Cataguases vai utilizar recurso estimado em R$335.757,19 para implantação de quatro Academias de Saúde, graças a projeto que integra a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Realizadas por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, essas unidades serão diferentes das Academias ao Ar Livre, porque serão cobertas e terão infraestrutura em concreto, instalação elétrica com iluminação e revestimento cerâmico nas paredes e pisos.
As Academias de Saúde serão construídas na Vila Tereza e nos Bairros Ana Carrara, Ibraim e Paraíso, depois que for realizado o processo licitatório que decidirá qual empresa ficará responsável pela execução das obras. No próximo dia 27, às 9h, no Salão Nobre do Paço Municipal, a empresa vencedora será revelada e então terá de apresentar o cronograma completo das etapas a serem cumpridas até o término das construções.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Geraldo Leite Antonucci, "a população está vivendo mais e precisa viver melhor. Por isso, o governo federal investe cada vez mais em projetos que integram saúde e estímulo ao convívio social", disse o secretário, revelando ainda que os espaços das Academias de Saúde, além de ficarem à disposição das comunidades para atividades esportivas, artísticas e culturais, também serão polos avançados de atuação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam junto aos postos de saúde municipais. (Com informações do Jornal Cataguases - Órgão Oficial dos Poderes Municipais){{banner-interno}}
O Cine Ritz Cataguases tem seus últimos detalhes ajustados para, dentro de aproximadamente 15 dias, inaugurar sua primeira sala de exibição na cidade. Localizado no Bahamas Shopping, o empreendimento é da AFA Cinemas e possui equipamentos digitais, com tecnologia 3D, que possibilitará ao público a melhor qualidade em vídeo e áudio, assim como ocorre em salas de exibições nas capitais, conforme revelou Sérgio Liberati, um dos sócios da AFA Cinemas.
O empresário também destacou que, além da tecnologia de ponta, a sala de exibição conta com acessibilidade e assentos confortáveis. "Isso sem falar que o público de Cataguases não mais terá que esperar os lançamentos saírem de cartaz nas grandes cidades para assisti-los no cinema daqui. Agora é imediato, lançou na capital, exibiremos em nosso cine também", ressaltou Sérgio, lembrando que a segunda sala de exibições já está em fase de acabamento e deverá ser inaugurada uma semana após a primeira.
No total, as duas salas juntas oferecerão capacidade para 240 lugares, uma vez que a primeira terá 130 assentos e a outra 110. Contudo, o empresário revelou que já abriu negociação para construir a terceira sala de exibições, com capacidade maior, para atender ainda melhor a população de Cataguases, que, segundo ele, "respira cinema e, por isso, não pode mais viver sem ele". "Viemos a esta cidade para tentar reabrir o Cine Edgard, mas, como o prédio está em processo de desapropriação, buscamos outro espaço. O secretário de Cultura e Turismo Zeca Junqueira nos atendeu muito bem e estamos satisfeitos com a acolhida", disse o responsável pelo Cine Ritz, completando que as salas de exibições já eram para estar prontas, mas, devido a um problema de saúde que acometeu a arquiteta responsável pelas obras, questões burocráticas foram atrasadas. "Esse imprevisto não é culpa de ninguém. Em breve nosso cinema estará funcionando", completou Sérgio.
Zeca Junqueira frisou que as salas de exibições implantadas pelo Cine Ritz levam Cataguases a caminhar junto com as novidades tecnológicas relacionadas ao cinema. "São salas modernas, como têm no Rio de Janeiro, São Paulo, nas grandes cidades, e agora está aqui. E qual é a relação da Prefeitura com isso? Nós fomos facilitadores, e para nós é uma vitória enorme ter o cinema em Cataguases novamente", comemorou o secretário de Cultura, acrescentando que, logo quando o Corpo de Bombeiros liberar o projeto, a Prefeitura Municipal vai fornecer o alvará para o empreendimento funcionar. Sobre o Cine Teatro Edgard, Zeca Junqueira disse que continua o processo de desapropriação e no dia 10 de março será feita mais uma perícia no prédio para estabelecer um novo valor para desapropriação.{{banner-interno}}
A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina divulgou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o balanço oficial da Operação Carnaval nas estradas federais que cortam a região sob a responsabilidade daquela Delegacia. O trabalho foi feito entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
Segundo o relatório divulgado houve 16 acidentes no trecho, representando uma redução de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 18 pessoas ficaram feridas, menos 18% que em 2014. Contudo, houve uma morte este ano e nenhuma em 2014.
Foram fiscalizados 2.429 veículos, representando um aumento de 52,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de pessoas fiscalizadas atingiu 2.398, um aumento de 23,2%.
As notificações chegaram a 497, numa variação positiva de 39,1%. Vinte e três veículo foram retidos, um acréscimo de 155% em relação ao ano anterior. Seis carteiras de habilitação foram recolhidas, representando uma variação negativa de 33,4%.
Foram aplicados 1.041 testes de etilômetro, um aumento de 66,5% comparado com 2014. Onze motorista foram autuados por embriaguez, 57,1% a mais que no ano anterior e dois motoristas foram detidos por dirigirem embriagados.
O radar flagrou 2.346 carros em excesso de velocidade. Em 2014 não houve registro. O número de pessoas que receberam aulas de educação para ao trânsito atingiu o número de 172.
Das notificações emitidas no período, 118 foram por ultrapassagem proibida. Além das prisões por embriaguez, dois condutores foram detidos com CNH’s suspeitas de não serem autênticas e um condutor foi detido com mandado de prisão por furto, roubo e receptação.
Segundo o Inspetor Américo Antonio da Silva Cabral, Chefe da Delegacia 4/07 de Leopoldina, da Polícia Rodoviária Federal, este ano foi implementada uma nova metodologia de trabalho, colocando equipes especializadas para atuar nos dias de maior movimento, além das equipes de plantão nos postos, que cumpriram com afinco as rotinas operacionais previamente determinadas com base em dados de locais e horários com maiores índices de acidentes graves. (Foto: Leopoldinense Online)
{{banner-interno}}
Por volta das 14h30min desta quinta-feira, 19 de fevereiro, os policiais militares sargento Ramos e os soldados Torres e Samuel que atuam em Astolfo Dutra, prenderam em flagrante um homem que usava uma motocicleta roubada. O veículo foi apreendido, periciado e será devolvido ao seu proprietário.
Identificado como sendo J.J.M., ele chamou a atenção dos policiais ao passar por eles em uma motocicleta Sundown Max 125 SED, cinza, em atitude suspeita, o que motivou a abordagem. Eles o seguiram e após abordá-lo constataram que ele não possuia os documentos de porte obrigatório do veículo nem a carteira de Habilitação. A regularidade da motocicleta foi verificada junto ao sistema informatizado da Polícia que revelou se tratar de uma moto roubada.
Questionado sobre a propriedade da motocicleta J.J.M., segundo informaram os policiais responsáveis pelo caso, teria dito inicialmente que havia tomado a moto emprestada de um amigo e, posteriormente, deu outra versão, afirmando ter adquirido o veículo recentemente. Ele foi preso em flagrante por receptação de produto de furto e teve sua prisão ratificada pelo delegado de polícia. A PM informou que até aquele momento não havia nenhum registro policial contra J.J.M.{{banner-interno}}
No próximo dia 27, a Praça Rui Barbosa, em Cataguases, será palco da abertura oficial de mais uma edição da Copa Verão Regional, competição de futebol adulto que reunirá oito equipes e terá os jogos de sua primeira rodada realizados do dia 28 deste mês até 1º de março.
Além da cerimônia solene marcada para as 19h, o evento que abrirá a competição também será momento de diversão com DJ Diego Fenômeno, bem como de escolha da Garota Copa Verão 2015, a partir de desfile das candidatas indicadas pelos clubes participantes. Elas serão conhecidas na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, conforme informou um dos organizadores do evento, Ricardo de Oliveira, o Tucano.
A Copa Verão Regional tem apoio da Secretaria de Esportes de Cataguases e, conforme revela o titular da Pasta, Ricardo Dias, o evento vem se tornando tradicional no futebol regional e, sem dúvida, será mais um disputado título, como ocorreu nas edições anteriores desta competição que tem organização de Ricardo Oliveira (Tucano).
O secretário de Esportes destaca que 2015 será mais um ano de muitos eventos esportivos em Cataguases e adianta que um deles já está sendo preparado. São os tradicionais Jogos Escolares de Cataguases (JESC), que mobilizará grande número de alunos-atletas de diversas modalidades, como, por exemplo, do ciclismo, novidade que será introduzida neste ano e promete agradar os estudantes, pois expandirá as possibilidades de competição esportiva no município.
Segundo Ricardo Dias, a intenção é começar os Jogos Escolares de Cataguases já em março e, para isso, também no próximo dia 27, uma reunião técnica será realizada, às 8h, no auditório da Policlínica Municipal. O objetivo é organizar horários, datas e regulamentos da competição que valerá vaga para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). (Com reportagem de Kadu Fontana){{banner-interno}}