Com o objetivo de inserir a comunidade (estudantes, jovens e adultos), o trabalhador, o empresário e o empreendedor à sociedade informatizada, a Prefeitura de Muriaé está iniciando a instalação de antenas em 10 praças do município para oferecer o sistema wireless – internet gratuita em ambientes abertos da cidade. O programa MuriaéOnLine pretende democratizar o serviço de acesso a rede de computadores. Estará disponível para download nos sistemas Android e IOS.
O benefício estabelecido pelo prefeito, Aloysio Aquino, permitirá a qualquer cidadão acessar a internet utilizando telefone sem fio, sem necessidade de provedor comercial. Em qualquer praça, destas a serem beneficiadas, a população terá acesso irrestrito à rede mundial de informática.
A ideia é que a Prefeitura utilize uma infraestrutura de rede própria para promover a inclusão digital, o apoio ao turista e o desenvolvimento econômico por meio de uma malha de rede pública.
O nome do provedor será MuriaeOnLine. O Wireless estará funcionando nas praças João Pinheiro (Grande Hotel - Centro), Praça Paulo Carvalho (Barra), praça principal do Santa Terezinha, praça Igreja do Porto (igreja), Praça Coronel Pacheco de Medeiros (pça. da antiga Prefeitura), Prefeitura Municipal e rodoviária, praça do Hospital São Paulo, Cozinha Comunitária Aeroporto, praça principal Dornelas, posto de saúde e rua principal do bairro Santana. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé){{banner-interno}}
O presidente do Lar São Vicente de Paulo, Júnio Elias da Silva Valentim, enviou ofício ao Site do Marcelo Lopes informando que o nome daquela instituição está sendo usado indevidamente por pessoas a fim de obter vantagens a fim de tonar público este fato. Ele aproveitou para pedir o apoio da população no sentido de denunciar tal prática que tem por objetivo macular a imagem da entidade.
Júnio Valentim informou que pessoas estão promovendo campanhas de arrecadação de alimentos e outros donativos no sistema "porta a porta" e também por telefone, usando o nome do Lar São Vicente de Paulo. Segundo reiterou, "tais ações acontecem sem a autorização da direção do Lar e maculam a imagem desta instituição que tem como único objetivo ajudar o próximo, além de querer desacreditá-la junto à opinião pública".
Ele aproveitou para informar ainda que atualmente "existe uma parceria com as empresas Copasa e Energisa, para doações mensais, no valor desejado pelo doador. Assim, basta o interessado entrar em contato com a Secretaria do Lar e, em seguida, preencher um formulário autorizativo", explicou. Júnio finalizou agradecendo a todos pela compreensão reiterando contar "com a colaboração de todos no sentido impedir que campanhas falsas como esta prossigam em nossa cidade".{{banner-interno}}
Muito futebol neste fim de semana em nossa região com boas e disputadas partidas. Pela Copa dos Campeões, que recebeu o carinhoso apelido de "Champions LEC", numa alusão ao torneio europeu, a rodada teve grande público e resultados sem "zebras".
Na sexta-feira, 27 de março, em Guiricema, o time da casa recebeu o Esporte Clube Olaria, de Ubá, e apesar de muitos gols, não saiu de um empate em 4x4, mesmo com artilheiro Tardeli Reis fazendo mais três gols. Com este placar, o time da casa se complica na tabela pois jogou 2 partidas em casa e só conquistou um ponto. No sábado, 28, em Recreio, a torcida viu um "passeio" do Ideal Esporte Clube, que jogou em seu estádio sobre o Tupi Futebol Clube, de Itamarati de Minas, que não se encontrou no primeiro tempo e sofreu quatro gols sendo três de bolas alçadas na sua área. Bruno, Matheus Neto, Amendoim e Jean foram os goleadores da tarde-noite.
Domingo, 29, pela manhã, em Leopoldina, o Esporte Clube Ribeiro Junqueira não tomou conhecimento do Leopoldina Futebol Clube no clássico local e venceu facilmente por 3x0. Gols do estreante Renan, recém-contratado ao Ipatinga, João Batista e Dim. À tarde mais três jogos completaram a rodada: Em Itaperuna o Esporte Clube Venancence venceu o Esporte Clube Laranjal no finalzinho por 1x0, sendo que o fato inusitado desta partida foi que o time visitante entrou em campo e jogou com apenas nove atletas o tempo todo em decorrência de um problema de deslocamento de alguns jogadores que não chegaram em tempo hábil.
Em Santana de Cataguases o Esporte Clube Democrata venceu o Nacional Atlético Clube, de Visconde do Rio Branco, por 1x0, um golaço do garoto Diogo quase ao apagar das luzes, chutando no ângulo do goleiro Roni que nada pôde fazer diante de um bom público que compareceu para prestigiar o bom jogo. Na última partida da tarde Laje Esporte Clube e Palmense Futebol Clube empataram em 3x3, também com público considerado muito bom pelos organizadores.Copa Verão chega em seu momento decisivo Neste domingo no estádio do Flamenguinho, em Cataguases, aconteceu rodada tripla com jogos muito movimentados. Na primeira partida, às 10:30 h, Weder Brahma que lutava pela classificação enfrentou o Esporte Clube Cataguases que mesmo eliminado, conseguiu seus primeiros pontos no certame ao empatar em 2x2.
Lion e Diego marcaram para o time da Vila Minalda e Chocolate e Diego para o Cataguases. As 13:30 h foi a vez de Camisa Seis e Mecânica Gil se enfrentarem. O time de Vista Alegre levou a melhor e deu um importante passo rumo à sua classificação vencendo a partida por 2x1. Às 15:30 h foi a vez do Esporte Clube Miraí sacramentar sua classificação para o mata-mata ao vencer o Ajax Ana Carrara por 2x0 dificultando a vida do adversário que vai ter que vencer e torcer na rodada final para tentar sua classificação. Próxima rodada somente dia 12 de abril, por causa dos festejos da Páscoa .
Definidos os classificados e os confrontos no Regional Mirim e Infantil da Liga Atlética UbaenseApós a última rodada da primeira fase ficaram assim os confrontos da fase decisiva do tradicional campeonato: Mirim Bonsucesso X Nacional VRBItararé x Industrial Aymorés x Spartano
InfantilBonsucesso x Nacional SNFItararé x Industrial Aymorés x Spartano
{{banner-interno}}
Nos últimos dez anos, o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%. A constatação foi divulgada pelo governo com base nas edições de 2003 a 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cruzamento dos dados mostra que, no mesmo período, a queda registrada entre os 20% mais pobres foi 15,7%. No geral, o levantamento aponta que a média de filhos por família no Brasil em 2003 era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. Entre os 20% mais pobres, as médias registradas foram 2,55 e 2,15, respectivamente. Ainda entre os 20% mais pobres, a maior redução foi identificada na Região Nordeste: 26,4% – os números passaram de 2,73 para 2,01. No Norte, a redução geral foi de 6,6%, e entre os 20% mais pobres 12,7%. No Sul, entre os 20% mais pobres, queda foi de 17,5% na quantidade filhos por famílias. Já, no índice geral, a região teve redução de 10,4%. Os números da região Sudeste indicam 10,1% a menos no geral e diminuição de 14,9% entre os mais pobres. Em relação ao Centro-Oeste, a redução foi de 13,3% e 4,5% no geral e entre os 20% mais pobres, respectivamente. Dentre as explicações para redução estão: maior acesso a métodos contraceptivos, alta do salário mínimo e melhorias nas condições de vida. De acordo com a demógrafa da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Suzana Cavenaghi, o melhor indicador para se trabalhar a questão da fecundidade no país deve ser o número de filhos por mulher e não por família. Segundo ela, estudos com base no Censo de 2000 a 2010 e que levam em consideração o número de filhos por mulher confirmam o cenário de queda entre a população mais pobre.
{{banner-interno}}
Dois acidentes aconteceram na tarde deste sábado, 28 de março, na BR-116 sendo o primeiro na localidade conhecida como "Bica D'água" e o segundo no trevo que dá acesso à Juiz de Fora. O que aconteceu primeiro foi registrado às 14h20min no Km783,6 da BR-116, em Leopoldina e envolveu duas carretas, um automóvel e quatro motocicletas, com saldo de uma pessoa morta e vários feridos.O condutor do veículo Scania P 360 A6X2 Semirreboque, placa da Bahia, cujo nome não foi divulgado, ao realizar uma curva para a direita próximo ao local conhecido como Bica Dágua, perdeu o controle da direção, vindo a colidir lateralmente com a carreta Mercedes Benz, LS 1634, placa de Pernambuco, Semirreboque, que transitava em sentido contrário, tombando na pista. A carga da Scania derramou-se na rodovia e o veículo saiu da pista.
Um automóvel Toyota Corolla, que seguia a carreta Mercedes Bens, colidiu com parte da carga e com a traseira dela. Duas motocicletas que vinham atrás, também foram atingidas devido à carga derramada sobre a pista seus ocupantes foram derrubados ao solo. O condutor da motocicleta Yamaha Drag Star XVS 650, Erick Caputo Mares Guia, 45 anos, morreu no local. A mulher que estava com ele na garupa, identificada como sendo Emilce Melo Andrade Mares Guia, 36 anos, sofreu lesões graves. O condutor da motocicleta Yamaha XT 600E, Daniel Martins Silva, 28, teve lesões leves. Os condutores das motocicletas Harley Davidson XL 883 e Honda CB 600F Hornet, respectivamente, Paulo Victor Guiducci Miranda, 27 anos, Vinícius Bento Fortunato, 35 anos, sofreram lesões leves. O condutor da Scania, de 51 anos, saiu ileso do acidente. Com ele viajava sua esposa, Kátia Cilene de Jesus Rocha, de 47 anos, que teve lesões leves. O motorista do veículo Mercedes Benz Semirreboque, Ailton da Silva, 52 anos, também teve ferimentos leves. O condutor do automóvel Toyota Corolla, de 55 anos, cujo nome também não foi divugado, não sofreu nenhum ferimento e a passageira do carro, Cláudia Ferraz do Cabo Bordim, de 41 anos de idade, teve lesões leves. A Perita Lívia, da Polícia Civil de Leopoldina, compareceu ao local e realizou os serviços de praxe. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML da Casa de Caridade Leopoldinense e os feridos levados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina.
O segundo acidente da tarde de sábado, 28, aconteceu quase no mesmo horário, envolvendo outra carreta. Desta vez na pista central do Trevo que faz a ligação entre a BR 116 e a BR 267, em Leopoldina, mais conhecido como Trevo para Juiz de Fora. Uma carreta que descia a Serra da Vileta, aparentemente tombou ao entrar no trevo e teve sua carga derramada no canteiro, complicando o fluxo de veículos naquele trecho da rodovia. Não há informações de vítimas. A Polícia Rodoviária Federal em Leopoldina prestou o atendimento nos dois acidentes e sinalizou a pista até o término do transbordo das cargas quando as duas pistas foram liberadas para o tráfego normal de veículos. (Fotos: O Vigilante online){{banner-interno}}