Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, realizada nessa noite de terça-feira, 7, os vereadores da Casa aprovaram dois projetos de lei por unanimidade. O primeiro a ser apreciado foi o que recebe nº 14/2015, tem autoria do vereador Vinícius Machado e dá nome a cinco logradouros públicos municipais existentes no Loteamento São Marcos, para que as referidas ruas possam ter uma identidade e ganhar um CEP, facilitando, dessa forma, os serviços de entrega dos correios, por exemplo.
O vereador Vinícius propôs os nomes Sebastião Cândido de Souza, João Fernando Ferreira Bernardo, Rosa Maria de Oliveira e Antônio João Campos para denominar quatro ruas e, por fim, para o único logradouro do Loteamento São Marcos em que não há residências, o proponente do Projeto de Lei escolheu o nome "Travessa 30 de abril", em alusão ao dia em que o Conjunto Residencial São Marcos foi inaugurado. A outra proposição acolhida em plenário foi o Projeto de Lei nº 19/2015, formulado pelo vereador Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza), com objetivo de instituir em Cataguases a "Semana Municipal de Conscientização do Autismo", a ser comemorada anualmente, com culminância no dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Membros do Grupo Amigos dos Autistas de Cataguases (GAAC) estiveram presentes à reunião e aplaudiram a aprovação do projeto, assim como também fizeram os vereadores da Casa.
O terceiro Projeto de Lei em pauta teve sua apreciação adiada por duas sessões, a pedido de seu autor, vereador José Augusto Guerreiro Titoneli. Ele disse que a decisão foi tomada para que pudesse fazer ajustes no texto, a fim de dar maior contorno à proposta que "dispõe sobre a obrigatoriedade de curso de primeiros socorros para condutores e monitores profissionais que atuam no transporte escolar privado da cidade de Cataguases e dá outras providências". (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras (CTSC) recebeu neste mês de março, mais uma vez, do Governo do Estado de Minas Gerais, a renovação da certificação que o mantém apto a desenvolver suas atividades, por estar cumprindo as exigências e diretrizes estipuladas para fins de promoção de políticas públicas voltadas ao Turismo.
Segundo a presidente da instituição, Elaine Ferraz, essa conquista, que foi oficializada no último dia 23 de março, tem grande importância, porque possibilita não só o funcionamento do CTSC, como também a expansão e a melhoria das atividades turísticas desenvolvidas em Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati, Laranjal, Leopoldina e Rodeiro, que são os municípios integrantes desse Circuito.Elaine é secretária de Ação Social e Desenvolvimento Econômico de Itamarati de Minas e assumiu a presidência do CTSC no fim de fevereiro deste ano, quando substituiu Bento José Maria Moreira, que deixou o cargo consequentemente após ter se afastado da Secretaria de Turismo de Dona Euzébia.
Nesse novo posto, Elaine disse que pretende abrir um amplo diálogo entre os membros do Circuito, de modo que todos possam contribuir com propostas que potencializem os pontos positivos e apontem melhorias para as fragilidades do Turismo em cada município do grupo.
Desse modo, a presidente ressaltou a inovação já adotada pelo Circuito, quando seus integrantes propuseram e aprovaram um novo formato para as reuniões mensais, que passam a ser itinerantes, permitindo desta maneira maior interação e ambientação entre os membros que compõem a instituição.
"Assumi a presidência no final de fevereiro e logo começamos uma conversa com os municípios sobre qual linha de atuação nós deveríamos seguir e o que eles realmente estão precisando neste momento. A intenção é a integração entre todos os membros em torno de ideias que possam trazer avanços para que os turistas sejam cada vez mais bem recebidos e presentes em nosso Circuito", explicou Elaine Ferraz.
Animada, a presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras também revelou que a primeira reunião nesse novo modelo já aconteceu – há uma semana - em Itamarati de Minas, sendo considerada "um sucesso". Ela destacou que "todos gostaram do assunto e do passeio porque além da reunião os participantes conheceram os pontos turísticos da cidade, o que será uma rotina a partir de agora", informou. Elaine revelou ainda que, nesse início de mandato, por meio das conversas iniciais, ficou definido a necessidade de ampliar, no turismo local, a qualificação de mão de obra profissional a fim de dar suporte à demanda oferecendo um atendimento qualificado ao turista que visitar as cidades do Circuito e, também, serão refeitas e ampliadas a sinalização turística adequadas visando facilitar a vida dos turistas. Para finalizar, Elaine comentou sobre o I Concurso de Ideias "Fomentando o Turismo em Cataguases", lançado nesta segunda-feira, 6 de abril pelo Sicoob Coopemata de Cataguases. De acordo com a presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras a iniciativa é "excelente". Para Elaine "tudo aquilo que é voltado para desenvolver o turismo em Cataguases e nas cidades do entorno é bem visto por nossa instituição".{{banner-interno}}
Com o objetivo de debater a violência em Viçosa e região, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá realizar, na próxima segunda-feira, dia 13 de abril, uma audiência pública. A reunião será às 9 horas, na Câmara Municipal de Viçosa, que fica localizada na Praça Silviano Brandão, 5, no Centro.
A audiência pública foi solicitada pelos deputados Paulo Lamac (PT) e Roberto Andrade (PTN). Segundo o deputado Paulo Lamac, o município registrou, nas últimas semanas, mais de dez assassinatos, a maioria deles relacionados ao tráfico de drogas, além de tentativas de homicídio, e a principal reivindicação dos moradores é a instalação de uma delegacia regional na cidade. "Nosso objetivo é abrir um diálogo direto com a população, fazendo o diagnóstico da situação, apontando para soluções que estão ao alcance do Governo do Estado dar encaminhamento", destacou.
O deputado participou, em março, de uma reunião na Secretaria de Estado de Defesa Social para discutir o assunto. Os participantes ressaltaram, nesse encontro, que Viçosa é a única cidade com uma universidade federal que não tem uma delegacia regional. A cidade já conta com a estrutura física para a delegacia, mas necessita de aumento do efetivo e melhores condições de trabalho.
De acordo com o deputado Roberto Andrade, é importante discutir políticas eficazes para a redução da criminalidade em Viçosa. "Já estamos tomamos medidas para combater o crime organizado na cidade. Na semana passada, tivemos uma operação da Polícia Civil que efetuou mandados de prisão e apreendeu armas e drogas que estavam em posse de traficantes. Agora, faremos a audiência pública e esperamos contar com a participação da sociedade", afirmou.
Convidados – Foram convidados para a reunião a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira; o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; a reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Nilda de Fátima Ferreira Soares; o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe da Polícia Civil, Wanderson Gomes da Silva; e o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt.{{banner-interno}}
Uma carreta Volkswagen Tractor, com placa de São Vicente (SP), saiu da pista na estrada Cataguases-Leopoldina, ao fazer a curva próximo ao sítio "Castelinho", na entrada da cidade, por volta das 15h30min desta terça-feira, 7 de abril. O veículo transportava papelão e sucata de papel para ser descarregado na Fábrica Cataguases Papéis, conforme informações preliminares obtidas pela reportagem do Site do Marcelo Lopes no local do acidente.A Polícia Militar de Cataguases através do sargento Rocha e Cabo Reginaldo compareceram ao local e fizeram o isolamento parcial da pista bem como realizaram os primeiros procedimentos de rotina até à chegada da equipe da Polícia Militar Rodoviária em Dona Euzébia. Os policiais também chamaram a ambulãncia do SAMU e a equipe da Defesa Civil para prestar socorro. Apenas o motorista da carreta estava no veículo e sofreu ferimentos leves, inicialmente, apesar de reclamar dores pelo corpo e de ter ficado preso entre a carga que caiu da carroceria.
Anderson Pereira da Silva, 35 anos, perdeu o controle do veículo ao fazer a curva na chegada de Cataguases (curva do Sítio Castelinho). A carreta saiu da pista, invadiu o acostamento e em seguida a cabine bateu com a lateral direita da frente em árvores e cercas existentes no local, ficando a carroceria parcialmente na pista, sendo que toda a carga derramou sobre o terreno baldio que margeia a estrada. O motorista foi jogado para fora do caminhão e ficou preso entre os fardos de papelão e sucata até ser retirado pela equipe do SAMU e por pessoas que pararam para prestar-lhe ajuda. Ele foi levado lúcido para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases.
{{banner-interno}}
O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – em Cataguases, realizou na manhã desta terça-feira, 7 de abril, uma série de atividades físicas e artísticas na Praça Santa Rita de Cássia, centro da cidade, para comemorar o Dia Internacional da Saúde. O evento contou com a presença do prefeito Cesinha Samor, secretários municipais e dezenas de participantes, inclusive dos membros do Grupo da Melhor Idade, que foram em caminhada até à Praça.O evento foi coordenado por Rodrigo Aguiar (foto ao lado), integrante do NASF que realiza esta atividade pelo terceiro ano consecutivo, sempre no dia 7 de abril. Ele revelou que durante a manhã, aconteceram diversas ações como a apresentação do Grupo Folclórico Mineiro Pau e dos membros do Pró-Idoso de Cataguases. Uma caminhada foi uma das ações mais concorridas, de acordo com Rodrigo. O trajeto consistiu na saída da Chácara Dona Catarina, passando pelo Calçadão, Praça Rui Barbosa e chegada na Santa Rita. Em seguida todos fizeram um alongamento coletivo, completou ele.
Ainda durante o evento, os participantes ganharam água e frutas e participaram também de um sorteio de brindes, sendo o mais cobiçado uma bicicleta. Rodrigo avaliou a iniciativa como "muito positiva". Ele lembrou que na primeira edição do projeto, há três anos, "recebemos cerca de cem pessoas apenas e hoje tivemos mais de quatrocentos", afirmou. Ele destaca a animação demonstrada pelos participantes durante toda a atividade. "Tudo transcorreu num clima de muita animação e alegria visto que todos cantaram e se divertiram durante as atividades", avaliou. (Fotos: Kadu Fontana){{banner-interno}}