O Sicoob Coopemata, com sede em Cataguases onde foi fundado há mais de 16 anos e presente em 8 cidades, inaugurou nesta segunda-feira, 18 de maio, as novas instalações do Ponto de Atendimento (PA) de Muriaé. Com mais conforto, espaço, comodidade, inovação e modernidade para os cooperados e visitantes, o novo PA fica na Rua Coronel Marciano Rodrigues, 95 B – Centro de Muriaé. Esta mudança de estrutura é reflexo do crescimento do Sicoob Coopemata e da expectativa com os indicadores que revelam crescimento da instituição naquele município. A reinauguração aconteceu no próprio Ponto de Atendimento do Sicoob Coopemata às 8:30 horas. Além do Presidente do Conselho de Administração daquela cooperativa, César Mattos, também estiveram presentes o Diretor Administrativo, Humberto de Abreu Santos, o Diretor Financeiro, Camilo Cristóvão Vicente, colaboradores do PA de Muriaé, empresários da cidade, parceiros e o Padre Adilson, que fez a bênção da nova unidade, além de outros convidados. Durante a solenidade, César Mattos, ressaltou o quanto está feliz com mais esta prova de crescimento da instituição que dirige. "É um grande sonho que estamos realizando hoje. Acredito na filosofia cooperativista e por isso quero levar esta ideia ao maior número possível de cidades como estamos fazendo. Tenho certeza que Muriaé também se tornará referência em cooperativismo", ressaltou. César ainda disse que esta mudança de estrutura com mais espaço e comodidade é estratégica para o crescimento do Sicoob Coopemata por causa da importância desta cidade no contexto socioeconômico da Zona da Mata mineira.
O presidente informou também que em junho será inaugurado o PA de Barbacena e no segundo semestre, o de Conselheiro Lafaiete, reforçando que estas duas novas unidades demonstram o crescimento do Sicoob Coopemata. "Somos mais uma empresa de Cataguases a despontar no cenário regional e nacional ultrapassando os limites da cidade pequena em que nasceu", finalizou. Na sequência foi servido um café da manhã aos convidados.
{{banner-interno}}
Começam nesta terça-feira (19) as inscrições para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2016. Vinculado à Força Aérea Brasileira, o curso é realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, no Campo das Vertentes.
Até 11 de junho, adolescentes e jovens do sexo masculino podem se candidatar para o exame, formalizando a inscrição no site da Epcar, que vai selecionar 180 novos alunos.
A taxa de inscrição é de R$ 60. A escola destacou que, estatisticamente, cerca de 12 mil jovens concorrem às vagas disponibilizadas anualmente.
Segundo informações da assessoria da escola, entre as condições para inscrição listadas no edital, estão que o candidato deve ser um cidadão brasileiro nato, não deve ter menos de 14 anos nem completar 19 até 31 de dezembro de 2016.
Também precisa já ter concluído ou estar concluindo, com aproveitamento, o Ensino Fundamental até o dia da matrícula. Se for menor de idade, precisa ter autorização do responsável.
As provas escritas de Português, Matemática, Inglês e Redação estão agendadas para 2 de agosto. O exame, que é eliminatório e classificatório, será realizado em Barbacena, Belo Horizonte, Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
Os aprovados nesta fase serão submetidos à Inspeção de Saúde, ao Exame de Aptidão Psicológica e ao Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, que também são eliminatórios.
Atualmente, estudam na Epcar 480 alunos, segundo o Centro de Comunicação da FAB. O CPCAR, ministrado sob o regime de internato, dura três anos e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. O curso possui disciplinas gerais, previstas nos cursos do Ensino Médio, e militares.{{banner-interno}}
Uma comissão formada por servidores da Secretaria de Educação de Cataguases prepara o Plano Decenal Municipal de Educação (PDME) que, até o fim de junho, terá que ser aprovado na Câmara Municipal, no formato de Projeto de Lei. Como Cataguases já possui um plano, o trabalho agora é apenas de atualização, especialmente de objetivos e metas, no âmbito de "Formação de Professores e Valorização Profissional", "Educação Infantil", "Ensino Fundamental", "Ensino Médio", "Educação Superior", "EJA", "Educação a Distância e Tecnologias Educacionais", "Educação Tecnológica e Formação Profissional" e "Educação Especial".Constituída por ajustes técnicos, a primeira etapa da reestruturação do PDME já foi vencida e, nessa nova fase de reorganização, o documento está sendo apresentado a uma equipe representativa da sociedade, que tem voz para opinar e sugerir mudanças, quando necessário. Devido à extensão do documento, sua apresentação acontece em partes e três reuniões já foram realizadas com essa finalidade, conforme destaca Leonardo Campos, técnico educacional e membro da comissão que reformula o PDME.
Segundo Leonardo, esses encontros de exposição do Plano Decenal são abertos a qualquer pessoa interessada no assunto e o próximo está marcado para o dia 20, às 13h, na Secretaria Municipal de Educação. O técnico educacional ressalta que o PDME planeja as metas educacionais de Cataguases para a próxima década, tendo como base o Plano Nacional de Educação, mas levando em consideração as peculiaridades locais. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A partir da próxima segunda-feira, 25 de maio, a tarifa de transporte coletivo urbano em Cataguases será reajustada para 2 reais, de acordo com decreto divulgado nesse domingo, 17, no "Jornal Cataguases", diário oficial do Município. Assinada pelo prefeito José César Samor e pelo secretário municipal de Administração Walter de Paula, a publicação que revela o aumento de 5,26% na passagem de ônibus urbano aponta diversos fatores relevantes para a decisão, como, por exemplo, a elevação dos custos com combustíveis, pneus, peças e mão de obra para o funcionamento do transporte público.
Ainda segundo o texto publicado, o valor determinado pelo chefe do Executivo considerou estudos do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, bem como de Comissão formada para deliberação sobre política tarifária do transporte coletivo urbano do Município de Cataguases. Outro decreto na mesma edição do "Jornal Cataguases" revela que a tarifa do transporte coletivo rural deste Município também passará por reajustes, os quais passarão a vigorar na mesma data já citada e de acordo com a tabela a seguir:
{{banner-interno}}
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Mineração de Cataguases e Região realizou nesse domingo, 17 de maio, no clube Miraí, naquela cidade, o 5º Encontro dos Trabalhadores na Mineração. Além de centenas de funcionários das empresas e seus familiares, o evento contou com a presença do prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani e sua esposa, Isabel, e representantes da Força Sindical na região à qual aquele sindicato está filiado e da presidente do Diretório Municipal do Partido Solidariedade em Cataguases, Elisângela Ramos da Silva, mais conhecida como Elisângela do Sindicato.A festa contou com um delicioso almoço com farto churrasco, cerveja e refrigerante, além de música ao vivo animada pela dupla Rodrigo e Adriano além de um descontraído sorteio de prêmios, o momento mais esperado da festa. Eletrodomésticos como panela de fazer arroz, forno microondas e ferro de passar roupa, foram alguns dos cobiçados brindes a que concorreram os associados do Sindicato que tem como presidente o dinâmico José Isaac de Morais, liderança que vem conquistando uma série de benefícios para a categoria conforme lembrou durante o evento. Ele também aproveitou para se posicionar sobre a Pec da Terceirização que segundo ele vai trazer benefícios para os terceirizados, "como por exemplo, poderão se associar ao sindicato da categoria majoritária", explicou.
O prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani agradeceu ao convite para participar da festa e elogiou a categoria que segundo ele "desempenha um papel de grande importância para a economia do país, visto que são vocês que produzem a riqueza deste país". Ele também parabenizou a todos pela "bela festa". A festa que foi organizada por Elisângela Ramos sob a coordenação de Isaac, contou com várias atrações para as crianças como brinquedos touro mecânico e pula pula. Isaac, ao final avaliou a festa como sendo um "momento de confraternização, alegria e de união da categoria. Felizmente, mais um ano em que tudo deu certo e todos saem daqui felizes", completou o presidente.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}