Debaixo de chuva e muita dificuldade para trabalhar nas areias de Toronto, que não reservou uma área coberta para a imprensa, comprometendo o trabalho de jornalistas e fotógrafos que cobriam o jogo, o Brasil voltou à quadra hoje – manhã de terça-feira, 14 de julho - para sua segunda partida de Vôlei de Praia Feminino nos Jogos Pan-Americanos. Até a internet – em pleno Canadá – lembrava muito a do Brasil, deixando muitos profissionais com raiva pela baixíssima velocidade de transmissão o que atrasou o envio de material de muita gente.
Desta vez, o Vôlei de Praia do país foi representado pela dupla Carolina Horta e Liliane Maestrini, e a partida foi válida pelo grupo B do torneio com as brasileiras vencendo as chilenas Pilar Mardones e Francisca Rivas, por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 16 e 21 a 07. Na partida do dia anterior, o Brasil também não teve maiores problemas para derrotar as nicaraguenses Elia Machado e Lolette Rodriguez, por 2 sets a zero com parciais de 21 a 7 e 21 a 13. Por enquanto as brasileiras seguem invictas sem ter perdido um set sequer na liderança do grupo B.
Já a dupla masculina brasileira, representada por Vítor Araújo e Álvaro Magliano entraram em quadra para enfrentar os venezuelanos Jackson Henriquez e Jesus Villafañe, também válida pela segunda rodada. A dupla verde e amarela também conseguiu uma vitória tranquila diante da adversária de Aruba, na primeira partida, derrotando Mitchel Daniel e Eargenell de Cuba por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 10 e 21 a 13. O Vôlei de Praia, nessa competição, começou a ser disputado no Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999, também no Canadá, e o Brasil tem um excelente retrospecto nessa modalidade com o maior número de medalhas conquistados por um país. São 9, sendo 5 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Os atuais campeões pan-americanos, também são os brasileiros Juliana e Larissa, na dupla feminina, e Alisson e Emanuel no masculino, em Guadalajara 2011.
Além disso, o Brasil sagrou-se campeão mundial, recentemente na Holanda, tanto no masculino quanto no feminino e foi mais além, conquistando 5 das 6 medalhas em disputa, confirmando sua supremacia dentro das quadras. Com tanto retrospecto positivo podemos esperar medalhas das duplas brasileiras nas areias canadenses. (Fotos: Leonardo Reis){{banner-interno}}
A Energisa em Minas Gerais lançou nesta segunda-feira, 13 de julho, uma campanha publicitária para orientar a população sobre a prevenção de acidentes elétricos. Composta de filmes para televisão, spots de rádio, outdoor, posts em redes sociais, a campanha mostra os riscos e perigos que envolvem o uso da energia elétrica:o na construção civil;o em acidentes com postes que deixam fios energizados espalhados pelo chão; eo nas podas de árvore feita por pessoas despreparadas para o trabalho.
Os temas foram escolhidos por serem recordistas nas estatísticas de acidentes elétricos no país.
Com o mote "Proteja-se de acidentes elétricos. Todo cuidado é pouco, pois tem sempre alguém esperando você voltar", a distribuidora espera sensibilizar a população para a importância da atenção na realização de qualquer trabalho, principalmente quando envolver a eletricidade.
As orientações da Energisa são:na construção ou reformao conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica antes de começar qualquer atividade próxima da rede de distribuição;o em qualquer trabalho mantenha a distância mínima de três metros da rede elétrica.
em acidentes com posteso não se aproxime de cabos ou fios elétricos caídos na rua;o sinalize o local e chame imediatamente a Energisa;o não toque em vítima de qualquer acidente elétrico.
nas podas de árvore urbanao não tente podar árvores por conta própria, pode causar acidentes graves com risco de morte;o chame a Prefeitura e,se for perto da rede, a Energisa.
Outro assunto importante é o cuidado ao soltar pipas. Se a pipa enrolar nos fios pode causar acidentes e interrupções no fornecimento de energia. Por isso:o escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;o nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;o jamais use cerol. O uso do cerol pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade.o não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.{{banner-interno}}
A Unidade Miraí da Votorantim Metais adquiriu, recentemente, uma composteira automática, que irá transformar o resíduo orgânico gerado na empresa em adubo. Com um baixo investimento, o equipamento tem capacidade de produzir mensalmente cerca de 720kgs de insumo, que será destinado para o viveiro de mudas da Unidade, que cultiva mais de 100 espécies de plantas da mata atlântica e é responsável por abastecer projetos de recuperação ambiental de áreas mineradas.
Com a nova aquisição, a Unidade buscou uma alternativa ambientalmente responsável para destinação de seus resíduos orgânicos. A compostagem aumenta a vida útil de aterros sanitários; evita o acúmulo de rejeitos, mau cheiro e proliferação de animais vetores de doenças; e garante a efetividade da coleta seletiva. Outro benefício é redução do custo de logística de transporte do material orgânico, já que a região não conta com um aterro licenciado.
Para a realização da compostagem, a cada quilo de resíduo orgânico é necessária a adição de 600 gramas de serragem, que é doada por serralheiros da região à empresa. "A nova prática irá beneficiar a todos, transformando o resíduo de duas atividades em um produto para a Unidade. Ganhamos nós, com a produção de adubo para o nosso viveiro, e os serralheiros, que agora têm para onde destinar seus rejeitos", afirma Christian Andrade, gerente das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais.
De acordo com Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidade de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, a implantação do sistema de compostagem integra as práticas de Gestão Ambiental da Votorantim Metais, que tem como uma de suas prioridades a redução da geração de resíduos em suas operações. "Ao longo dos últimos anos, alcançamos importantes evoluções na gestão ambiental, como índice de 95% de recirculação de toda água de processo", afirma.
FuncionamentoPara o bom funcionamento da compostagem, a equipe de compostagem passou por uma capacitação para operar o novo instrumento. De fácil instalação, manuseio e manutenção, a composteira automática é formada por duas câmaras sobrepostas. A primeira é responsável pela decomposição do rejeito orgânico, enquanto a segunda realiza a maturação do material. Cada fase do processo dura aproximadamente quinze dias.(Foto: Ideia Comunicação Empresarial)
{{banner-interno}}
O Sicoob Coopemata destinou 10 computadores para a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases na última quinta-feira, 9 de julho, através de doação oficializada na sede administrativa da agência, onde se fez presente a secretária de Educação, Luciana Moreira, juntamente com as coordenadoras Sandra Moutinho e Rosemeri Pereira.
Os CPU’s, equipados com processador Core 2 Duo e sistema operacional Windows XP, eram utilizados pelo próprio Sicoob Coopemata e estão em adequadas condições de uso. Agora deverão ser aproveitados pelas escolas e creches municipais Prefeito José Esteves (Leonardo), Darcília Guimarães (Justino), Mundo Encantado (Taquara Preta), Pequeno Príncipe (Leonardo) e Cantinho Feliz (Almoxarifado).
Depois de entregar os computadores à Secretaria Municipal de Educação, o gerente do Sicoob Coopemata em Cataguases, Alexandre Pinheiro Neves, destacou que tal ação foi realizada em consonância com os princípios da instituição.
"Temos uma política interna de substituição de nossos equipamentos a cada cinco anos e, como essas máquinas encontram-se em perfeito estado de uso, oferecemos uma destinação segura a esses produtos eletrônicos e de uma forma socialmente responsável", disse o gerente, que, ao oficializar a doação, esteve acompanhado dos funcionários do Sicoob Coopemata Gleice Moraes e Felipe Cruzato.
Para a secretária de Educação, "o apoio às escolas e o incentivo à educação através de atitudes como essa são formas efetivas de se contribuir para o desenvolvimento e o bem estar de uma sociedade". Por isso, Luciana, em nome do prefeito Cesinha Samor e das diretoras das escolas beneficiadas, agradeceu ao Sicoob Coopemata pela ação. (Foto cedida pela Assessoria de Comunicação do Sicoob Coopemata){{banner-interno}}
O Site do Marcelo Lopes está, neste momento, 13h30min desta segunda-feira, 13 de julho, cobrindo com exclusividade o amistoso entre as equipes de Basquete Feminino de Brasil e de Cuba. Esta partida faz parte de uma preparação para os Jogos Pan-Americanos, que a seleção brasileira buscará ficar entre as três melhores da competição. As meninas do basquete brasileiro vão usar os jogos do Pan como preparação intensiva para a Copa América de Basquete Feminino, sua principal meta para este ano, que será disputada no Canadá, na cidade de Edmonton entre 08 e 16 de agosto. O torneio servirá como pré-olímpico e classificará apenas 1 seleção para as Olimpíadas do Rio em 2016. Até o momento o Brasil não possui vaga garantida nas Olimpíadas. Os segundo, terceiro e quarto lugares irão automaticamente para o pré-olímpico mundial, com sede ainda não definida.
O Brasil vem se preparando há apenas 1 mês para os Jogos Pan-Americanos e ainda não pôde contar com algumas de suas principais jogadoras como Érika, Damiris e Clarissa, que estão jogando na WNBA, a Liga Norte-Americana, além de Iziane, que não foi relacionada para os Jogos, mas é cogitada para o pré-olímpico. A seleção cubana por sua vez, veio ao Pan com sua e equipe completa, destaque para a armadora Oyanaisy Gelis e ala Yamara Amargo. (Fotos: Leonardo Reis){{banner-interno}}