Um acidente com uma carreta aconteceu na manhã deste domingo, 19 de abril, na altura do Km 778,2 da BR 116, em Leopoldina (MG). O conjunto cavalo mecânico/carreta tombou por volta das 9h10min próximo da Fazenda Independência, após fazer uma curva para a esquerda. O condutor teria perdido o controle do veículo e foi para a contramão, vindo a tombar na pista.
A Polícia Rodoviária Federal, através dos PRFs R. Mattos e Renato Aparecido, foi acionada. Uma equipe do SAMU também se deslocou para o local. O condutor do veículo e sua esposa foram atendidos pelo equipe médica do SAMU e levados para o Pronto Socorro Municipal. Segundo informações obtidas pela reportagem, até o começo da tarde os dois ocupantes do veículo, aparentemente sem ferimentos graves, permaneciam em observação no PSM.
O veículo foi removido pelo SOS Auto Socorro Reboney e a carreta, até o fechamento desta notícia, permanecia tombada na pista. A PRF informou que o trânsito não foi interrompido no trecho, mas está fluindo utilizando parte da pista que não foi afetada e o acostamento.
Apesar do trânsito apresentar-se reduzido neste domingo, a Polícia Rodoviária Federal recomenda cautela aos condutores, principalmente na volta do feriadão. (Fotos: Júlio César Martins - O Vigilante Online){{banner-interno}}
Abril é um mês com datas ligadas à literatura. Já foram comemorados o Dia do Bibliotecário, no dia 12, e o Dia do Livro Infantil neste sábado (18), que também é a data de nascimento de Monteiro Lobato. O Dia Internacional do Livro será na próxima quinta-feira (23). Para celebrar, instituições particulares e municipais de ensino de Ubá, na Zona da Mata, realizam eventos que incentivam a leitura.
O prazer pelos livros precisa começar em casa, segundo a professora de Redação e coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), Alessandra Labanca. "Desde cedo é o ideal. Na escola, sabemos que é mais fácil incentivar uma criança no primeiro ano do ensino fundamental do que um estudante do ensino médio. No entanto, os pais também têm que fazer a parte deles. Pais que não leem não ajudam a tornar o filho leitor", reforçou.
Nesta semana, a Praça São Januário, no Centro, torna-se palco dos eventos relacionados à 3ª edição da Feira Literária e Cultural de Ubá (Flitec), entre esta quarta-feira (22) e sábado (25). De acordo com a Prefeitura, o evento pretende resgatar e estimular o prazer pela leitura, incentivando a aproximação do público com os livros. Neste ano, o autor homenageado será Vinícius de Moraes.
Esta será a edição mais longa. Em 2013, com um dia de duração, foi lembrado o escritor Mário Quintana. Em 2014, foram dois dias destacando a obra de Cecília Meireles, o que atraiu um público de sete mil pessoas.Ler e evoluirO Colégio Sagrado Coração de Maria tem cerca de 700 alunos do maternal ao ensino médio. Nesta semana, a instituição realizou a 3ª Bienal Literária, para celebrar o Dia do Livro, em 18 de abril. Alessandra Labanca explicou que a escola realiza o evento desde 2011. E, nos anos intermediários, ocorre uma Feira Literária. "É visível a diferença entre o aluno que lê e o que não lê. Por isso temos a preocupação de incentivar a leitura desde pequenos", afirmou.
A programação teve momentos para os estudantes e para os pais, encontros com a contadora de histórias Adriana Oliveira e com os escritoress Dalila Roufi, Marina Carvalho e Lino de Albergaria. Também houve visitas a estandes das livrarias, apresentação de pesquisas e exposição de trabalhos dos alunos no pátio.
A estratégia da escola foi um sistema que inclui o aluno na escolha das obras. "Forçar o livro afasta o aluno ao invés de chamar. Todos recebem a lista que será lida ao longo do ano. Ao acabar um livro, o aluno coloca estrelinhas. A partir deste ranking, elaboramos um gráfico e isso nos ajuda a manter ou substituir obras na lista. Não deixamos o clássico de lado e incluímos títulos que eles gostam", analisou Alessandra Labanca.
A lista tem desde "O grande desafio", de Pedro Bandeira, e "Depois daquela viagem", de Valeria Pollizi, até clássicos como "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, "Sonhos de uma noite de verão", de Shakespeare, e "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna.
Os estudantes também são incentivados a visitar a biblioteca e a participar de concursos internos de redação. Tudo é convertido em trabalhos, já que eles são preparados para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Eles precisam ler, escrever e reescrever após as correções dos professores. Assim o aluno percebe a evolução não só da estética do texto quanto do conteúdo. Alguns já me disseram que começaram o ano receosos e que viram o quanto melhoraram. Como o caderno é montado à medida que escrevem, no final do ano, ele tem a visão geral de que o salto foi grande", contou.
Conhecendo o poetaNesta semana, estudantes e público de Ubá terão a chance de conhecer um pouco mais sobre o poeta e escritor Vinícius de Moraes. Segundo a Prefeitura, o trabalho já começou em sala de aula, com as turmas aprendendo mais sobre o homenageado e preparando as apresentações.
A Flitec é definida pela Prefeitura como um trabalho que vai além dos muros da escola, para atender a diferentes faixas etárias e difundir a produção artística, literária e intelectual. Na programação estão previstas palestras com autores regionais, lançamento de livros, shows musicais, exposições, contação de histórias para crianças e performances teatrais dentro e fora das escolas.
Confira a programação completa da 3ª Flitec:
Quarta-feira (22):19h: Salão do Plenário da Câmara de Vereadores: início da Flitec com performance musical de Aparecida Ramos ao teclado. Haverá lançamento dos livros "Anos Dourados na Terra da Manga Ubá – Memórias da Minha Janela", de Cornélio Zampier Teixeira; "Estrelas Decadentes", de José Geraldo de Souza Araújo; e "Um Punhado de Trovas e outros Escritos", de Olympio da Cruz Simões Coutinho. E, ainda, performance com o ator e diretor Fabricio Sereno, intitulada "Trilhando-me em Versos" e baseada na obra "500 anos de poesia, de Camões a Drummond", do autor Ruy Cardoso Guimarães.
Quinta-feira (23):19h: Palestras para educadores, no Colégio Anglo.- Sala 8: "Um novo jeito de escrever com um co-autor ilustrador / Escrevendo com desenhos", com Ezidras Farinazzo.- Sala 7: "Vinícius de Moraes: o grande poetinha", com Anne Gazolla e também performance com o ator e diretor Fabricio Sereno, intitulada "Trágicos Fragmentos" baseada na obra "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes.- Auditório: "A poesia no contexto biológico e emocional", com Antônio Isair da Silva.- Pátio coberto: "Escrita Criativa – De onde vêm as boa ideias", com Tarcízio Dalpra Júnior.19h: na sala de Multimeios da Fagoc.- Performance musical de Aparecida Ramos ao teclado com palestra "Espinosa – Filósofo da Liberdade e da Beatitude", com José Daniel Machado. Público-alvo: alunos dos 1º e 2º períodos do curso de Psicologia.
Sexta-feira (24):Local: Palco central na Praça São Januário.8h: Abertura oficial com apresentação da música "A paz", da autora professora Maria Luiza Ervilha pela Escola Municipal Doutor Tânus Feres de Andrade. Homenagem especial à escritora Marlene Marques e participação especial de Aparecida Ramos ao teclado.9h: As borboletas - Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade.9h30: O gato - Escola Municipal Doutor Tânus Feres de Andrade - CURUMIM II.10h: Jogral: músicas e poesias - Escola Municipal Irmã Ana Maria Teixeira Costa.10h30: Musical - Apae.11h: Semeando Vinícius - Instituto Educacional Semear.11h15: Momento "Projeto Ações Públicas" com alongamento, dança Livre e aula de zumba - Secretaria Municipal da Educação.12h: Show com Lenício - violão e voz.14h: Contos e encantos de Vinícius de Moraes - Escola Municipal Doutor José Campomizzi Filho - Cacic.14h30: As abelhas - Escola Municipal Professor Manoel Arthidoro de Castro.15h: A arca de Noé - Escola Municipal Professora Rosalina Brandão.16h: Show infantil.17h: Premiação do Concurso de Redação: Revista Fato/Flitec.18h: Show "Vinicius em Prelúdio" - maestro Marum Alexander, Aparecida Ramos e Lenício Cesário.
Sábado (25):Local: Palco central na Praça São Januário.8h: Coral "Jardim da Manga" – Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo - Jardim da Manga Waldorf.8h30: Declamação de poesias e musical.9h: Momento "Projeto Ações Públicas" com alongamento, dança livre e aula de zumba – Secretaria Municipal da Educação.9h30: Jogral "Soneto de Fidelidade" – Escola Estadual Raul Soares.10h: Apresentação da Banda Oficina da Arte.11h30: Show de encerramento com a Banda Rua da Virada, de Ouro Preto (MG).
Fotos: Prefeitura de Ubá/Divulgação{{banner-interno}}
Foi realizado na noite deste sábado, 18 de abril, em Leopoldina um evento de MMA, sigla em inglês que significa Artes Marciais Mistas, que contou com lutadores de várias modalidades e com três atletas da Academia Gracie Barra Cataguases, que proporcionaram ao público presente boas lutas. Rodriangelo Oliveira, Mateus Napoli e Carlos Silva, representaram a Gracie Barra Cataguases.O primeiro atleta a lutar foi Rodriangelo, especialista em Jiu-Jitsu, apresentou uma boa luta no chão, derrubando seu adversário que era de Leopoldina. Lutou com garra e muita técnica, mas o resultado final surpreendeu, de acordo com os jurados que deram vitória ao seu oponente. Rodriangelo Oliveira, porém, não se abateu. "Consegui colocar meu jogo, trabalhei as quedas, mas o adversário era duro. Na minha percepção e dos que estavam analisando o evento eu merecia a vitória, mas, infelizmente, não veio e agora é focar no treinamento e continuar, pois agradeço muito o apoio de todos e do meu mestre, Ricardo Caetano, que e um monstro do Jiu-Jitsu", analisou.
O segundo atleta cataguasense a pisar o octógno, foi Mateus Napoli. Também muito focado na sua luta, ele começou o combate em ritmo acelerado e logo colocou pra baixo seu adversário. No chão, ele revelou um verdadeiro arsenal de finalizações que surpreendeu a todos, o que lhe permitiu vencer a luta por nocaute, no segundo round e garantir a vitória para sua equipe. Sobre a luta, Matheus assim comentou: "Embora algumas pessoas não terem acreditado que saíria daqui com uma vitória, eu confiei nos meus amigos e professores que estavam me apoiando e me dando força. Graças a Deus sai com a vitória que dedico a todos que me conhecem e torcem por mim", disse o atleta.A penúltima luta da noite trouxe o terceiro atleta da Academia Gracie Barra Cataguases. Carlos Silva entrou para a arena sob forte pressão, visto que enfrentaria um adversário da casa. Apesar disso, ele não se intimidou e trabalhou seu jogo em pé desferindo duros golpes contra seu oponente e na primeira oportunidade o colocou pra baixo, estabilizou a posição favorável para acerta-lo com golpes duros e certeiros até que o levou a conseguir uma posição que lhe permitiu aplicar um "mata leão" e finalizar a luta, ainda no primeiro round. Feliz com sua performance, Carlos agradeceu a vitória. "Agradeço a Deus, minha família e meus professores e amigos que torceram por mim. Esta vitória é a primeira de muitas que virão, com fé em Deus. Obrigado a todos", concluiu o atleta.
Com este resultado, mestre Ricardo Caetano, revelou-se satisfeito com o desempenho de seus atletas. Ele reclamou do resultado da primeira luta em que, na sua opiniao, foi vencida pelo atleta de sua academia, mas disse que erros como este também "fazem parte do esporte e acontecem sempre". Caetano, preferiu destacar o mérito de seus atletas. "Mostramos o quanto nossa equipe é forte e capaz de estar evoluindo cada vez mais. Agora, estamos mais unidos e trabalhando em prol de um só objetivo que é o de formar atletas de alto nível", disse. Ele reiterou estar "muito feliz" com os resultados da noite e finalizou dizendo uma frase do mestre Carlos Gracie Júnior: "Juntos somos mais fortes pois trabalhando junto o céu e o limite".{{banner-interno}}
Dois jovens, de 21 e 25 anos (fotos abaixo), e um adolescente, de 21, foram detidos depois de fugirem com dinheiro de uma casa lotérica de Volta Grande, na Zona da Mata, na manhã deste sábado, 18 de abril. O trio foi encontrado em Além Paraíba, com cerca de R$ 34 mil, durante a fuga, em um VW Santana prata, ano 96, placa KMF-3046. O caso foi registrado como coação.Segundo a Polícia Militar (PM), os três aproveitaram o momento da chegada de uma funcionária e entraram no local. Assustada, ela colocou todo o dinheiro em uma bolsa e os suspeitos fugiram com o material em direção a Além Paraíba, onde foram interceptados por viaturas da PM. O veículo foi apreendido e levado para o pátio credenciado do Detran-MG de Além Paraíba.
Dentro do veículo, estavam Hudson Assunção Botelho, 21 anos, Lucas Lopes Vieira, 25 anos e um adolescente de 13 anos, além da bolsa com R$34 mil. Eles são das cidades de São Gonçalo-RJ e Niterói-RJ, conforme informou a PM. Todos os envolvidos, além do dinheiro encontrado, foram encaminhados à delegacia de Leopoldina. O adolescente foi acompanhado por um integrante do Conselho Tutelar de Além Paraíba. (Fotos gentilmente cedidas por Adenilson Mendes)
{{banner-interno}}
Reconhecida como ação de prevenção ambiental e fonte geradora de renda, a coleta seletiva de resíduos, em Cataguases, ganha atenção cada vez mais cuidadosa do poder público e de empresas privadas, com crescente apoio da população. Conforme revela o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, atividades de estímulo a essa prática vêm sendo realizadas no município especialmente desde o início do ano passado e muitas discussões, bem como parcerias, já foram firmadas com instituições interessadas no assunto.
O secretário cita, por exemplo, a recente visita que Cataguases recebeu de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os quais avaliaram o trabalho realizado no município pelas associações de catadores de recicláveis, com intuito de incluir essas entidades em programas federais que possam destinar recursos para investimentos em suas estruturas e equipamentos. José de Alencar também reiterou a relevância das campanhas de conscientização realizadas junto a estudantes, objetivando mostrá-los a necessidade de dar a destinação correta aos resíduos, sobretudo aos que podem ser reciclados.
Nos dias 8 e 15 de abril, ação nesse sentido foi promovida para os alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial (Sebrae), que assistiram a palestras ministradas pelos biólogos Élcio Amaral Ferreira, do Núcleo de Controle de Endemias, e Jamaica Vilela, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Além de "coleta seletiva", na oportunidade, também foi abordado assunto referente a "doenças vinculadas ao lixo, especialmente a dengue".
Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, é através de trabalhos como esses, conduzidos diretamente por pessoas ligadas às áreas de saúde e meio ambiente, que se pode despertar nas pessoas a necessidade de ações conjuntas para minimizar os impactos ambientais produzidos por ações cotidianas. "Queremos estender estas palestras não apenas aos estabelecimentos de ensino, como também às empresas e a outros órgãos de serviço público", enfatiza José de Alencar. {{banner-interno}}