Os promotores de justiça Gustavo Garcia Araújo e Viviane Moreira Begnami, promoveram uma reunião com a direção da Copasa, quando lhe foi apresentado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a fim de que ela cumpra o contrato firmado com o Município de Cataguases. O encontro aconteceu na sede do Procon-MG, em Belo Horizonte, no dia 22 de abril. Também participaram os vereadores que atuaram na Comissão Especial de Inquérito que apurou irregularidades nas obras de tratamento de esgoto em Cataguases, Maria Ângela Girardi e Hercyl Suhurt Salgado, bem como o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e o Procurador Geral do município, Yegros Martins Malta.
O Site do Marcelo Lopes teve acesso à ata da reunião que terminou sem a assinatura do TAC. Os representantes da Copasa pediram um prazo de trinta dias para analisar juntamente com a direção da empresa, as cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público. Apesar disso, o promotor Gustavo Araújo disse ter saído do encontro "otimista". Ele também revelou que o teor do TAC a ser proposto consiste em situações que já deveriam ter sido implementadas pela Copasa e, por isso, causa "estranheza" o pedido de avaliação por parte de sua diretoria. Os vereadores Hercyl Salgado e Maria Ângela, também deixaram o encontro "esperançosos" quanto a assinatura do Termo, conforme disseram à reportagem do do Site.
Gustavo Araújo propôs ainda que a Copasa relacione todas as cláusulas do contrato que entende estarem cumpridas, bem como o prazo para cumprimento daquelas prevista no TAC, que integram o contrato com o município e que independem de autorização de outros órgãos ou do Conselho de Administração da Copasa. Já a promotora Viviane Begnami reforçou a necessidade de da execução de trabalhos de manutenção eficientes, "sem medidas paliativas", destacou. Ela também insistiu ser dispensável a análise pela direção e outros órgãos da Copasa dos termos do TAC uma vez que ele contém questões previstas no contrato assinado entre a empresa e o município de Cataguases. Ela também lembrou que o TAC foi enviado previamente para a empresa analisá-lo. {{banner-interno}}
A Copasa também se comprometeu a apresentar em quinze dias as medidas emergenciais e imediatas que irá adotar no sentido de sanar as questões mais graves e de manutenção dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cataguases. Relatórios neste sentido serão enviados - segundo aquela empresa - ao Ministério Público, Prefeitura de Cataguases e Câmara Municipal de Cataguases. Cronograma das ações futuras também será divulgado, informou Frederico Delfino, diretor da Copasa, acrescentando que até o dia 29 de maio, a empresa vai se pronunciar oficialmente sobre o Termo de Ajustamento de Conduta.Clique aqui para saber mais.
A Prefeitura de Itamarati de Minas está modernizando o trabalho de coleta do lixo doméstico daquele município. Neste sentido adquiriu um caminhão compactador, zero quilômetro, que entrou em operação na manhã de quarta-feira, 24 de abril. De acordo com o prefeito Hamilton Moura Filho o veículo foi adquirido através de convênio celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) mediante investimento de R$ 230.490,00.
Hamilton revela que o processo para aquisição do caminhão começou em agosto de 2017 "através de uma Proposta Voluntária inscrita pelo Município", disse. Ele acrescentou que logo depois ocorreram várias outras etapas de seleção envolvendo outros municípios que, a exemplo de Itamarati, pleiteavam o mesmo convênio, mas apenas cinco deles foram agraciados com o veículo, como ocorreu com o município que administra, explicou. {{banner-interno}}
Para o prefeito, a concretização da proposta que deu ao município aquele novo veículo teve participação decisiva dos setores de Licitação, Planejamento e Finanças da Prefeitura de Itamarati de Minas, além do Setor de Engenharia da FUNASA, através do Engenheiro Luiz Valarini, lembra o prefeito. Hamilton lembra que aquele engenheiro chegou a elogiar a seriedade com que Itamarati tratou todo o processo. "Ele foi claro em dizer que a nossa documentação esteve sempre em dia durante todo o processo", destacou.
O caminhão compactador permitiu à prefeitura de Itamarati iniciar um sistema de coleta e transporte do lixo, com roteiro pré-definido que começa no Bairro XV de Novembro e percorre toda a zona urbana. Hamilton também informou que a equipe do setor passou por treinamento para trabalhar com o novo equipamento, que é de última geração, e conforme ele mesmo salientou, "precisa ser operado com eficiência, porque também proporciona melhor condição de trabalho aos profissionais da área e qualidade de vida à população." (Fotos: Prefeitura de Itamarati de Minas/Divulgação)Clique aqui para saber mais.
Cataguases foi a única cidade da Zona da Mata que abriu mais postos de trabalho em março de 2019. O saldo positivo resultou na criação de 75 novas vagas de emprego formal. No período foram demitidos 286 profissionais e admitidos 361 trabalhadores.
Os dados são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, que nestes três primeiros meses do ano vem revelando uma ligeira melhora no índice de contratação pelas empresas do município.
Em fevereiro, por exemplo, foram 62 contratações a mais que demissões, fato também ocorrido em janeiro deste ano quando foi registrado um saldo positivo de 57 vagas acima do total de demitidos no mesmo período. Os 194 trabalhadores contratados no período, porém, estão longe de reduzir o alto índice de desemprego verificado em Cataguases. {{banner-interno}}
Muriaé é a cidade que apresentou o pior saldo de contratações entre os maiores municípios da região. Os registros apontam para 447 contratações contra 551 demissões, o que resulta em um saldo negativo de 104 trabalhadores. Juiz de Fora, a maior cidade da região também teve saldo negativo na geração de emprego. Lá foram contratados 4.147 trabalhadores e demitidos 4.225, ou seja, uma redução de 78 vagas. Em Leopoldina, foram 203 admissões contra 241 demissões o que dá um saldo negativo de 38 postos de trabalho fechados. Já em Viçosa o quadro também é o mesmo com o fechamento de 12 vagas de trabalho em março. Lá foram admitidos 446 profissionais e demitidos 458. Ubá admitiu 931 e demitiu 938 trabalhadores, ficando também com saldo negativo de 7 vagas. E por fim, Visconde do Rio Branco contratou 229 e demitiu 233, fechando 4 vagas de trabalho em março. (Foto: RED7/Arquivo)Clique aqui para saber mais.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, em Muriaé. A Polícia Militar foi acionada inicialmente para atender um acidente de trânsito na Rua Irineu Felisberto, no Bairro João XXIII, que envolveu um Fiat Uno e um caminhão de uma empresa de materiais de construção. No local, os militares constataram que o condutor do automóvel havia sido baleado. Ele relatou aos policiais que seguia sentido Rua Maximiano Fraga, quando foi surpreendido por um motoqueiro que efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção.
O motorista do carro após ser atingido perdeu o controle da direção do veículo, invadiu a contramão e bateu em um caminhão e um poste. Após o fato, a vítima saiu do automóvel, pulou o muro de uma residência e permaneceu escondida no local até a chegada da Polícia Militar. De acordo com as informações, o motorista teria sido alvejado por pelo menos quatro tiros, um deles na cabeça. O homem estava consciente e foi socorrido pela equipe policial para o Hospital São Paulo. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. {{banner-interno}}
A Polícia Militar realizou rastreamento no intuito de localizar o autor do crime, mas não logrou êxito. A causa da tentativa de homicídio será investigada pela Polícia Civil. (Foto: Guia Muriaé)Clique aqui para saber mais.
Um morador da Avenida Eudaldo Lessa, próximo à entrada para a Companhia Manufatora, foi surpreendido na manhã da última segunda-feira, 22 de abril, com uma serpente da espécie Jiboia, no quintal de sua residência. O aposentado, de 67 anos de idade, deparou com o réptil de quase dois metros de comprimento por volta das 10 horas e imediatamente chamou a Polícia Militar do Meio Ambiente para resgatá-la.
Os militares chegaram ao local minutos depois e recolheram a serpente em um container apropriado levando-a em segurança para o seu habitat natural onde foi solta, sem ferimentos, conforme mostra o vídeo gravado pela Polícia Militar do Meio Ambiente a que o Site teve acesso. {{banner-interno}}
As jiboias causam muito medo nos seres humanos devido, principalmente, ao seu tamanho. Elas estão entre as maiores serpentes do mundo, como também a sucuri. As jiboias atualmente são divididas em 11 subespécies, e duas dessas podem ser encontradas no Brasil (Boa constrictor amarali e Boa constrictor constrictor). (Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente/Divulgação)