Termina na próxima quarta-feira, 29 de abril, o prazo para que todas as escolas públicas informem a frequência dos alunos beneficiários do Bolsa Família. As informações devem ser enviadas ao Sistema de Presença do Ministério da Educação (MEC) e são exigência para que as famílias continuem a receber o auxílio. O acompanhamento da frequência escolar é feito bimestralmente para os beneficiários entre 6 e 17 anos.
Os dados são referentes ao primeiro período do ano letivo de 2015 - de fevereiro a março - e começaram a ser registrados no dia 1.º de abril. Cabem às secretarias municipais de Educação ir em busca dessas informações para enviar ao governo federal.
As informações são usadas para saber quais os alunos beneficiados pelo Bolsa Família frequentam as aulas e quais não. E se há alguma dificuldade de acesso à Educação. Os casos recorrentes de baixa frequência sinalizam alguma situação de vulnerabilidade, que devem ser acompanhados pelas áreas de Assistência Social e Educação do Município, explica o MEC.
Acompanhamentos seguintesOs dados aguardados pelo MEC são de fevereiro a março, mas há outros meses a serem monitorados. Os próximos períodos de registro são: de 1.º a 26 de junho (bimestre abril/maio); de 1.º a 28 de agosto (junho/julho); de 1.º a 30 de outubro (agosto/setembro); e de 1.º a 23 de dezembro (outubro/novembro).{{banner-interno}}
Muriaé registrou na noite desta quarta-feira, 22 de abril, o segundo homicídio do dia. Por volta das 13 horas um homem foi encontrado morto no Bairro Encoberta. Isaque Montiel de Oliveira, 25 anos, foi alvejado com três tiros, sendo um na cabeça e morreu na hora. Algumas horas depois, por volta das sete da noite, a Polícia Militar registrou o segundo assassinato do dia naquela cidade. Trata-se de Jorge Lucas Neves Monteiro, que também recebeu vários tiros de arma de fogo no bairro Santa Terezinha. Em ambos os crimes os autores não foram vistos por testemunhas. Ainda não se sabe se os dois homicídios têm ligação entre si, nem tampouco os motivos dos crimes, mas a PM faz levantamentos em busca de informações visando esclarecer os dois casos. A Polícia Civil também está trabalhando em algumas linhas de investigação. Este foi o 14º homicídio de 2015 em Muriaé. (Fotos: Silvan Alves){{banner-interno}}
O Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização, Rodrigo Alves Ladeira, da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal 4/07, sediada em Leopoldina, divulgou nesta quarta-feira, 22 de abril, os resultados da Operação Tiradentes na região de sua circunscrição. De acordo com o balanço apresentado ocorreram no período vinte acidentes com quinze vítimas leves e em apenas um deles uma pessoa ficou ferida com gravidade, mas nenhuma morte foi registrada, .
Segundo ainda o relatório da PRF-Leopoldina, 1.248 pessoas e 1.396 veículos foram fiscalizados, resultando em 10 veículos apreendidos, 06 CNH’s apreendidas, 24 documentos recolhidos, 207 multas aplicadas, destas 34 por ultrapassagens. E também foram realizados 757 testes de alcoolemia que resultaram em 9 multas aplicadas. Os radares instalados na região possibilitaram a captação de 125 imagens e 99 pessoas foram sensibilizadas na educação para o trânsito.
Os destaques da Operação TiradentesDia 15: Condutor preso com 30,55 quilos de maconha e R$ 5.421,00 reais sem comprovação de origem.Dia 16: 17 sacolas de confecções sem acobertamento fiscal.Dia 18: 7.979 quilos de excesso em dois veículos de carga.Dia 19: Condutor alcoolizado preso após envolver-se em acidente.Dia 19: Condutor preso por transportar 9.600 garrafas de refrigerante sem nota fiscal e sem documento do veículo de carga.Dia 20: Condutor e 5 menores encaminhados ao Conselho tutelar sem documentação.
Festival Estudantil Temático de TrânsitoO Superintendente da 4ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Guido Marcelo Mayol e o Prefeito Municipal de Leopoldina, José Roberto de Oliveira convidam para a solenidade de lançamento da Edição 2015 do Fetran-Festival Estudantil Temático de Trânsito, que acontecerá na terça-feira, 28 de abril, às 19 horas, no auditório do Cefet de Leopoldina. (Foto: João Gabriel B. Meneghite){{banner-interno}}
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Recreio (MG), divulgou nesta quarta-feira, 22 de abril, os resultados sobre a situação da dengue naquele município e confirmou também o primeiro caso de Febre Chikungunya da região. Os dados foram colhidos entre os dias 12 e 18 de abril e segundo aquela Assessoria, "houve um crescimento preocupante nas notificações de suspeitas de dengue em Recreio", revelou Leonardo Ribeiro, assessor de Comunicação da Prefeitura.
Ainda segundo ele, seis casos foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, num total de nove neste ano de 2015. Já com relação ao caso da febre Chikungunya, a confirmação do primeiro caso veio através de e-mail enviado nesta quarta-feira, 22, pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina. Até o momento a presença do mosquito transmissor das duas doenças está confirmada em vinte pontos do município."Para bloquear a sua proliferação a equipe de endemias da Prefeitura intensificou hoje o trabalho de combate ao Aedes Aegypti utilizando um equipamento chamado UBV Costal nos locais onde há focos dos mosquito", explicou Leonardo.
Também nesta semana a prefeitura vai iniciar uma ampla campanha de divulgação da situação da Dengue e da Febre Chikungunya em Recreio. Para isso, conta o assessor de comunicação, "serão utilizados anúncios em carro de som volante, na emissora de rádio local, em jornais e sites da cidade e região, focando sempre o apoio da população neste momento e alertando para o caso de alguém sentir os sintomas de uma destas doenças procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima", completou Leonardo.
{{banner-interno}}
As agências ARV e Patrol vão realizar a primeira "Seletiva de Modelos Joy Models" em três cidades da região: Muriaé, Cataguases e Ubá. As seletivas serão divididas em três etapas: a primeira de credenciamento, em que os modelos informarão seus dados pessoais como peso e medidas. Na segunda etapa, acontecerá uma palestra com Jocler Trumina, diretor de núcleo e responsável pelas contratações da Joy Management. E ao final, cada participante será avaliado por uma equipe.
"Além da possibilidade de integrar o quadro de "modelos Joy", nossa equipe também estará selecionando pessoas para renovar nosso casting para atender uma demanda de projetos regionais", explicou Pathê Alves de Souza, da Patrol Models.
Em Muriaé, a seletiva acontece no Grande Hotel, na Praça João Pinheiro, a partir das 8 horas da manhã, na sexta-feira. Em Cataguases, na avenida Astolfo Dutra, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, a partir das 12 horas de sábado, 25. E em Ubá, na Associação dos Empregados no Comércio, na rua Cristiano Roças, número 150, a partir das 8 horas.
"É uma grande oportunidade para que os jovens da região, que sonham em ingressar na carreira de modelo, terem contato com uma agência de expressão nacional e internacional" explicou o agente Alexandre Rodrigues Vieira, da ARV.A Joy Management Brasil está no mercado desde 2008, com sede em São Paulo e filiais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis, sob o comando de Liliana Gomes e Marcelo Fonseca. Com um casting diversificado, tanto fashion quanto comercial, possui estrutura de suporte aos modelos, acompanhamento técnico para gerenciar a carreira de seus agenciados no mercado nacional e internacional.
Posicionada no grupo das dez maiores empresas de moda do Brasil, diversos agenciados figuram na lista dos 50 nomes mais promissores da temporada verão 2016 do São Paulo Fashion Week produzido pelo site "Fashion ForAward".
"Esta seletiva marca uma nova fase de empreendimentos regionais. Um encontro profissional entre Alexandre, Pathê e eu", conta Muel Tsunamy também sócio da Patrol Models, agência de Cataguases. Além das ações voltadas para o mercado de moda, essa equipe também já se prepara para a temporada 2015 dos concursos Miss e Mister Minas Gerais.
Maiores informações com Muel Tsunamy, pelo celular 8400-0859; Pathê (9942-2366) e Alexandre (8883-9309). A inscrição custa R$ 50,00, mas quem levar dois interessados pagantes fica isento da taxa. (Jornal Atual e fotos gentilmente cedidas por Muel Tsunami){{banner-interno}}