Estão abertas, até 6 de março, as inscrições do concurso público para provimento de cargos da carreira técnico-administrativa nos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. As inscrições devem ser feitas pelo site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PGP).
Ao todo há vagas em 19 cargos, dentre eles Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Química, Técnico em Assuntos Educacionais, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro/Civil, Médico e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais. Os editais e mais informações sobre todos os cargos estão disponíveis no site da PGP.
Também estão abertas as inscrições para seleções de professores nos campi Viçosa e Florestal. Os editais e formulários estão disponíveis na página da Secretaria de Órgãos Colegiados na internet.(www.ufv.br)
Confira as vagas:
Campus Viçosa
Centro de Ciências AgráriasDepartamento de FitopatologiaClasse: Classe A – Professor Adjunto A – I DE (Edital de Concurso Público nº 166/2014) – DOU nº 251, de 29.12.2014.Área/Subárea: Epidemiologia Aplicada/Controle Químico de Doenças de Plantas.Nº vagas: 01Titulação exigida: Graduação em Agronomia e Doutorado em Fitopatologia ou áreas afins.Inscrição: até 27 de fevereiro de 2015.
Centro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de Administração e ContabilidadeClasse: Professor Substituto (Edital de Seleção nº 12/2015) – DOU nº 31, de 13.02.2015.Área/Subárea: Gestão de Pessoas, Sistemas de Informação Gerencial e Empreendedorismo.Nº vagas: 01Titulação exigida: Graduação em Administração.Inscrição: até 27 de fevereiro de 2015.
Departamento de GeografiaClasse: Classe A – Professor Adjunto A (Edital de Concurso Público nº 10/2015) – DOU nº 23, de 03.02.2015.Área/Subárea: Metodologia de Pesquisa Geográfica e Ensino.Nº vagas: 01Titulação exigida: Graduação em Licenciatura em Geografia e Doutorado em Geografia e/ou Educação.Inscrição: até 05 de março de 2015.
Departamento de LetrasClasse: Professor Substituto (Edital de Seleção nº172-2014) – DOU nº 6, de 09.01.2015.Área/Subárea: Atuar no Departamento de Letras, atuando em programas inovadores de Ensino na Graduação e na Pós-Graduação, procurando a integração entre estes níveis de Ensino. Desenvolver atividades de pesquisa e de extensão na área de Língua Inglesa e Literaturas de Expressão Inglesa.Nº vagas: 01Titulação exigida: Graduação em Letras ou áreas afins e título de Doutor em Estudos Literários ou em Literaturas de Expressão Inglesa ou em Literatura Comparada.Inscrição: até 10 de março de 2015.
Campus FlorestalClasse: Professor Visitante (Edital de Seleção nº 11/2015) – DOU nº 23, de 03.02.2015.Área/Subárea: Economia e Finanças.Nº vagas: 01Titulação exigida: Graduação e título de Doutor em Economia ou Administração ou Contabilidade, com tese defendida há, pelo menos, 2 (dois) anos.Inscrição: até 05 de março de 2015.{{banner-interno}}
Uma criança, Gabriel Júnior Silva Aprígio, de apenas um ano de idade morreu na noite deste domingo, 22 de fevereiro, em Miraí, vítima de atropelamento na Rua Arlindo Cézar Benevenute, próximo ao número 30. A Polícia Militar somente foi acionada quando a vítima deu entrada no hospital daquela cidade em estado grave onde faleceu minutos depois, apesar dos esforços do médico e sua equipe.
A Polícia apurou duas versões para o acidente. A primeira é a do motorista do veículo que atropelou a criança. Francisco de Paula Florentino disse que dirigia o carro, um Voyage cinza, em velocidade moderada pela rua que estaria "um pouco escura" com destino à sua casa e, ao olhar para cumprimentar sua irmã, Geralda Florentino, sua esposa, Aleda Aparecida Oliveira, teria gritado com ele "cuidado! É o Biel", momento em que o veículo atropelou o garoto de apenas um ano de idade. Ele parou o carro e sua esposa saiu correndo para socorrer a criança e a levou imediatamente para o hospital de Miraí.
Aleda acrescentou que uma irmã de "Biel", o teria empurrado para a frente do carro e devido ao fato de a rua estar escura e o garoto também ser negro, ela só teria percebido a presença da criança no momento do atropelamento e mesmo assim gritou com o marido para que freasse o carro sem, no entanto, ter tempo suficiente para evitar o acidente.
A outra versão para o fato foi contada por duas crianças, de 7 e 10 anos de idade, sendo que a primeira, é irmã da vítima. Elas, segundo informaram os policiais que atenderam o caso, afirmaram que "Biel" estava brincando na calçada e que ao atravessar a rua para ir ao encontro delas foi surpreendido e atropelado pelo carro conduzido por Francisco.
A perícia esteve no local através do perito Marcelo Pacheco de Andrade que fez seu trabalho de praxe e liberou o corpo para o sepultamento. Já o motorista do Voyage também foi encaminhado ao Hospital onde foi examinado pelo médico Alexandre Lacerda e, em seguida, conduzido até à Delegacia de Polícia de Plantão onde prestou depoimento. Ele não fez o teste de alcoolemia, segundo revelou a Polícia, "por falta de equipamento".{{banner-interno}}
A nova Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella está modernizando o parque tecnológico em função da ampliação do número de leitos, que passará de 9 para 20. A unidade é preparada para atender a pacientes oncológicos graves em suas intercorrências clínicas, além de dar suporte em pós operatório de grandes cirurgias. Os equipamentos estão sendo adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde. A enfermeira supervisora da unidade, Isaura Monteiro, afirma que a modernização e ampliação da unidade vai garantir mais qualidade e eficácia no atendimento.
A nova UTI vai contar com equipamentos modernos e de tecnologia avançada, além de redimensionamento de equipe treinada para o suporte intensivo de qualidade. O parque tecnológico está recebendo um grande investimento, esta semana foram entregues 8 aparelhos de ventilação mecânica de alta performance para suporte à respiração espontânea, um ventilador de transporte com alto desempenho além de uma maca especial para o deslocamento intersetorial de pacientes.Os colaboradores do setor: médicos, fisioterapeutas técnicos em enfermagem e enfermeiros receberam os treinamentos específicos de uso dos novos equipamentos. A fisioterapeuta especialista de produtos da empresa responsável pelos respiradores, Gabriela Alencar, treinou os profissionais para o uso dos aparelhos. O treinamento para uso da maca foi ministrado pelo técnico Paulo César Dala Paula.
Já entre os leitos, um deles terá isolamento respiratório com antecâmara e exaustão aérea em filtro HEPA (filtro de ar absoluto), garantindo a segurança da equipe e dos pacientes internados na unidade em caso de risco de transmissão de doenças infectocontagiosas.
Também foram adquiridos monitores multiparâmetros, para acompanhamento dos sinais vitais de pacientes em tempo real, além de gerenciamento contínuo completo por uma central de monitorização, permitindo a identificação de alterações clínicas e de parâmetros de forma imediata nos pacientes instáveis.
A nova UTI vai contar também com equipamentos para atendimento de emergência, camas que permitem oferecer diversas posições e colchões de prevenção de lesões, proporcionando conforto, qualidade e segurança. Os monitores e equipamentos serão dispostos em estativas compactas (tipo específico para suporte de equipamentos clínicos). Lâmpadas de vigília facilitarão a sistematização do atendimento, bombas, climatização com controle de temperatura ambiente, suportes de soro compacto para acoplar várias bombas de infusão contínua de drogas vão proporcionar melhor aproveitamento do espaço físico para atendimento do paciente no leito. Uma máquina de diálise de última geração, também está entre os equipamentos disponíveis na UTI.{{banner-interno}}
Na manhã deste sábado, 21 de fevereiro, aconteceu no Calçadão da Rua São José e Praça São Januário, em Ubá, o abaixo assinado pela paz, que recolheu assinaturas de diversas pessoas em prol da melhoria da segurança dos cidadãos ubaenses. Esse abaixo-assinado será entregue ao prefeito de nossa cidade, Vadinho Baião, em uma reunião em Belo Horizonte, no próximo dia 25. O encontro já está agendado com o novo Secretário de Estado de Defesa social, Bernardo Santana e o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Bianchini.
Este movimento teve a iniciativa do grupo, "Ubaenses unidos pela paz", busca ajudar toda a população atingida pela violência. As assinaturas do abaixo-assinado começaram a ser recolhidas a partir das 9 horas e prosseguiram até às 13h e as mesas para recolhimento das assinaturas se encontravam dispostas de maneira variada por todo o Calçadão e Praça São Januário.
Alguns ubaenses já começam a manifestar sua insatisfação, protestando de maneira pacífica e já criam grupos em redes sociais para ao menos tentar combater e diminuir um pouco toda essa violência que hoje vem tomando à cidade. Um detalhe importante quero lembrar: a violência deve ser combatida com manifestação de paz. (Fotos: Ubá News)
{{banner-interno}}
Um acidente na BR-116, próximo a Bom Jesus da Cachoeira, distrito de Muriaé, matou na manhã deste domingo, 22 de fevereiro, Priscila Rodrigues, de 23 anos, que residia em Cataguases e seu namorado que não se feriu, Gustavo Ferraz Castro, mas ficou em estado de choque e precisou ser medicado.
Priscila viajava na garupa de uma motocicleta Yamaha Fazer 250 que estava sendo conduzida por seu namorado, Gustavo, e integrava um comboio de motociclistas, do motoclube Templários. Eles voltavam de um evento em Itaperuna (RJ) e seguiam para Cataguases, quando duas motos estavam ultrapassando uma carreta sendo que uma delas esbarrou uma das rodas na que estava à frente provocando a queda.A Yamaha Fazer de Gustavo com Priscila foi ao chão, sendo que ele caiu em direção à pista contrária e ela rolou entre os eixos do caminhão sendo atropelada o que provocou sua morte instantânea. Gustavo ficou em estado de choque e foi levado para o Hospital São Paulo para ser medicado. Já o corpo de Priscila foi encaminhado para o IML de Muriaé e após os procedimentos de rotina será liberado para sepultamento que deverá ocorrer em Cataguases, sem data e hora definidos.
O SAMU esteve no local para dar assistência às vítimas, bem como uma equipe da Polícia Rodoviária Federal e a perícia técnica da Polícia Civil. (Fotos: Silvan Alve e reprodução Facebook){{banner-interno}}