Policiais Civis de Cataguases localizaram um caminhão de entulho que havia sido furtado na última sexta-feira, 1º de maio, na Avenida Brasil, em Juiz de Fora. O veículo foi encontrado pelos policiais na estrada de terra que liga o distrito de Vista Alegre à cidade de Laranjal, atolado, após serem chamados por moradores que suspeitaram ao ver o caminhão abandonado. Não há informações sobre os autores do furto, conforme informou o detetive Leonardo Pessanha, que disse ainda que a investigação do furto do caminhão está sendo feita pela Polícia Civil de Juiz de Fora.
Segundo informou Pessanha, que coordenou a equipe de investigadores que esteve no local para resgatar o veículo, "ninguém foi visto saindo do caminhão". Ele acredita na hipótese de que o objetivo dos marginais era chegar até à BR-116, em Laranjal, e de lá seguir por aquela estrada até o seu destino. Participaram com ele da operação os detetives Rafael, Juliano, Leonel e João Paulo. Como o caminhão estava atolado no barro, foi preciso o auxílio de um trator para removê-lo em uma demorado trabalho que começou no início da manha e só terminou na hora do almoço, quando os detetives estacionaram o veículo em frente à delegacia em Cataguases.
O caminhão pertence à empresa Papa Entulho, de Juiz de Fora. O veículo foi roubado por dois homens que chegaram em um carro preto, entraram no caminhão com facilidade, deram a partida e saíram calmamente tomando rumo ignorado, conforme mostram câmeras de segurança instaladas nas imediações. Segundo os donos da empresa informaram, o caminhão apresentou problemas mecânicos no dia anterior ao furto e foi deixado em frente a uma concessionária de veículos na Avenida Brasil, que flagrou a ação dos criminosos. A caçamba foi encontrada no mesmo dia do furto, em uma estrada no Náutico, na Zona Norte daquela cidade. (Com informações do jornal Tribuna de Minas){{banner-interno}}
Começaram, nessa segunda-feira, 4, as obras de reforma da Praça Rui Barbosa, uma das principais de Cataguases e símbolo da arquitetura modernista. Conforme prevê o projeto, além de bancos, piso, rampas de acesso e iluminação, a revitalização também contemplará a concha acústica e o coreto, ou seja: será feita a recuperação total daquele importante espaço público da cidade.
A previsão para o término dos trabalhos é de, no máximo, quatro meses, conforme destacou o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira. De acordo com o secretário, a empresa responsável por essa reforma é a cataguasense Entre Rios Construtora e Incorporadora Ltda, que acordou com o IPHAN a prestação de serviços como parte do pagamento de uma multa aplicada àquela empresa por descumprir a Lei que regulamenta a construção em área tombada por aquele órgão. Segundo revelou Zeca Junqueira, o acordo entre IPHAN e construtora prevê ainda neste ano a revitalização da Praça José Inácio Peixoto (Vila Tereza), e, posteriormente a reforma da Praça Governador Valadares (Praça da Estação) que, inclusive, ganhará bancos e maior espaço para convivência da população. Sobre a reforma na Praça Rui Barbosa, o secretário de Cultura e Turismo observou, de maneira crítica, o estado em que se encontra aquele patrimônio histórico, lembrando que num passado não muito distante a Praça era atraente e foi local de grande efervescência social em Cataguases.
"A Praça Rui Barbosa é um patrimônio cultural e histórico inestimável, com projetos de Luzimar Góes Telles e Francisco Bolonha. Durante muito tempo foi o ‘point’ de Cataguases e, sinceramente, eu também, enquanto cidadão, não consigo entender como esse espaço público tão importante chegou a esse estado de devastação", disse Zeca Junqueira, lembrando que "A Rui Barbosa é de 1957 e nunca passou por reforma".Depois de completamente revitalizada, a Praça ganhará uma atenção especial dos proprietários das bancas de jornal e de cachorro-quente presentes no local. Conforme contou o secretário de Cultura e Turismo, eles aplicarão recursos próprios para que seus estabelecimentos sejam reestruturados com nova aparência, de modo a ficarem mais consonantes com a proposta arquitetônica da Praça.
Para finalizar, Zeca Junqueira destacou que outra questão importante a ser trabalhada após a reforma é a manutenção e cuidado com a Praça Rui Barbosa. Nesse sentido, ele frisou que a fiscalização deverá ser efetiva, para que o local se mantenha conservado e novamente seja um ponto de encontro decente para a população. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) disponibilizou em seu site a lista dos municípios selecionados para receber, em 2015, o apoio do Estado na implantação ou ampliação da coleta seletiva. Ubá e Eugenópolis, serão as únicas beneficiadas na Zona da Mata. Cataguases, segundo a mesma lista, "já recebeu apoio nos termos do Plano Estadual de Coleta Seletiva - PECS - em anos anteriores" e juntamente com outras na mesma situação, "serão revisitados em 2015". Os municípios foram selecionados de acordo com critérios estabelecidos no sistema de classificação do Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS), acrescentou a FEAM.
Instituído pela Deliberação Normativa COPAM 172, de 22/12/2011, o PECS estabelece os princípios, diretrizes, estratégias e critérios que orientarão a atuação do Estado no apoio à implantação ou ampliação da coleta seletiva nos municípios, de forma alinhada com as diretrizes do Plano de Regionalização para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos em Minas Gerais, incentivando a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento dos instrumentos determinados pelas políticas de resíduos sólidos.
Veja a lista aqui.{{banner-interno}}
No dia 30 de abril, 25 municípios mineiros participaram de um encontro em Itabirito (MG) com funcionários do Ministério da Cultura para tratar do Sistema Nacional de Cultura. Os representantes de Cataguases foram José Otônio Pacífico (presidente do Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC), Vilmara Alves (Secretária Geral do CMPC) e José Luiz Batista (técnico do CMPC), todos lotados na Secretaria de Cultura e Turismo.
Na oportunidade, foi anunciado para junho a abertura de um edital no montante de R$ 25 milhões para patrocínios culturais, podendo participar os municípios que já estiverem com sua Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura aprovada, o que é o caso de Cataguases. A previsão do CMPC é votar o Plano Municipal de Cultura de Cataguases na Câmara até o próximo mês de junho, concluindo assim a adesão da cidade ao sistema. "Acreditamos que em junho estaremos entregando o Plano à Câmara para votação, mesmo com a grande quantidade de informações que ainda precisamos levantar. Mas não temos dúvida de que aprovaremos nosso Plano Municipal de Cultura ainda este ano", acredita o secretário de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira.
Atualmente, 274 municípios estão inscritos no Sistema Nacional de Cultura. Vale lembrar que esse sistema institucionaliza a cultura e permite o repasse de verba federal, fundo a fundo, de acordo com a necessidade de produção cultural de cada município. "A demanda da cultura em Cataguases é muito forte e o município não tem como responder. A lei Ascânio Lopes, por exemplo, é muito boa, mas não dispõe de recursos suficientes para fazer a cultura andar como deve. Neste ano tivemos 67 projetos inscritos e só conseguimos aprovar 25 por falta de recursos. Então a solução é verba do Governo Federal, via Sistema Nacional de Cultura", explica Zeca Junqueira.
O Plano Municipal de Cultura que está sendo elaborado tem validade de 10 anos e fundamentará a política pública de Cultura em Cataguases, de forma organizada, e com garantia de verba carimbada. Ainda em votação no Senado, a PEC 150, que determina que a União repasse 2% do seu orçamento para a Cultura, o Estado 1,5% e o município 1% constitui a principal fonte de financiamento do sistema, acrescentou o Secretário de Cultura.{{banner-interno}}
Três veículos se envolveram em um acidente na tarde desta terçafeira (5) na MG-265, entre Muriaé e Miraí. Duas pessoas, com suspeita de fraturas, ficaram feridas e foram levadas para o Hospital São Paulo.
De acordo com as primeiras informações, o Fiat Uno seguia sentido Muriaé quando, ao tentar desviar de um buraco, teria raspado na parte de trás de um caminhão que estava na pista oposta. Com a manobra, o condutor do automóvel teria perdido o controle da direção e atingiu uma Kombi escolar, que também estava no sentido oposto ao Uno.
A frente e a lateral do Uno ficam completamente destruída. A Kombi também teve a parte dianteira amassada, assim como a porta do lado do motorista. Os dois condutores tiveram ferimentos nas pernas. Ambos receberam os primeiros atendimentos ainda no local por militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé e, emseguida, levados para o hospital.
A Polícia Militar (PM) também foi acionada e os militares controlaram o trânsito no local, que ficou parcialmente interditado. As causas do acidente serão apuradas pela perícia. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}