A partir da próxima segunda-feira, 30 de março, o trânsito da Rua Farmacêutico José Rodrigues de Andrade, em Ubá, terá modificações.
Segundo a Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, a área onde fica o 21º Batalhão da Polícia Militar (BPM) irá receber uma pista dupla nos dois sentidos. Por isso, será proibida a parada e o estacionamento no local. A partir do 21º BPM, a rua passa a ter mão única no sentido Centro/bairro, com permissão de estacionamento do lado esquerdo.
A Prefeitura informou ainda que a pista no sentido bairro/Centro não terá mais a entrada à esquerda, próximo à Igreja São Sebastião. Para ter acesso ao Bairro São Sebastião, será preciso entrar à esquerda na rua seguinte.
No sentido Centro, so motoristas deverão seguir pela Avenida dos Franciscanos, Praça Getúlio Vargas, Rua Coronel Bernardino Carneiro até a Avenida Beira Rio.(Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá){{banner-interno}}
Cinco pessoas foram presas e dois adolescentes, de 16 e 17 anos, apreendidos por tráfico de drogas, durante a Operação "Hercules IV", na manhã deste sábado, 28 de março, em Ubá. Segundo a Polícia Militar (PM), as ações se concentraram no Bairro Pires da Luz, onde foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão.
A operação continuou durante todo o dia e contou com o apoio de policiais militares e federais, com o objetivo de assegurar a tranquilidade na cidade. Todos os envolvidos foram levados para a delegacia da cidade, onde estão prestando depoimento, sem hora para terminar.
Ao todo, foram apreendidos 18 papelotes de cocaína, 14 pedras e uma barra de crack, 14 buchas, dois tabletes e dois pés de maconha, R$365 em dinheiro, duas armas de fogo com diversas munições, uma espingarda de pressão, quatro celulares, dois notebooks, uma balança de precisão, dois rádios transmissores e oito pássaros silvestres com diversas gaiolas de madeira. Ainda de acordo com os policiais, o local onde os materiais foram encontrados é utilizado para o tráfico de drogas. (Foto: Polícia Militar){{banner-interno}}
O Comando da Polícia Militar de Minas Gerais está divulgando o edital para o recrutamento e seleção de 1.410 soldados, sendo 1.269 vagas para o sexo masculino e 141 para o feminino. As inscrições devem ser feitas via internet, por meio do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, entre 18 de maio e 18 de junho deste ano. O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer nos locais e horários indicados no edital, munido de documento de identidade e CPF. A remuneração básica inicial é de R$ 3.049,05.
Os candidatos selecionados vão participar do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar para o ano de 2016, que vai ser ministrado na Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte. Com duração de 11 meses, o curso vai ser realizado em tempo integral e em regime de dedicação exclusiva, com atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Durante o período do curso, o candidato vai receber remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Com a conclusão, os novos soldados deverão promover a segurança pública, por meio de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros).
Os novos soldados serão classificados de acordo com a necessidade e conveniência administrativas, em quaisquer cidades pertencentes às 1ª, 2ª e 3ª Regiões da Polícia Militar e Comando de Policiamento Especializado (CPE). Na região para a qual for transferido, ao final do curso, deverá permanecer por, no mínimo, 5 anos, salvo por necessidade do serviço.
Para se candidatar ao curso, o candidato deve possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter entre 18 e 30 anos, entre outros requisitos, como ter altura mínima de 1,60m, ter aptidão física, ser aprovado em avaliação psicológica e não apresentar tatuagem visível.
{{banner-interno}}
Um grupo de artista do Toca – Teatro e Outras Coisas Artísticas – realizou na tarde desta sexta-feira, 27 de março, um cortejo de palhaços pelas ruas do centro de Cataguases. Os artistas saíram da Praça Chácara Dona Catarina às 17 horas e passaram pela antiga Estação Ferroviária, até chegarem à praça Rui Barbosa onde aconteceu uma homenagem a todos que trabalham no Circo.
Atores caracterizados, palhaços, malabaristas, mágicos, engolidores de fogo e artistas andando em pernas de pau, chamaram a atenção dos transeuntes e trabalhadores do comércio local que não se lembravam da data comemorativa. Juliano Carvalho, que incorpora o palhaço Vareta e Fernanda Godinho, atriz e organizadora do evento, disseram que todos os participantes daquela homenagem são atores que tem no circo sua principal inspiração. Juliano lembrou que "a cultura do circo e, consequentemente do palhaço, chegaram ao Brasil trazida pelos europeus", contou.Fernanda Godinho (foto ao lado), por sua vez, revelou que quis fazer esta homenagem no Dia Nacional do Circo, "para não deixar morrer esta tradição maravilhosa e milenar. Eu acredito que isso não irá acontecer enquanto o homem acreditar ser possível preservar a sensibilidade humana e agir de forma a deixar o semelhante mais alegre. Estes fatores, tenho certeza vão manter um olhar renovado das pessoas para a vida", analisou.
O dia 27 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Circo devido ao aniversário de nascimento de Abelardo Pinto, o famoso palhaço Piolim, que comandou um importante circo da cultura brasileira no início do século XX. Este grande artista nacional era engajado em movimentos artísticos e culturais porque acreditava que a arte é a melhor expressão cultural de um povo lembrou Fernanda.
O cortejo arrastou um bom número de pessoas que admiravam o espetáculo apresentado pelo grupo e o aplaudiam a cada apresentação dos artistas, especialmente a desenvoltura da engolidora de fogo, que chamou a atenção pelo domínio da técnica e por reviver em cada um que assistia à apresentação um pouco das emoções proporcionadas pelo circo, este que certamente foi e ainda é a porta de entrada para o teatro, a comédia, o drama. E para muitos, ainda, a única forma de contato com a Arte de Representar. É por isso que aquela frase que virou chavão, merece ser repetida: "O espetáculo não pode parar". (Fotos: Kadu Fontana){{banner-interno}}
A relação de dois irmãos apaixonados pela mesma mulher é o tema central do novo filme de Rafael Aguiar, cineasta cataguasense que vem se destacando como diretor e roteirista de diversas produções cinematográficas, especialmente na categoria curta-metragem.
Intitulado "Dois", o mais recente trabalho de Rafael revela uma trama na qual Gabriel e Mateus (encenados pelos atores gêmeos Diego e Tiago Homci) se relacionam com Nina (interpretada por Andréia Costa), em um enredo que engloba drogas, dinheiro e prisão, envolvendo outros personagens vividos por competentes artistas, como, por exemplo, o renomado Mauro Mendonça e o cataguasense Eduardo Dascar.Sem contar detalhes do projeto, o diretor de "Dois" apenas adianta que "o retrato da solidão e as consequências da ganância levarão à tona uma nova e surpreendente relação de parceria e amor", no desenrolar da história. O cineasta destaca que o filme deverá ser lançado no segundo semestre deste ano e conta que as filmagens do trabalho foram realizadas no município Cataguases e no distrito de Abaíba, em Leopoldina.
"Dois" tem patrocínio da Prefeitura de Cataguases, através da Lei Municipal Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Além disso, também conta com apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata e de empresários locais. Conforme ressalta Rafael Aguiar, o mérito do trabalho é fruto de muito empenho e dedicação, inclusive da equipe de produção que, segundo o diretor, é formada por profissionais com grande capacidade, dentre os quais se encontram diversos cataguasenses. Veja, a seguir, a ficha técnica do filme e algumas imagens da gravação, disponibilizadas com exclusividade para o Site do Marcelo Lopes: (Fotos de Rafael Aguiar)EQUIPE TÉCNICA DO FILME "DOIS"Roteiro: Rafael Aguiar, Carla Werneck e Gustavo BaldezDireção: Rafael AguiarAssistente de direção: Carla WerneckSegundo Assistente de direção: Rodrigo HeringerTerceiro Assistente de Direção: Joanna MarinsPreparação de elenco: Joanna Marins Fotografia: Angelo CabralAssistente de Fotografia: Boris MassieuxStill: Boris MassieuxProdução: Alexandre ElmaisAssistente de Produção: Cimar MedeirosProdução Executiva: Francisca Braga e Margareth Neto AmorimDireção de Arte: Flávia MassenaAssistente de arte em pré produção: Gabriel Nunes Tupinambás Contra Regra: Augusto CésarFigurino: Carol KeusenAssistente de Figurino: Thaylis CarneiroMaquiagem, cabelo e caracterização: Hiago Gaudereto Maquinaria: Juliano Braz.Elétrica: Rodrigo SapulhaSom: Leonardo Frade Catering: Cyntia Mayra Castro Design: Gustavo BaldezAssessoria de Imprensa: Márcia do Vale Trilha Sonora: Marcos Alves, Ângelo Cabral e Rafael Aguiar{{banner-interno}}