A criação de uma delegacia regional em Viçosa (120 Km de Cataguases), o aumento de efetivos das Polícias Civil e Militar, bem como o envolvimento maior da Polícia Federal na investigação dos crimes ligados ao tráfico de drogas, que predominam na região. Essas foram as principais demandas trazidas durante a audiência pública que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou no município nesta segunda-feira, 13 de abril.
Além de cinco deputados - quatro estaduais e um federal -, participaram da reunião na Câmara Municipal mais de cem pessoas, entre cidadãos, representantes de órgãos e entidades envolvidos com a segurança pública. A audiência foi solicitada pelos deputados Paulo Lamac (PT) e Roberto Andrade (PTN), com o objetivo de debater a violência crescente em Viçosa e região.
O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), lembrou que a maior parte dos homicídios tem ligação direta com o tráfico de drogas. E por isso, reivindicou maior participação do Governo Federal nas políticas de segurança. Além disso, na sua opinião, a Polícia Rodoviária Federal deveria atuar de maneira mais efetiva nas estradas, para coibir o transporte de drogas.
Também Bruna Carvalho, do Conselho Municipal da Juventude, destacou que a violência do tráfico atinge principalmente os moradores da periferia. "Mais de 75% das vítimas da violência são negros e pobres", alertou ela, acrescentando que a política de segurança não pode envolver apenas a repressão, mas também a prevenção.População cobra outras ações na segurançaNa fase de debates, Paulo Márcio de Freitas, presidente da Associação Comercial de Viçosa, entregou carta à comissão, fazendo reivindicações de melhoria na segurança, reforçando a necessidade da criação da delegacia regional e de aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar.
Rosângela Fialho, do Centro de Desenvolvimento Sustentável de Viçosa, reivindicou a construção de um albergue. "Hoje o condenado em Viçosa vai para o regime residencial porque não temos albergue. Temos cerca de 300 presos nessa situação. E por isso, não temos controle sobre os passos dessas pessoas. Não sabemos se estão trabalhando ou se estão em casa", disse.
'Dias de terror' - O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, disse que "a cidade tem vivido dias de terror". E lembrou que a demanda por uma delegacia regional vem de 2011 e até hoje não foi atendida. Ele reforçou essa necessidade argumentando que Viçosa tem demanda na área de segurança muito superior a Ponte Nova e a Ubá, na mesma região.
Chequer disse que participou de reunião com o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, e que foi prometida a melhoria do efetivo da PM no médio prazo, mas que quanto à Polícia Civil, não foi dada nenhuma previsão. Por isso, ele pediu aos deputados a intermediação para marcar uma nova reunião para encaminhar as solicitações.
Nilda de Fátima Soares, reitora da UFV, destacou os projetos que a universidade tem realizado para apoiar os jovens. "Queremos que os novos universitários tenham uma entrada diferente na UFV, com aulas de esportes, mais lazer e cultura na universidade. Temos que estar atentos a essa juventude, que está em mudança constante", ressaltou.Polícias falam de sua situaçãoO delegado regional da Polícia Civil, Marcus Vinícius de Paiva Silva, pediu mais policiais civis na cidade. Ele considerou como agravante o plantão regionalizado, no qual os policiais têm que se deslocar até 280 km para registrar uma ocorrência. Segundo o delegado, esse plantão ainda funciona de modo precário na cidade.
O comandante da 4ª Região da PM, coronel José Geraldo de Lima, também reclamou da falta de policiais, mas disse que há a perspectiva de que sejam chamados 30 militares no próximo concurso. Ele ainda destacou algumas dificuldades na segurança pública como um todo. "De 100 criminosos, quantos são levados a julgamento? A certeza da impunidade acaba provocando a reincidência no crime", lamentou.
O deputado federal Padre João (PT-MG) acrescentou que, antes de se mudar o Estatuto da Infância e da Adolescência (ECA), é preciso fazer com que ele seja cumprido. "Não há unidades para recolher o menor. Qual município tem essa estrutura? Temos que fazer valer a lei", advertiu. Outro problema apontado por ele é a ausência de atividades esportivas e de lazer para a juventude. "Não tínhamos mais professores de educação física na rede estadual. Agora é que está havendo concursos para essa área e professores estão sendo chamados", lembrou.
Requerimentos - Ao final da reunião, foram aprovados vários requerimentos de providências a autoridades estaduais e federais. Os deputados solicitam a transformação da Companhia Independente da PM de Viçosa em batalhão; a implantação do plantão 24 horas na cidade; visitas à Secretaria de Estado de Defesa Social e à Superintendência Regional da Polícia Federal para discutir as demandas tratadas na reunião; e o envio das notas taquigráficas da audiência a vários órgãos. (Fotos: Guilherme Dardanhan/ALMG){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sua sessão ordinária nesta terça-feira, 14 de abril, a partir de 18h30, quando os vereadores da Casa deverão apreciar nove proposições inscritas na pauta, sendo quatro Requerimentos. Pela Ordem do Dia, o Projeto de Lei Complementar nº 3/2015, submetido pelo Executivo, e que já entrou na Pauta de votação diversas vezes, poderá ser o primeiro levado à discussão e, caso seja aprovado, vai dispor sobre cemitérios e serviços funerários no Município de Cataguases, além de dar outras providências.
Em seguida, deverá ser votado o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 01/2015, de autoria da Mesa Diretora, que visa alterar dispositivos e anexos da Lei nº 3.815/2010 (Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Cataguases e dispõe sobre a reorganização do Quadro de Servidores). Se for aceita, a proposição vai criar um cargo de Chefe de Recursos Humanos, com vencimento de R$2.600,00, no quadro de provimento de cargo em comissão da Câmara Municipal de Cataguases.
Ainda na mesma pauta, está previsto ser debatido o Projeto de Lei nº 40/2014, proposto pelo vereador Antônio Gilmar de Oliveira, que dá nome a Logradouro Público do Município de Cataguases (Praça Serafim Carlos Spíndola). Logo após, deverá ser votada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, que tem como autores os vereadores Geraldo Majella Mazini e João Manoelino da Silva Bolina, visando acrescentar parágrafo ao Artigo 60 da Lei Orgânica do Município, para ampliar as atribuições do cargo de vice-prefeito.
Na Ordem do Dia, também poderá ser apreciada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, formulada pelo vereador Serafim Couto Spíndola, com a finalidade de acrescentar § 7º e § 8º ao Artigo 208 da Lei Orgânica Municipal. A intenção dessa proposição é assegurar o pagamento da remuneração dos servidores públicos até o 5º dia útil de cada mês subsequente ao vencimento. As modificações propostas observam que, caso haja atraso no pagamento, o vencimento deverá ser corrigido monetariamente, "de acordo com índices oficiais aplicáveis à espécie".Ao justificar seu referido Projeto de Lei, o vereador Serafim reitera que "dia de pagamento do funcionalismo público é, no máximo, o quinto dia útil do mês subsequente". Ele também destaca que, quando o servidor recebe com atraso, paga multa e juros, graças a irresponsabilidade do governante que comete "improbidade administrativa".
O autor da proposição cita o Artigo 459, §1º, da Consolidação das Leis do Trabalho, que fixa o 5º dia útil como limite para o pagamento de salários. Além disso, o vereador ainda observa que seu Projeto de Lei é necessário e pertinente, porque o administrador municipal não possui razões plausíveis para atrasar o pagamento dos vencimentos aos servidores públicos, uma vez que o município está recebendo normalmente todos os repasses devidos. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A Polícia Militar em Miraí prendeu dois suspeitos de estarem comercializando drogas ilícitas na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, conforme informaram os soldados Meneguite e Bento, responsáveis pela prisão dos dois rapazes. Eles estavam vigiando o local havia algumas horas quando viram Claudinei Alves Medeiros entrar em uma residência conhecida por ser ponto de tráfico de drogas onde mora uma mulher, que teria ficha criminal por comercializar drogas ilícitas. Quando o rapaz saiu da casa foi imediatamente abordado pelo soldado Bento que fez uma busca pessoal em Claudinei quando encontrou em sua cintura, entre o calção que usava e a cueca, um saco plástico com oito buchas de maconha e uma de crack, conforme ele mesmo confessou posteriormente aos policiais. Já a moradora da casa, ao perceber a presença da PM próxima de sua residência se trancou no imóvel.
Minutos depois, quando os policiais caminhavam em direção à viatura com Claudinei avistaram outro rapaz, identificado como João Vitor da Silva, que também foi detido, correndo no meio do mato existente nos fundos da casa da mulher onde teria se escondido e com a perna sangrando. Um morador, não identificado, disse aos PMs ter visto João pular três a quatro casas em fuga, e o corte em sua perna teria sido provocado por uma cerca de arame farpado. Os dois foram conduzidos até ao hospital daquela cidade onde passaram por exames médicos e em seguida à Delegacia de Polícia onde prestaram depoimento do delegado titular, Thiago Soares Marty (foto ao lado), que ratificou o flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Eles serão encaminhados para o presídio de Cataguases onde permanecerão à disposição da justiça.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria alterada para retirada do nome de uma pessoa cuja participação no episódio não se confirmou posteriormente a ação policial.{{banner-interno}}
Um clima envolvente e contagiante, além da boa música e a presença de convidados super especiais, marcaram a manhã do último sábado, 11 de abril, na loja Hering Store, em Cataguases. O motivo foi o tão aguardado lançamento da coleção Outono-Inverno 2015 daquela que é uma das grifes mais bem conceituadas e tradicionais do país. Para registrar o momento a loja promoveu um mega desfile que encantou o público e as pessoas que passavam pela calçada em frente, que não resistiu e parou para da aquela olhadinha atenta.
"Nossas roupas têm o estilo de quem sabe o que quer. A versatilidade de quem transita em vários ambientes. As cores que combinam com seu dia, sua noite, seu momento. O conforto da verdadeira liberdade". Esta definição, divulgada pela própria Hering, resume com exatidão, o conceito desta coleção, conforme revela Pablo Rodrigues, sócio proprietário da loja em Cataguases. Segundo ele, a "Hering nos impressionou com o bom gosto desta coleção. A marca está mantendo a carinha do bom básico e ao mesmo tempo criando peças com estilo e ousadia e com preços super acessíveis", contou.
O desfile aconteceu no interior da loja e em parte da calçada em frente. A iniciativa movimentou o local que chegou a ficar congestionado de pessoas ávidas por ver as novidades que a Hering apresenta para esta nova estação. A apresentação da coleção feminina foi marcada por peças leves e versáteis. A alternância entre os looks de outono e inverno revelaram o charme das sobreposições (casacos abertos, com diversas modelagens e texturas) e os maxi comprimentos com destaque para os vestidos de estampa da "LA Estampa".A camisaria mostrada traz aplicações especiais em pedrarias, estampas e tecidos com texturas; Por sua vez as jaquetas de P.U. (material sintético, moderno e confortável), na modelagem "bomber", de proporções mais largas e punhos e barra marcados, são inovações que super interessantes. Os tricôs, sempre estampados ou com brilhos leves, em acabamento com lurex, paetê e jacquard, ganham também a presença dos listrados, que é uma tendência e aposta certa da estação, são opção curinga, além da calça jogger, que vem com visual esportivo, e super confortável. Na linha jeans, destaque para os de cor cinza, que são opção perfeita para quem busca um estilo único.
No desfile masculino, destaque para as camisas xadrex, índigo, linho e sarja estonada, as camisetas, que trazem lavagens que proporcionam uma agradável sensação ao toque e garantem que cada peça seja única, além dos tricôs, com diferentes pesos de malha. A coleção também conta com as jaquetas de P.U. e o jeans cinza, a grande aposta da Hering para esta temporada. Tudo isso veio acompanhado de acessórios variados, além dos queridinhos da marca Hering, os "básicos nada básicos". É sempre bom lembrar que as roupas básicas da Hering nunca saem de moda nem de linha, são ícones que se encaixam perfeitamente em qualquer guarda-roupa, comenta Pablo, que gostou muito da receptividade dos clientes e do público em geral ao desfile.
Os talentosos modelos cataguasenses que participaram do desfile são Iara Diniz, Jhonatan Ferreira, Lara Rodrigues, Lorena Rodrigues, Lucas Lobo, Mirian Oliveira e Verônica Alves. Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Esporte Clube Laranjal mostrou na noite da última sexta-feira, 10 de abril, contra o Esporte Clube Venancence porque é considerado pela maioria dos que acompanham o futebol na região, como um dos favoritos ao título da Copa dos Campeões Regionais da Liga Esportiva de Cataguases (LEC).
Uma equipe que será difícil de ser batida começando pelo goleiro Bernardes, um enorme "paredão" debaixo dos três paus, que coordena um sistema defensivo com a dupla de zaga formada por Diego Papito e Ronan e, ainda, Arthur podendo jogar como ala direito; O time tem também um meio campo com o filho dos deuses Peixoto, o craque Vitinho e Super Fidélis e, no ataque, Robinho e o filho do vento Colin. Isso sem contar os demais jogadores que são de altíssima categoria.
O Venancence também tem uma equipe muito certinha, talvez faltando aquele elemento chamado "matador". Destaques para Netinho, na lateral, Maguinho, Daniel, Danilo e Pierre, este o melhor do time. Uma equipe muito aplicada taticamente revelando o dedo de seu treinador Zezinho. Um grande público de mais de mil pessoas compareceu ao estádio em Laranjal e assistiu a uma grande partida de futebol, superior a muitos campeonatos profissionais.
O primeiro tempo mostrou igualdade em campo com leve vantagem para o time da casa que teve como destaque Vitinho, jogador do Friburguense. O rapaz deu show mais uma vez, mas na etapa complementar, muita velocidade e um show do garoto Colin, que entrou no lugar do centro-avante, Robinho, e "acabou" com o jogo superando na habilidade e velocidade a defesa dos visitantes. Ele teve participação no primeiro gol com uma arrancada sensacional e, no segundo, deu um passe perfeito para Fidélis.Muitas figuras conhecidas do esporte regional e até mundial prestigiaram o jogo como Tuquinha, Joãozinho das Arábias, Cidinho Pedro, entre outros. Com este resultado o Esporte Laranjal dispara na liderança do grupo com 9 pontos deixando a equipe de Itaperuna (RJ) na segunda colocação momentânea.
A arbitragem mais uma vez, foi tranquila e corretíssima de Robert "Margarida" Machado, auxiliado pelos sempre competentes Rui e Onofre Aladim nas bandeiras.
E.C. Laranjal: Bernardes. Arthur, Ronan, Papito e Humberto, Glaysson, Peixoto, Vitinho e Fidélis, Robinho (Colin) e Daniel. Técnico: Luciano Oliveira.
E.C. Venancence: Gum, Netinho, Sairu, Bruninho e Félix, Vinícius, Maguinho, Pierre e Daniel, Danilo e Josemar. Técnico: Zezinho.
Com o término da 4ª rodada algumas surpresas como o tropeço - em casa - do E.C. Ribeiro Junqueira diante do Leopoldina e a goleada do Ideal sobre o Tupi, em Itamarati de Minas. No grupo A temos o Esporte liderando, no B o Ideal disparando como líder na classificação geral. Confira abaixo os resultados e classificação .
Resultados da Quarta Rodada E.C. Laranjal 2 X O E.C.VenancenceE.C. Ribeiro Junqueira 0 X 0 Leopoldina F.C. Tupi F.C. 1 X 4 Ideal E.C.Palmense F.C. 1 X 1 Laje E.C.Nacional A.C. 1 X 1 S.C. Guiricema E.C. Democrata 2 X 1 Olaria E.C.
Na próxima rodada as atenções se voltam para o jogo da volta entre Ideal x Ribeiro Junqueira, que vai acontecer em Recreio (MG), no sábado, 18, às 17 horas com promessa de público recorde.
Resultados da rodada do Regional Mirim e Infantil da LEC:MirimGuarani 7 X 0 C.F.L.Palmense 3 X 1 XV de Novembro Operário X Ubaense (Adiado por problemas no estádio do Operário Futebol Clube de Cataguases que está interditado pelo Corpo de Bombeiros).
InfantilPalmense 2 X 7 XV de Novembro Guarani 0 X 4 C.F.L.Cruzeiro (Muriaé) X Nova Geração (Pirapetinga) - ADIADO
COPA VERÃO 2015 Ajax, do Ana Carrara é ó último classificado para as semifinais.
Neste domingo, 12 de abril, às 10 horas, no Campo do Flameguinho, jogaram o E.C. Cataguases e Ajax qe perdeu por 4 x 3. Mesmo assim como o Weder Brahma não foi a Miraí enfrentar o Esporte, o time alvi-rubro conseguiu sua classificação.
Confrontos:Projeto Camisa 6 X 0 Miraí - em LaranjalAjax X E.C. Democrata, em Cataguases, no Campo do Flamenguinho.Datas e horários serão definidas nesta quarta-feira, 15 de abril.
Fotos: Kadu Fontana{{banner-interno}}