Nesse sábado, 18 de abril, será inaugurado o Clube de Tiro de Cataguases, espaço que funcionará aos sábados e domingos, de 8 às 18h, em local situado no final do Bairro São Diniz, mais precisamente na estrada para o antigo IDAIC. A iniciativa é do jovem empreendedor Nelson Zanela, que vê na prática de tiro esportivo uma atividade "fascinante", que "ajuda a aliviar o estresse", desenvolvendo "concentração", "disciplina" e "precisão", entre outras características.
Com área murada de mais de mil metros quadrados, amplo estacionamento, lanchonete e área para lazer, o Clube de Tiro será o espaço ideal para a prática da modalidade que utiliza carabina de pressão, instrumento diferente de uma arma de fogo, segundo decreto 3.665/2000. Para garantir a segurança dos integrantes, o Clube disponibilizará todos os equipamentos necessários, incluindo aqueles de proteção individual, como óculos e protetor auricular. Além disso, a estrutura do Clube de Tiro de Cataguases também contará com instrutores capacitados para acompanhar, instruir e ajudar os atiradores, de modo que eles possam manusear a arma adequadamente. De acordo com Nelson, "o espaço que vamos abrir, a partir das 8 horas do próximo sábado, será uma ótima opção de atividade para os fins de semana de moradores deste município e de outros vizinhos".
Conforme revela o empreendedor, a prática do tiro esportivo existe há cerca de 40 anos no Brasil e, em todo o território nacional, já são mais de 80 Clubes de Tiro. "Agora conseguimos trazer esse espaço para Cataguases, a fim de que os interessados experimentem uma sensação única, em busca do conhecimento sobre suas capacidades", ressalta Nelson, lembrando que o Clube de Tiro de Cataguases, a exemplo de outros espalhados pelo país, promoverá campeonatos para frequentadores e sócios. {{banner-interno}}
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta quartafeira, 15 de abril, um homem de 39 anos com grande quantidade de drogas em Muriaé. Ele desobedeceu ordem de parada no Km 706 da BR-116, onde fica situado o posto da PRF sendo perseguido pela viatura até ser abordado já na área urbana de Muriaé.
O motorista, identificado pelas iniciais L.O.M., 39 anos de idade, dirigia um VW Golf que durante a revista feita pelos inspetores foram encontrados dentro do carro, aproximadamente 3 quilos e 55 gramas de maconha, aparelhos celulares e R$ 5.421,00 em espécie.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia para as demais providências. O veículo foi removido para o pátio de Detran credenciado. (Informações e fotos da PRF-Leopoldina){{banner-interno}}
Foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado, o jovem Israel da Silva, 23 anos, acusado de ter matado com um pedaço de madeira o garoto Adriano Fortunato Júnior, 11 anos de idade, mais conhecido como Adrianinho. O Júri popular começou às 8 horas desta quarta-feira, 15 de abril, no Fórum da Comarca de Miraí e terminou às 18 horas quando o juiz que presidiu o julgamento, Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, leu o seu veredicto.Adrianinho foi espancado por volta das 19 horas do dia 16 de setembro de 2013, na Rua João Resende, em frente a uma gráfica, na saída para Muriaé e morreu minutos depois de ter dado entrada no hospital daquela cidade. O garoto teria recebido golpes de pau no alto e lateral da cabeça e próximo aos olhos, foi socorrido pela ambulância e por policiais e chegou ao hospital com hemorragia e suspeita de traumatismo craniano. Seu sepultamento ocorreu no dia seguinte sob forte comoção popular.
Na hora do intervalo para o almoço, o Juiz Marcelo Alexandre conversou rapidamente com a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Ele disse que a primeira parte do julgamento transcorreu "com tranquilidade e sem incidentes" e que o réu havia negado sua participação no crime. O juiz informou que o período da tarde seria dedicado ao debate entre Acusação e Defesa "com tempo de uma hora e meia para cada um apresentar seus aergumentos" e na sequência os jurados se reuniriam para decidir o futuro do réu. Os advogados Jefferson Eduardo Vieira Xavier e Daniele Gomes Vieira Xavier, que neste julgamento atuou como assistente, defenderam Israel da Silva.Além de Israel, outros três menores chegaram a ser considerados suspeitos da morte do garoto, mas com o desenrolar das investigações nada se confirmou contra eles. Os menores, inclusive, foram ouvidos diversas vezes durante todo o processo. Dois parentes de Israel assistiam ao julgamento no período da tarde, mas a reportagem do Site foi informada que familiares da vítima não estavam presentes à sessão.{{banner-interno}}
O município de Viçosa, na Região Central de Minas Gerais, pode reiniciar o rodízio de abastecimento de água em bairros a qualquer momento. A prefeitura decretou em dezembro de 2014 o racionamento e vem controlando os níveis de reservatório para avaliar a necessidade de restrição. Nos primeiros meses deste ano, os moradores enfrentaram o rodízio, mas choveu na região, o que aliviou a crise na cidade. Esta semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) voltou a admitir situação crítica na cidade.
De acordo com diretor técnico do SAAE, Edson Bhering Fialho, a última chuva significativa no município foi nos dias 31 de março e 1º de abril. Desde então, o nível de reservatórios está baixando. "Nossa capacidade de reservar água não está atendendo o alto consumo da população. Exemplo visível é a represa da UFV, que após 15 dias sem chuvas varia seu volume abaixo do vertedouro. Precisamos reservar mais água nas cabeceiras da bacia do Ribeirão São Bartolomeu. Para isso, a parceria da população economizando água é essencial", explica.
Segundo Fialho, se não chover até o próximo fim de semana, o rodízio será aplicado. Enquanto isso, a equipe técnica do SAAE faz manobras técnicas entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) I, no Centro da cidade, e ETA II, no Bairro Violeira, com o objetivo de equilibrar a baixa dos principais reservatórios municipais.
O SAAE voltou a pedir a colaboração dos moradores na economia de água. "O regime de chuvas tem diminuído muito a cada ano. A estiagem de 2014 provocou a pior baixa da última década nos corpos d’água da nossa região. O racionamento é uma forma de amenizar o problema, mas a garantia virá da parceria com a população, diminuindo o consumo.", chamou atenção o presidente do SAAE, Luiz Carlos D'Antoni. (Foto: Jornal Estado de Minas){{banner-interno}}
Após denúncia via 190, policiais militares de Muriaé encontraram nesta quarta-feira 15 de abril, no bairro Alto do Castelo, um táxi Fiat Siena de cor prata, da cidade de Miraí, pertencente ao taxista José Ari Moreira da Silva, de 62 anos, que está desaparecido desde a noite de terça-feira, 14, e pode ter sido vítima de criminosos. Há marcas de sangue dentro e fora do veículo.De acordo com a Polícia Militar as informações são de que José Ari pegou uma corrida para Muriaé, às nove e meia da noite desta terçafeira e a partir de então não foi mais visto. Não há detalhes sobre quem contratou o taxista. O carro foi achado trancado, em uma área de terra utilizada como uma espécie de "bota fora", e precisou ser arrombado após a chegada da perícia da Polícia Civil de Muriaé. Há marcas de sangue do lado de fora e no interior do veículo, onde foram encontrados objetos pessoais.
O delegado dePolícia Civil de Miraí,Thiago Soares Marty, juntamente com policiais civis e militares, o corpo de bombeiros e pessoal da Perícia Técnica, estão no local e fazem buscas por toda a região àprocura de José Ari. Um familiar do taxista esteve no local e as autoridades lembram que informações que possam contribuir com o caso podem ser passadas de forma anônima através dos números 190 (PM) e 197 (PC). (Fotos: Silvan Alves)
{{banner-interno}}