Neste sábado, 14 de março, Cataguases e região vão ganhar mais uma opção na área de alimentação. E desta vez, a iniciativa veio de longe, mais precisamente do México. Trata-se da paleta mexicana, uma sobremesa gelada típica daquele país que conquistou os brasileiros neste Verão 2015.
Preparada artesanalmente com frutas frescas, a delícia pode ser degustada em diversos sabores nutritivos e saudáveis. Quem a experimenta sente o gosto natural da fruta gelada e refrescante. Isto é possível graças à sua linha de produção adequada que consegue manter a qualidade e o sabor irresistível da fruta sem o uso de conservantes.
A Paleteria Azteca chega à Cataguases produzindo tudo o quevai oferecer a seus clientes, além de utilizar ingredientes criteriosamente selecionados para a criação de suas deliciosas sobremesas. Para isso, foi necessário estudar e pesquisar com afinco todo o seu processo de produção que contou, inclusive, com viagens à Guadalajara, para estágio e aprofundamento a fim de que o cliente de Cataguases e região possa saborear a paleta mexicana com a mesma qualidade daquela feita no país de origem.
Com investimento em máquinas e produtos de primeira linha, mantendo sempre o carinho artesanal na produção, a Paleteria Azteca promete encantar a região com sua variedade de sabores a partir deste sábado, 14 de março. Localizada bem no centro da cidade, na Avenida Astolfo Dutra, próximo ao calçadão, em Cataguases, a Paleteria Azteca, vai fazer você se apaixonar por suas deliciosas paletas. (Informe especial com informações de Gentte S.A.) {{banner-interno}}
Dois temas dominaram as atenções da reunião ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira, 10 de março. O primeiro deles, quase recorrente, tratou de problemas na Educação Municipal provocado, segundo a mãe de um aluno, pela fusão de turmas. O segundo, também vem sendo frequentemente abordado e trata-se da convivência entre os próprios vereadores, sempre pautada por uma disputa política acentuada e que já se tornou uma das marcas desta legislatura.
Januária Condé Prata é mãe de um menino autista e estudante da Escola Municipal Flávia Dutra. Na sessão desta terça-feira, da Câmara Municipal, ela fez uso da Tribuna para falar o que considera ser "uma injustiça" com seu filho. Segundo contou, o ambiente escolar criado com a união das turmas naquela escola, "está horrível". Ela disse que onde o garoto estuda é formada por 34 alunos e que ele não recebe o acompanhamento adequado "nem tampouco o que determina a legislação em vigor", entre outras reclamações. Por fim pediu providências aos vereadores no sentido de que intercedam junto à Secretária Municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira, "para que ela reveja esta situação que está impedindo o meu filho de estudar", finalizou.Logo em seguida, o vereador Maurício Rufino foi à Tribuna fazer reflexão sobre o comportamento dos vereadores. Ele começou lembrando que na última sessão pedira um voto de censura ao vereador Serafim Spíndola por ter falado um palavrão durante a reunião. Naquele momento, porém, ele retirava o que dissera assegurando que pensou muito a respeito e que aquela atitude dele (Serafim) "faz parte de seu jeito de ser, de se expressar". De acordo com o seu raciocínio, este tipo de atitude não é o que a população espera dos vereadores, que "querem ver o nosso trabalho". E neste sentido, ainda conforme analisou Mauricio, "isso nós temos feito muito pouco" e diante da opinião pública o Legislativo "está enfraquecido".
Por outro lado, segundo ainda o mesmo vereador, o Legislativo se fortalece "quando vemos, como ocorreu no último domingo, o vereador Gilmar Canjica, por volta de onze horas da manhã, fiscalizando a obra da Copasa ali na Vila Tereza. É isso que a população quer de nós, este trabalho e este comprometimento", destacou. Para finalizar ele fez um pedido a todos os seus colegas para que mudem o comportamento durante as sessões, deixando de lado a "ironia", pediu tolerância e vontade de trabalhar em benefício da população, sem se preocupar com a posição política de cada um. O vereador Serafim Spíndola falou na sequência e lembrou que durante o seu discurso da semana anterior quando acabou dizendo um palavrão, alguns donos de farmácia não o deixavam falar, gritando da plateia e que não ouviu nenhum de seus pares pedindo para que ficassem em silêncio ou demonstrando solidariedade à ele que, conforme fez questão de salientar, "ouvi tudo o que disseram sobre o meu projeto de lei atentamente, mas não agiram da mesma forma comigo quando fui defendê-lo". Sobre a mudança de postura proposta por Rufino, o vereador também mostrou-se favorável, lembrando que a situação política atual "pode não ser a que nós gostaríamos, mas é a que temos e, por isso, precisamos conviver com ela", encerrou.
Depois dos discursos os vereadores adiaram a votação do projeto de lei que cria um cargo de Recursos Humanos na Casa, foi aprovado projeto que dá o nome de Soumet Resende Spínola a rua em Cataguases, outro que cria o Dia do Técnico em Assuntos Educacionais de Cataguases, e foi aprovada em segundo turno a emenda a Lei Orgânica que equipara o processo de cassação de vereador ao de prefeito. Todos os Requerimentos formulados também foram aprovados.{{banner-interno}}
No início da sessão ordinária da noite dessa terça-feira, 10 de março, graças a requerimento do vereador Aquiles Branco Ribeiro, a Câmara Municipal de Cataguases entregou homenagem a 30 mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo, 8 de março. As agraciadas foram indicadas pelos 15 vereadores do município e, enquanto eram homenageadas, receberam aplausos do público que lotou a galeria da Casa.O vereador Vinícius Machado Costa de Oliveira, secretário da Mesa Diretora, falou em nome dos seus companheiros e, citando Cora Coralina, disse que "mulher é o ser capaz de escalar a montanha da vida, removendo as pedras e plantando flores". Ainda segundo disse o vereador, homenagear a mulher "é reconhecer suas lutas incansáveis em busca de uma sociedade melhor, mais humana e fraterna".
Escolhida pelo vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, uma das homenageadas foi a professora municipal Micaela Graciolli (foto abaixo) que, em nome de todas as demais, ocupou a Tribuna para agradecer aos vereadores pelo reconhecimento que proporcionaram às mulheres. Micaela estendeu sua homenagem a todas as funcionárias da Escola Municipal Flávia Dutra, destacando que elas trabalham com seriedade, em busca de uma educação de qualidade para os alunos. "Tenho certeza de que cada uma de nós (homenageadas) está levando essa recordação dentro de nossos corações", completou a professora.Após os pronunciamentos dos vereadores a respeito de suas homenageadas, a desenhista, jornalista, atriz e escritora Renata Barbosa, condecorada pelo vereador Geraldo Majella Mazini, também fez uso da palavra. Ela foi a mais jovem agraciada e, em seus dizeres, ressaltou que se sente honrada. "Dedico a homenagem que recebi de Majella a todas as mulheres, a todas vocês (homenageadas) que cercam uma onça por dia", acrescentou Renata.
A homenageada Flávia Guizilini de Oliveira, reconhecida pelo vereador José Augusto, também recebeu palavras de respeito do vereador Serafim Couto Spíndola e se sentiu abraçada por todos os demais presentes, que lamentaram o episódio ocorrido no final da noite de sábado e início de domingo, Dia Internacional da Mulher. Flávia foi vítima de agressão cometida por seu marido, Adilson Ferreira Guimarães, que está foragido. Para o vereador Titoneli, o que aconteceu com Flávia não agrediu só a vítima, mas também toda a sociedade. Serafim classificou o acontecido como um ato de selvageria.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Antônio Batista Pereira, pediu para que todas as mulheres sintam-se homenageadas através do gesto de estima que os vereadores da Câmara Municipal de Cataguases ofereceram a suas agraciadas. Conheça as homenageadas e veja as fotos do momento de honra:
As homenageadas com os respectivos vereadores queas indicaram.
Sueli Pinheiro e Karla Villela Araújo Vereador Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza)
Elizabete Oliveira Abrita e Marta Cristina do Carmo Sousa Vereador Aquiles Branco Ribeiro
Maria Terezinha Gomes de Morais e Cileia Tavares da Costa Vereador Antônio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica)
Rita Suely Bento e Rosely Aparecida Borcard Rodrigues da Silva Vereador Fernando Rodrigues do Amaral
Maria das Graças Ladeira Coimbra e Elisabete Ferreira de SouzaVereador Fernando Pacheco Fialho
Sônia Gomes Sachetto e Renata de Oliveira BarbosaVereador Geraldo Majella Mazini
Joseneide Silva Santos e Maria do Carmo Novaes MedeirosVereador João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre)
Flávia Guizilini de Oliveira e Micaela Graciolli Barroso Vereador José Augusto Guerreiro Titoneli
Jacinta Gama Silva e Palmira de Brito Gonçalves Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré (Luiz Carlos Russo)
Júlia Regina Cravo Pinheiro e Romilda Lotti Crepaldi Vereador Serafim Couto Spíndola. (A homenagem para Romilda Lotti Crepaldi foi recebida por sua neta Cassia Crepaldi)
Ivone Aparecida Vargas de Carvalho e Elza Abranches Morais Vereador Vinícius Machado Costa de Oliveira
Maria da Penha Ferreira e Marly Silveira Jacinto Vereador Walmir Linhares da Costa
Kátia Fernandes Vaz e Célia do Vale Werneck Vereador Maurício do Vale Rufino
Solange Soares Cabral Riguete e Mônica Hipólito de OliveiraVereador Michelângelo de Melo Correa (Ausente, o vereador Michelângelo foi representado pelo vereador Serafim)
Maria Emília da Silva e Vera Lucia da SilvaVereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (Paulo Aritana)
Veja as fotos da solenidade na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina deflagrou nesta terçafeira, 10 de março, Operação Eldorado, em diversas cidades da região, incluindo Muriaé, cumprindo 16 mandados de prisão e prendendo uma pessoa em flagrante, num total de 17 envolvidas com o tráfico de drogas.
Durante a operação, uma pessoa foi presa em Muriaé, oito em Leopoldina e oito em Ubá e envolveu 36 policiais civis e oito viaturas das Delegacias de Leopoldina, Cataguases, Miraí, Além Paraíba e Recreio. As Delegacias Regionais da Polícia Civil em Ubá e Muriaé também atuaram na Operação.As investigações iniciadas pela delegacia de Tóxicos de Leopoldina há cerca de cinco meses, resultaram em uma apreensão de cerca de 13 quilos de drogas no mês de janeiro, no bairro Bela Vista, em Leopoldina. A apreensão da droga está vinculada aos investigados presos nesta terça-feira. Os cumprimentos de mandados de prisão resultaram ainda na apreensão de duas armas de fogo, drogas, balanças de precisão e uma certa quantia em dinheiro, não revelada.
O delegado Rafael Sporck da Costa comandou a Operação, com o apoio da delegada Gisela Borges de Mattos e a coordenação do Delegado Regional da 3ª DRPC, Paulo Henrique Marinho Goldstein.{{banner-interno}}
Na noite dessa segunda-feira, 9, a União das Associações de Moradores de Cataguases (UAMC) realizou sessão festiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no último domingo, 8 de março. O evento aconteceu no salão social do Lions Clube, localizado na Avenida Humberto Mauro, onde compareceram líderes comunitários, autoridades civis e militares, além da presença especial das mulheres homenageadas e seus familiares.
Na mesa solene, sentaram-se o ex-presidente da UAMC Fernando Valverde, o representante da Câmara Municipal, vereador Vinícius Machado; o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, Major Fernando Miranda; e os atuais presidente e vice-presidente da UAMC, respectivamente Geraldo Luiz Campos Ribeiro e Anaína Pires.
Conhecido pelos amigos como Geraldo Luchini, o presidente da UAMC destacou que todas as homenageadas recebem os aplausos com muito merecimento, pois contribuem de forma relevante para o bem das comunidades onde residem e, por consequência, para bem do município de Cataguases.Anaína Pires também ressaltou a importância das homenagens e, inclusive, foi uma das mulheres que receberam as honras. Segundo ela, o momento é exatamente para ressaltar o bom trabalho que elas desempenham na sociedade.
"São histórias de vida que merecem ser reconhecidas e nós da UAMC estamos felizes por poder realizar mais uma edição dessa reunião festiva", completou Anaína, revelando que particularmente também está contente por ter sido escolhida como uma das homenageadas desta edição que marca 10 anos de homenagens promovidas pela UAMC, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Depois da entrega de certificado e de presentes às mulheres agraciadas, a UAMC ofereceu coquetel com sucos, refrigerantes e petiscos, enquanto os convidados conversavam e registravam em fotos o momento de alegria e descontração. Também foi distribuído impresso que revela em texto e retrato um pouco da história de cada uma das homenageadas. Confira o nome delas abaixo e, a seguir, veja imagens do evento. (Fotos de Paulo Victor Rocha)
Conheça as homenageadas:
Maria da Glória Bento Agostinho – Associação de Moradores do Bairro Ana CarraraMaria da Conceição Rafino – Associação de Moradores do Bairro Haidee FajardoEliana de Barros Clemente – Associação de Moradores do Bairro Ibraim e IracemaGeraldina da Silva Pereira – Associação de Moradores do Bairro Imê Farage e GuanabaraNeuza Gonçalves Monteiro – Associação de Moradores do Bairro LeonardoMaria Luzia da Silva Moraes – Sociedade Pró-Melhoramentos do Bairro MaroteLuzia de Oliveira Antônio – Associação de Moradores do Bairro ParaísoMaria das Graças – Associação de Moradores do Bairro PrimaveraMaria Aparecida da Silva – Associação de Moradores do Bairro Quilombo dos PalmaresMaria Helena Fritz – Associação de Moradores do Bairro Sebastião AdolfoMarlúcia Resende de Oliveira – Associação de Moradores do Bairro Taquara PretaEunice Maria ferreira Domingos – Associação de Moradores do Bairro Vila ReisAnaína Aparecida de Souza Pires – União das Associações de Moradores de Cataguases
Veja mais fotos na galeria abaixo:
{{banner-interno}}