A prefeitura de Muriaé inaugurou no dia 17 de março, o Centro Pop, especializado no atendimento à população adulta e/ou famílias de rua. A nova instituição integra a Secretaria de Desenvolvimento Social e está localizada no bairro Porto, e atendeaos albergadosda Casa Acolhedora durante o dia, entre 7:30 17 horas, promovendo oficinas de entretenimento, oferecendo alimentação e atividades construtivas.
Conforme informou a diretora do Centro Pop, Ariane Lima, o local "é um espaço para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito" por tempo determinado "até que possam retornar ao convívio familiar", explicou. Sua criação teve como objetivo, ainda de acordo com aquela diretora, "proporcionar acesso aos direitos socioassistenciais, estimular a organização, mobilização e à construção de novos projetos de vida".
Segundo o prefeito Aloysio Aquino os chamados "moradores de rua" têm sido "um sério problema social nas cidades brasileiras, haja vista que em Muriaé, um centro menor, foi possível constituir um espaço adequado para que estas pessoas de risco social passassem os dias e recebessem funções adequadas até poderem ser inseridas novamente no contexto social", disse.
O Centro Pop oferece ainda terapias ocupacionais para que haja uma reintegração adequada ao convívio social, de forma que recuperem sua auto estima e possam voltar ao mercado de trabalho seja como funcionário de alguma empresa ou até mesmo exercendo atividades autônomas, finalizou Ariane Lima. (Foto: Arquivo Centro Pop){{banner-interno}}
Neste feriado de Páscoa a bola não parou de rolar nos campos da região. O Tupi, recebeu o Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, na tarde de domingo, 5 de abril, pela Copa dos Campeões e o resultado complicou de vez a vida do time de Itamarati de Minas na tabela de classificação. A partida começou em ritmo lento mas a partir dos 20 minutos o time da casa "acordou" e se impôs em campo, passando a ter mais posse de bola, porém, sem eficácia, pois o arqueiro Mário Júnior, mesmo diante da pressão do time adversário, não fez uma defesa difícil sequer. O Tupi tinha boa movimentação principalmente com Juninho, Álvaro, Paulo Marcos e Wagner, mas não tinha poder de fogo e seus ataques não levavam perigo ao adversário. No ultimo minuto o time da casa acabou sendo castigado, durante um escanteio cobrado por Fred, Thiago abriu de cabeça o placar. Veio a segunda etapa e o panorama se modificou com a entrada de Joãozinho no ataque no lugar de Cotoco, dando mais velocidade e movimentação aos visitantes, e o Tupi se tornou presa fácil para o Ribeiro.
Ramirez fez o segundo gol e, após pressionar muito, Alex, fez o terceiro. O gol deu a liderança momentânea para a equipe leopoldinense que até então estava com o Ideal de Recreio. A arbitragem foi de Hélvio Sipião, de Além Paraíba, que mais uma vez apresentou um excelente trabalho juntamente com seus auxiliares.
Todos os resultados da 3 ª rodada:Tupi F.C. 0 X 3 E.C. Ribeiro JunqueiraE.C. Olaria 4 X 1 E.C. DemocrataLaje E.C. 1 X 3 E.C. LaranjalS.C. Guiricema 1 X 2 Nacional (Visconde do Rio Branco)Ideal E.C. 1 X 0 Leopoldina F.C.
A partida entre E.C. Venancence x Palmense F.C. foi adiada de comum acordo entre as equipes para o próximo dia 21 de abril.
Confira a classificação atualizada até a 3ª rodada:{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Muriaé aprovou recentemente, dois projetos de lei, sendo que o primeiro autoriza o município a integrar o Programa Mais Médicos e outro a Prefeitura de Muriaé a conceder gratuitamente aos agricultores familiares do município um espaço para a realização de feiras semanais.
O projeto de lei 302/2015, de autoria do prefeito Aloysio Aquino, autoriza o município a participar do programa Mais Médicos, do governo federal. O município fica autorizado a complementar bolsa/salários dos profissionais médicos e demais membros da equipe do Programa Mais Médicos e Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) maior qualidade no atendimento dentro das Unidades Básicas de Saúde daquele município.
Já o projeto de lei 268/2015, de autoria do vereador David Lacerda (DEM), autoriza o Poder Executivo a conceder gratuitamente aos agricultores familiares de Muriaé o espaço localizado próximo à entrada do Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, mais especificamente no antigo local de funcionamento dos guichês do Terminal Rodoviário Municipal, para a realização de feiras um dia por semana onde serão vendidos produtos agroecológicos. {{banner-interno}}
Um jovem de 21 anos teve o braço amputado após acidente envolvendo uma moto e um carro na MGC-120, na zona rural de Guidoval, na noite deste sábado, 4 de abril. O outro ocupante da moto, de 25 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Ubá. O estado de saúde de ambos é estável. Os passageiros do carro não tiveram ferimentos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Ubá, que atendeu a ocorrência, o carro trafegava no sentido Guidoval - Ubá e a motocicleta no sentido contrário, quando, no km 712, ocorreu a colisão. Os ocupantes da motocicleta foram lançados a um matagal fora da estrada. As vítimas, de 21 e 25 anos, apresentaram fraturas expostas. Eles foram imobilizados, socorridos e encaminhados ao Hospital Santa Isabel, em Ubá.
A Polícia Militar Rodoviária Estadual em Ubá, responsável pelo atendimento naquele município, e a perícia técnica estiveram no local. Os ocupantes do carro nada sofreram. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os envolvidos residem em Guidoval.
Funcionários do hospital informaram as vítimas estão na UTI, com quadro estável e conscientes. Porém, o jovem de 21 anos teve o braço amputado. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. (foto: Arquivo){{banner-interno}}
A Polícia Militar em Muriaé deflagrou uma operação surpresa, no bairro Santa Terezinha, na noite deste sábado de Aleluia, 4 de abril, em resposta a ações violentas contra militares que foram hostilizados no bairro, na noite anterior, quando tiros foram disparados contra uma viatura da PM.
Cerca de 30 viaturas e 70 policiais participaram da força tarefa que resultou na prisão e apreensão de seis pessoas, entre maiores e menores, e apreensão de dois revólveres calibre 38, 65 munições, 166 papelotes de cocaína, além de R$ 6.500 em dinheiro.A operação, coordenada pessoalmente pelo comandante da 76ª Companhia de Polícia Militar em Muriaé, capitão Sandro Josefino, contou com a participação, inclusive, de policiais que estavam de folga e também com cães farejadores da Rocca e do Serviço de Inteligência da Polícia Militar.
Entre os detidos, estão um homem e um adolescente, que segundo o capitão, seriam os autores dos tiros contra a viatura da PM, na noite de sexta-feira, 3, e que por isso, eram os principais "alvos" das ações deste sábado. Ainda de acordo com o oficial, outros três detidos um adulto e mais dois menores estavam junto com os dois suspeitos no momento da abordagem e resistiram, tentando sair do local sem sucesso.
Um sexto homem conduzido para a delegacia estaria foragido da Justiça e acabou abordado em uma das incursões feitas durante a operação. Todos os detidos e o material apreendido foram levados para a delegacia do bairro Safira, para registro da ocorrência e apresentação à Polícia Civil. (Fotos cedidas por Site Silvan Alves){{banner-interno}}