O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, apresentou na tarde da última segunda-feira, 18 de maio, o anteprojeto do Plano Municipal de Cultura, que tem previsão para ser votado no próximo mês de junho na Câmara Municipal de Cataguases.
O documento foi elaborado a partir das informações levantadas pelas sete câmaras temáticas do Conselho Municipal de Politica Cultural, que são artes plásticas e visuais; literatura e biblioteca; música e dança; artes cênicas; áudio e vídeo; povos tradicionais e comunidades quilombolas; patrimônio cultural; arquivo e documento.
"Esse plano, explica Zeca Junqueira, é a última etapa a ser concluída para habilitar Cataguases a receber verba carimbada do Fundo Nacional de Cultura". Segundo ele, o anteprojeto vai ainda passar pelo Conselho para serem feitos ajustes necessários e será legitimado em Audiência Pública no dia 19 de junho, na Câmara Municipal. Dessa conferência poderão vir ainda novas sugestões para o plano.
LEI ASCÂNIO LOPES Devido aos ajustes financeiros que vem sendo obrigada a fazer para sanear suas contas, a Prefeitura de Cataguases prorrogou para 2016 a execução de 16 projetos dos 25 aprovados na Lei Ascânio Lopes e que seriam realizados neste ano de 2015.
A decisão teve o respaldo e a aprovação da Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CMIC), que é a responsável pela seleção dos projetos inscritos e pelo direcionamento dos recursos.
Os outros nove projetos que já receberam a primeira parcela e, portanto, já foram iniciados, terão o patrocínio recebido integralmente neste ano.
No último dia 18 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo fez uma reunião com os proponentes dos projetos prorrogados quando lhes informou sobre a decisão. Participaram do encontro 12 proponentes dos 16 que tiveram a realização de suas propostas adiadas.
{{banner-interno}}
Em três ocorrências distintas, nas últimas horas, a Policia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma moto roubada em São Paulo, prendeu um homem que conduzia um carro portando habilitação falsa e flagrou gado sendo transportado de forma ilegal.
De acordo com informações da Delegacia da PRF em Leopoldina, responsável por quase 300 km de rodovias federais na região, no fim da tarde desta quintafeira (21), um jovem de 26 anos, com várias passagens pela polícia, foi detido após ser abordado na BR116, em Fervedouro, pilotando uma motocicleta Honda CB 300, roubada em São Paulo, quatro dias antes.
O segundo flagrante envolveu o transporte de gado bovino. Um caminhão foi interceptado e conforme a PRF, o condutor levava 10 animais sem documento fiscal e guia de trânsito.
Já na madrugada desta sexta-feira, 22 de maio, por volta das das 2h, um homem identificado apenas pelas iniciais H.O., de 38 anos, foi preso após apresentar uma carteira de habilitação falsificada ao ser abordado na condução de um automóvel VW Gol, com placas de Cataguases. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina. (Fotos cedidas pela PRF-Leopoldina){{banner-interno}}
Um homem negro, alto, magro, vestindo blusa de moleton preta, bermuda azul e chinelo de dedos, trazendo nas costas uma mochila jeans, assaltou o ônibus da Viação Bonança que faz a linha Justino x Paraíso no final da noite desta quinta-feira, 21 de maio. O assalto aconteceu quando o veículo chegava ao ponto final, próximo ao campo de futebol do bairro Paraíso, momentos antes de encerrar o expediente. O meliante estava no veículo e anunciou o assalto para a trocadora que foi ameaçada com uma faca caso não lhe entregasse o dinheirom fugindo em seguida à pé.
As informações foram prestadas pela Polícia Militar que esteve no local e faz buscas nas imediações à procura do suspeito sem, no entanto obter êxito. O valor furtado não foi divulgado. Também, ainda conforme informaram os policiais, ninguém ficou ferido. No dia 12 de abril, outro ônibus desta mesma empresa, que faz a linha Taquara Preta x Colinas, também foi assaltado por um homem usando uma faca. {{banner-interno}}
Terminou, nessa quinta-feira, 21 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Cataguases e os dados da cobertura vacinal, divulgados pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, revelam que a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde passou longe de ser atingida no município.
Do total de 18.748 pessoas estimadas para receber a vacina, apenas 7.234 foram imunizadas no decorrer da campanha, sendo 4.769 idosos, 1.747 crianças de 6 meses a 5 anos, 383 trabalhadores em Saúde, 250 gestantes e 85 puérperas, informou aquela Secretaria. Esses dados apontam os trabalhadores em Saúde como o grupo prioritário cuja situação, em Cataguases, é a mais distante da meta, uma vez que os números alcançados equivalem a apenas 34,50% do total esperado. O único grupo prioritário que atingiu a meta é o das puérperas, cuja cobertura vacinal aponta 93,41%.Ainda segundo o levantamento final da campanha feita pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, conforme informou Sirlane Cardoso (foto ao lado) o total de vacinas distribuídas para os idosos somam 46,49% do número previsto para imunização e, no caso das crianças menores de 5 anos de idade, a cobertura vacinal corresponde a 50,55% do somatório esperado.
Este ano a vacinação contra a gripe, em todo o Brasil, registra números abaixo da expectativa estipulada pelo Ministério da Saúde e o fim Campanha Nacional está previsto para esta sexta-feira, 22 de maio. Em Cataguases, terminou antes porque dia 22 é feriado municipal, dedicado à Padroeira Santa Rita de Cássia.
A proteção conferida com a vacina começa quinze dias após a aplicação da dose. E a proteção máxima se estabelece de um mês a 45 dias depois, e vale por um prazo de seis meses a no máximo um ano. Por isso é importante receber a dose da vacina todo ano, informa o Ministério da Saúde. Por causa da baixa cobertura vacinal, especula-se uma provável prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação, mas até esta quinta-feira, 21, nenhuma informação nesse sentido havia sido divulgada até o fechamento desta matéria.{{banner-interno}}
Representantes do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerias (CRF/MG) realizaram na manhã desta quintafeira (21) um trabalho de panfletagem e orientação junto às pessoas sobre os perigos da automedicação.
A Campanha pelo uso Racional de Medicamentos 2015 é uma iniciativa do CRF/MG e está percorrendo diversas cidades de Minas Gerais. Muriaé é o quinto município a ser visitado este ano.
Além de receber folhetos explicativos, as pessoas puderam medir a pressão arterial e tirar dúvidas com os farmacêuticos sobre a forma de utilizar medicamentos corretamente. As próximas cidades a receberem a campanha serão: Juiz de Fora (22), Ipatinga (27), Governador Valadares (28) e Caratinga (29).Uso racional de medicamentosSegundo a Organização Mundial da Saúde, uso racional de medicamentos é quando o paciente recebe os medicamentos apropriados para as suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}