Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, realizada na noite dessa terça-feira, 17, os vereadores aprovaram, na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 13/2015, formulado pelo secretário da Mesa Diretora da Casa, Vinícius Machado, com o propósito de declarar a Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes como instituição de Utilidade Pública Municipal.
Membros da Assembleia de Deus, entidade mantenedora da Comunidade Terapêutica, estiveram presentes ao plenário e comemoraram a conquista que significa uma etapa para que a instituição também consiga ser reconhecida pelo Estado, de modo que se torne credenciada para captar recursos públicos em benefício do trabalho desenvolvido com o objetivo de resgatar pessoas do mundo das drogas ilícitas e do álcool.O pastor Nelquiades Fernandes (foto ao lado) falou em nome de seus companheiros e ressaltou o compromisso da Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes na reintegração social e familiar de pessoas que sofrem por causa das drogas. Nelquiades revelou que essa instituição possui um ano e meio de existência e, até o momento, conseguiu internar 80 indivíduos, sendo que 20 deles já estão recuperados do problema e seguem uma vida normal no trabalho, na família e na comunidade. Em seus dizeres, o pastor também destacou o trabalho que é feito junto aos familiares dos internados, os quais se tornam codependentes e "precisam ser tratados dentro da área da psicologia, da área da terapia e da área pastoral".
De forma unânime, os vereadores reconheceram e reforçaram em palavras a importância das atividades desenvolvidas pela Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes. De acordo com Vinícius (foto abaixo), a instituição contribui para construção de uma sociedade mais pacífica, porque se propõe a acolher o próximo, algo que muitas pessoas hoje se negam a fazer, segundo afirmou o vereador.Na mesma reunião ordinária, também estava em pauta o Projeto de Lei Complementar nº 03/2015 que "dispõe sobre cemitérios e serviços funerários no Município de Cataguases/MG e dá outras providências" e o "Veto Total ao Projeto de Lei nº 06/2013", referente ao pagamento do piso salarial a todos os professores e profissionais de ensino da rede municipal. Este, com anuência do plenário, foi retirado da Ordem do Dia porque não se fez presente o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, proponente do Projeto de Lei vetado. Já aquele não entrou em discussão devido ao fato de ter recebido pedido de vista do vereador Serafim Couto Spíndola.
Além disso, cinco Requerimentos foram aprovados e um deles, de autoria do vereador Fernando Pacheco Fialho, pediu a criação de uma Comissão Temporária para trabalhar na revisão do Plano Diretor, peça fundamental para a eficiência na gestão pública. Além de Pacheco como presidente, ficou decidido que a comissão terá como membros os vereadores Aquiles Branco Ribeiro, Fernando Rodrigues do Amaral, Maurício do Vale Rufino e Vinícius Machado. O período de duração dos trabalhos ficou estipulado até o fim de 2016, quando terminará a atual legislatura.{{banner-interno}}
Um morador do bairro São Francisco, em Muriaé, denunciou os próprios filhos um já adulto e outro adolescente o que permitiu a Polícia Militar recuperar uma motocicleta que havia sido furtada no Centro da cidade. Ao final, um maior foi preso e três menores apreendidos.
O caso aconteceu na madrugada desta quintafeira, 19 de março. A moto foi furtada por volta da 1 hora e duas horas depois o grupo chegou com o veículo na residência do homem que acabou chamando a PM: "Meu filho mais novo chamou a mãe para abrir a porta, entrou e logo depois pegou a chave e abriu o portão para os outros entrarem com a moto. Minha esposa viu, me avisou e eu chamei a polícia", disse o pai em entrevista à Rádio Muriaé.
O homem confirmou também que ambos os filhos já tem passagens pela polícia, por envolvimento em ocorrências de desmanche de motos, drogas e desacato a autoridade. Após a ligação via 190, os militares surpreenderam os jovens no local e, de acordo com os policiais, os suspeitos confessaram o furto da motocicleta, revelando que a intenção era desmontala para vender as peças. A moto foi recolhida a um pátio credenciado pelo Detran e ficou à disposição de seu proprietário, que dormia quando foi contatado pela PM e ainda não havia tomado conhecimento do furto.Os policiais elogiaram a atitude do pai que fez a denúncia, e o sargento PM Rangel, destacou que se não fosse a iniciativa dele e da esposa os militares não teriam encontrado a moto tão rapidamente: "Conseguimos êxito graças a atitude de um pai e uma mãe honestos, que embora tenham filhos envolvidos com o crime, não aceitam essa situação. Se não fosse essa denúncia, não teríamos como saber, de forma tão rápida, onde estava o veículo", disse o militar.
Os jovens foram levados para a Delegacia do bairro Safira e a informação é de que o adulto teve a prisão ratificada, sendo encaminhado ao Presídio Municipal. Os menores vão responder em liberdade. Sargento Rangel informou ainda que nas últimas semanas, um dos menores teria cometido ao menos quatro furtos de veículos, sendo três motos e um carro que bateu contra uma lixeira e um poste de ferro, na Praça João Pinheiro: "Em relação aos menores infratores, por mais que a polícia trabalhe e trabalha bastante, infelizmente, por falta de instrumentos legais que sejam mais eficientes, acabamos tendo essa repetição de crimes, com pessoas sendo lesadas, tendo seu patrimônio furtado ou danificado", lamentou o policial militar. (Fotos: Reprodução Site Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou lista na tarde dessa quarta-feira, 18, contendo resultado final da prova realizada por professores efetivos da Rede Municipal de Ensino que desejam obter certificação para gestores escolares, título necessário aos que pretendem se candidatar às vagas de diretor e vice-diretor, nas eleições do dia 12 de abril, em dezenove escolas do município.
No total, foram 79 inscritos, mas 11 não compareceram ao certame que teve a maior nota alcançada por Paula Vergínia Todesco, a qual atingiu 87,5 pontos. Agora, de 19 a 27 de março, os candidatos aprovados poderão registrar suas chapas e, em seguida, o período de 6 a 10 de abril será momento da realização de campanhas. Cada escola deve acompanhar todo o processo de formação de chapas, campanhas e eleição, por meio de uma Comissão de Indicação Democrática (CID).
Veja, a seguir, a lista com nomes e notas dos candidatos:
Listagem Final - Certificação de Gestores Escolares da Rede de Ensino Municipal
Inscrição Candidato Pontuação
1 Joana D’arc Carpinetti Merij 502 Maria Célia Nogueira de Souza 62,53 Miriam Sandra Lopes Simões 554 André Elias de Oliveira Pires ausente5 Welton da Silva 62,56 Renata da Silva Lopes Alburqueque 657 Sandra Maria Moroni Marcato 658 Luciana Ferreira de Oliveira Vieira 759 Simone Soares Salgado 7010 Rosemeri Aparecida de Almeida Pereira 7011 Rogério Ramalho Francisco 82,512 Edison Adriano de Almeida 72,513 Miriam Lucia de Melo Oliveira 5014 Ivone Ferraz Pereira 52,515 Maria Antônia Magalhães de Oliveira 67,516 Cassiana Maria Lanziére Soares 82,517 Rute Sandra Rodrigues Neves 72,518 Micheline Almeida Salles ausente19 Andréa Aparecida Dutra 67,520 Ângela Leite de Sousa ausente21 Luciléia Rocha de Oliveira Brito 67,522 Ivana de Souza Oliveira Vieira 52,523 Joana D’arc Francisco Leal 52,524 Andrea Aparecida da Silva 5525 Eliete Maria Talarico Dias de Almeida 57,526 Eliane Cristina Pereira de Medeiros 62,527 Karla Amorim da Silva 8028 Tânia Gomes 57,529 Amanda Cristina Pereira ausente30 Ana Maria Diniz 72,531 Ana Cláudia Faria Carvalho Ribeiro 8032 Marlice Rodrigues Pires Namorato 62,533 Roseli Gomes Cardoso 72,534 Raquel Silva de Sousa 72,535 Flávia Carias de Sousa 7036 Paula Vergínia Todesco 87,537 Renata Franco Abritta 8038 Cristiane Siqueira Antoniol 7539 Elizabeth Aparecida Teixeira 6540 Silvia Zanela Leitão 6541 Marta Machado Grille Lopes 72,542 Raquel Fonseca de Oliveira 67,543 Mariana dos Anjos Lacerda 67,544 Janaina Namorato de Souza ausente45 Alvina Esteves Lima Mota 7546 Maria Cristina Coelho M. dos Santos 7047 Sônia Lopes Santarém 57,548 Eliete Vieira Gonçalves 8049 Lina Carla da Silva Delgado 7050 Maria de Lourdes F. Rossi Soares 7051 Zilma Felipe de Almeida Souza 5552 Maria Rosângela Machado Siqueira 2553 Luciene Neto de Brito Leite 67,554 Naira Marques Teixeira Vieira 5055 Maria Paula Guedes ausente56 Leda Maria Moraes 5057 Adriana Gomes Ruy de Almeida 8058 Denise de Sousa Guidini ausente59 Maria Helena Severo Paulimo 8060 Márcia Cristina de Souza Medeiros 7561 Paulo Roberto Mendes da Silva 62,562 Ivam Luiz Rosa 7063 Cláudia Ap. D. Xavier Rodrigues 5564 Evana Catarina F. Elias Marliére 62,565 Hélvia Peres Cordeiro Leitão 6566 Leslie Lanziere 6567 Milena de Fátima Souza Duarte ausente68 Luiz Antônio de Oliveira 4069 Maria das Graças R C Menezes 77,570 Raquel Bernardes Sabrina ausente71 Ana Lúcia Henriques Gracioli 6072 Mônica de Almeida Cunha Carvalho 67,573 Nilce Ap. de Alcântara O. dos Santos 5074 Rita de Cássia Pacheco ausente75 Pierangelli Mantovani Gribel 6076 Ginna Cláudia Mantovani Lacerda 62,577 Elisângela Dias Dionísio Santos 67,578 Ângela Maria Lamoia Bedini 5079 Aparecida das Graças L. P. Coelho ausente
{{banner-interno}}
Nesta quinta-feira, 19 de março, a Câmara Municipal de Cataguases realiza, no distrito da Glória, uma audiência pública sobre o trabalho de mineração que a Bauminas realiza na Serra da Neblina, distante cerca de dez quilômetros em linha reta daquela localidade. Para isso a empresa obteve a Autorização Ambiental de Funcionamento número 00610/2015 expedida pela SEMAD/COPAM com previsão de extração por dois anos.
Uma das propostas que será debatida é a criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) abrangendo a Serra da Neblina (distrito da Glória) e também a Serra do Jaguara (distrito de Cataguarino), na intenção de protegê-las do risco iminente da atividade mineradora, informou o vereador Vinícius Machado, que propôs a audiência. O encontro atende aos anseios de instituições e de pessoas que defendem a preservação daquele local como biólogos e ambientalistas. Eles temem que aquela região fique comprometida por causa da mineração.Para falar sobre o trabalho que a Bauminas Mineração está realizando na Serra da Neblina, o jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, conversou com o geólogo Alfredo Mucci Daniel, gerente geral daquela empresa. Formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa, ele está há vinte e oito anos atuando no setor e recebeu a reportagem em sua casa. Antes de entrar no mérito, Alfredo diz que "a mineração, por sí só, é um empreendimento que, visualmente impacta, é feio", para em seguida, lembrar que foi o setor que recebeu fiscalizações mais rigorosas e, por isso, "a mineração foi a primeira na questão ambiental. No caso da bauxita - continua o geólogo - é uma extração feita a céu aberto pelo método conhecido como cava fechada, que não deixa a água da chuva escorrer e isso contribui para ela retornar ao lençol freático," explicou. Lembra ainda que o Grupo extrai Bauxita na Região, por mais de 50 anos.
Sobre a questão da Serra da Neblina (as fotos ao lado e acima, mostram antes e depois do início da mineração), Alfredo deixou claro que a Bauminas não retira minério debaixo de mata, e a Lavra se encontra distante das drenagens e nascentes, disse, contando em seguida que todo o trabalho está sendo realizado em uma área de "seis hectares de pastagens de uma propriedade privada que a empresa negociou com o seu proprietário, antes de iniciar a mineração, e vai devolvê-la, ao final, completamente recuperada".
O geólogo completa informando que antes de iniciar o trabalho todo o local "foi fiscalizado pela Prefeitura de Cataguases, através do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José Alencar Pinto Farage (foto abaixo) e Polícia do Meio Ambiente". Para sanar outras dúvidas sobre a mineração na Serra da Neblina Alfredo diz que "qualquer morador da Glória, ou se uma comissão deles quiser ir lá ver nossa intervenção, estamos à disposição. Basta nos avisar que providenciamos o transporte", para reforçar que a extração da bauxita não está trazendo nenhum dando ao meio ambiente. O minério retirado da Serra da Neblina será transportado para a unidade da empresa em Miraí, conhecida por "Bom Jardim", sem passar pelo distrito. Ele reitera que no caso dos moradores da Glória, a mineração "não vai impactar quase nada para eles, ou o mesmo que (causa) uma estrada". Ele assegura ainda que "nem a qualidade da água será afetada no distrito. Nós temos um ponto imediatamente à jusante do empreendimento, que é onde a água desce para a Glória, em que monitoramos o seu nível de turbidez diariamente. Estes dados, claro, estão abertos e o apresentamos, inclusive, para a FEAM", completou.{{banner-interno}}
Na noite da última sexta-feira, 13 de março, a 6ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Cataguases realizou Comemoração do Dia Internacional da Mulher, homenageando as advogadas Laura Rossi, Zenaide Liliana, Márcia Defilippo, Denise Cabral, Maria Bernadete, Mercêdes Guimarães, Olga Teixeira, Denisi Mara e Maria da Penha.
A cerimônia contou coma presença do presidente daquela entidade em Cataguases, o advogado Márcio Facchini Garcia, além dos membros de sua diretoria e da Seccional Mineira, que também prestigiaram a posse da "Comissão de Assuntos Penitenciários", integrada pelos advogados Anderson Marques (presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/MG) e por Rui Barbosa Meireles, Sílvio Romero, Denilson Gomes e Laura Rossi.Ainda no mesmo evento, foram entregues as carteiras da OAB aos novos advogados, Daniel Bernardes, Gilmara Campos, Thiago de Oliveira e Túlio Cantarino, que fizeram o juramento e prestaram compromisso em prol da profissão.
Em seguida, o público participou de uma palestra sobre a implantação do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE), que já está em curso no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a que Cataguases pertence, mas ainda sem data para ser adotado na Vara do Trabalho da cidade. O tema foi ministrado por Carlos Schirmer Cardoso, que é representante da OAB no Comitê Gestor de Implantação do PJE no TRT – 3ª Região.
Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}