Estreia neste sexta feira, 22 de maio, em Cataguases, o curta metragem Mácula, do diretor Rafael Aguiar. O filme, que promete surpreender mais uma vez o público, será exibido no Centro Cultural Humberto Mauro, em duas sessões, com início às 18:30 horas. A censura é de 16 anos.
Após o sucesso de Eu Não Tenho Herói, lançado em 2014 e já premiado pelo festival internacional de Cabo Verde, Mácula é a nova trama, que envolve um tema recorrente no Brasil e no mundo, a violência sexual contra a mulher.
Produzido de forma independente, o curta foi filmado no mês de novembro em Cataguases, por uma equipe de cerca de 20 profissionais da cidade. No elenco, os atores Isabella Mariotti, Edgard Lopes e Angelo Perim conduzem o drama vivido por um casal que tem suas vidas marcadas por uma terrível experiência. O suspense é uma marca constante no filme que apresenta um desfecho ainda mais surpreendente. Outras informações sobre o curta na página oficial do Facebook, em www.facebook.com/filmemacula.
O curta também será exibido em Além Paraíba, MG, no dia 23 de maio, às 19 horas, no Museu de Histórias e Ciência Naturais.
SinopseO que um homem é capaz de fazer ao ver seu grande amor ser violentamente agredido? Quando Luiz prepara um jantar romântico e aguarda a esposa Lívia, sequer imagina o que acontece do lado de fora de sua casa. Em Mácula, sentimentos antagônicos como amor e ira, perdão e vingança, revolta e desilusão preenchem o espectador do início ao fim da trama. Uma sombra que persegue milhares de mulheres é retratada fielmente neste curta-metragem de Rafael Aguiar.O diretorRafael Aguiar é diretor e roteirista de seis curtas-metragens: Eu Não Tenho Herói, 2014, premiado como melhor curta-metragem no 5º Cabo Verde Iternational Film Festival; Óbice, 2013; Soluço, 2009, exibido no festival de Cinema de Juiz de Fora e MercoCidades, Primeiro Plano; Kit Terror, 2010, exibido em Juiz de Fora no Festival Primeiro Plano, São Paulo no Guaru Fantástico, Rio de Janeiro no Curta-Copa e em Berlim no Madame Satã. Na ultima Mostra competitiva em que foi exibido (Mostra de Cinema Independente Caiçaras) ganhou o prêmio de melhor filme pelo juri técnico; Destinatário, 2011, disponível no site do Canal Brasil; O Espelho de Joaquina, 2012, exibido na Mostra de Cinema Brasileiro em São Tomé e Príncipe; Projeto Glória, 2013, exibido Cabo Frio, Cataguases, Visconde do Rio Branco e São Paulo, ainda inscrito em vários festivais.
Veja algumas fotos de "Mácula".{{banner-interno}}
A Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), com apoio do SEBRAE-MG, realizou na noite desta terça-feira, 19 de maio, no auditório da ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial - a palestra "Atender bem gera mais vendas", apresentada pelo jornalista Ricardo Gandra, pós-graduado em Comunicação e Marketing. Quase duzentas pessoas, entre comerciantes e funcionários participaram do evento que teve como objetivo motivar os profissionais da área e repassar técnicas de atendimento. Para o Site do Marcelo Lopes, Ricardo Gandra, disse que "oferta conhecimento com humor" e assim ele fala sobre as características principais do bom atendente e "levo o espectador à reflexão principal sobre o tema, de forma bem didática. Nós também abordamos nesta palestra se o cliente tem razão ou não, tipologia dos principais clientes que chegam ao estabelecimento comercial e encerramos com os dez mandamentos da fidelização", explicou.
Marcada pela alegria, a palestra envolveu os participantes para transmitir uma mensagem séria que contribuem para o aumento nas vendas. Gandra, por exemplo, disse sobre a forma como não receber o cliente, lembrando uma frase ainda hoje muito utilizada por vendedores: "o que o senhor(a) deseja?" Segundo Ricardo, esta frase é interpretada pelo cliente de forma negativa, "ele pensa que está atrapalhando o vendedor, que ali não é o lugar dele", ensinou. O palestrante revelou ainda que o primeiro contato que o atendente deve ter com o cliente "é o sorriso do atendente. Esta é a primeira coisa que o cliente deve ver ao entrar numa loja, porque o sorriso vai dar uma desarmada em qualquer tipo de cliente que venha, de repente, 'com armas", dizendo metaforicamente".
"Os clientes são parceiros dos atendentes, parceiros, inclusive dos sonhos deles, porque se o cliente for bem recebido ele vai encher a loja, vai retornar e vai trazer mais clientes, tornando-se parceiro do atendente que, com isso, tem um retorno financeiro melhor", revelou Ricardo Gandra, trazendo um novo olhar na relação vendedor x cliente. Em outro momento, o palestrante dá outro conselho: "Capacitação e conhecimento nunca é demais. Eu acho que quem trabalha com vendas, independente do que ele vende, precisa sempre estar buscando mais conhecimento, sempre ouvindo novas técnicas, novas ferramentas de você disseminar o seu nome, o seu produto, serviço ou ideia, de maneira que a pessoa nunca fique na zona de conforto", acrescentou.
Gandra também lembrou do papel inverso do vendedor, que é quando ele leva para a chefia os desejos e críticas do cliente. "Neste caso a gente se depara com dois tipos de chefe: aquele que aceita e promove as mudanças e outro que menospreza o que o atendente fala, dizendo que é do jeito dele que é o certo, e corre um sério perigo de cair em erros brutais porque está menosprezando o público dele mais importante para a sobrevivência do seu negócio, que é o funcionário dele, que sabe o que está acontecendo no dia a dia através do contato direto com o cliente", concluiu.A palestra ainda contou com a presença do presidente da ACIC, Ricardo Matos que fez a abertura do evento, salientando a preocupação da entidade que dirige em trazer sempre palestras como esta "para aprofundar o conhecimento dos profissionais do setor e também para fortalecer o nosso comércio", frisou. Newton Antônio Dutra, também compareceu e falou rapidamente sobre a reativação do SIEEL - Sindicato das Empresas de Energia Elétrica - que está ampliando sua base de ação na cidade e aceitando associados além de ofertar uma série de serviços para os filiados. Já a gerente da ACIC, Léllis Dutra, agradeceu a participação de todos e revelou que entre os dias 8 e 13 de junho será realizada mais uma edição do Liquida Ktá, "desta vez, na praça Chácara Dona Catarina", ressaltou.
{{banner-interno}}
Meio quilo de maconha, aproximadamente e diversos papelotes de cocaína e de crack foram apreendidos nesta manhã pela Polícia Militar, na casa de Iago Cadete, no bairro Leonardo, em Cataguases. Ele também foi preso em flagrante suspeito de fazer tráfico ilegal de drogas. Os policiais chegaram até ele após denúncias anônimas feitas pelo telefone 181 e devido ao trabalho de inteligência da PM que o investigava havia algum tempo. Com as evidências nas mãos, a Justiça da Comarca de Cataguases expediu um mandado de busca e apreensão contra Iago, que foi cumprido no começo da manhã desta quarta-feira, 20 de maio.Iago Cadete tem 19 anos de idade e já havia se envolvido com drogas quando era menor de idade, conforme informou o sargento Vânio, que ao lado do sargento Procópio e dos soldados Túlio, Jean Pierre e Couto, assumiram o caso. A droga foi encontrada em dois cômodos da casa do suspeito e estariam no guarda roupas. Ao todo foram apreendidos 75 papelotes de crack, 9 de cocaína, 6 buchas grandes de maconha, além de um cartão de crédito, sacolinhas plásticas para embalar a droga e onze reais em dinheiro. No quarto existente nos fundos da casa, dentro de uma mochila, a PM achou uma barra de maconha prensada pesando aproximadamente meio quilo.
A Polícia também descobriu que Iago mantém uma página na rede social Facebook, onde aparece em uma foto segurando uma arma, com o seguinte texto ao lado: "To pesadao olbha o que chegou,a guerra dos morros so ta comesando....bagulho ta gostozinho......fuzizinho pra comesar....." (veja a reprodução da página abaixo){{banner-interno}}
Nessa segunda-feira, 18 de maio, o Sinserpu (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) negociou com o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, um reajuste de 13,01% no salário dos profissionais da Educação e outro de 8,84% nos vencimentos dos trabalhadores municipais de nível 2, 3, 4 e 5. Os novos valores deverão ser pagos a partir do próximo mês e, além disso, o Sindicato também conseguiu, para todos os servidores, um aumento de R$20 no "Cartão Alimentação", valor que, segundo destacou a presidente da instituição, Maria Lúcia de Souza Lima Silva, pode ser considerado uma conquista, se levar em conta a atual situação da Prefeitura.
"Não é aquilo que almejam os servidores, mas eu considero uma boa negociação, porque, na alimentação, nós conseguimos o dobro da quantia que o prefeito propôs a princípio e, no salário, também levamos o chefe do Executivo a repensar os índices ínfimos que haviam sido cogitados", destacou a sindicalista, acrescentando que o prefeito Cesinha, na reunião, falou em um aumento maior em 2016, se a Prefeitura Municipal estiver na situação em que se planeja levá-la.
De acordo com a presidente do Sinserpu, os encontros feitos com o chefe do Executivo também foram momentos de debater diversas outras reivindicações previstas no Acordo Coletivo de Trabalho, formulado em assembleia. "A roda de negociações continua e já falamos sobre a importância de incluir os secretários escolares no grupo dos que receberam percentual de 13,01%, já que eles são da folha da Educação", contou a presidente do Sinserpu, que continou: "Também estamos acordando reajustes de diárias para viagens, regulamentação da jornada de trabalho 12hx36h, atendimento médico/odontológico à disposição do servidor, pagamentos de piso salarial dos agentes comunitários e do PMAQ, entre diversas outras questões", frisou Maria Lúcia. (Fotos: Camilo Vória/Jornal Cataguases)A sindicalista falou ainda de outra importante reivindicação em pauta, que está sendo levada às reuniões com o prefeito. Segundo Maria Lúcia, é preciso uma reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, para readequar os profissionais de níveis 2,3,4 e 5, que, ao longo dos anos, vêm sofrendo perdas salariais e hoje recebem quase o mesmo valor do vencimento dos trabalhadores de nível 1. Maria Lúcia reiterou a importância do envolvimento de todos os servidores com o sindicato, pois "são os trabalhadores que têm força", frisou a presidente do Sinserpu. {{banner-interno}}
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) realizou na manhã desta terça-feira, 19 de maio, em sua sede, um evento denominado "Café com Crédito", que consistiu em uma palestra cujo tema foi o "Momento Econômico e perspectivas futuras" apresentado por Nélio Araújo – Especialista em BDMG/Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e proprietário da AGRA Soluções, sediada em Muriaé, e que tem parceria com diversas empresas e entidades classistas da região. O encontro foi aberto pelo presidente da CDL, Humberto Lanzieri, que em seu breve pronunciamento falou de união e crescimento da entidade que preside, elencando algumas conquistas como plano de saúde, realização de campanhas de vendas em datas específicas como Natal e Dia das Mães, entre outros, "que vem fortalecendo o nosso comércio", disse. Ele também divulgou uma informação de que cinco mil pessoas trabalham no comércio da cidade, o que, segundo Humberto, "mostra a força do comércio cataguasense". O presidente da CDL encerrou seu pronunciamento conclamando os presentes a se filiarem à entidade bem como incentivas colegas que ainda não façam parte dela a "cerrarem fileiras conosco", enfatizou.
Outra presença de destaque no evento foi a do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Alex Carvalho. Ele que assumiu a pasta recentemente, elogiou a iniciativa da CDL e falou que sua Secretaria tem como "objetivo principal fomentar o desenvolvimento. O prefeito Cesinha não tem como objetivo único trazer empresas para o município, mas também o de buscar as condições para que elas aqui se instalem", frisou Alex. O Secretário também disse estar aberto para "conhecer a realidade dos lojistas através desta instituição. Acredito no diálogo e quero convidar a todos para um bate papo para que possamos fazer exatamente isso, ouvir de vocês a realidade que vivenciam para que possamos juntos elaborar estratégias de ação visando fortalecer o nosso comércio", concluiu.O diretor e proprietário da AGRA Soluções, Nélio Araújo, conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes, minutos antes do início de sua palestra aos empresários. Segundo ele, a escolha do tema "Momento Econômico e perspectivas futuras" é para falar da crise "porque enquanto uns choram outros estão felizes vendendo lenços. Então, muito resumidamente, nós vamos passar uma mensagem de otimismo, mostrar alguns cases de sucesso de empresas que estão fazendo diferente e estão ganhando dinheiro na crise, enxergando as oportunidades que a crise oferece. E a gente sabe que em Cataguases tem muitos empresários dinâmicos que também sabem fazer diferente" e completou: "Acho que neste momento não podemos nos levar pelo efeito manada: porque está todo mundo restringindo a publicidade eu também vou restringir. Com certeza a leitura está errada. A publicidade agora é investimento. Se está todo mundo restringindo eu vou aumentar a minha publicidade, aumentar o meu marketing, vou criar novas alternativas, para criar público e gerar novas receitas e investimento", completou.
"O momento é de ser criativo e aproveitar as grandes oportunidades que toda crise gera. Não é a primeira crise que o Brasil passa, nãovai ser a última e a gente sabe que o brasileiro é um povo bastante criativo e sabe se virar nesse momento", aconselhou. Nélio alerta, porém, que "neste momento o ideal é variar e não colocar todos os ovos numa cesta só. Por exemplo, se a minha empresa trabalha numa linha só e eu não tenho condição de abrir outra para atuar em uma área diferente, talvez a solução seja ampliar sua oferta de produtos, fazer alguma coisa diferente, trocar informações com os funcionários para saber deles o que estão ouvindo do consumidor. Resumindo, o momento é para enxugar os gastos que são possíveis enxugar para que sobre recursos para investir no essencial. Porque o momento é de investir em publicidade, de investir na empresa, de fazer algo diferente e fazer a empresa sair da crise", finalizou Nélio.{{banner-interno}}