeã, este ano deixou a desejar. A escola foi campeã ano passado não conseguiu repetir a excelente performance em 2015. A quarta colocada foi a Escola de Samba Vila Minalda e em quinto lugar ficou a Dragões da Vila Reis, que estreou no carnaval ano passado.
Neste domingo, 16 de fevereiro, duas escolas completaram o desfile entre as agremiações concorrentes. A União dos Bairros abriu a noite com uma apresentação que mostrou criatividade, originalidade e beleza, além de surpreender o público com carros alegóricos muito bem elaborados. Ao final foi muito aplaudida pelo público que lotou as arquibancadas. A segunda e última escola a passar pela Passarela do Samba Expedito Liberato foi a Portela. Além do atraso para iniciar o seu desfile, que deixou o público insatisfeito na Avenida, a agremiação do bairro Leonardo e atual campeã do carnaval cataguasense, não conseguiu empolgar como das outras vezes. A escola veio bem organizada, cumprindo bem a sua proposta de falar sobre "Planeta Água", mas não conseguiu convencer os jurados.
Veja as fotos dos desfiles desta segunda-feira de carnaval na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Cultura,Turismo e Lazer montou a estrutura para a realização do carnaval 2015, na Praça São Januário. A festa, que transcorre em ritmo de alegria e animação, tem também o apoio da Prefeitura na estrutura dos blocos caricatos que desfilem ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas pelas ruas da cidade.
A festa começou na sexta-feira, 13 de fevereiro, quando o bloco "Vai Começar", soltou os primeiros acordes nas imediações da Avenida Cristiano Roças. Na madrugada de sábado, o bloco "Alvorada" acordou mais uma vez a cidade acompanhado por centenas de foliões percorrendo a rua 22 de Maio e adjacências. Na tarde de sábado foi a vez do tradicional Bloco das Piranhas animar a festa saindo em desfile do bairro São Domingos até à Praça São Januário, onde em seguida, o público presente pode assistir um grande espetáculo musical na voz da cantora Sandra Portela, que apresentou um repertório de samba e músicas carnavalescas que agradou a todos que compareceram no local.A animação e a alegria tiveram continuidade no domingo, com a realização de um matinê para as crianças presentes na praça, que teve a participação da equipe teatral Trupe Encantada. A animação continuou com o desfile do "Bloco do Xaxá", que levou centenas de foliões pelas ruas da cidade cantando e dançando, da rua 15 de Novembro até à Praça São Januário, onde o grande público foi recepcionado com mais um belíssimo espetáculo musical de samba e carnaval, desta vez sob o comando da cantora Aline Calixto.
A festa tem continuidade nesta segunda-feira, de Carnaval, 16 de fevereiro, com o tradicional desfile da Filarmônica Embocadura, que sairá da Praça Guido Marlière por volta de 18 horas encerrando o desfile na Praça São Januário onde, em seguida, acontecerá mais um show musical com a banda BomBocado. Para encerrar, na terça feira acontecerá o desfile do bloco Sanatório Geral, também saindo do Praça Guido por volta de 17 horas seguindo em direção à Praça São Januário. Às 20:30 hrs será a vez da Bateria da Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro, encerrar os festejos carnavalescos de 2015 na cidade.
Em todos os locais e trajetos onde realizam as festividades, a Prefeitura conta com o apoio do 21º Batalhão de Polícia Militar, da 35ª Companhia de Polícia e com a empresa de segurança JM.{{banner-interno}}
Um público jamais visto na história dos carnavais de Miraí - terra do samba e o genial Ataulfo Alves - está fazendo a diferença este ano naquela cidade. Neste domingo, 15 de fevereiro, pela segunda noite consecutiva, cerca de 8 mil pessoas dançaram, cantaram e se divertiram ao som da banda Conexão a Mil. Apesar do número elevado de foliões ultrapassar as previsões mais otimistas, a cidade mostra ter se preparado muito bem para a festa e tudo tem funcionado sem nenhum contratempo. As barracas instaladas no local dos shows, por exemplo, servem comida e bebida ao gosto do freguês a qualquer hora da noite por um precinho de fazer a alegria de Momo.
Esta preparação é o diferencial que vem consolidando Miraí como o destino preferido de um número crescente de pessoas durante o carnaval. A opinião é do prefeito José Ronaldo Milani, que vem investindo no evento com determinação por acreditar nos resultados positivos que esta festa traz para o município. "O carnaval é um evento que as pessoas lembram o ano todo e quando ele é bom, marcante, elas falam dele e voltam aqui. Além disso passa uma imagem positiva do município, uma imagem empreendedora, sem contar que contribui para o turismo, um importante setor de nossa economia que trabalhamos para fortalecê-lo", comentou.Há poucos anos algumas pessoas daquela cidade começaram a criar blocos caricatos nesta época do ano. Inicialmente, apenas os amigos e parentes participavam, realidade que mudou completamente agora, em que estes mesmos blocos são super disputados por centenas de interessados e recebem um público gigantesco a cada ano. O crescimento dessas agremiações contribuiu significativamente para o Carnaval de Miraí ser o preferido por milhares de pessoas. Como estes blocos tem como diferencial começar a folia mais cedo, geralmente no meio da tarde, quando não há nenhuma atividade oficial programada, conseguem reunir a cada ano um numero maior de pessoas. Por causa disso a cidade tem uma programação carnavalesca quase ininterrupta, sendo uma espécie de "convite" informal para quem não quer sair da folia.
Para o produtor do Carnaval de Miraí, Fausto Menta, o sucesso do carnaval de Miraí não o surpreende, mas reconhece um crescimento acima do esperado. "Quando fizemos aqui os preparativos para o primeiro carnaval, ano passado, já nos surpreendemos com a receptividade calorosa do público. Este ano, sabia que iríamos repetir o sucesso, mas não esperava um crescimento deste que estamos vendo. Eu como produtor do evento me sinto gratificado porque vejo que o trabalho de toda a equipe, principalmente da prefeitura, está sendo recompensado com a presença de público maravilhoso. Espero que voltem amanhã, segunda-feira", completou ele.
Veja mais fotos do domingo de carnaval na galeria abaixo.
{{banner-interno}}