Um adolescente de 17 anos morreu e outras seis pessoas ficaram gravemente feridas na madrugada deste domingo, 26 de abril, depois que o carro em que eles estavam capotou e bateu de frente em um barranco na MGC-265, em Ubá, próximo ao trevo da Colônia Padre Damião. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) confirmou que o veículo transportava sete pessoas no momento do acidente, todos com idades entre 16 e 19 anos.
Ainda de acordo com a PMR, o condutor do veículo, de 19 anos, perdeu o controle da direção em uma curva antes de capotar e bater no barranco. A Polícia Rodoviária informou também que o motorista não tinha habilitação para dirigir carro, apenas motocicleta. Os policiais relataram que os sobreviventes foram levados para os hospital Santa Isabel, em Ubá, que não deu nenhuma informação sobre o estado de saude das vítimas.Segundo a ocorrência da PMR, o acidente aconteceu por volta das 2h30 deste domingo, perto do km 86, na saída de Ubá, sentido Tocantins. Além do adolescente de 17 anos que morreu e do motorista, o carro transportava outro adolescente de 16 anos, três jovens de 19 anos e outro de 18.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) enviado pela Polícia Militar (PM), no momento que os policiais chegaram no local, cinco vítimas ainda estavam dentro do carro e foi necessária a utilização de um aparelho desencarcerador para retirar a porta dianteira do veículo, permitindo o resgate.
Ainda conforme a PM, duas vítimas já estavam fora do carro aguardando o socorro. Quando a equipe chegou ao acidente, o jovem de 17 anos já estava sem vida. O BO também relatou que a frente do veículo ficou bastante destruída. (Fotos gentilmente cedidas por Web TV Minas)
{{banner-interno}}
A Polícia Militar (PM) registrou um estupro de vulnerável no início da madrugada deste domingo, 26 de abril, no bairro São José, em Muriaé. A suspeita é de que um homem de 54 anos tenha abusado sexualmente da própria neta de apenas 7 anos de idade. A PM tomou conhecimento do fato após ser acionada pelo Conselho Tutelar.
De acordo com o Boletim de Ocorrência a criança reclamou com sua mãe que estava sentido dores em sua genitália. Ao verificar, a mesma notou que o local estava vermelho e a criança disse que seu avô teria colocado o dedo em sua parte íntima, além de têla acariciado.
Ainda conforme o registro policial, uma testemunha disse ter ouvido da própria criança que estaria sofrendo abuso sexual de seu avô. Os policiais foram até a residência do suspeito, na rua Prefeito Francisco Teodoro Filho, bairro São José para apurar o fato. Ao chegar no local o suspeito teria se exaltado com a acusação e chegou a ameaçar a filha.
Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia junto com todos os envolvidos para prestar esclarecimentos. Toda ocorrência foi acompanha por conselheiros tutelares.
{{banner-interno}}
Os mais de trinta e um mil carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2015 já começaram a ser distribuídos pelos Correios aos contribuintes cataguasenses e a previsão é a de que, dentro de 15 dias, todos estejam com o talão em mãos, para planejar a forma de pagamento que melhor caberá no orçamento do mês. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Paulo Sérgio de Souza (Paulete), a estimativa é a de que a Prefeitura Municipal arrecade, com esse imposto, um montante que ultrapasse cinco milhões e oitocentos mil reais, contando também com as taxas de expediente, iluminação pública e coleta de lixo, presentes nos carnês. Só de IPTU, deverão ser mais de três milhões e seiscentos mil reais recolhidos, conforme revelou o titular da Fazenda.
Terá desconto de 10% sobre a taxa de IPTU quem optar por pagar a cota única e, se a pessoa estiver em dia com suas obrigações municipais, essa bonificação passará a ser de 20%, no caso dessa opção de pagamento. Aquele que preferir parcelar o valor total, poderá fazê-lo em até 8 vezes e vale lembrar que, em ambos os casos, o vencimento foi estipulado para o dia 20 de maio, sendo que, na forma parcelada, a data limite para a quitação será, todo mês, o dia 20.
O titular da Secretaria Municipal Fazenda ressaltou que, em relação ao imposto de 2014, o deste ano sofreu correção pelo IPCA, que ocasionou um reajuste de cerca de 6%. Paulete frisou ainda que é importante estar atento às datas de pagamento, para evitar juros e multas. Sobre a possibilidade de pagar a cota única ou a parcela antecipadamente, o secretário disse que isso pode ser feito sem qualquer problema."O IPTU é o imposto de livre utilização. O administrador vai utilizar o recurso de acordo com as necessidades do município. Pode ser para obras, manutenção de ruas e estradas, entre outras ações", destacou Paulete, lembrando que o não pagamento desse imposto impede investimentos no município e causa transtornos especialmente aos contribuintes inadimplentes, que podem até ser cobrados por meio de ações judiciais.
Para finalizar, o secretário reiterou que os carnês devolvidos pelos Correios, por inexistência de endereço ou dificuldade de localização, serão entregues a funcionários que irão a campo fazer um levantamento de dados e recadastramento. Quem quiser saber mais sobre o IPTU pode procurar o setor de Tributação, na Praça Rui Barbosa. Neste ano, a capa do carnê traz estampada a foto da Ponte Velha, em comemoração ao centenário desse cartão postal.
{{banner-interno}}
Os vereadores Geraldo Majella Mazini e João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre) levarão à discussão plenária, na terça-feira, 28 de abril, o Projeto de Resolução nº 02/2015, que objetiva acrescentar alínea X ao artigo 166 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases e dar outras providências. Caso a proposta seja aprovada, a Presidência da Casa deixará de receber qualquer proposição que, originária do Poder Legislativo, traga em seu texto a inscrição "autorizativo", configurando-se em "matéria de competência exclusiva do Poder Executivo", "matéria que cause confusão à digna orientação da população" ou "matéria de aplicabilidade duvidosa/impossível", conforme prevê o texto que deverá ser debatido na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária.
Ao justificar o Projeto de Resolução nº 02/2015, os autores destacaram que "a Constituição Federal desconhece ‘projetos autorizativos’, sob pena de tornar inconstitucional uma lei municipal". Os vereadores Majella e Joãozinho também chamaram a atenção para o fato de que, no exercício da vereança, existem outras demandas mais importantes do que as proposições autorizativas. Nesse sentido, os dois ressaltaram que a referida proposta visa ao "aperfeiçoamento legislativo". {{banner-interno}}
Uma troca de tiros na entrada da Prainha, em Muriaé, por volta das 9 horas deste sábado, 25 de abril, assustou moradores e ainda atingiu dois imóveis, em um deles duas janelas foram quebradas e no outro, a porta de vidro de um prédio.
A Polícia Militar foi acionada e compareceu no local imediatamente onde fez levantamentos sobre o episódio e, em seguida, começou a procurar pelos autores. Os militares foram informados inicialmente que um indivíduo que passava pela rua em um carro branco desceu do veículo e disparou contra um morador daquela região que revidou em seguida e o fogo cruzado acabou atingindo os imóveis.
- Ficamos muito assustados, não temos tranquilidade", disse uma moradora ressaltando que as autoridades, "inclusive os políticos", precisam tomar providências, principalmente com relação à Barra e Prainha (bairros de Muriaé) onde este tipo de crime ocorreu outras vezes. (Fotos gentilmente cedidas pelo Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}