Por não ter atingido a cobertura mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terminaria no dia 22 de maio, foi prorrogada até 5 de junho e, em Cataguases, durante este período, a imunização continuará disponível nos postos de saúde, bem como na Policlínica Municipal. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo que inclui idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores em Saúde e portadores de comorbidades.
Conforme destaca a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sirlane Garcia Cardoso, até a última quinta-feira, 21, somente 8.537 pessoas tinham recebido a vacina em Cataguases, o que equivale a 55,18% do total estimado em 15.471 indivíduos que possuem direito à imunização no Município. Apenas o grupo das puérperas atingiu a meta, chegando a 100% de vacinados.Com a prorrogação da Campanha, Sirlane está otimista quanto ao alcance da meta e reitera à população-alvo sobre a necessidade de se vacinar para prevenir a Gripe e, consequentemente, suas eventuais complicações, internações e mortalidade. A coordenadora também destaca que, no ato da imunização, é fundamental que seja apresentado o cartão de vacinação. "A influenza (Gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade. Sua transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção da doença na forma grave e suas complicações. Por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação", destacou Sirlane.{{banner-interno}}
A Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, localizada no bairro Pampulha, sofreu – mais uma vez - ação de vândalos nesse domingo, 24 de maio, por volta das 16h33min, conforme registrou o sistema interno de imagens de segurança. As filmagens flagraram cinco rapazes, circulando no pátio da unidade escolar e, poucos minutos depois, um outro indivíduo, com um pano que aparenta ser uma camisa, foi filmado arrancando uma das câmeras de segurança fixadas próximas à entrada da Secretaria. Um descuido do infrator fez com que a filmadora capturasse a imagem de seu rosto por alguns segundos, enquanto a outra câmera o flagrava de costas. A respeito dos outros rapazes que aparecem de longe nas filmagens não há registros de que estivessem depredando o patrimônio escolar, mas, conforme lembrou a diretora da instituição, Luciana Pinholi, o fato de eles estarem dentro da unidade que estava fechada já caracteriza invasão.
Na manhã desta segunda-feira, 25, ao chegar à escola, a diretora, juntamente com servidoras escolares, constatou a câmera arrancada e deixada ao chão, além de vidros quebrados e a porta de uma sala forçada. Conforme contou à reportagem do Site do Marcelo Lopes, a princípio, foi dado falta apenas de produtos de limpeza que ficavam em um depósito possivelmente invadido pelos vândalos.A Polícia Militar de Cataguases e a Perícia Técnica de Leopoldina estiveram no local colhendo informações que possam ajudar a elucidar o fato. Quem souber de alguma pista ou reconhecer o vândalo que aparece na imagem de capa desta matéria pode contatar a PM através do telefone 190.
"É lamentável que isso aconteça em nossa escola. Já tomamos todas as providências possíveis, mas ainda temos registros de invasão. Agora, entregaremos à Polícia Militar uma cópia das chaves dos portões, para que os policiais possam, quando necessário, adentrar nas dependências da escola com agilidade, para dar buscas e apreender invasores", destacou Luciana Pinholi. {{banner-interno}}
Garrafas PET e frascos de xampu, de amaciante e de detergentes líquidos, muito utilizados no dia a dia, são exemplos de itens que podem ser trocados no posto de coleta do Projeto Conta Cidadã. Cada tonelada desse plástico reciclado gera economia de 5.060 kWh, energia suficiente para manter 220 geladeiras com capacidade de 260 litros ligadas por um mês. Com o Projeto Conta Cidadã, além de receber descontos na conta de energia elétrica, o cliente contribui de forma positiva com o meio ambiente, já que o material coletado tem destinação correta. Em Minas Gerais, a Energisa já conta com 17 postos de coleta do projeto. Se você ainda não conhece o Conta Cidadã, veja como é fácil participar: vá ao posto de coleta, leve uma conta de energia elétrica para fazer o seu cadastro e troque resíduos recicláveis como metal, plástico e papel por descontos na conta de energia. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de resíduo levado, pois cada produto tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidor residencial, não se estendendo a empresas e comércios, entretanto essas podem participar e converter seus bônus em benefício de instituições filantrópicas. O Projeto Conta Cidadã faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvido pela Energisa. Os postos funcionam sempre das 8h às 16h, nos seguintes endereços: Cataguases- às terças-feiras, na Rua Camilo Nogueira da Gama, 195, em frente ao Mercado Produtor.- às quintas-feiras, na Avenida Astolfo Dutra, na entrada do bairro Leonardo.- e às sexta-feiras, na Avenida Veríssimo Mendonça, no Beira Rio, próximo ao número 202. Leopoldina- às segundas-feiras, na Praça do Alto da Ventania, Bairro Quinta Residência;- às quartas-feiras, na Praça General Osório, Centro.- e às sextas-feiras, na Avenida dos Expedicionários, no Bairro Bela Vista em frente ao Poliesportivo. Manhuaçu- às segundas-feiras, na Praça José Adolpho Vieira Assad, em frente à Rodoviária;- às quartas-feiras, na Praça Martins Fraga, conhecida como Praça do Parquinho; e- às sextas-feiras, na Praça Doutor César Leite, no Centro. Muriaé- às segundas-feiras, na Praça do Trabalhador, na Barra;- às quartas-feiras, na Feira do Produtor Rural, no centro da cidade;- e às sextas-feiras, na Praça Santa Terezinha, na Rua Cataguases, no bairro Santa Terezinha. Ubá- às segundas-feiras, na Praça Guido;- nas terças-feiras, no Bairro Schiavon;- nas quartas-feiras, no Posto da Praça Gladistone Faria Alvim, em frente à Escola Lápis de Cor;- nas quintas-feiras, na Praça Engenheiro Jaime Tavares Videira, Bairro Louriçal; e- e nas sextas-feiras, no Bairro Pires da Luz.
{{banner-interno}}
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.
Saiba MaisCandidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem;Aluno com isenção de taxa que faltar ao Enem perderá benefício;O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.
Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceita a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.
É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo, cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.
Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.
Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.{{banner-interno}}
Definidos os dois grandes finalistas da Copa dos Campeões Regionais: Esporte Clube Laranjal, que venceu o Ideal Esporte Clube, de Recreio fora de casa por 1 x 0, e o Esporte Clube Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, que empatou com o Esporte Clube Democrata, em Santana de Cataguases em 1 x 1. No sábado às 15 horas, jogando na famosa Vila e contando com o apoio de sua torcida apaixonada, o Ideal tentou a todo custo furar a muralha vermelha de Laranjal. Apesar de pressionar muito, esbarrou num gol salvo em cima da linha pelo zagueiro Ronan e nas belíssimas defesas feitas, mais uma vez, pelo goleiro Bernardes (foto ao lado). Para piorar, ainda tomou um gol de Rômulo, no último minuto do segundo tempo, perdendo, além da classificação, uma invencibilidade impressionante de vários anos em seu estádio.
Como atrações do futebol profissional o Ideal apresentou, Zambi, atacante da Caldense e vice-campeão mineiro, Jean Carioca e Jones, além de Romário. No Laranjal, Vitinho, do Friburguense, Fidélis e Rômulo, do Paulista, de Jundiaí (SP). Mais de 3 mil torcedores presenciaram essa espetacular partida de futebol onde qualquer um poderia ter saído como vencedor e que mobilizou toda a região. Arbitragem mais uma vez foi perfeita e comandada Hélvio Sipião.
Laranjal: Bernardes, Arthur, Vada, Ronan e Victor, Gleisson, Peixoto, Baiano (Willian) e Vitinho, Fidélis e Robinho (Rômulo). Técnico: Luciano Oliveira. Ideal: Douglas, Maycon, Anselmo, Bruno e Ernani, Ronald (Zambi), Tufy, Felipe Rubim (Graziano) e Jean Carioca (Rildo), Jones (Amendoim) e Romário. Técnico: Jairo Pina.
Arbitragem: Hélvio Carlos Sipião, Fernando Amorim e Aureli Ferreira
Renda: Não informada. Público estimado: 3 mil pessoas. Outra semifinal o Ribeiro Junqueira enfrentou o Democrata
Em Santana de Cataguases neste domingo, 24 de maio, Ribeiro Junqueira x Democrata empataram em 1 x 1, gols de Hudson, abrindo o placar para o Ribeiro, e Sávio empatando dois minutos depois, todos marcados no primeiro tempo. Com o resultado, repete-se a sede da final da edição de 2014, quando o próprio Dragão da Zona da Mata enfrentou na finalíssima um time de Laranjal, na ocasião, o União. Desta feita a primeira partida das finais será em Leopoldina no próximo domingo dia 31 de maio, às 10 horas e a finalíssima no outro domingo, dia 07 de junho, em Laranjal, no mesmo horário, dependendo ainda de confirmação da L.E.C. – Liga Esportiva de Cataguases – organizadora da Copa dos Campeões.{{banner-interno}}