Um homem, identificado pelas iniciais V.L.M., 52 anos, foi preso por volta das 21h22min de quintafeira, 3 de abril, por policiais rodoviários federais no Km 706 da BR-116, em Muriaé, com um Fiat Uno Branco, placa AYL-8369, que foi constatada ser clonada. Durante a averiguação do documento, os policiais desconfiaram de sua autenticidade e reforçaram a inspeção.
Ao realizar consulta sobre a situação do automóvel os policiais descobriram a verdadeira numeração de sua placa e também que o Fiat Uno possuía uma ocorrência de furto/roubo cadastrada em Nova Iguaçu (RJ), ocorrida no dia 25 de novembro de 2014.
Durante a inspeção no interior do veículo, os policiais encontraram a placa original que estava em baixo do carpete, no lado do passageiro. V.L.M. foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Muriaé. (Foto: PRF-Leopoldina)
{{banner-interno}}
Em Cataguases, o Santuário de Santa Rita de Cássia e as Paróquias Nossa Senhora do Rosário, São Cristóvão, Imaculada Conceição e São José Operário realizam solenidade em celebração à Semana Santa 2015. Os eventos nesse sentido começaram no Domingo de Ramos, em 29 de março, e se estenderão até a Páscoa que neste ano será comemorada no próximo domingo, dia 5 de abril.
Nessa sexta-feira, 3, a programação católica da Semana Santa terá início às 5h, quando os fiéis deverão sair em caminhada da Matriz do Rosário até a Capela São José, no bairro Bandeirantes. Em seguida, às 5h30, haverá outra caminhada penitencial, com início no Santuário de Santa Rita e percurso em direção ao Horto Florestal. Para fechar a parte da manhã da quinta-feira santa, às 9h, no Santuário de Santa Rita, acontecerá a Celebração Comunitária da Penitência. Ainda na mesma data, a partir das 15h, ocorrerá Ação Litúrgica, Leitura da Paixão, Beijo da Cruz e Comunhão na Matriz do Rosário. Na Paróquia São José, acontecerá Solene Adoração da Cruz. Já no Santuário de Santa Rita e nas Paróquias São Cristóvão e Imaculada Conceição, a programação prevê Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. O ponto culminante da ocasião será às 19h, quando acontecerá encenação da Via Sacra e Descimento da Cruz na Praça Santa Rita. Depois, para finalizar a sexta-feira santa, os católicos seguirão na Procissão do Enterro até a Paróquia do Rosário.
No sábado, 4, o Santuário de Santa Rita realizará Celebração Comunitária da Penitência às 8h30 e Vigília Pascal às 19h. Ainda às 19h, a Paróquia do Rosário fará Bênção do Fogo Novo, Celebração da Vigília Pascal e, logo após, momento de louvor e adoração. Na Matriz Imaculada Conceição, a Vigília Pascal também ocorrerá às 19h. Já na Paróquia São José haverá missa às 19h30, depois da Bênção do Fogo que será realizada em local próximo à Companhia Industrial Cataguases.
A programação do Domingo de Páscoa começará às 6h, quando ocorrerão diversas procissões em direção à Paróquia do Rosário, com grande concentração de fiéis para a Celebração Festiva da Ressurreição que terá início às 6h30. No Santuário de Santa Rita, serão realizadas missas às 10h e 18h e Procissão do Triunfo de Nossa Senhora às 19h. Na Matriz do Rosário também acontecerá missa às 19h. Já na Paróquia Imaculada Conceição a procissão do Triunfo de Nossa Senhora ocorrerá a partir das 17h. A Matriz São Cristóvão vai realizar missa às 19h30, assim como ocorrerá na Paróquia São José.
{{banner-interno}}
A Gerência Regional de Saúde (GRS) em Leopoldina sediou nesta quarta-feira, 1º de abril, uma reunião entre os integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CISUM - para tratar das dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos através daquele Consórcio quando seus casos necessitam de internação hospitalar ou de cirurgias. "Com isso os pacientes estão sendo encaminhados para outros municípios fora da nossa região de saúde ocasionando uma demora maior na solução de seus problemas", explicou Eliermes Teixeira, diretor executivo do CISUM.A reunião contou com a presença da prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes, presidenta do CISUM, e da vice-presidente, a prefeita de Volta Grande, Eliana Quintão Cardoso, além dos demais prefeitos que integram o Consórcio, secretários municipais de saúde, o médico Pedro César Martins, diretor daquela GRS, provedores dos hospitais de Cataguases, Leopoldina e de Além Paraíba, e do diretor executivo do CISUM, Eliermes Teixeira9foto ao lado).
Diante do problema apresentado, os presentes analisaram um parecer técnico apresentado por Eliermes Teixeira que aponta Cataguases como uma possível solução para o problema de internação e realização de cirurgias nos pacientes atendidos pelo CISUM. Segundo explicou, o município é gestão plena em saúde e sede da microrregião de saúde envolvendo os municípios de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, e por isso "poderá reprogramar os valores pagos pelos procedimentos cirurgicios realizados no hospital de Cataguases", atendendo aos pacientes destas cidades.
O tema não chegou a uma conclusão e Eliermes disse que voltará a ser tratado na próxima reunião agendada para o dia 13 de abril, no Paço Municipal em Cataguases, que deverá contar com a presença de cinco prefeitos e secretários municipais de sáude dos municípios envolvidos. O diretor executivo do CISUM disse ainda que "faremos um estudo dos recursos alocados em Cataguases e as demandas para cirurgias que estão represadas nos municípios em decorrência do não atendimento pelos hospitais tendo em vista que os profissionais de saúde não aceitam trabalhar pela tabela vigente do SUS, considerada por eles inaceitável", explicou Eliermes. Até o momento, revelou ele, as maiores demandas por cirurgias são nas áreas de ortopedia, cirurgia geral e urologia.
Uma outra solução também será buscada para atender aos municípios do CISUM que pertencem à microrregião de Além Paraíba e Leopoldina cuja gestão da saúde é estadual. Assim, conforme Eliermes revelou, ele também dará o mesmo suporte técnico para se chegar a um consenso, mas todas as decisões serão tomadas pela direção da GRS a quem aqueles municípios estão subordinados por não terem autonomia para tratar de incentivos ou acréscimos nos valores de cirurgias. Esta decisão, neste caso específico, é da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, que representa o governo de Minas. {{banner-interno}}
As atividades esportivas no Clube do Remo não param, como assegura Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão, presidente daquele clube. Em entrevista à reportagem do Site do Marcelo Lopes ele confirmou a participação da equipe de futsal daquele Clube no Campeonato Mineiro da modalidade.
Isso foi possível porque o Remo, recentemente, tornou-se um clube federado na Federação Mineira de Futsal, o que lhe permite disputar competições oficiais. Com isso o clube vai participar pela primeira vez do certame em três categorias>Sub 11, Sub-17 e Adulta, sendo que a base disputará os jogos na sede de Itabira (MG) e a adulta, em Belo Horizonte.
O Campeonato contará com 16 equipes em cada categoria e tem seu início previsto para meados deste mês de abril. A definição, porém, só será conhecida quando for divulgada a tabela oficial da competição. Betão, apesar de reconhecer o talento dos atletas de seu clube prefere não fazer projeções sobre o desempenho de seus jogadores na competição. "Vamos estrear agora e tudo é novidade para a gente. Então, acredito que este ano será um aprendizado para todos e se tudo der certo, podemos até conquistar uma classificação melhor ou até mesmo ficar entre os três melhores, mas o que queremos é jogar um bom futebol, adquirir experiência e conseguir uma colocação final na competição que revele o nosso potencial", disse.{{banner-interno}}
Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, em Cataguases, está acontecendo uma série de eventos em comemoração a essa data, como vem ocorrendo desde o dia 28 de março, quando o Grupo Amigos dos Autistas de Cataguases (GAAC) realizou o 1º Simpósio Cataguasense de Autismo, abrindo a 1ª Semana de Conscientização do Autismo no município.
As atividades deste Dia Mundial da Conscientização do Autismo começaram em Cataguases, a partir das 9h, no Calçadão, onde foi montada uma tenda informativa sobre o tema. Às 20h, haverá carreata saindo da Praça Simão José da Silva (em frente à Policlínica Municipal) e, em seguida, por volta das 20h40, acontecerá momento cultural na Praça Santa Rita, com apresentação do Coral Sicoob Coopemata. Ainda na ocasião, a fachada da Prefeitura Municipal deverá ser iluminada de azul, como ocorrerá em vários monumentos espalhados por diversos países.Além de simpósios, campanhas e palestras, a Semana de Conscientização do Autismo em Cataguases também contou com atividades envolvendo turmas de escolas onde estudam alunos autistas. Uma das instituições participantes foi a Escola Municipal Flávia Dutra, que recebeu membros do GAAC na tarde dessa quarta-feira, 1º de abril. No momento, os alunos da educação infantil assistiram a contação de histórias preparadas pelo Grupo Amigos dos Autistas de Cataguases, com técnicas que têm grande apelo visual e interativo.
Segundo o presidente do GAAC, Ernane Sirino de Souza (foto) a técnica traz uma imagem concreta dos fatos narrados e isso é fundamental para que uma criança autista fique por dentro da brincadeira. Ernane avaliou a 1ª Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases como um momento positivo para o compartilhamento de conhecimento e discussão sobre o assunto não só na cidade, mas também na região. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}