As obras do Hospital Regional de Além Paraíba, na Zona da Mata mineira, devem ser retomadas nos próximos meses. A informação foi divulgada no último dia 15 de abril pelo secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, durante apresentação do balanço da situação da Saúde em Minas Gerais.
A construção começou em julho de 2014 e, até agora, apenas a fundação do hospital está pronta, ou seja, 15% da obra prevista. Atualmente, a maioria da demanda que deveria ir para o Hospital Regional vai para o Hospital São Salvador, que atende casos de urgência e emergência da região e de algumas cidades do Rio de Janeiro, ultrapassando a capacidade da unidade.
De acordo com a secretária de Saúde interina de Além Paraíba, Julia Knopp, isso pode interferir no atendimento. "Muitas vezes, as pessoas ficam internadas aqui aguardando a disponibilidade de vagas em Juiz de Fora, para que possa ser minimizado o seu sofrimento. Isso angustia a todos nós, agentes da saúde pública, e à população também", disse.
Para agravar a situação, sete dos 16 postos de saúde do município operam com algum tipo de problema de logística, estrutura ou falta de profissionais, o que sobrecarrega ainda mais o sistema. Depois de pronto, o Hospital Regional vai contar com 102 leitos em um área de oito mil metros quadrados, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
Para o prefeito da cidade, Fernando Donzeles, a obra pode ser concluída até o final de 2016, como prevê o Governo Estadual. "Nós estamos aguardando que, pelo menos, 50% dos recursos possam ser liberados, para que possamos retomar as obras", afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde interina de Além Paraíba, Julia Knopp, isso pode interferir no atendimento. "Muitas vezes, as pessoas ficam internadas aqui aguardando a disponibilidade de vagas em Juiz de Fora, para que possa ser minimizado o seu sofrimento. Isso angustia a todos nós, agentes da saúde pública, e à população também", disse.
Para agravar a situação, sete dos 16 postos de saúde do município operam com algum tipo de problema de logística, estrutura ou falta de profissionais, o que sobrecarrega ainda mais o sistema. Depois de pronto, o Hospital Regional vai contar com 102 leitos em um área de oito mil metros quadrados, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
Para o prefeito da cidade, Fernando Donzeles, a obra pode ser concluída até o final de 2016, como prevê o Governo Estadual. "Nós estamos aguardando que, pelo menos, 50% dos recursos possam ser liberados, para que possamos retomar as obras", afirmou.{{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, inicia as obras de implantação de sistema de fossas sépticas na comunidade de Santa Maria, localizada no distrito da Glória. Ao todo, 76 residências serão contempladas com a iniciativa e, conforme destaca o secretário José de Alencar Farage, o sistema "é uma excelente alternativa de saneamento básico na zona rural" e "diversas são as suas vantagens", como, por exemplo, "o aumento da qualidade das águas que contribuirá para a despoluição do córrego Santa Maria".
Além de ambientalistas, também comemoram a realização desse projeto os banhistas que frequentam a concorrida cachoeira da Glória, formada no curso Ribeirão Meia Pataca, o qual tem como afluente o córrego Santa Maria. Principalmente nos dias quentes, grande número de pessoas visita o referido local, mesmo sabendo que o esgoto doméstico é, até então, escoado pelo curso d’água do Ribeirão.
A instalação das fossas sépticas permitirá a digestão do esgoto doméstico das residências contempladas, minimizando os impactos ambientais que ele causa quando é lançado nas águas. O sistema que está sendo implantado é composto por três caixas de 1000 litros interligadas, sendo a terceira utilizada como filtro anaeróbico, explica José de Alencar.
O projeto é consolidado por ação conjunta da Emater, Secretaria de Assistência Social e parceria com a Fundação Banco do Brasil. Esse conjunto de tratamento de esgoto foi elaborado com supervisão do secretário José de Alencar e colaboração de Ricardo Matias de Souza e Amarildo Lopes, respectivamente engenheiro agrônomo e técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
{{banner-interno}}Numa rodada em que foram definidos os classificados para a fase eliminatória da Copa dos Campeões Regionais, algumas surpresas e outras confirmações ocorreram. O Leopoldina Futebol Clube, já classificado, recebeu o líder do Campeonato, Ideal Esporte Clube, de Recreio, nesta manhã de domingo, dia 26 de abril, e começou perdendo a partida com um gol de Matheus Rodrigues, que apesar da baixa estatura, se antecipou aos zagueiros e mandou pro fundo das redes de Bruno, que somente assistiu e nada pôde fazer com a cabeçada à queima roupa.
O Leopoldina, a partir daí, sob o comando no meio campo do habilidoso Rodriguinho, camisa 10, passou a pressionar o time azul e, de tanto insistir, conseguiu uma falta na entrada da área aos 30 minutos do primeiro tempo. Coube ao craque da partida bater com grande categoria de canhota e colocar no ângulo esquerdo de Douglas, que foi lá em cima, sem conseguir alcançar a bola. Primeiro tempo encerrado com empate. Na volta para a etapa complementar, o Leopoldina se apresentou ainda melhor e pressionava com Petrolina, sempre tentando marcar o seu em jogadas em que caía, ora na meia direita, ora na esquerda. E, num lance bisonho entre o excelente goleiro Douglas e o seu próprio zagueiro Bruno, aconteceu o famoso "deixa que eu deixo", permitindo que Petrolina (foto ao lado) aproveitasse esse vacilo para fazer o seu gol aso 35 minutos da fase final, levando a torcida ao delírio. Aliás, os torcedores compareceram em bom número no estádio do Ribeiro Junqueira , palco da partida.
Fim de partida e o Leopoldina parece entrar no seleto grupo dos favoritos ao título enquanto o Ideal perde a invencibilidade, apesar de ter terminado a fase da competição ainda em primeiro lugar no geral. A arbitragem esteve sob o comando do trio Ronaldo Felipe, o Ronaldão, Edson Rezende e Fabrício Nascimento, que teve um lance no primeiro tempo onde a torcida e o time leopoldinenses pediram pênalti, não assinalado e, no finalzinho, em outra jogada onde o goleiro Beto foi expulso por falta, mas não era o último homem e assim quase compromete sua atuação. Ronaldo é excelente árbitro mas ontem sua arbitragem não esteve à sua altura. Auxiliares com bom trabalho.Leopoldina: Beto, Yago, Humberto, Juarez e Igor, Alex, Kaim, Danilo e Rodriguinho, Celon e Petrolina. Técnico: Sebastião PadeiroIdeal: Douglas, Maicon, Júlio César, Bruno e Jonathan, Luís Paulo, Lohan, Italo e Tufy, Felipe e Matheuzinho. Técnico: Jairo Pina
Resultados da rodada:E.C. LARANJAL 2 X 2 LAJE E. C.NACIONAL A.C. 1 X 3 E.C. DEMOCRATAE.C. RIBEIRO JUNQUEIRA 1 X 0 TUPI F.C. (WO)LEOPOLDINA F.C. 2 X 1 IDEAL E.C.E.C. OLARIA 3 X 0 S.C. GUIRICEMAE.C. VENANCENCE 0 X 1 PALMENSE F.C.
Com estes resultados e seguindo o raciocínio que o Leopoldina entrará na sétima colocação geral como melhor terceiro colocado e o Venancence na oitava, por ser o segundo melhor terceiro, temos os seguintes confrontos na fase nas quartas de final:
IDEAL X VENANCENCEDEMOCRATA X OLARIARIBEIRO X LEOPOLDINALARANJAL X PALMENSE
Ideal, Democrata, Ribeiro e Palmense fazem a segunda partida em casa.
OBS: Critérios utilizados na classificação geral. Sujeito a alteração e confirmação pela Liga Esportiva de Cataguases. Horário e datas dos jogos a serem definidos em reunião que será realizada nesta terça-feira, 28 de abril, com os representantes dos clubes classficiados.Copa Verão 2015 - Definidos os finalistasE.C. Mirai x E.C. Democrata será a grande final da Copa Verão de Futebol Adulto. Depois de Miraí e Camisa Seis empatarem no tempo normal por 0 x 0, em jogo realizado naquela cidade e após cobrança de pênaltis e depois de dois lances em que o time de Vista Alegre chutou duas bolas na trave, a equipe da casa conquistou uma das vagas para a finalíssima.
Uma grande partida definida apenas nos penalidades com o Camisa Seis valorizando demais a conquista dos visitantes. O outro finalista é o E.C. Democrata, de Santana de Cataguases, que venceu em casa o Ajax Ana Carrara por 3 x 1. Locais, datas e horários das finais ainda serão definidos em reunião prevista para acontecer esta semana pela organização do torneio. (Fotos: Kadu Fontana){{banner-interno}}
Uma das vítimas do acidente que terminou com a morte de um adolescente de 17 anos em Ubá, na madrugada deste domingo, 26 de abril, foi liberada do Hospital Santa Isabel. Ele estava em observação e a unidade não soube informar quando ele teve alta. Um adolescente de 18 anos ainda está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro está internado e passará por cirurgias nesta segunda-feira, 27.
Quatro pessoas que haviam sido levadas para o hospital foram liberadas ainda neste domingo. Sete pessoas com idades entre 16 e 19 anos estavam no veículo, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR). O acidente ocorreu depois que o carro em que as vítimas estavam capotou e bateu em um barranco na MGC-265.
O acidente foi por volta das 2h30 deste domingo, perto do Km 86, na saída de Ubá, no sentido Tocantins. De acordo com a PMR, o motorista de 19 anos perdeu o controle da direção em uma curva antes de capotar e bater. A polícia também informou que ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir carro, apenas motos.{{banner-interno}}
O prefeito José Roberto de Oliveira assinou autorização para que a Comissão Permanente de Licitação realize Concorrência Pública na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, para contratação de empresa especializada, pelo regime de execução indireta, de empreitada a preço unitário, do tipo menor preço total, para realização das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Leopoldina.
De acordo com o edital publicado na edição nº 1462, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 25 de março, a obra contempla todos os subsistemas dos córregos Feijão Cru e Jacarecanga, incluindo rede coletora, interceptor, ligações prediais, estação elevatória, linha de recalque/extravasor, estações de tratamento de esgoto e serviços complementares de engenharia; contenção e geoconformação das margens dos córregos conforme planilhas, cronograma físico–financeiro, especificações, projetos básicos e memorial descritivo anexos, no período de 24 meses ou 730 dias.
Os recursos para obra são da ordem de R$16 milhões oriundos de parceria firmada entre o Município de Leopoldina e o Governo Federal via Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.
Maiores informações estão no Edital à disposição dos interessados, na Prefeitura de Leopoldina, à Praça Professor Botelho Reis nº 28, 2º andar, Centro. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (32) 3694- 4229, no horário de 12:00 às 17:00 horas, nos dias úteis. O edital completo poderá ser solicitado através de e-mail enviado ao endereço eletrônico [email protected]. Até sábado, 25 de abril, mais de 60 empresas já haviam retirado o edital.{{banner-interno}}