Nos dias 17 e 18 de julho, acontecerá, no município de Cataguases, mais uma edição do "Festival de Viola e Festa da Mandioca", evento que vem se firmando como tradição do distrito de Sereno e chega a sua 4ª edição prometendo muita alegria, diversão e descontração, com programação variada que prevê ótima gastronomia e música animada.
A primeira noite da festividade terá início às 18h, quando será aberta a praça de alimentação que, além de bebidas, servirá comidas à base de mandioca, como "Mandiokê", "Vaca Atolada", "Roscas de Mandioca", "Bolinho de Mandioca", "Caldo de Pinto", "Caldo de Perereca" e a novidade deste ano: "Atola a Véia". Ainda na sexta-feira, 17, a partir das 19h, também acontecerá concurso que revelará a rainha da viola juvenil e o príncipe da viola mirim. Logo após, haverá show com a banda Nascentes do Forró.
No sábado, 18, ocorrerá o Festival de Viola, com concurso que vai eleger o melhor violeiro. Em seguida, será o momento das premiações e, a partir das 21h, a noite ficará por conta do show de Magno Lima. Vale lembrar que quem quiser participar do Festival de Viola ainda pode se inscrever através do telefone (32) 3423-3098. O "Festival de Viola e Festa da Mandioca de Sereno" tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Ascânio Lopes) e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases.{{banner-interno}}
INFORME ESPECIAL
A Câmara Municipal de Miraí aprovou em sessão ordinária realizada na última semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município para o ano de 2016. O texto precede e define como deverá ser elaborado o orçamento do município para o próximo ano que, de acordo com o artigo sexto do Capítulo IV, estará em conformidade "com os diversos princípios, além dos contábeis geralmente aceitos, o de igualdade, prioridade de investimentos nas áreas sociais, austeridade na gestão dos recursos públicos, modernização na ação governamental, transparência na elaboração e execução do orçamento", destaca.
Dentre outros pontos de destaque na referida lei aprovada, o Poder Executivo poderá remanejar e transferir "total ou parcialmente, as dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária de 2016 e em créditos adicionais, em decorrência da extinção, incorporação ou desmembramento de orgãos ou entidades, bem como de alterações de suas competências ou atribuições, mantida a estrutura programática, sem alterar valores das programações aprovadas na lei". Também está assegurado o repasse mínimo de 25% da receita do município para a Educação e o mínimo de 15% para a saúde.
Os gastos com pessoal também estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada pelos vereadores. De acordo com o texto, tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo podem "criar cargos, empregos e funções, alterar a estrutura de carreira, realizar concurso públco, conceder qualquer vantagem, corrigir, reajustar ou aumentar a remuneração dos servidores públicos municipais e admitir pessoal, mediante lei e havendo prévia dotação orçamentária suficiente para atendimento da respectiva despesa". Também ficou determinado que a despesa total com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo, respectivamente, não excederá os limites de 54% do Orçamento do Município e 6% da Receita Corrente Líquida.Segundo informou o presidente daquela Casa, vereador Marcileide Carlos dos Santos, a aprovação do projeto de lei foi "tranquila" porque os vereadores "entenderam que o texto está dentro da legalidade e por se tratar de um tema tributário em que é preciso seguir regras rígidas", explicou. Ele disse que agora, aguarda a chegada da Lei Orçaentária, que é mais específica, "onde o Executivo revela onde vai aplicar os recursos do município e exige de nós, vereadores, mais atenção para que o dinheiro não seja mal aplicado e traga mais benefícios para a população", disse.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária nesta terça-feira, 7 de julho, a partir das 18h30, quando os vereadores da Casa poderão debater várias proposições inscritas na Ordem do Dia. Uma delas é o Projeto de Lei nº 04/2015, que objetiva revogar "a Lei Municipal nº 3.040 de 26/12/2001" e dispor sobre "a regularização e o funcionamento da ‘Nova Feira de Arte, Artesanato, Comida e Bebidas Típicas, Flores e Plantas Naturais do Município’".
Se aprovado, o referido Projeto de Lei, de autoria do Executivo, vai determinar a criação de um cargo de Coordenador Técnico I, com remuneração de R$1.450,98, no quadro de servidores do Município. Conforme revela o texto da proposição, esse novo posto de trabalho deverá ser ocupado por um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, que ficará responsável pela coordenação da "Nova Feira", a qual funcionará aos sábados e domingos, de 7h30 a 13h.
Na justificativa da proposição, o texto do Projeto de Lei nº 04/2015 diz que a proposta levada a plenário é relevante porque visa repaginar a "antiga feira", trazendo a ela um novo viés de valorização para a exposição e venda de produtos artísticos e manufaturados, todos produzidos por munícipes.
Na mesma reunião ordinária, outra proposição em pauta é o Projeto de Lei nº 20/2015, que tem como finalidade autorizar o Poder Executivo a repassar R$ 6.500,00 a cada Conselho Comunitário com sede em Aracati, Cataguarino, Glória, Sereno e Vista Alegre, para a realização das Exposições Comunitárias em 2015. Segundo a proposição, a verba deverá ser utilizada para a contratação de sonorização, artistas e bandas, premiações, entre outros custeios necessários aos eventos.
Ainda na Ordem do Dia, os vereadores de Cataguases também poderão apreciar o Substitutivo ao Projeto de Resolução nº 03/2015, bem como o Projeto de Resolução nº 05/2015. O primeiro é formulado pelo vereador Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza) e tem como propósito criar a Honraria Mulher Destaque de Cataguases.
O outro, assinado por 9 vereadores, visa acrescentar alínea ao Regimento Interno da Câmara Municipal, para que o presidente da Casa passe a ter que "apresentar ao Chefe do Poder Executivo, até o dia 20 de cada mês, o balancete relativo às verbas recebidas e as despesas realizadas no mês anterior, promovendo uma apresentação em plenário para conhecimento dos Edis". (Foto: Elias do Júnior) {{banner-interno}}
A Avenida Ministro José Fabrino Baião, que liga a Vila Domingos Lopes ao bairro Sol Nascente, está interditada próximo ao clube Unidão há cerca de quatro anos devido a um desmoronamento lateral de quase meia pista, deverá estar liberada ao tráfego de veículos até o dia 23 de julho. Decisão neste sentido foi proferida pelo juiz de direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Cataguases, Edson Geraldo Ladeira, no último dia 19 de junho.
A notícia foi trazida a público nesta segunda-feira, 6 de julho, pelo vereador Walmir Linhares e divulgada por Sousa Mendonça em seu programa diário, "Conversa Franca". O Site obteve cópia da decisão daquele magistrado sobre o processo número 0153307070094-0, cuja obra "pelo que se extrai dos autos se encontra paralisada, visto que o réu alega, já realizou o que lhe competia, sendo que por outro lado o Município de Cataguases sustenta o contrário", escreveu o juiz. Em 2011, parte daquela rua, que é fundos para uma loja de móveis de propriedade de Joaquim Vicente de Souza, desmoronou sobre seu terreno onde, à época, funcionava um depósito de gás. A partir daí a avenida foi interditada ao trânsito de veículos e o município acionou a justiça para que o proprietário do imóvel reparasse os danos na via pública. A disputa judicial vem se arrastando desde então e a comunidade que reside nas imediações, a mais afetada pelo fechamento da via, se mobilizou e fez diversas manifestações junto aos vereadores e até abaixo-assinados pedindo agilidade na conclusão dos trabalhos.
No despacho do juiz Edson Ladeira fica clara a definição de prazos para a solução do problema e o fim da disputa sobre responsabilidades. Analisando o processo, ele determinou que "o Município de Cataguases participe do final da obra, no sentido de afastar qualquer risco por conta de alguma emenda". E completou: "O serviço deve ser executado sem emenda, conforme orientação do engenheiro contratado pelo réu", para em seguida determinar "a intimação do réu, no sentido de retomar imediatamente o serviço, com a instalação da laje", e ao município de Cataguases "a realizar, de forma imediata e conjunta, os serviços que lhe cabe, (cobertura de asfalto ou outra que entender necessária, colocação de condutores de água, esgoto, meio-fio, etc)", além de acompanhar e fiscalizar, diária e ininterruptamente o serviço executado pelo réu. A obra deverá estar concluída em trinta dias "visto que o povo daquela região não suporta mais aguardar. São os maiores prejudicados pela interrupção do trânsito de veículos e coletivos no bairro", finalizou aquele magistrado. Para o vereador Walmir Linhares esta é uma "vitória da Associação de Moradores do Bairro Thomé e de toda a comunidade daquela região". Ele disse que "depois de sete anos quando o problema começou e há quatro com a rua totalmente interditada, finalmente aquele trecho da avenida será liberado no dia 23 de julho". Walmir, informou também que a obra já foi retomada, cita algumas vantagens que a medida vai trazer para a comunidade que mora na região: "Vai melhorar o fluxo de veículos, os moradores poderão usar seus carros utilizarem o transporte coletivo sem ter que fazer volta para chegarem em suas casas e aquele trecho da rua vai ganhar em segurança com uma maior movimentação de pessoas e veículos", contou animado, ele que abraçou a causa desde o início, ao lado da comunidade.
{{banner-interno}}
Definidos os finalistas do campeonato Mirim e Infantil da Liga Esportiva de Cataguases - LEC. Num jogo eletrizante realizado em Guarani, neste fim de semana, o time da casa, enfrentou o Nova Geração que se alternaram à frente do marcador, sendo que o "azulão" saiu na frente marcando dois gols em cinco minutos: Matheus e Romeu (contra). O Nova Geração virou para 3 x 2 ainda no primeiro tempo com o mesmo Romeu e ainda teve o gol de Rubens Gabriel, o Ratinho, um excelente jogador.
Na segunda etapa, um final sensacional com o grandalhão Matheus empatando e Whevyster, conquistando o título de herói da partida, ao revirar o placar no apagar das luzes, para delírio da torcida. A arbitragem foi de Altair Luiz de Oliveira, auxiliado por Fernando Amora e William Big, que fizeram um ótimo trabalho.
Na outra semifinal, Ubaense 1 x 0 Cruzeiro, de Muriaé, classificando o time de Ubá. Finais em duas partidas, sendo que a primeira será realizada em Guarani neste sábado, dia 11 de julho e a finalíssima, acontece em Ubá no final de semana seguinte, em horário a ser definido pela LEC.Infantil Também estão definidos os finalistas da categoria Infantil do campeonato organizado pela LEC em Leopoldina, no sábado, dia 4, às 9:30h da manhã. CFL e Ubaense repetiram o resultado da partida de ida, empatando desta vez em dois gols. Nos pênaltis levou a melhor a equipe de Ubá pelo placar de 4 x 3. Na outra semifinal, o Democrata recebeu neste domingo, 5, em Além Paraíba, às 10 horas, a equipe do Vila Leonardo, de Cataguases, e podia até mesmo empatar pois venceu a primeira partida em Dona Euzébia por 2 x 1, mas não tomou conhecimento do seu oponente e venceu por 2 x 0, com gols de Rhian Paradela (foto ao lado, artilheiro do certame com 17 gols) e Thalys (Feijão). Definidas assim as datas e horários das finais: Democrata x Ubaense fazem o jogo de ida em Ubá no sábado, dia 11/07, às 10, e a partida de volta no dia 18/07, às 10 h, em Além Paraíba.{{banner-interno}}