O marchand e produtor cultural, entre outros títulos que já recebeu vinculados à Cultura, Cairu Teles Nunes, inovou mais uma vez para comemorar seu aniversário, neste sábado, 16 de maio. Desde a ideia - originalíssima, vale destacar - de homenagear sua terra natal, o Rio de Janeiro, que completou 450 anos, passando pelo convite "Cariocairu", até os presentes que ele pediu fossem convertidos em um quilo de alimento não perecível, tudo foi muito bem planejado para ser não a festa dele, mas de todos os seus convidados. Por isso, e fazendo uma leitura das entrelinhas, ele sugeriu que cada um usasse a camisa de um dos quatro grandes times cariocas: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.E assim como escreveu o jornalista e escritor Antônio Jaime, no texto do convite em que ressalta alguns traços da personalidade do aniversariante, Cairu comandou a sua festa e a de todos que lá estavam com "um sorriso, usando roupas leves e claras, um chapeuzinho na cabeça" e distribuindo abraços efusivos em todos os que chegavam. Realizada na área aberta da AABB, o local logo foi tomado pelos amigos convidados. Para completar a festa, não podia faltar o que um carioca da gema, como Cairu, mais gosta: samba. E dos bons, que ficou por conta da talentosíssima Janaína Gentil, que a cada dia vem ampliando seu espaço na música de Cataguases e região. Antes uma promessa, Janaína hoje, é certeza de casa cheia onde se apresenta.
O "cariocairucataguasense" que se mudou para Cataguases há algumas décadas por conta de seu casamento com a artista plástica Nanzita acabou vivendo também um caso de amor com a cidade. Para festejar a vida que Cairu insiste em fazê-la ainda mais bela e emocionante tendo como instrumento a Arte, seus seletos convidados retribuiram o carinho acrescentando ao evento o brilho de cada um e a estima que nutrem pelo aniversariante. Embalados pela música, o delicioso churrasco do Élcio, a cerveja gelada e o papo super animado, a festa de Cairu foi marcada pelo clima descontraído e aconchegante, bem ao estilo dele que está sempre de braços abertos para receber seu interlocutor com um sorriso no rosto. E assim como faz festa com a Arte, nada mais coerente do que celebrar a vida seguindo este roteiro. É este jeito cariocairu de viver que os seus convidados vivenciaram nesta tarde única, cairu, de maio.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um acidente ocorrido na madrugada deste domingo, 17 de maio, na estrada Muriaé-Mirai entre um veículo Gol, placa de Muriaé-MG e um Fiat Strada, placa de Miradouro-MG matou um rapaz de 23 anos de idade. Segundo informações obtidas no local, o motorista do veículo Gol, Amaury Nenê José, 23 anos, que transitava sentido a Muriaé, teria perdido o controle da direção na pista molhada, e bateu de frente contra o Fiat Strada. Ele residia no distrito de Boa Família e morreu na hora.
Os demais ocupantes do veículo Fiat Strada, que também são de Boa Família e retornavam de um casamento em Muriaé, aparentemente sofreram ferimentos leves com escoriações pelo corpo. Eles foram socorridos pelos Bombeiros e Samu de Muriaé e levados ao Hospital São Paulo, naquela cidade.
A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local onde realizou seu trabalho de praxe e determinou que o corpo de Amaury fosse levado para o IML de Muríaé onde, após novos procedimentos burocráticos foi liberado aos familiares para o sepultamento. (Fotos: Silvan Alves)
{{banner-interno}}
Será realizado, no próximo dia 29 de maio, o IV Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região. O evento ocorrerá das 8h30min às 17h, no Auditório da Biblioteca Central da UFV. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas através do email [email protected] ou pelo telefone (31) 3892 6266.
O Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região é um movimento articulado pela Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (ADEVI) com pessoas e entidades de distintos segmentos, com o objetivo de aglutinar e mobilizar a sociedade local para pensar e construir coletivamente o desenvolvimento sustentável de nossa região.
Em sua quarta edição, o Fórum tem como principal finalidade discutir e propor ações sobre Agricultura Familiar, bem como a interação do meio urbano com o meio rural.
Como resultado, o evento visa informar prioridades da sociedade e identificar objetivos coletivos a serem buscados cooperativamente por meio da ação conjunta de organizações não governamentais, empresas privadas e poder público (de todos os níveis da federação), gestores e pesquisadores da área para discutir políticas de desenvolvimento rural, além das especificidades por bioma e potencialidades para os territórios rurais.
O Fórum é aberto a agentes públicos, representantes de classes, lideranças comunitárias, profissionais e técnicos de diversas áreas, Associações, Sindicatos, Secretarias e Conselhos Municipais e a toda população regional. Nele, os debates ocorrerão em quatro eixos temáticos: Produção; Processamento (Pós-colheita); Comercialização; e Organização.
Após o debate de cada tema específico, serão elaboradas propostas para auxiliar as instituições e a sociedade no desenvolvimento almejado.
O evento deverá conta com o apoio das seguintes instituições: A3 Publicidade; Cace Consultoria Jr; Casa do Empresário de Viçosa; EMATER/MG; EMATER/DF; ONG Census; ONG Engenheiros Sem Fronteiras; Prefeitura Municipal de Viçosa; Rotaract Club de Viçosa; SEBRAE; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Universidade Federal de Viçosa; VIÇOSATEC.PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira (29/05/2015)Local: Auditório da Biblioteca Central da UFV
08:30 – Credenciamento09:00 –Conferência de Abertura:Participações de:- Argileu Martins da Silva – Presidente da EMATER/DF- João Cruz Reis Filho – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
09:30 às 11:30 – Painel: Agricultura familiar: desenvolvimento rural sustentávelPalestrante: Dr. Argileu Martins da Silva (Presidente da EMATER/DF)
13:00 – 15:30: Grupos de trabalho por eixos temáticos – Salas do CEE/UFV16:00 – 17:00: Plenária de encerramento – Auditório da BBT.
{{banner-interno}}
Termina nesta segunda-feira, 18 de maio, o período de inscrições para o vestibular dos cursos de graduação oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Apenas em Leopoldina, onde é ofertado o curso de Engenharia de Controle e Automação com duração de 5 anos, são 15 vagas disponíveis. Haverá também vestibular nas Unidades de Belo Horizonte, Varginha, Nepomuceno e Curvelo para cursos distintos. O candidato pode se inscrever na modalidade Ampla Concorrência ou na Reserva de Vagas para os critérios de cor/etnia e renda. As provas serão nos dias 30 e 31 de maio.
A inscrição pode ser feita no www.copeve.cefetmg.br. Outras informações podem ser obtidas no Edital nº 48/2015, disponível no site Copeve (www.copeve.cefetmg.br) e no link http://www.cefetmg.br/galeria/download/2015/04/Edital-48-PS-Graduacao-2-2105.pdf
O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) e o pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado, até o dia 19 de maio de 2015 por meio da rede bancária. A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma. O edital informa também que " o pagamento do boleto bancário efetuado após o dia 19 de maio de 2015, não será considerado pagamento realizado e o candidato não terá sua inscrição validada". Para preencher o Requerimento de Inscrição o candidato deverá ter em mãos o CPF, Histórico Escolar do Ensino Médio e documento de identidade com foto que não seja infantil, ressalta o edital que rege o vestibular.
Por fim o documento informa que "o Comprovante Definitivo de Inscrição será disponibilizado, exclusivamente, por meio da internet, no endereço eletrônico www.copeve.cefetmg.br, a partir das 17 horas do dia 22 de maio de 2015. O candidato deverá imprimir esse Comprovante de Inscrição para, mediante a posse e apresentação dele, poder ter acesso ao local de realização das provas". (Foto: Jornal Leopoldinense online){{banner-interno}}
Policiais Militares do GEPMOR prenderam na tarde desta sexta-feira, 15 de maio, um rapaz que dirigia uma motocicleta Honda XR Tornado, vermelha, sem placa e retrovisores. Ele foi visto pelo sargento Fábio, comandante do GEPMOR, durante patrulhamento no bairro Bandeirantes, próximo ao número 15 da Rua Edgard Cunha, que se aproximou para fazer a abordagem quando o condutor daquele veículo acelerou empreendendo fuga. O reforço policial foi chamado o que permitiu alcançarem a motocicleta suspeita.Durante a abordagem os policiais consultaram no banco de dados da Polícia Militar o número do chassi da moto e constatou-se que ela havia sido furtada há dois dias. O condutor foi identificado como Marlon Cristiano Gonçalves, 25 anos, que disse ao sargento Fábio ter feito um negócio à base de troca dando sua moto Honda CB 400 e ficando com a Tornado. Ele revelou ter feito negócio com Marcos de Souza Machado, de 18 anos e que reside no bairro São Vicente. Os policiais foram até à sua casa onde foi encontrado bem como a moto que foi usada na transação comercial. Questionado sobre como adquiriu o veículo disse que pagou por ele uma barra da maconha. A motocicleta foi adquirida, ainda segundo o rapaz, de Marlon Caetano dos Santos, mais conhecido por "Marlin", que não foi encontrado pelos policiais.
As duas motocicletas foram apreendidas e encaminhadas para o pátio credenciado do Detran em Cataguases e os dois rapazes, Marlon Cristiano e Marcos Caetano foram presos em flagrante delito pelo crime de recepção, sendo ambos encaminhados à delegacia de polícia de plantão em Leopoldina onde prestaram depoimento. {{banner-interno}}