Os alunos do curso de Pedagogia da Unopar, em Cataguases, participaram na noite desta terça-feira, 25 de março, da oficina "O afeto e o olhar na educação e a arte de contar hiistórias". Ministrada pelo escritor Álvaro Ottoni, cinquenta alunos interagiram com ele, que também é educador e, segundo avaliou a professora Renata Abritta, "esta foi uma noite que vai ficar em nossos corações".
A diretora do Polo Cataguases da Unopar, Eliane Medeiros, também considerou o evento "uma oportunidade única para os acadêmicos do curso de Pedagogia. "Álvaro Ottoni é uma pessoa com um olhar privilegiado sobre a realidade da Educação e nos passou isso durante o tempo em que esteve conosco. Foi, em poucas palavras, muito enriquecedora sua oficina", disse entusiasmada.Álvaro Ottoni é carioca, educador e escritor com mais de 20 livros publicados para crianças, entre os quais "O peixe que não sabia nadar", "Quando o coração recebe visita","Quem mora aqui? Quem mora lá?" que tem ilustrações da cantora Miúcha estreando na ilustração, além de "A árvore que fugiu do quintal", que já tem mais de cem mil exemplares vendidos, entre outros.
Esta foi a segunda visita que o escritor fez a Cataguases. Em 2013, ele foi o convidado do projeto Escrevendo com o Escritor, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que é coordenado por Andréa Toledo. Após o encontro ela definiu a visita de Álvaro com uma frase que resume, certamente, o mesmo sentimento dos alunos da Unopar, pólo Cataguases: "A única certeza que temos é que o queremos no Ottoni, no Inverno, na Primavera e no Verão..."
{{banner-interno}}
Vinte detentos do presídio de Cataguases fizeram as provas do ENEM para pessoas privadas de liberdade (Enem-PPL), em dezembro do ano passado. Apesar de todos terem obtido notas acima da média, somente um deles conseguiu pontuação suficiente para ingressar em um curso superior tanto pelo SISU quanto pelo PROUNI, conforme informou o diretor daquela unidade, Alan Neves.
Por causa do excelente desempenho no Enem-PPL o detento A.S.R., de 26 anos, foi selecionado em três cursos distintos. Através do SISU foi aprovado em Pedagogia na UEMG de Leopoldina; pelo PROUNI, poderia ingressar no curso de Administração da UNIPAC, em Cataguases e também no curso de Engenharia de Produção, da FIC-Unis, este último o escolhido por ele. A oportunidade tem deixado o rapaz muito satisfeito, especialmente com a possibilidade de traçar novos rumos para a sua vida, contou o diretor do presídio.
Alan Neves vê neste episódio um incentivo aos demais detentos. "Ações objetivas como esta confirmam que a ressocialização é uma realidade e seus resultados tem um poder enorme entre os demais, pois os animam a seguir aquele exemplo bem sucedido", disse. Ele também informou que dos vinte detentos que estudam, cinco obtiveram a certificação de conclusão do Ensino Médio.
De acordo com dados apresentados pela Secretaria do Estado de Defesa Social (SEDS) "esta foi a quinta edição do Enem PPL aplicada nas unidades prisionais do estado". Ao todo foram 5.889 participantes de 111 unidades prisionais públicas e 28 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC’s), sendo que a última edição contou com um total de 38.101 inscritos em todo o Brasil.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases agiu rápido no começo da noite desta terça-feira, 24 de março, e conseguiu frustrar um assalto na Padaria Magia do Trigo, próximo à Ponte Metálica. Uma rapaz de apenas 14 anos de idade, entrou no recinto armado de um revólver calibre 32, anunciou o crime e enquanto retirava o dinheiro do caixa, dois funcionários da padaria, percebendo que ele estava distraído colocando as cédulas e moedas na mochila, saltaram sobre ele e o imobilizaram. Imediatamente um terceiro funcionário ligou para o Quartel da Polícia Militar informando o ocorrido e o sargento Veiga, que estava no plantão, acionou as viaturas de serviço que chegaram no local em poucos minutos e encontraram o rapaz imobilizado.Os policiais o algemaram e apreenderam a mochila que continha R$423,50 que o menor já havia recolhido do Caixa, uma touca ninja usada por ele durante a ação criminosa, um revólver calibre 32, que foi pintado de preto, além de seis cartuchos de munição intactos. Segundo informou o Tenente Lacerda, comandante do Primeiro Pelotão da PM em Cataguases, o menor é conhecido no meio policial e este foi o quarto assalto que ele praticou em Cataguases nas últimas semanas. "Diante desta situação nós acionamos o Conselho Tutelar que vai solicitar à Justiça um pedido de internação desse adolescente, dentro do que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, visando sua ressocialização", explicou.
O menor foi levado para a Delegacia de Polícia de Plantão em Leopoldina e vai aguardar agora a autorização para que seja internado em um estabelecimento adequado para menores infratores. Participaram da operação os policiais Tenente Lacerda, Sargentos Veiga, Loures, Rocha e Fábio, o cabo Fortunato e os soldados Cardoso e Jean Pierre.
O sargento Veiga, à esquerda na foto, recebeu a ligação e acionou os colegas como o Cabo Fortunato, à direita, que chegaram rapidamente na padaria.
NOTA DA REDAÇÃO: Título da matéria foi trocado às 9h20min de 25 de março de 2015 para corrigir informação.
{{banner-interno}}
O Grupo Amigos dos Autistas de Cataguases (GAAC) realizará, no período de 28 de março a 2 de abril, a 1ª Semana de Conscientização do Autismo, que contará com palestras ministradas por profissionais de psicologia, psiquiatria, neurologia, fonoaudiologia e musicoterapia. Além disso, para abordar "vivências e práticas da família de um autista", pais de autistas de Cataguases também vão participar do evento que será realizado no Centro Cultural Humberto Mauro.
Na 1ª Semana de Conscientização do Autismo em Cataguases, ainda haverá momento de divulgação do tema nas escolas e, para encerrar, os trabalhos se voltarão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que será celebrado na quinta-feira, 2 de abril. Nessa data, o GAAC realizará campanha educativa em tenda no calçadão, carreata saindo da Praça Simão José da Silva e apresentação musical em frente à Prefeitura Municipal.
Quem quiser participar do evento já pode confirmar presença através do email [email protected] ou pelos telefones (32) 9903-2213 (Carolina) e (32) 8832-9825 (Ernane). A entrada para assistir às palestras será adquirida mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Confira os horários:PROGRAMAÇÃO28/03/2015 – 1º Simpósio Cataguasense de Autismo Local: Centro Cultural Humberto Mauro08:00h – Tema: Autismo Infantil e diagnostico precoce.Palestrante: Dr. Walter Camargos Junior – Psiquiatra Infantil.10:15h – Tema: Neurobiologia do Autismo: atualização e aplicação práticas.Palestrante: Dr. Carla Gikovate – Neurologista/Mestra em Psicologia Clínica.13:00h – Tema: Mediação Escolar na inclusão.Palestrante: Ismélia Monteiro– Fonoaudióloga/Psicopedagoga.14:30h – Tema: Sexualidade e adolescência no Espectro Autista. Palestrante: Dr. Mauricio Canton – Doutor em Psicologia Social e da Personalidade. 29/03/2015 – Workshop – O meu filho tem AutismoLocal: Centro Cultural Humberto Mauro08:00h – Tema: Programas de Intervenção Precoce e o engajamento dos pais como co-terapeuta.Palestrante: Carolina Salviano – Mestra em Psicologia Clínica.10:30h – Tema: Vivências e práticas da família de um autista.Pais de Autista de Cataguases.
30/03/2015 – A importância de uma equipe multidisciplinarLocal: Centro Cultural Humberto Mauro – a partir das 19:00hTema: Ensinando habilidades através do brincar.Palestrante: Carolina Gouveia – Psicóloga.Tema: Sistema de Comunicação por troca de Figuras.Palestrante: Liamar Fernandes Leite – Fonoaudióloga.Tema: A importância da Terapia Ocupacional na vida de um Autista.Palestrante: Claudia da Silva Cordeiro de Sousa – Terapeuta Ocupacional.Tema: Musicoterapia: A importância na intervenção precoce com crianças com TEA.Palestrante: Renata Vieira - Musicoterapeuta/Psicopedagoga.
31/03 e 01/04/2015 – Você sabe o que é o Autismo?Divulgação do tema nas Redes de Ensino de Cataguases.
02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo.09:00h - Tenda Informativa durante todo o dia no calçadão.20:00h - Carreata com saída da praça Simão José da Silva (Em frente a Policlínica Municipal).20:40h - Apresentação do Coral SICOOB em frente a Prefeitura de Cataguases.
{{banner-interno}}
Nessa terça-feira, 24, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) começou a ser disponibilizada em Cataguases para as meninas com idade de 9 a 11 anos e também para as jovens de 14 a 26 anos que são portadoras do vírus HIV.
A imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde e foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em 2014, quando contemplou 5 milhões de brasileiras de 11 a 13 anos de idade.
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização de Cataguases, Sirlane Garcia Cardoso, a vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem efeito quadrivalente, pois confere proteção contra quatro tipos recorrentes de HPV. Contudo, segundo revela Sirlane, para que a proteção seja instaurada, é preciso respeitar o esquema vacinal que prevê a segunda e a terceira doses da imunização, respectivamente, depois de seis e de sessenta meses, a contar a partir da data da primeira aplicação.
Como ocorreu em 2014, a vacina será ministrada por equipe técnica de Imunização que foi programada para comparecer às escolas. As adolescentes de até 13 anos que ainda não receberam a vacina também terão direito a serem imunizadas. Caso não compareçam à escola no dia marcado para a vacinação, as meninas poderão ser atendidas em um dos postos de saúde que possuem sala de imunização.
Conforme revela Sirlane, o HPV é um vírus associado ao câncer do colo do útero, que é uma doença grave e pode ser letal. Por isso, a coordenadora de Imunização alerta para a importância da vacinação que previne o problema.
Veja o cronograma de vacinação contra o HPV nas escolas de Cataguases:
{{banner-interno}}