Será realizada no dia 4 de junho, feriado de Corpus Christi, em Cataguases, a primeira edição da "Bendita Feira". Trata-se de um evento aberto ao público que propõe reunir diferentes empreendedores em um só espaço para que possam expor seus produtos, proporcionando aos visitantes uma tarde agradável com música, artesanato, gastronomia, moda e cultura.
Organizada pelo trio Carolina e Mariana Peixoto e Natália Brandão, proprietárias da grife Odara, a iniciativa tem por objetivo divulgar o trabalho autoral de pessoas e pequenas marcas de Cataguases e região, conta Mariana. De 13 às 19 horas, diversas dessas empresas e pessoas estarão reunidas no quintal da recém inaugurada "Hippie", a mais nova lanchonete de produtos naturais de Cataguases, situada na Avenida Humberto Mauro, 203.
A Bendita Feira foi concebida de forma que todos os participantes possam vender seus produtos, sendo que os custos do empreendimento será rateado entre os participantes, revela Mariana, que é arquiteta e fez toda a concepção e layout do espaço. Ela revela que no local serão montadas tendas e haverá uma mesa para cada expositor, decoração e música, que vai dar o tom do ambiente, contou, acrescentando que todo o espaço será decorado com materiais reaproveitados "de forma criativa e visando não onerar o evento".
"Nós pensamos este evento para que as pessoas passem uma tarde diferente e agradável e possam se encontrar e desfrutar de boa música, comida e prestigiar novas marcas. Além disso, estamos abertos a sugestões e críticas e se tudo der certo, a idéia é promover a Bendita Feira periodicamente", explicou Mariana. Para esta primeira edição estão confirmadas as participações das seguintes empresas:Mimmo - design para pequenosMalubelasartes - arte em crochêYbirá - óculos de madeiraEnquadre-se -quadros, molduras e pôsteresFim de tarde Julieta - bolos e caféDelicié - bombons e docesMel de Laranjas - moda femininaNecta - moda unissexOdara - moda femininaSérgio Willian - trabalhos em bambuaLUAdos - seboSão Bartolomeu - cervejaria artesanalRegina Zorzi - jóias artesanaisAD crochês - moda feminina em crochêCube - moda masculinaNanda Barroso - Sangria{{banner-interno}}
Uma espingarda calibre 32, 7 munições para aquela arma, a prisão de seu proprietário e a de um foragido com mandado de prisão em aberto e o recolhimento de cinco veículos em estado irregular, é o resultado de mais uma Operação Minas Segura realizada nesta tarde de quinta-feira, 28 de maio, em Cataguases, pelos policiais da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar sob o comando do Major Fernando Miranda. A operação terminou às 19 horas.A Operação aconteceu em vários pontos da cidade e em alguns distritos e consistiu em abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita. Segundo informou o comando da PM a arma e as munições foram encontradas na localidade de Santa Maria do Glória e a prisão do foragido se deu em frente à antiga estação ferroviária, na Praça Governador Valadares. Ele foi abordado pelos cabo França e sargento Rocha por causa da forma que olhou para os policiais enquanto passava por eles.
Identificado como Ailton Ribeiro de Souza, antes mesmo de ser questionado, revelou aos PMs já ter se envolvido em um "problema" que resultou em uma ocorrência policial. Diante desta informação os policiais consultaram o banco de dados da corporação e constataram a existência de um mandado de prisão contra ele e também, em sua ficha, consta uma acusação de tentativa de homicídio em São Gonçalo do Abaeté (MG). A PM acredita que o mandado de prisão pode estar relacionado com o crime. Ailton foi preso e levado para a delegacia em Leopoldina onde prestou depoimento. {{banner-interno}}
A Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (FUNJOBE) abre, em Cataguases, inscrições para vestibular de Administração e os interessados em ingressar nesse curso superior, que iniciará no segundo semestre deste ano, já podem realizar sua pré-matrícula, garantindo desconto especial. Para isso, basta que os candidatos procurem a secretaria da instituição, localizada na Rua Nogueira Neves, 187, Centro, no 6º andar do Edifício Rotary. A FUNJOBE, anteriormente nomeada de FACAT, agora tem nova direção e, com objetivo de formar profissionais competentes, disponibiliza professores capacitados, bem como infraestrutura adequada para dar suporte eficiente aos estudantes. Nesse sentido, oferece salas amplas, climatizadas e equipadas com tecnologias importantes para a construção do conhecimento acadêmico. Além disso, o laboratório de informática integra máquinas modernas e a biblioteca possui acervo que "é o melhor da região em livros sobre Administração", segundo ressalta Luiz Fábio Antonucci Filho, diretor da instituição.
A prova para ingressar no curso de Administração da FUNJOBE Cataguases leva em consideração a análise do Histórico Escolar ou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (32) 3421-2759. De acordo com o diretor da instituição, que é mais conhecido como Fabinho Antonucci, o trabalho da nova diretoria tem como objetivo implantar um plano de gestão eficiente, como já foi realizado em Visconde do Rio Branco. "Lá começamos com 100 estudantes e, em apenas três anos, já estamos com mais de 600 graduandos", sublinha Fabinho.Ele ainda frisa que seu trabalho à frente da FUNJOBE Cataguases conta também com experiência e qualificação do vice-diretor Elismário Lourenço de Oliveira, do gestor William Franklin da Costa, do coordenador de Curso Giovani Blasi, da secretária acadêmica Gisely Milani, da tesoureira Mônica Medina e da auxiliar de serviços Marli Lúcia Pinheiro Gonçalves.
Fábio ressalta que a Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada possui tradição em Cataguases e é nota 4 na avaliação do MEC. "Excelente pontuação", observa Fabinho, lembrando que a escala vai até 5. O novo diretor assumiu a gestão da FUNJOBE Cataguases neste mês de maio e diz estar atento aos potenciais da instituição. Por isso quer estreitar ainda mais os vínculos com a comunidade, oferecendo cursos de extensão gratuitos, como ocorrerá no próximo sábado, 30, a partir das 13h30, com o tema "Liderança e Motivação". "A FUNJOBE já é reconhecida em Cataguases porque atuava como mantenedora da FACAT. Agora, sob nova direção, atualizamos o nome da faculdade para adotarmos o próprio nome da mantenedora. E vamos envolver e articular a instituição no contexto do desenvolvimento econômico de Cataguases e região", ressalta o diretor, que é graduado em Direito, mestre em Filosofia e pós-graduando em Gestão Empresarial. (Fotos: Paulo Victor Rocha/Divulgação)
Veja mais fotos das instalações da Funjobe abaixo.{{banner-interno}}
A falta da vacina BCG vem sendo sentida desde o início do ano em vários estados brasileiros. A vacina é ministrada em recém nascidos nas primeiras horas após o parto e imuniza contra formas graves de tuberculose e meningite. Segundo o Ministério da Saúde, que é quem distribui a BCG gratuitamente aos estados que, por sua vez, repassa aos municípios, um problema na produção da vacina no laboratório responsável pela fabricação da mesma ocasionou, desde fevereiro deste ano, este atraso na distribuição da BCG.
Em Cataguases, o problema também já vem sendo percebido, mas, conforme informou a responsável pelo setor de vacinas da Policlínica Municipal, Sirlane Garcia Cardoso, foi montada uma estratégia para que todas as crianças recebam esta imunização."Na situação ideal, uma equipe do setor de vacinas se dirige diariamente à maternidade da Santa Casa de Cataguases para vacinar os bebês logo ao nascerem. Como estamos enfrentando esta escassez temporária da BCG, a equipe procede a vacinação de outras vacinas do calendário e cadastra as crianças para que recebam a BCG quando a mesma estiver disponibilizada na Policlínica, alguns dias depois", explica.
Segundo ela, a BCG é distribuída na região pela Gerência Regional de Saúde, com sede em Leopoldina, porém,a quantidade recebida não tem atendido à demanda. De qualquer forma, Sirlane Cardoso afirma que nenhum recém nascido ficará sem a vacina. "É preciso estar cadastrado para que possamos entrar em contato com os pais para que a criança receba a imunização, tão logo ela chegue", destacou, lembrando que, mesmo sob condições ideais de conservação e refrigeração, a vacina tem uma pequena validade a partir do momento em que seu lacre é aberto.
Sirlane reiterou que esta situação é temporária e solicitou aos pais que por qualquer razão não fizeram o cadastro para vacinar seus filhos na maternidade, que não deixem de fazê-lo, indo até a Policlínica Municipal, ou ligando para 3429-7910 e pedindo para falar na sala de vacinas. (Foto: Reprodução da internet){{banner-interno}}
Estreia no próximo dia 3 de junho, quarta-feira, às 20 horas, em Cataguases, no Centro Cultural Humberto Mauro, "Quarta Parede, o Filme", adaptação da peça de mesmo nome. Realização ousada e surpreendente produzida em Cataguases, conta uma história instigante de suspense que exigiu uma interpretação visceral dos atores e uma câmera na mão, com planos sequênciais e cortes precisos.
Com direção de Henrique Frade e roteiro de Carlos Sérgio Bittencourt, este "thriller" mostra o que parece ser um conflito de gerações entre uma adolescente rebelde e um idoso misterioso, mas que de repente se torna uma batalha de horror, com os personagens confinados num ambiente fechado. A adolescente e o idoso se enfrentam num embate de vida ou morte, onde os papéis de vítima se alternam numa historia feita de camadas de suspense, medo, dúvida e emoção exacerbada, agravada com a entrada de um bizarro deficiente físico.
Trata-se de uma historia que provoca um permanente estado de alerta no expectador através das surpreendentes revelações e situações de suspense, culminando com a reviravolta final.
A segunda exibição do filme será no dia 5 de junho, no mesmo local e horário.
Elenco: Carlos Sérgio Bittencourt e Carol Abritta, com participações especiais de Paulo Lopes e Cyntia Mayra CastroRoteiro: Carlos Sérgio BittencourtDireção de fotografia: Angelo PerimArte e figurino: Claudia Marques PaesAssistente de direção: Eliz AugustoDireção: Henrique Frade
{{banner-interno}}