Nesse domingo, 8 de março, candidatos realizarão as provas objetivas do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais, que foi publicado através do edital SEPLAG/SEE Nº 04/2014 e é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.
O certame oferece vagas para diversos cargos de Ensino Regular nas escolas públicas da Rede Estadual e o número total de inscrições revela que 127.142 candidatos poderão participar dessa fase de avaliação classificatória.
Para as vagas de lotação em Cataguases, a maior concorrência deverá ser enfrentada por quem se candidatou ao cargo de Especialista em Educação Básica – EEB – Orientação Educacional, pois são 25 inscritos para apenas 1 vaga.
Em seguida, o cargo mais concorrido nesse município poderá ser o de Especialista em Educação Básica – EEB – Supervisão Pedagógica, visto que foram registrados 236 inscritos para 10 vagas, o que resulta na média de 23,6 candidatos por vaga.
Disputada também deverá ser a prova para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – História, porque são 4 vagas e um total de 64 inscritos para Cataguases, o equivalente a 16 candidatos por vaga.
Já quem escolheu se candidatar para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Língua Portuguesa, em Cataguases, deverá concorrer a uma das 15 vagas com mais 104 inscritos. Isso dá 7 candidatos por vaga.
Aquele que, nesse mesmo município, optou pelo cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Língua Estrangeira Moderna Inglês poderá enfrentar uma concorrência de 4 candidatos para cada vaga, uma vez que são 5 vagas disponíveis e 20 inscritos.
Por fim, para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Filosofia, em Cataguases, 3 candidatos deverão disputar a única vaga disponível.
Depois da prova objetiva, os candidatos aprovados participarão da prova de títulos, para que a soma das pontuações revele o resultado final do certame.
Além do concurso público regido pelo edital SEPLAG/SEE Nº 04/2014, outros dois certames da Secretaria de Estado de Educação também acontecerão nesse domingo.
Um foi publicado pelo EDITAL SEPLAG/SEE Nº. 03/2014 e, para Cataguases, oferece 6 vagas que serão disputadas por 10 candidatos inscritos para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB– Nível I – Grau A – Ensino Religioso.
O outro teve divulgação por meio do edital SEPLAG/SEE Nº. 05/2014 e, para o mesmo município, prevê 1 vaga para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Atendimento Educacional Especializado – AEE – Sala de Recursos. Ela será disputada por 9 candidatos. Todos os candidatos inscritos para os cargos com lotação em Cataguases farão o certame em Leopoldina, cidade que sedia a Superintendência Regional de Ensino. Aqueles que ainda não conferiram o local e o horário da prova podem acessar essas e outras informações no site www.ibfc.org.br, através de consulta por número de inscrição ou CPF.{{banner-interno}}
Todo mundo que sai de férias volta com muita história para contar. Com os Doutores Cura Cura, então, não podia ser diferente até porque as viagens foram bem movimentadas. Neste domingo, dia 8, eles vão se reunir no Teatro Rosário Fusco (Vicentinos) para contar como foram as férias de cada um deles.
Como o teatro tem capacidade para 200 pessoas, é bom chegar cedo para não perder as histórias de Biscuit,Bolonhesa e Amendoin.
As férias de Biscuit foram na Bahia. Ela se identificou tanto que parece que a Bahia veio com ela. Já Bolonhesa foi para Paris, e perdeu o sotaque lá mesmo. Amendoim passeou pelo Nordeste e não queria sair de lá. Eles irão mostrar no palco as experiências que viveram contando histórias saborosas, recheadas com muito humor, como é a marca registrada do grupo.
Criado em 2000, o grupo Doutores Cura-Cura é um dos projetos que integram o Instituto Francisca de Souza Peixoto e tem como foco principal a inserção artística do palhaço no campo da saúde, em locais como: hospitais, asilos, creches e APAES de Cataguases e região.
Inspirado na filosofia elaborada pelo médico americano Hunter Patch Adams e da trupe brasileira Doutores da Alegria, os "Cura-Cura" valorizam o trabalho do ator/palhaço, por meio das tradicionais técnicas do circo.
A trupe também atua na educação social desenvolvendo o teatro circense em escolas, palcos e na rua, onde for necessário o despertar do individuo pelo gosto de se relacionar de modo novo e íntimo com seus iguais, através da milenar arte clownesca.
Em novembro de 2008, o projeto conquistou o prêmio Cultura e Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. Entre 180 iniciativas inscritas de todas as partes do país, os Doutores Cura-Cura foram agraciados por desenvolverem, segundo informações do Ministério, uma ação inovadora e bem estruturada. {{banner-interno}}
Nesse sábado, 7, o Conselho dos Direitos da Mulher de Cataguases promoverá festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é mundialmente celebrado no dia seguinte (8 de março). O evento acontecerá na Praça de Esportes, no período de 9 às 13h, contando com diversas atividades, como atendimento a mulheres vítimas de violência, orientações jurídicas, limpeza de pele, maquiagem, aferimento da pressão arterial e glicose, informações sobre dengue e economia de água, aulão de zumba, entre outras. Na comemoração, as crianças também poderão participar e se divertir com pula-pula, picolés, pipoca e cachorro quente.
Participarão do momento a Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção a Mulher, o setor de Epidemiologia, a Secretaria de Meio Ambiente e a Casa de Maria, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social. De acordo com a assistente social Ana Carolina Damasceno, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Cataguases, "esse ano quisemos fazer a comemoração em forma de festa, deixamos as palestras e questões informativas para acontecer de maneira lúdica".Segundo revelou a assistente social, no evento que também tem apoio da Polícia Militar, haverá discussões pontuais sobre os diretos já alcançados pela mulher, lembrando que ainda há muitas conquistas a se realizar. "De modo especial, vamos comemorar a vitória que conseguimos recentemente, na última terça-feira (3), quando se tornou crime hediondo o feminicídio (morte de mulher em razão do gênero, simplesmente por ser mulher)", destacou Ana Carolina.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Cataguases ressaltou ainda que a comemoração continuará no domingo, porque haverá o "Pedal Pink", evento de ciclismo que é organizado pelo segundo ano consecutivo, na celebração do dia 8 de março. Esse passeio de bicicleta, conforme revelou Ana Carolina, tem organização da Casa de Maria e promete reunir dezenas de participantes.
{{banner-interno}}
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), inicia nesta semana a campanha nacional de conscientização dos consumidores para a utilização de energia elétrica, a partir do mecanismo das Bandeiras Tarifárias que entraram em vigor em janeiro deste ano. A campanha ‘CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA- Levante essa Bandeira’ tem como objetivo reforçar junto aos consumidores a importância de acompanhar as cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha) - que já veem impressas na conta de luz, informando o valor da tarifa no mês seguinte- e a partir daí, ajustar o consumo, evitar desperdícios e controlar mais suas despesas com energia elétrica a cada mês. A ação tem um cunho participativo, chamando a atenção da população para a realidade de produção elétrica do País, que sofre com os reflexos da crise hídrica. Quanto menor a produção das usinas hidrelétricas, mais é necessária a utilização das termelétricas que produzem o insumo a um custo mais elevado. Assim, quando a bandeira estiver verde na conta de luz, é sinal de que o preço da tarifa se manterá no mesmo valor. Já as cores amarela e vermelha sinalizam que haverá mudança, por conta do maior uso das termelétricas. SOBRE A CAMPANHA- A medida visa atingir o maior público possível, em todo o País. Por isso, foram produzidos vídeos, spots e peças publicitárias para serem veiculados na TV, Rádio, Internet e veículos impressos, com uma linguagem simples e explicações didáticas. A ideia é apontar ao público a importância de participar ativamente desse processo de mudança, com a implantação do sistema de bandeiras tarifárias. Pretende-se reforçar que o consumo consciente, utilizando o mecanismo das Bandeiras Tarifárias, permite ao consumidor um maior controle de suas despesas com a conta de luz. BANDEIRAS TARIFÁRIAS - As bandeiras tarifárias serão três, como em um semáforo de trânsito, e virão informadas nas contas de luz. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão a seguinte situação: Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos; Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos. Com as bandeiras tarifárias, você vai poder controlar melhor os seus gastos e praticar ainda mais o consumo consciente. DICAS DE COMO POUPAR ENERGIA o Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e mantenha os filtros limpos. o Não deixe a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário e verifique se a borracha está em boas condições. o Prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. E limpe-as regularmente. Lâmpadas sujas iluminam menos e gastam mais. o Parou de usar a TV, desligue-a. o Ao sair, apague a luz. o Use máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias. o Juntar roupas para passar de uma só vez. o Use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados. o Pinte o interior da sua casa com cores claras. Elas refletem mais luz e economizam energia elétrica. o Troque seu eletrodoméstico antigo por um novo com selo PROCEL. {{banner-interno}}
Com direção de Cairu Teles Nunes, foi produzido em Cataguases o mais novo documentário sobre Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro que viveu em Cataguases e, a partir de 1925, fez da cidade um set de filmagens ideal para muitas de suas produções. O filme de Cairu, intitulado "Volta Grande: uma grande volta às origens do cinema", tem duração de 11 minutos e revela fotografias e filmagens de Humberto Mauro, além de depoimentos de familiares e de artistas que com ele conviveram.
A filmagem é de Humberto Amaral e registra, em DVD, imagens de 2006, ano em que Cairu, ao lado dos amigos Emerson Cardoso e José Antônio Pereira, foi a Volta Grande (76 km de Cataguases) para conhecer um pouco mais sobre Humberto Mauro, que é nascido naquela cidade.
Lá, conforme mostra o documentário, guiado pelo professor Luiz Eugênio, o grupo foi recebido na casa de Luiz Mauro, filho de Humberto Mauro. Outras pessoas ligadas ao cineasta também aparecem na filmagem, como seu sobrinho Betinho e a Dona Balduína, que atuou no curta-metragem "Chuá-chuá", produzido por Humberto Mauro, em 1945.
Cairu falou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes e disse estar contente com o documentário cuja locução, edição e arte final foram realizadas por Eduardo Henriques, contando ainda com assistência de edição de Emanuel Messias Mariquito. Para os amigos mais próximos, o diretor já revelou o filme inédito e recebeu elogios que o fez se animar ainda mais com a produção.
Dentro de pouco tempo, Cairu pretende lançar o DVD para o público em geral, projetando o documentário em telão pelos bares e restaurantes de Cataguases. No momento da apresentação, revela Cairu, "a ideia também é fazer um bate-papo sobre Humberto Mauro, com a presença de amigos e convidados". Futuramente, de acordo com o diretor, o documentário será enviado para participar de diversos festivais de cinema.{{banner-interno}}