O deputado estadual eleito por Cataguases, Fernando Pacheco Fialho, foi diplomado na quarta-feira, 19 de dezembro, em solenidade que aconteceu no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento começou às 17 horas e foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral que limitou o número de convidados entre os eleitos. Por isso, Fernando levou apenas alguns de seus familiares mais próximos e os coordenadores de sua vitoriosa campanha como o empresário Marco Antônio Souza, os advogados Gabriela e José Henriques (foto abaixo com Fernando Pacheco), além do Desembargador Vítor Henriques e do Procurador Tarcísio Filho que não puderam ficar até o final por conta de outros compromissos.
Fernando foi eleito deputado com 25.091 votos, e desde que ingressou na política, em 2012, vem seguindo uma escala ascendente. Ao se tornar vereador em sua primeira eleição, naquele ano, conquistou em seguida a presidência da Câmara Municipal. Ao final daquele mandato de vereador, decidiu não tentar a reeleição, mas foi lançado candidato a prefeito até aquele momento, sem chamar a atenção do eleitor. Porém, com a campanha na rua, esta situação foi se revertendo e a população passou a vê-lo com mais atenção, o resultado veio nas urnas quando ficou em segundo lugar na disputa perdendo por cerca de 600 votos. {{banner-interno}}Dois anos depois, Fernando Pacheco retorna às ruas, desta vez, como candidato a deputado estadual, encarnando o desejo dos cataguasenses de serem representados na Assembleia Legislativa e assim, contribuir para alavancar o crescimento do município e sua microrregião. Ele repete a mesma estratégia de sua campanha a prefeito e desta vez consegue se eleger por meio de uma votação maciça dos cataguasenses. Desde então, ele retornou às ruas para agradecer a todos a confiança e explicar o que pretende fazer, além de frisar que o momento porque passa o Estado de Minas Gerais é talvez o mais grave de sua história.
Após ser diplomado, Fernando Pacheco gravou um vídeo (veja ao final desta matéria), ainda na porta do Palácio das Artes, para agradecer os votos e reiterar seu compromisso com Cataguases. E foi incisivo: "Prometo dedicar todo o meu conhecimento para abrir caminhos, resolver problemas e atuar representando nossa cidade e região". Fernando tem 52 anos, é servidor público de carreira da Prefeitura de Cataguases e está filiado ao PHS - Partido Humanista da Solidariedade. Ele assume efetivamente o mandato no dia 1º de fevereiro quando o Legislativo retorna do recesso de fim de ano.Clique aqui para saber mais.
Um veículo com placas de Cataguases foi encontrado caído em uma ribanceira na estrada que liga Miraí a Muriaé. O fato foi relatado ao Corpo de Bombeiros de Muriaé no meio da manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro, que deslocou até o local duas viaturas, sendo uma de resgate e outra de salvamento. Porém, encontraram o carro abandonado.
O acidente aconteceu próximo a entrada da localidade de Macuco, envolvendo um VW Gol, cinza, com placas de Cataguases/MG, que estava com um dos pneus da frente estourado. O sargento bombeiro Agnaldo tomou as providências cabíveis e repassou o caso para a Polícia Militar Rodoviária que vai assumir o registro. Até o momento não há nenhuma informação sobre o que aconteceu com o veículo, mas suspeita-se de que seu motorista tenha perdido o controle da direção ao fazer uma curva. (Fotos: Site Silvan Alves)Clique aqui para saber mais.
Dez quilos de maconha apreendidos. Este é o resultado da Operação realizada pela Polícia Militar ao cumprir três mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro, em Astolfo Dutra. O trabalho foi coordenado pelo tenente Vinícius Marinato e supervisionado pelo major Willian Machado, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar responsável pela segurança pública na microrregião de Cataguases. Vinte e cinco policiais militares, com o apoio da equipe do Canil do 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriae e de sete viaturas participaram da ação policial.
De acordo com o registro policial dois mandados foram direcionados a residências de suspeitos e o terceiro a um estabelecimento comercial que, a exemplo dos demais, estaria sendo utilizado para manuseio e comércio de drogas. Em um destes imóveis, os militares apreenderam dois adolescentes de 17 e 15 anos de idade, e foi preso um rapaz de 21 anos. Onde eles foram detidos foram encontrados sete barras grandes e vários tabletes menores de maconha totalizando quase 10 kg da droga, uma pedra de crack, um pino com cocaína, além de telefones celulares, cordões de prata, materiais usados para embalar drogas fracionadas, uma motocicleta que era utilizada para o transporte da droga e um rádio de comunicação que operava no canal reservado para a PM. {{banner-interno}}
Ainda durante as buscas os policiais encontraram em um terreno, escondido sob um amontoado de entulhos, três pedras grandes de crack. Após encerrados os trabalhos de busca, todos os envolvidos e materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cataguases para demais providências. Todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado juntamente com os envolvidos para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases que prestavam depoimento até o fechamento desta matéria.Clique aqui para saber mais.
O SENAI de Cataguases está com inscrições abertas para quatro cursos técnicos. Os interessados em adquirir formação profissionalizante de referência, visto que aquela escola é reconhecida em todo o país pela qualidade da educação que oferece a seus alunos, podem se inscrever diretamente na internet, através do site www.senaimg.com.br. Estão sendo oferecidas 40 vagas para cada turma inicial dos cursos técnicos de Administração, Eletromecânica, Eletrotécnica e Mecatrônica, conforme informa a supervisora pedagógica do SENAI em Cataguases, Sandra Mara Dutra. "Os cursos têm duração de um ano e meio e são ministrados no período noturno. Quem se inscrever até o dia 1º de fevereiro vai desfrutar do preço promocional de apenas R$ 199,00", diz Sandra acrescentando que as aulas estão previstas para começar no dia 04 de fevereiro.A supervisora lembra ainda que todos os alunos participam, ao final do curso, de uma iniciativa do SENAI que vem chamando a atenção crescente de empresas e profissionais do mercado que é a INOVATEC, feira que apresenta ideias inovadoras dos alunos que podem, amanhã, serem utilizadas pelas nossas indústrias, explicou Sandra. Por fim, ela lembra que o SENAI possui completa estrutura para realizar estes cursos com laboratórios e oficinas de última geração, "garantindo assim um melhor aproveitamento por parte dos alunos", disse.
Conheça um pouco sobre os quatro cursos que estão com inscrições abertas no SENAI.O Técnico de Administração é um profissional qualificado e apto a desempenhar tarefas administrativas e gerenciais inerentes ao correto funcionamento das empresas e outras instituições, nas áreas fiscal, tributária, financeira, recursos humanos e produção, seguindo as diretrizes do planejamento, organização, execução e controle, de acordo com a legislação aplicável.
O Técnico em Mecatrônica é um profissional que atua no desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura, implementa e mantém máquinas e equipamentos automatizados nas áreas de instalações elétricas industrial, mecânica de usinagem, manutenção de sistemas automatizados, manufatura automatizado e robótica.O Técnico em Eletromecânica é um profissional que inspeciona os mais diversos processos industriais e atua na área de instalações de equipamentos elétricos, como motores, painéis de comandos elétricos e máquinas operatrizes. Além disso, atua também na manutenção mecânica das máquinas industriais, na leitura e interpretação de desenhos e diagramas eletromecânicos.
O Técnico em Eletrotécnica é um profissional que atua na Instalação, manutenção e projeção de sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e, ainda, ambientais. (Fotos: Arquivo)Clique aqui para saber mais.
A Polícia Militar realizou em Dona Euzébia na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, operação visando cumprir mandado de busca e apreensão em um imóvel onde reside um homem foragido da justiça. A ação policial contou com a participação de policiais de Cataguases e de Dona Euzébia e foi comandada pelo tenente Vinícius Marinato sob a supervisão do major Willian Machado, comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar. Ao final, três homens foram presos, irmãos do primeiro procurado, informou aquele oficial.
Durante as buscas no imóvel nada de ilícito foi encontrado. Lá moram três irmãos, sendo um de 25 anos, outro de 23 e o terceiro de 21 anos de idade, oriundos de Volta Redonda/RJ, onde a Vara Criminal daquela Comarca expediu mandados de prisão contra eles por terem sido condenados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, informou tenente Marinato. Ele revelou ainda que durante a ação policial um tio dos suspeitos, de 33 anos de idade chegou ao local e também foi preso em seguida porque havia contra ele mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca daquele município. {{banner-interno}}
O comandante da operação ainda revelou que durante o procedimento um dos abordados resistiu à prisão e tentou fugir, mas foi contido em seguida pelos policiais que foram obrigados a utilizarem de técnicas de contenção e, inclusive, o popular spray de pimenta. Com a situação sob controle todos os envolvidos foram trazidos para a Delegacia de Polícia Civil em Cataguases onde prestarem depoimento e aguardam no presídio local a transferência para a cidade de origem.
Participaram da operação comandada por tenente Marinato os seguintes policiais militares: Sargentos Veiga, Adelir e Granato; os cabos Anselmo e Rafael e o soldado Khoelher.Clique aqui para saber mais.