O Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015) foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. O Colégio Carmo de Cataguases viu nesta ação uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar a escola a um evento que está mobilizando a comunidade científica e educativa mundial. Desta forma, a "Semana do Carmo 2015" está sendo lançada hoje e irá movimentar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio numa saudável competição entre as turmas.
O tema, que estava guardado em segredo pela comissão organizadora, está sendo apresentado nesta segunda-feira, 6 de julho, aos estudantes, juntamente com o regulamento da competição, para que pesquisem sobre o assunto desde já. As turmas começam também hoje a movimentar a comunidade local para participar da Gincana Solidária, em que arrecadam alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza para as instituições assistenciais de Cataguases.
A abertura oficial da "Semana do Carmo 2015 no Ano Internacional da Luz" será na quarta-feira, 8 de julho, às 7h, quando serão distribuídas as tarefas para as equipes. Todas terão até sexta-feira para desenvolver o que está sendo proposto. As atividades têm tanto um cunho científico, de pesquisa e demonstrações experimentais, quanto cultural, envolvendo apresentações de poesia, música, teatro, pintura, fotografia e produção audiovisual. A comunidade está convidada a ir à escola para assistir ao encerramento do evento, na sexta-feira, 10 de julho, a partir das 18h, quando os estudantes apresentam suas criações.
A Semana do Carmo é considerada a aula magna da escola. Segue um modelo que vem sendo apreciado por pedagogos do mundo inteiro, da educação por projetos. A temática escolhida recebe uma abordagem interdisciplinar, em que todos os professores são envolvidos na orientação dos trabalhos. As turmas têm, especialmente nesta semana, autonomia para pesquisar, criar e expressar suas ideias. A competição estimula os participantes a se unirem, pois uma equipe colabora com a outra em cada turma e o prêmio vai para a turma toda. Os alunos se dedicam a fim de apresentar da melhor forma possível.
"Todos os anos, somos premiados com apresentações belíssimas dos nossos alunos. A Semana do Carmo é o principal evento científico e cultural da nossa escola, e neste ano, nossa expectativa é a melhor possível. A oportunidade de abordar a temática sobre a luz vai além das referências históricas, físicas e químicas, pois a luz inspira também os filósofos, artistas e religiosos", afirma a Diretora Pedagógica do Carmo, Cecília Poyares, que durante muitos anos lecionou a disciplina de Física na escola.Saiba mais sobre o Ano Internacional da LuzAs Nações Unidas destacaram cinco datas históricas com particular pertinência para o estudo da luz, que deverão ser celebradas neste ano de 2015:
• Há mil anos, em 1015, o árabe Ibn Al Haytham escreveu o primeiro "Livro de Óptica".• Há 200 anos, em 1815, o francês Augustin-Jean Fresnel apresentou a sua teoria sobre a natureza ondulatória da luz.• Há 150 anos, em 1865, o britânico James Clerk Maxwell publicou a sua teoria de electromagnetismo, afirmando que a luz era composta por ondas electromagnéticas.• Celebra-se este ano também o centenário da publicação por Albert Einstein da teoria da Relatividade Geral, apresentando a luz no espaço-tempo e 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, também de Einstein.• Há 50 anos, em 1965, os norte-americanos Arno Penzias e Robert Wilson descobriram a chamada radiação cósmica de fundo, a luz mais antiga do cosmos que corresponde ao nascimento dos átomos.• Há 50 anos, o norte-americano Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra óptica.
O Ano Internacional da Luz é um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativo que envolve mais de 100 parceiros de 85 países, com a Unesco. Dentre os objetivos do projeto, estão: promover as tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo, reduzir a poluição luminosa e o desperdício de energia, promover o envolvimento dos jovens na ciência e na educação e promover o desenvolvimento sustentável.
{{banner-interno}}
O Armatrux, grupo belo-horizontino que mistura teatro, música, bonecos e circo, volta a Cataguases no próximo dia 26, trazido, mais uma vez, pela Casa de Cultura Simão. O espetáculo "No Pirex" será apresentado no Centro Cultural Humberto Mauro a partir das 20 horas, com entrada grátis – os ingressos serão distribuídos duas horas antes.
A peça dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos o espetáculo é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e a manipulação de objetos cotidianos. Em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, obra aberta a múltiplas interpretações do público.
Boquélia (a dona da casa), Bencrófilo (o garçom jovem), Bonita (a cozinheira), Ubaldo ( o garçom velho), e Alcebíades (o velho) são os cinco personagens que dão vida a essa história que mais parece um pesadelo cômico.
O espetáculo "No Pirex" é resultado de uma criação coletiva, que se iniciou no grupo de estudos Sociedade do Riso ? projeto de pesquisa do Armatrux sobre a comicidade em suas mais diversas manifestações. "A partir do nada chegamos a uma pequena monstruosidade", conta o diretor Eid Ribeiro.
A peça demonstra a maturidade do grupo nas mais diversas técnicas teatrais e circenses. No elenco estão Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Tina Dias,
Fundado em 1991, o Armatrux estreou nesse mesmo ano seu primeiro espetáculo: "Acorda Aderbal". Já nessa montagem o Grupo percorreu praças e ruas de Belo Horizonte e do país, revelando a mistura de linguagens que até hoje é referência no trabalho do grupo.
Com mais de 1000 apresentações, 17 espetáculos, 3 curtas metragens, uma exposição e diversas premiações, o Armatrux mantém também uma oficina de bonecos, cenários e objetos de cena, além de uma equipe de produção e administração. Entre os parceiros nesta jornada que quase 25 anos, o músico Samuel Rosa e a banda Pato Fu.{{banner-interno}}
Com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, o presidente da Cooperativa Leste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz abriu, na tarde deste domingo, 5 de julho, mais uma edição da tradicional exposição Agropecuária de Leopoldina (Expoleo), a mais importante e tradicional da Zona da Mata mineira. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Leopoldina, Salviano Junqueira Ferraz, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Ivan Nogueira; o representante da Faemg e CNA, Rodrigo Alvim, secretários municipais e todos os diretores da Coopleste, além de convidados.Pedro Ferraz fez o primeiro pronunciamento da noite quando lembrou as dificuldades que o homem do campo vem enfrentando: "sofremos com as cheias e as estiagens e enfrentado as dificuldades de financiamentos rurais e que, mesmo assim, dão continuidade a nobre tarefa de produzir alimentos para o país", disse. O presidente da Coopleste voltou a reiterar que esta é a "maior e melhor da Zona da Mata Mineira" e a chamou de "vitrine importante para Minas e para o Brasil", por isso, acrescentou Pedro, "essa festa é muito mais do que uma exposição, é um encontro do rural e do urbano, que na essência das Minas Gerais e na moldura da terra, acima de tudo, sonham por um Brasil melhor", salientou.
O presidente da Coopleste foi enfático: "Nós, homens do campo, temos carregado esse país nos ombros. Com exceção do agronegócio, que continua apesar de tudo, a apresentar resultados positivos, o Brasil apresenta indicadores negativos na totalidade das atividades econômicas". Por fim, lembrou as "muitas carências vividas pelo homem do campo e inúmeras as nossas reivindicações. (...) Crise, já tivemos tantas, maiores que esta. Crise, respondemos com trabalho. É esta a nossa marca", finalizou.Com um discurso voltado para suas ligações afetivas com Leopoldina, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, disse que este governo é "o mais comprometido da história com a Zona da Mata", citando alguns colegas de governo nascido na região. Segundo ele há "um compromisso real com a região, "não só na agricultura, mas com o seu desenvolvimento como um todo", destacou. Ele homenageou o amigo, Marcelo Junqueira Ferraz, pelo trabalho que fez junto ao Ministério da Agricultura, "que abriu as portas para todos os agricultores trabalharem com exportação".
Na seqüência foi entregue a Medalha de Mérito Rural ao professor doutor Paulo do Carmo Martins, pelos seus relevantes serviços prestados à agropecuária nacional. Ele recebeu o colar das mãos de Pedro Junqueira Ferraz. E também a Medalha Félix Martins de Sustentabilidade aos representantes da empresa União Recicláveis cuja atuação em prol do meio ambiente vem se destacando a cada ano. Tiago Ladeira Agostinho, recebeu a medalha das mãos do presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Ivan Nogueira.
Após o desenlace da fita inaugural as autoridades se dirigiram até o pátio do Parque de Exposição para o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Leopoldina, e a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda musical Princesa Leopoldina. Hastearam o Pavilhão Nacional, João Cruz Reis Filho, o de Minas Gerais, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, e o de Leopoldina, o vereador presidente da Câmara Municipal, Ivan Nogueira. A 79ª Exposição Agropecuária de Leopoldina funciona até o próximo domingo com diversas atrações e shows musicais.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Em entrevista concedida ao programa Haroldo em Notícias pela rádio 104 FM na manhã deste sábado, 4 de julho, o Prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, anunciou que Leopoldina está entre as cidades mineiras que receberão a Tocha Olímpica. Segundo adiantou o prefeito, ele gostaria de convidar o ex-jogador e técnico de futebol Othon Valentim, de Leopoldina, para conduzir a Tocha Olímpica por ocasião de sua passagem pelo município. Valentim integrou a Seleção Brasileira em 1963, sagrando-se campeão Pan-Americano sub vinte, além de participar dos Jogos Olímpicos do Japão (1964).Nesta sexta-feira, 3 de julho, foi divulgada no auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília, a lista das cidades que receberão o tour da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia.
O símbolo que transporta a chama e o espírito olímpico passará por 40 cidades de Minas Gerais. Em 8 delas – Belo Horizonte, Itabira, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Montes Claros, Governador Valadares e Juiz de Fora – a tocha permanecerá ao fim de cada dia de revezamento, onde também será realizada uma festividade. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.
A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã. (Foto principal: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
{{banner-interno}}
Os funcionários do Sicoob Coopemata de Cataguases realizaram na noite deste sábado, 4 de julho, no clube do Remo, o seu "Arraiá Solidário", uma grande festa julina, com entrada franca cuja renda obtida nas barracas de doces e salgados típicos e bebidas foi revertida para as instituições filantrópicas da cidade. Este foi também o meio escolhido este ano para realizar o Dia C - Dia de Cooperar - iniciativa do Sistema Ocemg que tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.Com uma programação bastante diversificada e que resgatou as origens das festas juninas, o Arraiá Solidário, levou um grande público até o clube do Remo que assistiu a uma programação bastante diversificada. para começar, o DJ Saulo Cavalari fez uma pequena apresentação de boas vindas ao público com um repertório bem apropriado que 'esquentou" o público. Em seguida o projeto "Encantando", encenou o Teatro do Jeca, arrancando gargalhadas da plateia. Logo depois, foi apresentada a primeira dança de quadrilha por um grupo de crianças que foi muito aplaudida e mostrou que a tradição continua sendo mantida pelas novas gerações.
A festa continuou com mais uma intervenção do DJ Saulo Cavalari, que deu um toque especial à noite, com mixagens exclusivas e especiais preparadas especialmente para o evento e, logo em seguida, um grupo do Pró-Idoso também dançou a quadrilha recebendo aplausos de toda a plateia que prestigiava a festa. Paralelamente, as barracas vendiam pasteis, entre outros saldados e refrigerantes, além da tradicional pescaria que era a preferida pela criançada. Para encerrar a festa um trio de professores do projeto Encantando fez uma apresentação, a dupla João Marcos e Alael fez um belo show e despertou a atenção do público pela qualidade da voz e talento revelado e, ainda, o grupo Bad Machine, que também fez uma bela apresentação. O presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos, elogiou o resultado do Arraiá Solidário. "Recebemos um grande público, as pessoas gostaram da iniciativa e, principalmente, passamos a mensagem sobre a importância de cooperar", avaliou. As entidades filantrópicas que serão beneficiadas com a renda da festa são: Lar Ana Nery, Lar São Vicente de Paula, Creche S.O.S., APAE Cataguases e Igreja São José Operário.
Veja mais fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}