Teve início às 9 horas desta segunda-feira, 18 maio, a 13ª Semana de Museus – "Museus para uma sociedade sustentável" -, que irá até o próximo dia 22 de maio, com eventos sendo realizados no Museu Espaço dos Anjos e Auditório do CEFET, em Leopoldina. Até dia 24 de maio, 1.378 instituições devem promover cerca de 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, que é lembrado nesta data, quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
A 13ª edição desta ação enfatiza o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. Além disso, o tema "reconhece o papel dos museus no crescimento do interesse do público em uma sociedade que desperdice menos, seja mais cooperativa e que utilize seus recursos respeitando os sistemas vivos", destaca o Icom.
Uma vasta programação foi elaborada para o evento no Museu Espaço dos Anjos, que fica na Rua Barão de Cotegipe, centro de Leopoldina. Além da abertura que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, que contou com a apresentação do Grupo Pérola Negra. estão previstas ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e exposição "Pintando o Sete: jogos, brinquedos e diversos objetos para decoração confeccionados pelos alunos do Colégio Conhecer. A programação do dia termina com a apresentação do documentário "Lixo Extraordinário" e palestra com Ciro Souza do Vale. Até o dia 22, diversas atrações estão programadas nesta 13ª Semana de Museus, em Leopoldina. (Foto gentilmente cedida por O Vigilante Online){{banner-interno}}
Neste domingo dia 17, de maio, às 10 horas da manhã, o Esporte Clube Laranjal e Ideal Esporte Clube se enfrentaram pela primeira partida das semifinais da Copa dos Campeões, a maior competição de futebol amador da Zona da Mata. Muitos jogadores que já atuaram em equipes importantes do futebol brasileiro entraram em campo de lado a lado.
O Laranjal jogou em casa diante de sua torcida, que superlotou o estádio, tentou desde o início tomar as rédeas da partida e, empurrado pela massa, teve boas chances para abrir o marcador até que num escanteio cobrado pela esquerda, Ernani furou, Ronan se aproveitou e mandou para o fundo das redes de Douglas, que nada pôde fazer. O Ideal tinha em sua melhor jogada os avanços do mesmo Ernani, que apoiava muito, e com dribles curtos e rápidos, tentava abrir caminho na defesa adversária. Tufy fazia sua melhor partida pela equipe azul e Felipe Canavan sua pior. O dia também foi de estreias para Ronald, do Volta Redonda, Caíque, do Friburguense e o próprio Ernani, ex-Vasco. O Laranjal tinha em Fidélis, artilheiro da competição com 10 gols, uma defesa sólida com Ronan e Papito e um meio campo onde Peixoto e Vitinho se destacavam. Porém, a melhor figura da partida foi o goleiro Bernardes, do time da casa, que fez grandes defesas, sendo uma milagrosa, no fim da partida. Primeiro tempo equilibrado com leve supremacia da equipe anfitriã.
Na segunda etapa, no time do Laranjal, saiu Robinho e entrou Rômulo, atacante do Paulista de Jundiaí, que perdeu dois gols, o que ele não costuma fazer. Porém, a equipe azul também veio com alterações para o segundo tempo. Seu técnico tirou Felipe Canavan e colocou o veloz Felipe Rubim, que deu mais movimentação ao ataque e criou diversas chances, sempre esbarrando no paredão Bernardes. Ao 35 minutos o lance capital: falta batida por Tufy e cabeçada de Anselmo na trave com a bola voltando para Romário que venceu por alguns segundos o arqueiro, porém, a comemoração durou pouco, pois o assistente Onofre Negri (Aladim) levantou a bandeira assinalando impedimento de Anselmo na primeira jogada. Muita reclamação de jogadores e torcedores do Ideal e princípio de tumulto logo contornado. Faltando poucos minutos para o final da ótima partida, um torcedor do Laranjal invadiu o campo e foi abraçar o goleiro pelas suas defesas, sendo logo retirado. No final pressão do time de Recreio, mas a bola não entrou e o juiz apitou o fim da partida. Festa na cidade pois o resultado dá uma grande vantagem na segunda partida sendo que um empate em Recreio, dia 23, será suficiente para o Esporte Clube Laranjal se classificar a final. Laranjal: Bernardes, Arthur, Vada, Ronan, e Victor, Papito, Peixoto, Iago (Rômulo) e Vitinho (Clodoaldo), Fidélis (Colin) e Robinho (Daniel). Técnico: Luciano Oliveira
Ideal: Douglas, Maycon, Anselmo, Bruno e Ernani, Amendoim, Ronald (Matheuzinho), Tufy e Felipe Canavan (Felipe Rubim), Caíque e Romário. Técnico: Jairo Pina
Arbitragem: Antônio Morais, auxiliado por Rui Almeida e Onofre Negri. Renda: R$ 6.970,00 (público não informado)
Depois da partida o auxiliar Onofre Negri foi agredido - fora do estádio - por um torcedor com a camisa do Ideal. Ele foi socorrido e até o fechamento desta matéria não foi divulgado se ele prestou queixa da agressão à Polícia Militar. OUTRA SEMIFINAL: RIBEIRO 4 X 2 DEMOCRATA Ribeiro também largou na frente e fez o dever de casa. Agora, joga por um empate na próxima semana, em Santana de Cataguases, para chegar à final. (Fotos de Kadu Fontana)
CONCEITOS:
LARANJAL IDEAL
BERNARDES - EXCELENTE DOUGLAS - BOMARTHUR - REGULAR MAYCON - REGULARVADA - BOM ANSELMO - REGULARRONAM - ÓTIMO BRUNO - BOM VITOR - BOM ERNANI - ÓTIMO PAPITO - BOM AMENDOIM - REGULARPEIXOTO - OTIMO RONALD - REGULAR VITINHO - REGULAR TUFY - ÓTIMO FIDELIS - ÓTIMO FELIPE CANAVAN - REGULARIAG0 - REGULAR CAIQUE - REGULARROBINHO - BOM ROMÁRIO - REGULAR {{banner-interno}}
Um rapaz identificado como sendo Thomas Edson Borges de Morais, de 21 anos, morreu após perder o controle de sua motocicleta Honda e cair na Avenida Manoel Inácio Peixoto, mais conhecida como Reta da Saudade, em frente à Companhia Industrial Cataguases. Ele estava seguindo rumo ao bairro Taquara Preta. Segundo informações obtidas no local, o rapaz estava sozinho e andava em alta velocidade. O acidente aconteceu por volta das 21h30 min deste domingo, 17 de maio.A Polícia Militar compareceu no local e isolou a área para que a perícia técnica possa realizar seu trabalho. A equipe do Samu também veio prestar socorro, mas o rapaz teria morrido minutos depois do acidente. Um motorista da Viação Bonança foi o primeiro a ver Thomas Edson caído ao chão. Ele o ultrapassou correndo pouco antes de chegar no quebra molas ali existente.
Uma das hipóteses para o acidente é que Thomas Edson estava em velocidade acima do normal para aquela via e não teria visto o quebra molas o que o fez perder o controle da sua motocicleta Honda CG-150 Titan KS prata, ano 2005/06, com placa de Cataguases. Desgovernado, o veículo ainda bateu de frente em uma árvore (foto ao lado) arrancando um pedaço de seu caule e seguiu mais uns metros até Thomas Edson cair ao chão quando perdeu o capacete que saiu de sua cabeça. Outro motociclista que vinha atrás parou para dar socorro e chamar a polícia, disse que ele ainda estava vivo, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça morrendo instantes depois.{{banner-interno}}
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Cataguases, em parceria com a Faculdade Sudamérica, realizará uma série de eventos no âmbito da "Semana da Luta Antimanicomial", que terá início nessa segunda-feira, 18 de maio, data em que é celebrado o "Dia Nacional da Luta Antimanicomial".
A programação se estenderá até quinta-feira, 21, com oficinas de artes, desfiles de roupas customizadas, oficinas de educação física, entre outras atividades que serão ministradas pelos próprios usuários do CAPS I e por graduandos da Faculdade Sudamérica. De acordo com a assistente social Valéria Lazaroni Silva, coordenadora do CAPS I, essa "Luta Antimanicomial" acontece em todo o Brasil e precisa ter cada vez mais adesão da sociedade, pois já ficou provado cientificamente que não se trata ninguém por meio do isolamento. Valéria (foto ao lado) destaca que, embora o manicômio já não exista mais como espaço físico, ele ainda existe dentro da gente, no pensamento, no agir e no falar. "Ainda existe essa ideia de que ‘louco’ tem que ser tratado dentro do hospício, dentro de uma clínica psiquiátrica e é isso que precisamos combater", acrescenta a assistente social.
Segundo ressalta a coordenadora do CAPS I, a parceria com a Faculdade Sudamérica, nesse sentido, é de grande importância tanto para a Saúde Mental de Cataguases quanto para o corpo docente e discente dessa instituição de ensino superior, uma vez que proporciona troca de saberes e fazeres, que enriquece as relações. Ainda sobre a Luta Antimanicomial, Valéria revela que, posteriormente, também será realizado um seminário para manter viva a discussão sobre o assunto.
Veja a programação da Semana da Luta Antimanicomial em Cataguases:
18/05 (segunda-feira), às 13h, no CAPS - Oficina de Garrafas Decoradas, tendo como monitor o usuário Renato Amorim.
19/05 (terça-feira), às 9h30, na Praça de Esportes - Oficina de Futebol orientada pelos alunos aos usuários, na Praça de Esportes.
19/05 (terça-feira), às 20h, na Faculdade Sudamérica - Desfile de roupas customizadas (Oficina de Geração de Renda), realizado pelos usuários do CAPS.
20/05 (quarta-feira), às 9h30, no CAPS - Atividades de Educação Física para os usuários, orientadas pelos alunos da Faculdade Sudamérica.
21/05 (quinta-feira), às 13h, no CAPS - Oficina de Customização, para os alunos, tendo como monitora a usuária Dicélia Pereira.
21/05 (quinta-feira), às 14h, no CAPS - Oficina de artes com palito de picolé, tendo como monitor o usuário Ricardo dos Santos.{{banner-interno}}
Dores da Vitória é um distrito de Miraí agradável, com escola, creche, ruas calçadas e o clima de montanha é predominante. Tem, portanto, quase toda infraestrutura necessária para a população viver dignamente. Quase, porque seus moradores ainda não podem usar a telefonia celular. Desde 2013 eles aguardam a chegada deste benefício, conquistado mediante aprovação pela Câmara Municipal de Miraí, do projeto de lei número 38/2013, que estabeleceu as normas gerais para instalação naquela localidade de uma Estação Rádio Base (ERB) e equipamentos afins que vão levar o sinal para o distrito e toda a zona rural daquela região.O vereador Marcileide Carlos dos Santos (foto ao lado), presidente do Legislativo Municipal, revela estar "chateado" e "sem saber mais o que fazer" para que a população possa usufruir da telefonia celular. Ele conta que desde a aprovação do referido projeto de lei, "eles construíram a torre para a gente ter celular, mas até agora nada dela funcionar", afirma. A referida ERB, aliás, é vista da estrada muito antes de chegar ao distrito. Imponente e alta, ocupa uma área de aproximadamente 200 metros quadrados da Fazenda Nova Morada, quase na chegada de Dores da Vitória.
A obra, pelo que observou a reportagem juntamente com o vereador, está aparentemente concluída e a energia ligada. Aos olhos leigos da população, só falta mesmo colocá-la para funcionar. E é exatamente esta reposta que ninguém consegue ouvir da responsável por levar a telefonia celular àquele distrito: a Vivo. A empresa ganhou licitação do governo de Minas para instalar diversas ERB's como aquela nos distritos mineiros dentro do que ficou conhecido como Programa Minas Conecta II, levado a efeito a partir daquele ano. A empresa, para os moradores, fez a parte mais difícil, e mesmo assim, não ativa o sinal permitindo assim que o celular seja usado pelos consumidores que estão visivelmente ansiosos e, inclusive, já compraram seus aparelhos, muitos deles no último natal.
- A torre ficou pronta e aguarda a Vivo liberar o sinal do celular desde novembro do ano passado, conta Marcileide, que também é morador do distrito. "São sete meses de espera pelo serviço e sequer temos uma informação sobre o motivo pelo qual a torre ainda não funciona nem quando vai começar a funcionar", conta angustiado. A última tentativa foi feita também nesta sexta-feira, 15, quando Marcileide assinou um ofício em nome da Câmara Municipal, pedindo explicações à Vivo pela demora na ativação do sinal e a definição de uma data para a sua entrada em funcionamento. "É tudo o que podemos fazer neste momento. E vamos pressionar aquela empresa de todas as maneiras até que todos os moradores de Dores possam usar o serviço", completou.A reportagem do Site do Marcelo Lopes entrou em contato com a Vivo através do seu diretor de Relações Institucionais, Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz, da Regional Minas Gerais. Ele não especificou uma data para a chegada do sinal de telefonia celular naquele distrito, mas disse que "nossos esforços são no sentido de que todas as ERBS sejam ativadas no melhor tempo possível" e também revelou que quando o serviço estiver ativado a população vai receber sinal de telefonia celular 3G, necessária para navegar na internet usando um smartphone. Outro esclarecimento prestado por ele é sobre a torre em si. De acordo com Ricardo Diniz, "as obras de engenharia civil representam apenas uma das fases de implantação integral de uma Estação Rádio Base (ERBs). Questões afetas à certificação regulatória, à energia elétrica, e conexão ao restante da rede também devem ser consideradas", acrescentou.
Abaixo, Marcileide e Fernando, em frente ao portão de entrada da torre de telefonia celular que vai levar o serviço para os moradores de Dores da Vitória, zona rural daquela região e até ao Patrimônio, outro distrito de Mirai, conforme informações preliminares.{{banner-interno}}