Na noite dessa segunda-feira, 15, o prefeito Cesinha Samor reuniu-se com membros das Associações de Moradores de Bairros, na sede da União das Associações de Moradores de Cataguases (UAMC), e, durante mais de duas horas de conversa, ouviu diversas reivindicações de serviços que precisam ser realizados em vários pontos da cidade. A reunião também contou com a presença do vereador Walmir Linhares, do secretário municipal Alex Carvalho, do presidente da UAMC, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchine, e da vice-presidente da instituição, Anaína Pires.Entre os pedidos feitos pelos líderes comunitários, os mais reiterados foram limpeza e recapeamento de asfalto, resolução de problemas com rede de esgoto e instalação de quebra-molas. Contudo, diversos outros anseios populares foram solicitados e o prefeito anotou pessoalmente tudo aquilo que escutou, dizendo que vai tomar as providências para tentar resolver os impasses apresentados.
Na Saúde, por exemplo, foi reivindicada a disponibilização de médico para a unidade básica do Bairro Sebastião Adolfo, mas, segundo disse o prefeito, "esse é um problema que não depende do Cesinha, pois são os médicos que não estão querendo trabalhar, uma vez que estão sendo pressionados pela Promotoria para cumprir carga horária e acham que o salário que ganham não é adequado para isso", frisou o chefe do Executivo.
Ainda sobre esse assunto, Cesinha contou que, só nos postos de saúde do município, faltam sete médicos e que pretende, com autorização da Câmara Municipal, aumentar o salário desses profissionais, como uma forma atrair estes profissionais para preencher as vagas existentes. Outra saída para essa situação, segundo disse o prefeito, é a contratação de novos médicos cubanos e, nesse sentido, o chefe do Executivo disse que solicitou ao Governo Federal mais 10 desses profissionais.Outro pedido ouvido atentamente por Cesinha foi para que sejam retirados os cavalos que ficam soltos no Bairro Ana Carrara. A respeito disso, o prefeito disse já ter conhecimento da situação e revelou estar preparando, em parceria com o comando da Polícia Militar, uma blitz com essa finalidade, não só no referido bairro, como em diversos outros que sofrem o mesmo problema.
Enquanto pontuava o pedido das Associações de Moradores, o prefeito aproveitou para falar sobre questões que serão realizadas em benefício do povo de Cataguases, como a construção de campos municipais de futebol, academias de Saúde, construção de creche, entre outros. Cesinha também contou que espera receber equipamentos do Pró-Município, para melhorar o maquinário da Prefeitura. Ainda falou sobre aquilo que, segundo ele, se tudo der certo, será uma das grandes obras de seu governo: a implantação da Radioterapia em Cataguases.
{{banner-interno}}
Se existe um espaço em Cataguases que agrega arte, educação e entretenimento com a cultura é o Instituto Francisca de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases. A instituição oferece uma agenda repleta de atividades e conta atualmente com os seguintes projetos: Biblioteca Digital; os Doutores Cura-Cura; Grupo GPTo; Teatrando; Contos e Cantos; Escrevendo com o Escritor; Ponto Sem Nó; Mundo Meu; Qualidade de Vida e Balé; o Bola Cheia e aulas de Karatê e Capoeira. E a alegria é a marca registrada de cada projeto e de seus integrantes. Nos últimos dias, o Instituto participou ativamente da Semana do Meio Ambiente, dos dias 9 à 11 de junho, e promoveu oficinas como a de Flores com Garrafa Pet. Como resultado da oficina, a turma estava craque no trabalho com material reciclável e foram confeccionados lindos objetos, além de estimular a criatividade e incentivar o trabalho com aquele tipo de matéria prima. E os Doutores Cura-Cura também marcaram presença na Semana do Meio Ambiente. O grupo apresentou pela manhã, no Teatro dos Vicentinos, a peça "Racionar Porque Pode Acabar" para escolas de Cataguases. Na parte da tarde, estiveram presentes na Escola Sementinha para uma incrível apresentação. A peça traz dicas importantes sobre a água e o seu racionamento e conscientiza o comportamento dos pequenos sobre o racionamento. Já no final de semana, o Teatro dos Vicentinos foi sucesso de público! Foram apresentados dois espetáculos teatrais: no sábado, dia 13 de junho, em homenagem ao Dia Mundial do Malabarismo, o Instituto ofereceu uma oficina de malabares pela manhã, com o palhaço malabarista e equilibrista Kadim (Vinícius Branquinho), integrante do GPTo, e à noite um grande espetáculo, "O Equilíbrio da Vida", com números incríveis! E no domingo, dia 12, foi a vez do Grupo Pera com a peça "A Vergonha de Sofia". De uma forma inteligente e ao mesmo tempo dinâmica, a peça tratou sobre o bullyng e os males que pode causar. Com alegria e informação, os palhaços Potoca e Fedegoso deram dicas para todos os presentes. E não pára por aí! Nos meses de maio e junho, o GPTo participou dos festivais de teatro de Ubá, o Fetuba, e de São João Nepomuceno, o Nepopó, e representou muito bem o Instituto, trazendo na bagagem duas premiações: melhor ator coadjuvante para Vinícius Branquinho e melhor espetáculo na categoria alternativo no Fetuba, além de melhor habilidade e manipulação com teatro de bonecos no Nepopó. Além das indicações de melhor ator e atriz para Maycon Carvalho e Roberta Rodrigues, dos Doutores Cura-Cura, que também participaram do Fetuba.
E fique por dentro do que vem por aí: visitas das escolas à Biblioteca Digital e atendimento dos Doutores Cura-Cura no Hospital Cataguases, Caps, asilo, creches e escolas. E no dia 28 de junho o Grupo GPto traz ao Teatro dos Vicentinos a magia do teatro de sombras com a peça o "Menino Mutante", da obra de Mauro Sérgio Fernandes. E o Escrevendo com o Escritor acontece nos dias 29 e 30, trazendo autores renomados para um grande encontrão. O objetivo principal do Instituto é formar e trabalhar em prol da comunidade, desenvolvendo programações e atividades para todas as idades e em diversos horários para atender a todos. Venha até o Instituto e confira!
Texto e Fotografia: Assessoria de Comunicação do Instituto Francisca de Souza Peixoto
{{banner-interno}}
O prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani, esteve no último dia 11 de junho, em Belo Horizonte, onde participou de dois compromissos distintos de interesse da população daquela cidade, conforme revelou. O primeiro foi um encontro para liberação de recursos e o segundo, debate na Sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) sobre temas polêmicos e de interesse de todos os municípiosNo primeiro, ele foi recebido no Gabinete da Intendente Grasiele Espósito, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas. Os dois conversaram sobre a possível liberação do convênio número 156/2014 que trata de ampliação de meta no valor de aproximadamente R$40 mil para calçamento de uma rua localizada no bairro Ninho da Águia, naquele município. José Ronaldo revelou a importância daquela urbanização para a comunidade, além dos benefícios que irá proporcionar aos moradores e recebeu da Intendente o compromisso de se esforçar para atender seu pleito "o mais depressa possível".
Na sede da AMM, o prefeito de Miraí juntou-se a outros colegas em um debate onde foram tratados temas como judicialização da saúde, segurança pública, transporte escolar e liberação de recursos para os municípios, entre outros que impactam as administrações municipais país afora. O debate foi coordenado pelo presidente da entidade, prefeito Antônio Júlio e contou com a presença do vice-governador de Minas, Toninho Andrada, do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adalclever Lopes e do secretário de governo de Minas, Marcos Antônio Viana Leite.
A boa notícia do debate foi dada pelo próprio Secretário de Governo, conforme revelou José Ronaldo. Segundo ele, Marcos Antônio disse que o Governo de Minas está elaborando um programa em que pretende doar 5 quilômetros de asfalto para todos os municípios mineiros sem, no entanto, revelar prazos para ser executado. Para o prefeito de Miraí, caso a informação seja concretizada "será muito bom para a nossa cidade porque poderemos fazer muita coisa para o povo", previu José Ronaldo.{{banner-interno}}
A Associação dos Comerciantes de Carne de Leopoldina (ACCL) ganhou o direito de exploração do Matadouro Municipal durante os próximos 20 anos, conforme prevê contrato assinado pelo prefeito José Roberto de Oliveira, em consonância com a Lei 4.236/2015, que foi aprovada pela Câmara Municipal. Tal concessão para a administração e uso do abatedouro abrange as obras, benfeitorias e bens nele já existentes, além de outros que possam ser implantados, incluindo sua operação comercial e manutenção até 2035, quando terminará o prazo do contrato e tudo será novamente revertido ao Município, sem qualquer ônus para a Prefeitura.
Ficou estabelecido que a ACCL terá de incluir em seu estatuto a participação de todos aqueles que se inscreverem como comerciantes de carne do Município e utilizarem o Matadouro. Também segundo as responsabilidades firmadas pelo contrato de concessão, a Associação dos Comerciantes de Carne de Leopoldina ainda terá que zelar pela boa qualidade da prestação do serviço e pelo cumprimento de normas, devendo ser fiscalizada pela Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde.
O presidente da Associação dos Comerciantes de Carne de Leopoldina, Baldoíno Inácio de Abreu (foto acima junto com José Roberto), após assinar o contrato de concessão, ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela entidade que até então já era a responsável pelo Matadouro Municipal. Em seguida, Baldoíno também agradeceu a sua Diretoria, aos associados e colaboradores, que têm dado suporte necessário à boa gestão da ACCL. (Foto: Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
Com as obras de restauração e pintura sendo concluídas, a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dá início nesta segunda-feira, 15 de junho, às festividades comemorativas do centenário da Ponte Astolplho Dutra Nicácio, ou Ponte Metálica, como é mais conhecida e símbolo, além de um dos principais cartões postais da cidade de Cataguases.
Nesta segunda-feira, foi aberta às 8 horas, no Paço Municipal, uma exposição no hall do prédio, com a participação de 25 escolas, que estão apresentando cerca de cem trabalhos de seus alunos sobre a Ponte. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 20 de junho, quando será encerrada ao som do Coral Sicoob Coopemata, às 9 horas. Em seguida, o Prefeito Cesinha Samor, juntamente com a Secretária de Educação, Luciana Barbosa Moreira, professores e diretores das escolas participantes, além do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, vão certificar os estudantes que expuseram seus trabalhos.
No mesmo dia 20, a partir das 9 horas, será lançado o livro do escritor e jornalista Washington Magalhães sobre os 100 anos da ponte, no estacionamento da Casa Mattos. Em seguida, acontece a execução do Hino Nacional e do Hino de Cataguases, com Maria do Carmo e Flávia, do Proler. Às 11 horas, secretários, convidados e o Prefeito Cesinha Samor farão pronunciamentos para, em seguida, serem lançados o selo e o carimbo do centenário da ponte, pelos Correios. Encerrando a primeira parte da programação, haverá o descerramento da placa comemorativa dos 100 anos da ponte e distribuição de bolo aos presentes. (Foto gentilmente cedida por Eduardo Yep){{banner-interno}}