O ator Mauro Mendonça visitou o Memorial Ataulfo Alves, em Miraí, nesta tarde de sexta-feira, 20 de março, onde foi recebido pelo prefeito José Ronaldo Milani e seu vice, Jaime Vargas, com suas esposas, além de secretários municipais, vereadores, empresários e por dezenas de pessoas que conheceram um dos atores mais populares da televisão brasileira e recordista em participação em novelas - 57 - em mais de cinquenta anos de carreira, informou. A visita foi conduzida pelo experiente jornalista Mauro Rios, morador daquela cidade.Mauro Mendonça, que é natural de Ubá, chegou nesta manhã em Miraí onde permanecerá até domingo. Neste sábado, 21, ele será homenageado pela prefeitura com a Comenda Ataulfo Alves, que lhe será outorgada pelo prefeito José Ronaldo durante o show "Causos e Violas das Gerais" que acontece a partir das 21 horas, na praça Dr. Miguel Pereira, com a apresentação do contador de causos Gonzaga Medeiros e os shows com Paulo Mourão e Chico Lobo e Banda. "Será uma noite de música boa, histórias que vão fazer a gente sorrir, além da presença do Mauro, que nos alegra com sua visita", disse o prefeito.
Nesta sexta-feira, Mauro Mendonça, além de conhecer o Memorial Ataulfo Alves, também visitou o mausoléu do compositor miraiense que ficou consagrado pelos belos sambas que compôs ao longo de sua carreira. O ator, que está acompanhado de seu amigo e secretário particular, João Carlos Teixeira Mendes, contou que tentou começar sua vida artística cantando em um programa de calouro de Ary Barroso, seu conterrâneo, mas não foi bem sucedido. "Eu até achei que seria mais fácil por ele ser de Ubá, como eu, mas fui aprovado", disse, arrancando sorrisos dos presentes.Simpático e atencioso com todos, Mauro Mendonça distribuiu abraços e beijos a todos, além de ter se deixado fotografar. Após conhecer um pouco mais da vida e obra de Ataulfo, e enquanto saboreava uns canapés que lhe foram servidos, o ator global disse ao Site do Marcelo Lopes que nesta quinta-feira, 19, fez uma participação no filme Dois, que está sendo rodado em Cataguases com direção de Rafael Aguiar. "Gravamos ontem e gostei muito do texto. Os rapazes são muito talentosos e gostei muito de ter feito este trabalho", contou. Antes de encerrar a visita ao Memorial, ele recebeu das mãos do prefeito José Ronaldo e do diretor da Fábrica de Doces Miraí, Ricardo Ceribeli, uma cesta com os doces lá produzidos.
Veja na galeria abaixo fotos da visita de Mauro Mendonça ao Memorial Ataulfo Alves.
{{banner-interno}}
A convite do deputado estadual Antônio Jorge (PPS), na tarde desta quinta-feira (19.03), na Assembleia Legislativa (ALMG), o secretário estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, participou de uma reunião com prefeitos, gestores municipais e representes de hospitais de Cataguases, Caxambu, Baependi, São João Nepomuceno, Além Paraíba e Lima Duarte, todos referenciados como polos microrregionais de saúde e responsáveis pelo fortalecimento da oferta de leitos de UTI nas macrorregiões Sudeste e Sul.
Na reunião, Antônio Jorge disse que reconhece as dificuldades orçamentárias do Estado, mas que o funcionamento das redes exige o pagamento das parcelas em atraso e também dos convênios referentes às obras em andamento e ao custeio. O deputado alertou que todos os investimentos nas Redes de Urgência e Emergência são frutos das pactuações feitas em várias oficinas.
O secretário Fausto Pereira dos Santos revelou que a prioridade são as obras em andamento, principalmente aquelas que se encontram em estágio avançado. "Não podemos mantê-las paralisadas incorrendo no risco de provocar prejuízo político, econômico e social". O secretário revelou ainda que há mais flexibilidade no pagamento dos convênios de custeio. Mas deixou claro que neste momento a formalização de novos convênios está suspensa.
CataguasesMesmo reconhecendo as dificuldades, o deputado Antonio Jorge pediu ao secretário que priorize Cataguases, polo estratégico na Macro Sudeste. É preciso, segundo o deputado, dar uma satisfação à sociedade, uma vez que atendendo ao que foi pactuado nas oficinas, o Hospital de Cataguases aderiu à Rede de Urgência e Emergência, abriu espaço na sua estrutura e absorveu a demanda do pronto socorro municipal, passando a ser porta única da urgência e emergência. A contrapartida do Estado seria a formalização de um convênio para o repasse de recursos destinados à construção de um novo espaço que deverá abrigar o pronto atendimento e a UTI adulto. No entanto, apesar de manter os serviços, o convênio ainda não foi formalizado, o que está prejudicando o atendimento ao usuário do hospital.
{{banner-interno}}
Biólogos, autoridades públicas, grupos sociais e dezenas de pessoas favoráveis à preservação do meio ambiente lotaram o Salão Municipal do Distrito da Glória, na noite dessa quinta-feira, 19 de março, quando participaram de audiência pública. A iniciativa é do secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Vinícius Machado, através de requerimento aprovado pelo plenário da Casa, após solicitação de pessoas ligadas à preservação do Meio Ambiente tomarem conhecimento do início de atividades de mineração naquela região.
O assunto principal do encontro foi a proposta de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 180 km² situada nos distritos de Cataguarino e da Glória, incluindo a Serra da Neblina, onde nasce o Ribeirão Meia Pataca. Fábio Caetano, membro da ONG Pacto Ambiental, falou sobre a importância de sua criação para a preservação do recurso hídrico em Cataguases e comentou legislações sobre o assunto, chamando atenção para o artigo 202 da Lei Orgânica Municipal, no qual está descrita uma lista de ambientes que devem ser conservados no município, dentre eles a Serra da Neblina e a Bacia do Ribeirão Meia Pataca.
O biólogo Artemio de Souza Silva, baseando-se em seus estudos hidrográficos, revelou que a Bacia do Meia Pataca já se destaca mais vulnerável do que outras próximas a ela. Por isso, segundo ele, é preciso tomar medidas para reverter esse quadro que pode ficar ainda pior, caso a mineração seja realizada na área em questão, como já vem ocorrendo. Já o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o Filó, também foi enfático: "Viemos somar e dizer que realmente essa responsabilidade vai ser nossa e nós não vamos fugir dela, vamos lutar, todos nós", ressaltou na defesa da criação da APA. Já o Diretor Regional da Emater/MG, Celso Luiz de Oliveira (foto ao lado), reforçou o apoio à proteção do meio ambiente. "Estamos a favor da comunidade, dos projetos que visam ao desenvolvimento sustentável, social, que visam à questão cultural e à preservação", disse Celso que, em seguida, passou o microfone para outras pessoas que quiseram deixar suas mensagens, como foi o caso de Sebastião, presidente do Conselho Comunitário do Distrito da Glória, e Alex Leite, assessor da deputada Federal Margarida Salomão. A mesma postura foi defendida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José de Alencar Pinto Farage.
Além do vereador proponente da audiência pública, Vinícius Machado, também compareceram seus colegas Geraldo Majella Mazini, Fernando Pacheco Fialho, Aquiles Branco Ribeiro e Walmir Linhares da Costa que defenderam a criação da APA e parabenizaram a população que compareceu à audiência, demonstrando interesse no assunto. Para Vinícius, o objetivo da audiência pública foi alcançado em parte, mas será preciso promover outros encontros para manter viva a discussão a respeito do assunto que, segundo ele, é de extrema relevância para o futuro de Cataguases. O resultado prático do evento foi a assinatura, pelos participantes, de um termo de compromisso em apoio à criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Neblina.
Veja na foto abaixo o mapa com a área pretendida para criação da APA Serra da Neblina e a assinatura do Termo de Compromisso para sua criação.
{{banner-interno}}
Começa logo mais, às 13h30min, em Cataguases, as comemorações pelo Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março, próximo domingo. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de Fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.
A Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, elaborou uma programação que tem como slogan "Uma gota pode fazer a diferença", chamando a atenção contra o desperdício e para o seu uso racional. A campanha festiva deste ano vai contar com uma série de eventos educativos que têm como objetivos principais conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água e utilizá-la de forma sustentável", explicou o Secretário de Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage.
Nesta sexta-feira, 20, a abertura das comemorações acontece às 13:30 horas no auditório da FIC-Unis, quando será apresentada a palestra "Água e o Desenvolvimento Sustentável", pelo engenheiro agrônomo e Coordenador Regional de Fruticultura da Emater. Na segunda-feira, 23, alunos do Colégio Cataguases vão participar de atividades educativas, de 8 às 11 horas, na Estação Ecológica Água Limpa, além de um bate papo sobre doenças veiculadas pela água e ainda poderão fazer uma trilha ecológica pelo local. À tarde é a vez dos alunos do Centro Educacional Florescer cumprirem a mesma programação.
No dia seguinte, terça-feira, 24, às 9 horas, serão realizadas atividades educativas no Teatro dos Vicentinos, sob a coordenação da equipe do Instituto Francisca de Souza Peixoto. Os alunos das escolas Maria José Peloso, Guido Marliére, Darcília Guimarães e Monsenhor Solindo vão assistir à peça teatral "Racionar porque vai acabar", pelos atores do projeto Doutores Cura-Cura, que será eeapresentada para os alunos do turno da tarde da Guido Marliére. De 13:30 até às 15:30 horas crianças e adolescentes vão participar da oficina criativa de reciclagem com o tema "o que posso fazer com as embalagens tetra pak?". (Foto: Ievgen Sosnytskyi/Shutterstock.com){{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 19 de março, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 23/03/15.
1 AJUDANTE DE MOTORISTA1 VENDEDOR EXTERNO3 VENDEDOR1 GERENTE DE LOJA1 FAXINEIRO3 SERVIÇOS GERAIS1 LAVADOR DE ÔNIBUS1 ESTOQUISTA1 MASSAGISTA1 SOLDADOR1 ELETRICISTA1 ESTÁGIO EM BIBLIOTECA1 TÉCNICO EM ELETROTÉCNICO1 TÉCNICO EM MANUTENÇÃO MECÂNICO1 CALDEIRO /SOLDADOR1 ENCARREGADO DE DISTRIBUIÇÃO1 ELETRICISTA DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO2 ELETRICISTA DE LINHA VIVA DE DISTRIBUIÇÃO
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases.
{{banner-interno}}