O Projeto de Lei (PL) nº 34/2015, que institui a criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora (RMJF), foi apresentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (8). De autoria do deputado estadual Antônio Jorge, a proposta de formação de uma região com 33 municípios da Zona da Mata ainda está no papel e depende de uma série de aprovações e consultas. O projeto é baseado em um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e, segundo o órgão, não há data prevista para a efetiva criação da RMJF.
As cidades que fariam parte desta região são: Juiz de Fora, Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Paiva, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira.
De acordo com o estudo da Fiemg, o objetivo da criação de uma região metropolitana é buscar a integração de decisões para facilitar a criação de uma política promova diretrizes de crescimento comum e de forma ordenada. O resultado seria o desenvolvimento econômico, empresarial, industrial e agropecuário, com a distribuição de forma equilibrada dos benefícios auferidos para toda a região.
No total, de acordo com a Fiemg, a RMJF teria uma população de cerca de 730 mil habitantes (segundo o Censo de 2010). Para a Federação das Indústrias do Estado, este é mais um desdobramento positivo na concretização das ações propostas no estudo "Perspectivas de desenvolvimento para a Zona da Mata mineira".Este estudo foi apresentado recentemente para os dez deputados que fazem parte da Frente Parlamentar criada para defender os interesses da Zona da Mata na ALMG. O deputado estadual Antônio Jorge tomou a frente, e, com base no levantamento da Fiemg, elaborou e apresentou o Projeto de Lei.
Segundo a assessoria da Federação das Indústrias em Juiz de Fora, na reunião de Assuntos Municipais e Regionalização ocorrida na última terça-feira (5) na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, foi apresentado requerimento para a realização de uma audiência pública em Juiz de Fora, a fim de debater a criação da RMJF. Ainda de acordo com a assessoria, não há previsão de data para a audiência, já que o trâmite depende da Assembleia.
O presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, comemorou a publicação do PL. "A função da Fiemg é alavancar o desenvolvimento regional e valorizar o trabalho de nossos políticos, que são os agentes que detém o poder de concretizar as mudanças. O trabalho apenas começou, continuaremos a lutar por essa e outras propostas para uma Zona da Mata mais desenvolvida e dinâmica", ressaltou Campolina.
Um evento envolvendo lideranças do Sistema Fiemg, autoridades, parlamentares e prefeitos da região está agendado para 19 de junho na sede da Fiemg Regional Zona da Mata. O intuito é debater tanto a criação da RMJF quanto as outras propostas que compões o projeto "Perspectivas de desenvolvimento para a Zona da Mata mineira". (Fotos: reprodução internet){{banner-interno}}
Uma reunião realizada na noite de quarta-feira, 6 de maio, aumentou as possibilidades do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) ser implantado nas dependências da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, conhecida como Colégio Cataguases. Os servidores da escola, em assembleia geral, foram unanimes e concordaram com a proposta de o IF Sudeste MG ocupar o terceiro andar do prédio do colégio, onde será possível instalar salas de aula e laboratórios para oferecer Cursos Técnicos e de Ensino Superior, nas modalidades presencial e EAD (Ensino a Distância).De acordo com o diretor do Colégio Cataguases, Dowglas Rodrigues Moura, as atividades do IF Sudeste MG não vão atrapalhar o funcionamento dos cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA ofertados pela Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, uma vez que há espaço suficiente para abarcar todas as atividades. "Sem dúvida, o funcionamento do Instituto Federal será um benefício muito grande para o município e também para a nossa própria escola, pois ela ficará mais movimentada e ainda existirá a possibilidade de oferecer aos alunos cursos concomitantes, em uma parceria da Escola com o IF", destacou Dowglas, lembrando que, se tudo der certo, faltará apenas a parte burocrática para que, de fato, o campus do IF Sudeste MG comece a funcionar em Cataguases a partir de agosto, conforme o previsto, levando oportunidades à população, inclusive com novos postos de trabalho para servidores escolares.
Na última segunda-feira, 4, o reitor do IF Sudeste MG, Paulo Rogério Araújo Guimarães, juntamente com o prefeito Cesinha Samor, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional de Cataguases, Alex Carvalho, o superintendente regional de Educação de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira, esteve pessoalmente no Colégio Cataguases, quando conheceu as instalações onde poderá funcionar o campus do IF na cidade. Alex Carvalho falou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes na última quinta-feira, 7, quando disse que o reitor gostou do espaço. A definição, porém, segundo revelou o diretor da Escola Manoel Inácio Peixoto, Paulo Rogério deverá fazer uma visita técnica no Colégio para, a partir dela, aprovar ou não a instalação da instituição naquelas dependências. Alex Carvalho adiantou que o IF poderá iniciar as atividades com cursos técnicos no município a partir de agosto, mas os cursos superiores deverão ficar para o ano que vem. Para finalizar, o secretário sublinhou que o funcionamento do campus do IF Sudeste MG no IDAIC "não perdeu o sentido", mas reiterou que, a princípio, a possibilidade é inviável, pois é necessário grande investimento em infraestrutura e logística para adequar o local. "Estamos satisfeitos de termos o Colégio Cataguases para iniciar o funcionamento do campus do IF Sudeste MG em nossa cidade. Também quero agradecer a todos os servidores daquela escola que se manifestaram favoráveis à instalação desta unidade de ensino federal no Colégio Cataguases", concluiu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional. (Fotos: Paulo Victor Rocha e Jornal Cataguases){{banner-interno}}
Policiais militares de Miraí e Cataguases fizeram uma apreensão de drogas no começo da madrugada deste domingo, 10 de maio, Dia das Mães, em um Encontro de Som que estava sendo realizado no trevo para Santana de Cataguases. Três rapazes também foram presos em flagrante delito suspeitos de realizarem tráfico ilegal de drogas que foi encontrada dentro de um veículo Chevete branco em que eles estavam. O três foram trazidos para o posto avançado da PM em Cataguases que fica em frente ao Hospital onde foi lavrada a ocorrência, além de terem sido submetidos a exames médicos que constataram estarem todos com a integridade física preservada. Segundo informou o soldado Fagner Silva à reportagem do Site do Marcelo Lopes, a prisão aconteceu após a PM em Miraí receber informação de que M.J.M. 21 anos de idade, juntamente com seu primo, F.A.M., 22 anos e o colega J. V. S., 19 anos de idade, estavam em um Chevette antigo, branco, com uma grande quantidade de droga que, provavelmente, seria vendida na festa que acontecia em um recinto localizado no trevo da estrada para Santana de Cataguases. Após concluírem os procedimentos de praxe, os policiais conduziram os suspeitos para a Delegacia de Plantão, em Leopoldina, onde prestaram depoimento.
De acordo ainda com o relato daquele policial, duas viaturas foram acionadas para confirmar a denúncia, sendo uma de Miraí com os policiais sargento Caetano e soldado Fagner Silva, e o Grupo Tático da PM em Cataguases composto pelos policiais sargento Dos Santos, cabo Santoro e soldado Bastos. Por volta da meia noite e quarenta minutos deste domingo encontraram o veículo citado na denúncia estacionado no recinto do evento e, em seguida localizaram os três rapazes que foram levados até o Chevette onde, durante uma vistoria, localizaram a droga.
Os policiais encontram no veícúlo 3 bolas de soprar amarelas, dessas usadas em festas de aniversário, onde estavam escondidas 21 buchas de maconha, uma "pedra" maior que renderia diversas outras porções da droga e 19 buchas de cocaína, sendo 10 na cor branca e outras 9 amarelas. Também no carro foram encontradas uma garrafa de vidro com aproximadamente 700 ml de um líquido popularmente conhecido como "cheirinho da Loló", e uma faca com lâmina de cerca de 12 centímetros. Com os rapazes os policiais encontraram e apreenderam três aparelhos celulares e R$ 252 em dinheiro.{{banner-interno}}
O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, enviou na última quinta-feira, 7 de maio, à Câmara Municipal um projeto de lei para alterar as atuais normas de cobrança da taxa de serviço de coleta, remoção e destinação final de resíduos sólidos urbanos (TSRR). A taxa é cobrada na conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Nesta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa, o prefeito afirmou ter determinado à autarquia que fossem avaliados os problemas que acarretaram nos aumentos excessivos em algumas faturas. Com o novo projeto de lei, será estabelecida nova forma de cálculo da taxa de serviço de coleta, remoção e destinação final de resíduos sólidos urbanos e a revogação da Lei 2.436/2014.
O prefeito Ângelo Chequer informou ainda que determinou ao SAAE a restituição dos valores que efetivamente foram pagos pelos contribuintes, através do desconto nas próximas faturas.As pessoas que tiverem dúvidas quanto à forma de restituição devem procurar o escritório do SAAE na Rua Dr. Horta, 75.Cobrança polêmicaEm dezembro de 2014 a Lei Municipal nº 2.436/2014 foi aprovada pela Câmara alterando os cálculos de cobrança da TSRR. A lei entrou em vigor em 4 de março e, a partir disso, inúmeros fatores causaram um aumento substancial dos valores cobrados nas faturas emitidas pelo SAAE.
Na quarta-feira (6), o tema foi discutido em reunião entre o diretor do Departamento de Limpeza Pública e Conservação Urbana, Rodrigo Bicalho, e o secretário de Governo, Luciano Piovesan Leme. Após análise dos levantamentos realizados pelo SAAE, foi constatado que o aumento nas faturas da autarquia ocorreu após atualização cadastral dos imóveis no banco de dados da autarquia, em março de 2015, que gerou mudança nos cálculos das contas.
Segundo a assessoria, a prefeitura considerou que foi um erro da autarquia propor novo projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal em dezembro de 2014, sem antes ter realizado a atualização cadastral dos imóveis no banco de dados.
De acordo com as informações encaminhadas ao prefeito Ângelo Chequer, a atualização cadastral já seria suficiente para o equilíbrio financeiro das contas do SAAE, sem necessidade de propor nova legislação para mudar a forma de cobrança com aumento da taxa.
O secretário de Governo, Luciano Piovesan Leme, disse que existem imóveis cadastrados como residenciais, mas que são comerciais, e que, após a correção do fator de atividade na fórmula de cálculo, haverá modificação no valor da fatura.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública e Conservação Urbana, Rodrigo Bicalho, lembrou que no ano de 2010 o município coletava cerca de 45 toneladas de lixo por dia e atualmente são coletados cerca de 70 toneladas diárias. Ele ressaltou ainda que a taxa de coleta, remoção e destinação final de resíduos sólidos é utilizada para pagamentos de despesas com pessoal do Departamento de Limpeza Pública, manutenção e locação de caminhões, máquinas e equipamentos e da operação e gestão do Aterro Sanitário, além de suporte na operacionalização da Usina de Reciclagem.{{banner-interno}}
No final da manhã dessa sexta-feira, 8 de maio, veio a público a exoneração do então diretor do Presídio de Cataguases, Alan Neves Ladeira Resende, que a partir da próxima segunda-feira, 10, não responderá mais por aquela unidade prisional. O ato de sua exoneração foi publicado no "Minas Gerais", jornal oficial do Estado, em 8 de maio. Alan, que entrou no sistema prisional após ser aprovado em concurso público há doze anos, foi promovido a diretor há sete e tem uma vasta experiência no setor. Ele, agora, vai trabalhar no presídio em Leopoldina na sua função de origem. Em seu lugar assume a direção do presídio na cidade, Manoel Luiz Mathias Júnior.O vereador Serafim Spíndola veio a público se manifestar - indignado - sobre a exoneração de Alan da direção do presídio. Ex-delegado de carreira e profundo conhecedor do sistema prisional, Serafim criticou duramente a saída daquele diretor, bem como a forma como ela aconteceu. "Uma vergonha essa exoneração. Perdemos, um dos melhores profissionais do sistema prisional de Minas Gerais!", afirmou enfático para continuar em seguida: " Pior ainda é o nosso prefeito não ter feito nada para ele continuar conosco. Se fez ninguém deu ouvido para ele. Porque a quantidade de voto que o atual governador teve aqui em Cataguases e o apoio que recebeu do Cesinha, ele tinha, no mínimo, que conversar antes com o prefeito para ver se não ia desagradar quem lhe deu tantos votos. Mas, não duvido nada que Cesinha tenha sido o último a saber dessa exoneração", opinou. E completou de forma irônica: "Pelo menos agora, o Cesinha não vai poder dizer que o governador não fez nada por Cataguases".
Na cidade, Alan Neves ficou exatos vinte e cinco meses à frente do Presídio, período em que praticamente mudou o perfil daquela unidade, com várias realizações de destaque. Ele conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde dessa sexta-feira, 8, quando disse ter recebido a notícia "com tranquilidade e respeito aos meus superiores" e negou tenha sido surpreendido. "Não foi surpresa, até porque com a posse do novo governador é natural que ele promova mudanças, e elas começaram a acontecer há algum tempo. Fui, inclusive, avisado no começo do mês passado (abril), que não ficaria mais no presídio daqui", revelou com tranquilidade.Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho de Alan Neves à frente do presídio em Cataguases, quando ele assumiu o cargo haviam 243 detentos, e há três meses este número se mantém em 197. A redução se deve ao trabalho que buscou identificar quais tinham direito à progressão de pena e outros benefícios legais. Neste sentido, suas ações sempre receberam apoio integral do poder judiciário atráves da juíza da Vara Criminal, conta. Paralelamente, informa Alan, o presidio saltou "de 67 para 100 funcionários e ganhamos uma viatura ambulância" (foto ao lado), relata. Sua gestão também será lembrada pela construção de uma sala para os advogados no presídio e a criação de uma cela especial para menores de idade.
Além disso, Alan Neves implementou uma parceria com a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente) para ministrar aulas aos detentos. Graças a isso, um dos presos daquela unidade concluiu o ensino médio e este ano foi aprovado no vestibular para Engenharia de Produção, nas Faculdades Integradas de Cataguases. Ainda no setor educacional criou junto com os professores um projeto literário que culminou na publicação, em 2013, do livro "Poetas da Liberdade" (foto ao lado), com poemas escritos pelos detentos. O mesmo projeto, foi revigorado em 2014 e agora ganha uma segunda edição, com 2 mil exemplares para ser distribuído nas escolas da Zona da Mata. A mais recente conquista de Alan, porém, ainda não está concretizada. Ele conseguiu junto à direção da empresa Cataguases de Papel uma parceria que vai dar trabalho para quinze detentos. "Só falta assinar os documentos, o que será feito pelo meu sucessor nos próximos dias", completou com um sorriso no rosto.
{{banner-interno}}