Nesse domingo, 22 de março, acadêmicos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC- Grupo Unis) realizarão atividade que vai inaugurar o projeto "História na Praça", cujo objetivo é ampliar o conhecimento e o poder de imaginação das crianças, por meio de contação de histórias, mesclando músicas, cirandas e encenações.
O evento acontecerá na Praça Rui Barbosa, a partir de 9h, e será direcionado a quem quiser participar, conforme destacou a professora Juliana Iennaco, gestora do curso de Pedagogia da FIC. Segundo ela, os graduandos prepararam as apresentações com muita dedicação e entusiasmo, como sempre fazem em todos os projetos sociais que desenvolvem ao longo de suas trajetórias acadêmicas.
"Estamos todos empolgados e ansiosos para dar início a esse trabalho que é mais um feito para prestigiar a comunidade, especialmente as crianças carentes", ressaltou Juliana, lembrando que o curso de Pedagogia da FIC também desenvolve outros projetos no município, tais como brinquedotecas e tecnologias aplicadas à educação.
Sobre a primeira atividade do "História na Praça", Juliana revelou que será abordada, com muita dinamicidade, a história da "Dona Baratinha", cuja organização ficará a cargo dos graduandos do 7º período. Os outros momentos do projeto vão acontecer nos dias 12 de abril, 17 de maio e 14 de junho, sempre com novas atrações, muita diversão e interação, acrescentou a gestora do curso de Pedagogia. Ela completou que, no âmbito do projeto, além de os estudantes se envolverem com a ação social, ao mesmo tempo, realizam um projeto de extensão que vai valorizar a formação acadêmica.
A expectativa para a realização do projeto "História na Praça" é ótima, segundo contou Juliana, revelando ainda que as escolas do município estão sendo convidadas para participar desse momento lúdico, cultural e, sobretudo, de aprendizado. "Gostaria de pedir a todos que nos ajudem a divulgar o o evento, para que mais e mais crianças possam ter acesso a esse momento maravilhoso e alegre", finalizou a coordenadora do curso de Pedagogia da FIC-Unis.{{banner-interno}}
Motos de todos os estilos, tamanhos e potência estacionadas na Avenida Astolfo Dutra desde o final da manhã e até o começo da noite deste sábado, 21 de março, chamavam a atenção e despertavam a curiosidade das pessoas que passavam pelo local. O motivo de tantas máquinas potentes ali, no centro da cidade, foi comemorar os nove anos de fundação do Motoclube Rota 120, nascido em Cataguases e que reúne dezenas de amantes dos veículos sobre duas rodas. Presidido pelo empresário cataguasense Leonardo Bittencourt, a festa reuniu, conforme sua avaliação, "cerca de mil pessoas que passaram por aqui ao longo de todo o dia", disse. Durante o evento, muito rock e música de qualidade não faltaram com show comandado por Marcelo Barbinha e sua banda. "Fizemos uma festa simples, entre amigos, mas quero registrar que este tipo de festa pode ser uma boa fonte de turismo para Cataguases", comentou Leonardo.
Os encontros de motos reúnem pessoas de diversas cidades, amantes de motocicletas e que também adoram viajar. É uma forma de lazer de muita gente que trabalha duro a semana inteira e tem na motocicleta um hobby de final de semana. Empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, pessoas de todas as idades, formam o público que dá vida aos motoclubes, e viajam para se encontrar, fazer novas amizades e rever os amigos. O clima de descontração e o rock que embala estas festas foram tiradas do cinema que glamurizou e popularizou este tipo de encontro que cresce a cada dia.
Veja mais fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A loja Sarah Shoes comemorou na noite dessa sexta-feira, 20 de março, o seu primeiro aniversário, num clima de alegria e confraternização que contou com a presença de um grande público formado por amigos e clientes. Situada na Avenida Astolfo Dutra, 25, loja 3, bem no coração da cidade, a Sarah Shoes é uma iniciativa dos empresários Sílvio Menezes e Tatiana Diniz que oferece à clientela sapatos de marcas exclusivas com qualidade, conforto e bons preços.
O casal, que trocou a capital mineira por Cataguases, implantou na cidade um novo conceito em sapatos ao oferecer produtos das griffes Jorge Bischoff, sinônimo de muita classe e sofisticação; Loucos & Santos, marca criada pela Jorge Bischoff, porém, mais arrojada e jovial; Júlia Mezzetti, expert em sapatilhas que são sucesso permanente, e Malu Super Confort que, como o próprio nome já diz, produz uma linha de calçados extremamente confortáveis anatômicas e indicadas pelos melhores ortopedistas do país, sem deixar de lado a elegância e o estilo.Com este diferencial a Sarah Shoes completa seu primeiro ano de atividades e sucesso recebendo o reconhecimento de sua clientela, "resultado de um trabalho sério de muita dedicação e amor", conforme revelou Tatiana Diniz. Ela também agradece a todos o apoio e a confiança nos produtos oferecidos pela Sarah Shoes afirmando que este primeiro aniversário "nos incentiva a trabalhar ainda mais para oferecer sempre produtos de qualidade aos nossos clientes". Sílvio Menezes aproveitou para dizer que o nome da loja é uma homenagem à filha caçula do casal, Sarah, "nossa fonte de inspiração e motivação para fazermos sempre o melhor", ressaltou.
A festa de um ano da Sarah Shoes foi marcada pela alegria, descontração e a música de excelente qualidade da dupla sertaneja Marcus Vinícius e Alael, que chamou a atenção pelo timbre de voz diferenciado e um repertório com o melhor do gênero. Além disso, os convidados saborearam um requintado coquetel e conheceram a coleção Outono/Inverno 2015 que acaba de ser lançada e tem como características principais a sofisticação, elegância e sapatos únicos, feitos com a qualidade que os clientes da Sarah Shoes exigem. Silvio aproveita para convidar aqueles que não puderam compartilhar desse momento de alegria para visitarem a loja. "Nossa coleção para a estação que está chegando é linda e com muitas opções. Temos certeza que você vai se encantar", completou.
Veja mais fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Para dar início à programação municipal de comemoração pelo Dia Mundial da Água que será celebrado em todo o mundo neste domingo, 22 de março, dezenas de pessoas compareceram ao auditório das Faculdades Integradas de Cataguases - Grupo UNIS, na tarde dessa sexta-feira, 20, quando assistiram à palestra "Água e desenvolvimento sustentável", ministrada por Marco Aurélio Pires Salgado, engenheiro agrônomo da EMATER e coordenador regional de Fruticultura em Cataguases.
Acadêmicos e professores universitários, profissionais da rede municipal de ensino, representantes da polícia militar do meio ambiente, além de membros de outros setores preocupados com a preservação dos recursos hídricos no município prestigiaram a palestre que teve como mestre de cerimônia, Graziela Amorim.Antes da palestra, o diretor da FIC-UNIS, Valmir Gonçalves (foto ao lado), abriu os pronunciamentos e, em seguida, passou a palavra aos demais integrantes da mesa solene: o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José de Alencar Farage, o gerente da Estação Ecológica de Água Limpa Felipe Parizzi, o tenente da PM do Meio Ambiente André Barbosa, o coordenador do escritório regional do IEF Sebastião Vieira e o presidente do consórcio da bacia do Rio Pomba José Emilton Silva.
Em sua explanação, Marco Aurélio destacou que "a questão da água permeia todo trabalho desenvolvido pela EMATER" e ressaltou que esse recurso natural "é fundamental para a sustentabilidade e sobrevivência do ser humano". Ao longo da palestra, o engenheiro agrônomo discorreu sobre bacia hidrográfica, desmatamento, água nos ambientes rural e urbano, crise hídrica e transposição do Rio São Francisco.O palestrante (foto ao lado) explicou que a quantidade de água disponível no planeta é a mesma de sempre, mas sua qualidade está piorando devido a erosões, esgoto, lixo e produtos químicos, entre outros fatores. De acordo com Marco Aurélio, a água é um recurso "vital", "insubstituível" e "estratégico". Nesse sentido, e para preservá-la, "é preciso pensar globalmente e agir localmente", segundo explicou o engenheiro agrônomo.
Marco Aurélio ainda falou sobre fenômenos climáticos que contribuem para a diminuição do volume de chuva no sudeste e sublinhou que o reflorestamento é essencial para manutenção do recurso hídrico, uma vez que a vegetação faz a água da chuva penetrar no solo e abastecer os lençóis.
Os eventos em celebração ao Dia Mundial da Água estão sendo realizados pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto, Companhia Industrial Cataguases, Estação Ecológica de Água Limpa, Instituto Estadual de Florestas, Consócio Intermunicipal para Proteção e Recuperação Ambiental das Bacias do Rio Pomba, ONG Minas Vida, Polícia Militar do Meio Ambiente, Hidroazul, FIC-Unis e Prefeitura Municipal{{banner-interno}}
Três detentos da Penitenciária Regional de Muriaé foram flagrados com mais de 150 buchas de maconha ao retornar de saídas temporárias, nesta quintafeira (19). O trio havia engolido o entorpecente e um deles expeliu em meio às fezes 143 porções da erva.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e segundo o boletim de ocorrência, após investigações agentes do setor de inteligência da penitenciária descobriram que ao retornar de benefícios de saída temporária os detentos estavam levando drogas para serem vendidas na unidade, e conseguiram junto à Justiça, através de pedido do Ministério Público, ordem para conduzir os três suspeitos ao hospital para a realização dos procedimentos necessários.
Ainda de acordo com o registro da PM, um dos detentos expeliu em suas fezes 143 buchas de maconha, outro expeliu 4 buchas da mesma forma e o terceiro vomitou mais 7 porções da droga. Com a chegada dos militares os detentos receberam voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas e foram levados à Delegacia do bairro Safira, juntamente com o material. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}