A Polícia Civil de Miraí prendeu nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, Samuel dos Santos, vulgo "Mumu", em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo justiça daquela Comarca. A informação foi prestada pelo delegado titular de Miraí, Thiago Soares Marty. Além dele, participaram da operação os investigadores de Polícia Edson Carlos Martinhão Correa, Gualter Larry Alves Gomes de Oliveira, Ailton Correa Moraes Gusman, e o Escrivão de Polícia André Nicolas Siss Silva.
Segundo informou o delegado, o mandado de prisão foi obtido com base "na prática, em tese, dos crimes de lesão corporal, roubo e dano ao patrimônio público. Além disso, há contra "Mumu", o fato dele mesmo ter lesionado fisicamente e roubado os pertences e objetos pessoais da vítima M.L.R., e por ter danificado com chutes uma viatura da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
A equipe comandada por Thiago Marty fez diversas diligências no município até obter informações precisas sobre a localização de "Mumu". Ele foi preso trabalhando em uma obra como servente de pedreiro. Em seguida, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia onde prestou depoimento e foram tomadas as providências de rotina, além de passar por exame médico no Hospital de Miraí e, por fim, levado para o Presídio de Cataguases, onde está à disposição da Justiça. {{banner-interno}}
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu, nesta sexta-feira (27), a Revisão Tarifaria Extraordinária (RTE) de 58 concessionárias de distribuição. O aumento médio no país será de 23,4%. O menor percentual será em Pernambuco (2,2%) e o maior no Rio Grande do Sul (39,50%).
Em Cataguases e nos outros 65 municípios mineiros atendidos pela Energisa o reajuste será de 26,90%. Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.
A presidenta Dilma Rousseff garantiu nesta quinta-feira (27) que os aumentos nas contas de energia elétrica são passageiros. "Eles estão [ocorrendo] em função do País enfrentar a maior falta de água dos últimos 100 anos", explicou. As afirmações foram feitas durante a inauguração do Parque Eólico de Geribatu e do Sistema de Transmissão Associado em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.
Com a falta de água para produzir energia nas hidrelétricas, responsáveis pela maior parte da eletricidade consumida pelos brasileiros, foi preciso recorrer à energia térmica, que tem custo maior – uma vez que não se paga pela água que faz a hidrelétrica funcionar, mas pelo combustível necessário para acionar uma usina térmica.
No entanto, assegurou a presidenta, essa conta teria pesado muito mais no bolso do consumidor se o governo não tivesse promovido, em 2013, a maior redução de preço da eletricidade da história, uma média de 20%. Foi essa decisão que permitiu que os recentes reajustes, impostos pelo uso intensivo de termelétricas, incidissem sobre tarifas bem mais baixas, acrescentou.{{banner-interno}}
Um acidente matou um jovem de 27 anos, identificado pela Polícia Rodoviária Federal em Leopoldina, como sendo L.S.D. que dirigia uma carreta Mercedes Bens, modelo 1620,com placa de Vitória da Conquista/BA.
O veículo vinha em sentido à Leopoldina e saiu da pista, virando às margens da rodovia BR-116, na altura do Km 781, local conhecido como Bica D'água.
O acidente ocorreu por volta das 18 horas desta sexta-feira, 27 de fevereiro e motorista estava sozinho no veículo. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Leopoldina.
Uma equipe do SAMU atendeu à ocorrência, além dos policiais da PRF, Cristiano e Gilberto Daniel. No momento do acidente chovia forte na região. {{banner-interno}}
O professor Sidilúcio Ribeiro Senra é o novo diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina. Sua nomeação para o cargo foi assinada pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, na terça-feira, 24 de fevereiro, sendo publicada no dia seguinte, na edição nº 36 do "Minas Gerais", órgão oficial do Estado.
Ao assumir o cargo, Sidilúcio substitui Solange Soares Cabral Riguete, que foi superintendente durante três anos, tempo em que ficou responsável por 34 escolas estaduais e municipais de Além Paraíba, Argirita, Estrela Dalva, Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro, que integram a SRE de Leopoldina.
Agora cabe ao novo titular desempenhar essa tarefa, mas isso não deve ser problema, já que seus alunos, bem como os colegas de trabalho, o definem como "um batalhador", "de bem com a vida", "otimista", "simpático" e "antenado", entre outros adjetivos. Antes de ser nomeado superintendente, Sidilúcio já trabalhava no cargo de analista educacional, na própria Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, cuja sede é localizada na Rua Getúlio Vargas, 261, Centro.
O diretor que assume a SRE também é coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUTE) de Leopoldina e do Conselho Geral da entidade. Além disso, atua como professor de Biologia na E.E. Professor Botelho Reis, é fundador e Presidente do PT de Leopoldina e participa direta ou indiretamente das campanhas eleitorais do partido desde 1982.
(Com informações e fotos do site do Jornal Leopoldinense Online){{banner-interno}}
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cataguases vai realizar no próximo dia 7 de março, das 9 às 13 horas, na Praça de Esportes, diversas ações de conscientização em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia seguinte (8 de março). O evento conta com o apoio das seguintes entidades: Defensoria Pública de Minas Gerais, Prefeitura de Cataguases, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases e apoio da Sorveteria do Tatá.
Na última quinta-feira, 26 de fevereiro, um grupo de pessoas responsável pela organização do evento, divulgou a programação oficial que vai contar com ações socioeducativas, de lazer e de saúde. Estão à frente da organização do evento a Defensora Pública, Eliana Maria de Oliveira Spíndola, a médica Maria Ângela Girardi e a assistente social Ana Carolina Damasceno, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher.
Dentre as ações programas para o período haverá corte de cabelo gratuito, além de maquiagem e dicas de beleza. A criançada não será esquecida e brinquedos como pula-pula e outras atrações, além de distribuição de lanches e sorvetes prometem deixar os meninos ainda mais animados durante toda a manhã, revelou Carolina. Ela disse que esta programação tem como objetivo "estimular, orientar e promover a união familiar, através de esclarecimentos com relação à proteção da mulher e sua participação no contexto da família".
O destaque da programação serão as orientações que a Defensoria Pública vai prestar durante o evento aos participantes. "Queremos mostrar para estas mulheres que elas são iguais a todos e têm seus direitos assegurados. Nós, da Defensoria, estaremos lá para ajuda-las a se sentirem mais seguras e cidadãs, como de fato são", frisou Eliana Spíndola. A vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Maria Ângela Girardi, disse esperar um "grande público neste evento que será um momento de alegria e de conscientização pelos direitos da mulher", completou.{{banner-interno}}