Um rapaz de 23 anos de idade, Felipe Alves de Souza, foi morto com golpe de faca nesta madrugada em Aracati, distrito de Cataguases. A Polícia Militar agiu rapidamente e conseguiu prender em flagrante delito os suspeitos: Elias José da Silva, 43 anos, seu enteado, Felipe Carneiro Muniz, de 20 anos, e o seu filho, de 17 anos de idade que, segundo foi apurado até o momento, seria quem desferiu o golpe na vítima.
A Polícia foi chamada ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases após a chegada de Felipe, que foi levado até o local por um amigo da família, onde deu entrada sem vida, conforme contaram os pais da vítima, Rosilda Oliveira de Souza e Jorge Alves. Segundo informaram aos policiais, seu filho foi esfaqueado no peito após envolver-se em uma briga próximo ao bar da Lene, naquele distrito.De acordo ainda com a PM, poucos minutos depois, receberam a informação anônima, através do telefone 190, revelando os nomes dos envolvidos na briga. Os policiais foram imediatamente para Aracati e ao chegarem à residência dos suspeitos, encontraram em frente à casa, escondido em um matagal, Elias José da Silva, que após ser abordado, trazia consigo uma foice grande com o cabo quebrado e, presa a sua cintura, debaixo da bermuda que vestia, uma faca de aproximadamente 20 centímetros de lâmina (foto ao lado). Ele recebeu voz de prisão em flagrante, mas teria se exaltado e tentado fugir do local, além de gritar, ofender e ameaçar os policiais, conforme está registrado no Boletim de Ocorrência a que o Site teve acesso.
Em seguida, os policiais entraram em sua residência onde estavam seu filho e o enteado, que também teriam participado da briga que resultou na morte de Felipe Alves, sendo que um deles, Felipe Muniz, recebeu voz de prisão em flagrante e o outro foi apreendido como determina a legislação vigente. Os três contaram aos policiais que Elias estava próximo ao bar da Lene quando chegou Felipe Alves e acertou-lhe um soco. Elias, então, teria ido para sua casa e retornado posteriormente com seu filho e o enteado e encontrado novamente com Felipe que estaria acompanhado de mais seis pessoas armadas de foices e facões. Eles discutiram e brigaram sendo que Felipe Alves, ainda segundo os suspeitos, teria acertado um golpe de foice na cabeça de Felipe Carneiro, momento em que o rapaz menor de idade deu uma facada no peito de Felipe Alves que teria saído correndo do local junto de seus colegas. Elias, o filho e o enteado, então, retornaram para sua casa, ainda de acordo com o que os três suspeitos narraram à Polícia.
Eles acrescentaram que a foice encontrada com Elias é a mesma que teria sido usada pela vítima para golpear Felipe Carneiro. O menor também entregou aos policiais a faca usada na hora da briga e que acertou o peito de Felipe Alves. Os três foram conduzidos para a delegacia de plantão em Leopoldina onde prestam depoimento, sendo que Elias tem contra ele uma queixa de ameaça com base na Lei Maria da Penha. Participaram da ocorrência os militares cabos Silas, Resende,Alex e Santoro e os soldados Teodoro, Ítalo, Bastos e Renan.Por volta de 6h30min deste domingo, enquanto a PM finalizava este caso, foi informada de que uma casa estava em chamas naquele distrito. No imóvel mora um rapaz conhecido pelo apelido de "Marola", que segundo foi apurado até o momento, também estaria envolvido com o crime ocorrido no local nesta madrugada. Uma equipe da PM ainda estava no distrito no momento em que o fogo começou e permanecia lá até o fechamento desta matéria. A Defesa Civil foi acionada e foi paraAracati apagar o incêndio. A Polícia suspeita que moradores tenham colocado fogo na residência como retaliação ao crime. Policiais procuram por "Marola" que até o momento não havia sido citado por nenhum dos envolvidos. A PM acredita que ele pode ser uma peça chave na elucidação do crime que matou Felipe Alves de Souza.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria atualizada às 9h30min de domingo, 22 de fevereiro de 2015.
{{banner-interno}}
Um adolescente de apenas 15 anos de idade que dirigia um Classic bege, placa HJC-2372, bateu contra uma árvore na Rua Dr. Norberto Custódio Ferreira, que liga a Rua Tenente Luiz Ribeiro à Cleto da Rocha, na Vila Domingos Lopes, por volta das 23 horas deste sábado, 21 de fevereiro. Ele estava sozinho no veículo e bateu a cabeça contra o parabrisa. Foi levado para o Hospital de Cataguases onde passa por exames médicos e por uma tomografia computadorizada.
O garoto, segundo informou a Polícia Militar, teria pego o carro escondido de seu avô enquanto dormia. Ele vinha pela rua Tenente Luiz Ribeiro e perdeu o controle do veículo ao virar na esquina da escola Guido Marliére, chocando-se contra a árvore. Com o impacto o adolescente quebrou o parábrisa dianteiro com a cabeça, possivelmente porque não estaria usando o cinto de segurança.
O nome do adolescente que dirigia o veículo não aparece nesta reportagem em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente que determina não divulgar sem autorização prévia a imagem e a identidade de menor que tenha praticado algum ato infracional. Até o fechamento da matéria o garoto, de apenas quinze anos de idade, não corria risco de morte, segundo informações obtidas junto ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases.
{{banner-interno}}
O Projeto Conta Cidadã completa na próxima terça-feira, 24 de fevereiro, dois anos da implantação do primeiro posto de coleta em Minas. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, consiste na troca de resíduos recicláveis (papel, metal e plástico) por bônus na conta de energia de clientes residenciais. Empresas e comércios podem participar convertendo seus bônus para instituições filantrópicas. O projeto, uma das iniciativas sustentáveis da Energisa, prevê a destinação correta do material coletado, contribuindo de forma positiva com o meio ambiente e enquadra-se perfeitamente no conceito de sustentabilidade. Além de beneficiar clientes com descontos nas faturas, contribui para o uso adequado e consciente da energia elétrica, visto que é necessário um consumo menor da energia para o reprocessamento dos materiais recicláveis em relação à produção a partir da matéria-prima. Se você ainda não conhece o Conta Cidadã, veja como é fácil participar: vá ao posto de coleta, leve uma conta de energia elétrica para fazer o seu cadastro e troque resíduos recicláveis como metal, plástico e papel por descontos na conta de energia para destinação correta dos resíduos. Com o Conta Cidadã é assim: o cliente contribui para a preservação do meio ambiente e ainda recebe bônus na conta de energia elétrica. Números refletem sucesso do projetoAtualmente, a Energisa Minas Gerais conta com 17 postos de coleta nas seguintes cidades: Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé e Ubá. Desde fevereiro de 2013, quando foi implantado o projeto, já foram recolhidas mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis, que se converteram em um montante superior a R$ 200 mil em bônus nas contas de energia dos mais de sete mil clientes cadastrados. Os postos funcionam sempre das 8h às 16h, nos seguintes endereços:
Cataguases- às terças-feiras, na Rua Camilo Nogueira da Gama, 195, em frente ao Mercado Produtor.- às quintas-feiras, na Avenida Astolfo Dutra, na entrada do bairro Leonardo.- e às sexta-feiras, na Avenida Veríssimo Mendonça, no Beira Rio, próximo ao número 202. Leopoldina- às segundas-feiras, na Praça do Alto da Ventania, Bairro Quinta Residência;- às quartas-feiras, na Praça General Osório, Centro.- e às sextas-feiras, na Avenida dos Expedicionários, no Bairro Bela Vista em frente ao Poliesportivo. Manhuaçu- às segundas-feiras, na Praça José Adolpho Vieira Assad, em frente à Rodoviária;- às quartas-feiras, na Praça Martins Fraga, conhecida como Praça do Parquinho; e- às sextas-feiras, na Praça Doutor César Leite, no Centro. Muriaé- às segundas-feiras, na Praça do Trabalhador, na Barra;- às quartas-feiras, na Feira do Produtor Rural, no centro da cidade;- e às sextas-feiras, na Praça Santa Terezinha, na Rua Cataguases, no bairro Santa Terezinha. Ubá- às segundas-feiras, na Praça Guido;- nas terças-feiras, no Bairro Schiavon;- nas quartas-feiras, no Posto da Praça Caxangá, em frente à Escola Lápis de Cor;- nas quintas-feiras, na Praça Engenheiro Jaime Tavares Videira; e- e nas sextas-feiras, no Bairro Pires da Luz.{{banner-interno}}
Em breve, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cataguases deverá passar por revisão e, por isso, no fim de janeiro, técnicos da empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria vieram ao município para colher informações relevantes sobre os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, já que essa prestadora de serviços foi licitada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e será responsável pela atualização do PMSB de Cataguases.
A DRZ Geotecnologia e Consultoria é situada em Londrina-PR e, para esse primeiro contato com a Prefeitura de Cataguases, enviou os engenheiros Letícia Leal Ferreira (Ambiental) e Wagner Delano Hawthorne (Civil) que visitaram recentemente vários setores públicos, acompanhados por Jamaica Vilela, bióloga da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em busca de dados oficiais sobre os eixos do saneamento básico do município.
Na oportunidade, os engenheiros também compareceram à Copasa, onde conheceram o processo de tratamento de água e foram informados sobre o projeto de tratamento de esgoto do município. Ainda na mesma visita, a equipe foi ao Aterro Sanitário e às sedes das Associações de Catadores, locais em que puderam observar os serviços de coleta de lixo e coleta de recicláveis, respectivamente.
Segundo destacou Jamaica Vilela, a próxima etapa de revisão do PMSB de Cataguases será a realização de audiência pública para inserir a população no debate sobre o assunto. Ainda conforme explicou a bióloga, a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico do município não terá custos para os cofres da Prefeitura de Cataguases, porque um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi aprovado em processo seletivo feito pela AGEVAP e, por isso, os gastos nesse sentido serão custeados com recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da água.{{banner-interno}}
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a redução média na demanda de energia no horário de pico durante os meses do horário de verão é de 4 a 5%.
A Energisa Minas Gerais estima uma economia de 2.445.826 kWh. Isto equivale a aproximadamente 0,36% do consumo total da distribuidora. Este consumo atende, durante um mês, a 22.389 residências ou o consumo de uma cidade com aproximadamente 67.167 habitantes.
Mesmo com o fim do horário de verão, atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo. Veja:
- O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Aproveite as altas temperaturas e regule o chuveiro na posição verão. Além disso, evite banhos longos.
- Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.
- Abrir a geladeira o menor número de vezes possível também é eficaz para a economia. O ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados.
- Lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante de sua máquina.
- Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
- Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes.
- Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
- Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade).
- Prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia.
- Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.
- Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês.
- Limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada.
- Evite deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
- Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros "dormir" carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.{{banner-interno}}