Este foi um domingo em que o Brasil enfrentou a equipe de Cuba no vôlei de praia e também dentro da quadra, pelos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Uma vitória e uma derrota, no placar dos dois jogos, porém, é preciso lembrar que ter perdido uma partida no vôlei indoor, não significou nada para a seleção canarinho que ainda pode se classificar para as finais da competição.
Dentro de quadra, é bom lembrar, o Brasil fez sua segunda partida no torneio. Cuba foi, em 2011, sua rival na disputa da medalha de ouro e perdeu por 3 sets a 1 da seleção brasileira. Dessa vez, ambas as equipes estão incompletas e não contam com suas maiores estrelas como Murilo e Bruninho do lado brasileiro e Leon, do lado cubano. Mesmo assim, o Brasil trouxe uma equipe muito competitiva e para defender o título pan-americano.O Brasil começou a partida liderando com uma pequena vantagem até quase a metade do primeiro set, mas os erros da seleção começaram a aparecer e Cuba virou o jogo fechando em 25 a 20, com destaque para o cubano Cepeda, com 8 anos. No segundo set o Brasil voltou mais focado, com bons bloqueios, aces e alguns contra-ataques não desperdiçados e o resultado foi 25 a 18. Nos dois últimos sets os cubanos voltaram a vencer; o terceiro, apresentando um bom volume de jogo e sacando melhor, além de o time brasileiro voltar a errar muito e o tie break que é vencido por 15 a 11, após Cuba abrir vantagem de 3 pontos logo no início. Para as próximas partidas, Brasil encara a Argentina precisando de uma vitória simples de qualquer resultado para se classificar, enquanto Cuba precisa ganhar de 3 sets a 0 e ainda torcer por uma derrota brasileira de 3 x 0 ou 3 x 1.
No Vôlei de Praia a história foi diferente e a partida aconteceu pelas semifinais do torneio. A dupla formada por Álvaro Magliano e Vítor Araújo derrotaram os cubanos Nivaldo Diaz e Sergio Gonzalez por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 17 e 21 a 15. Com a vitória, a dupla brasileira se classificou para a disputa da medalha de ouro, onde o Brasil tenta o bicampeonato pan-americano. Antes o Brasil já tinha eliminado a dupla uruguaia Renzo Cairus e Maurício Vieyto, ontem pelas quartas de final, também por 2 sets a 0. O jogo de hoje foi bem tranquilo com a dupla brasileira sempre dominando o placar. O brasil volta às areias nesta terça-feira, dia 21, contra o vencedor de México e Chile. (Fotos: Leonardo Reis) {{banner-interno}}
Cataguases já tem sua candidata para representar o Município no concurso "Miss Mundo Minas Gerais", que será realizado em outubro, em Patos de Minas ou em Uberlândia. A escolhida deste ano é Eduarda Menezes, 19 anos, modelo da "In. model agency" e dona de uma beleza ímpar. Segundo destacou Pathê Alves de Souza, coordenador de Cataguases no referido concurso, para selecionar a representante local, foram observados critérios que levaram em consideração diversas qualidades, como, por exemplo, a elegância da candidata. Agora, conforme acrescentou o coordenador, o trabalho se concentra na preparação física e psicológica de Eduarda, para que ela possa obter desempenho positivo nos quatro dias de entrevistas e provas promovidas no âmbito da competição, que tem nível estadual."Existe uma série de exigências para uma menina ser Miss. Ela deve ter uma boa altura, pele, cabelo e corpo bem cuidados, dentes bonitos e, principalmente, deve ter elegância, não podendo ser vulgar. Além disso, tem que ser dotada de certo grau de cultura e de educação e desenvolver um trabalho social relevante, como o que a nossa candidata faz ao auxiliar alunos do Centro Educacional Cataguases que possuem dificuldade de aprendizado", destacou Pathê, lembrando que "a expectativa para o certame é sempre positiva e estamos trabalhando para orientar nossa representante da melhor maneira possível, deixando-a apta à competição".
Para Eduarda, representar Cataguases no concurso "Miss Mundo Minas Gerais" é uma grande felicidade e também uma honra. Ao falar sobre sua preparação, ela aproveitou para agradecer ao preparador físico Matheus Jackie, à Academia Corpo em Ação, ao salão de beleza Fábio Franco, e às lojas Brilho das Noivas e Scarpe Real pelo apoio. Confiante, Eduarda destacou que espera conquistar o melhor resultado possível no concurso. "Estou tranquila, fazendo a minha parte, e confiante em todos os sentidos, porque estou me preparando com dedicação para tentar trazer o título de Miss Mundo Minas Gerias à Cataguases", finalizou a candidata que já conta com uma grande torcida. (Fotos gentilmente cedidas pela agência In. model agency){{banner-interno}}
A Fic-Unis está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos do Pronatec em Segurança do Trabalho e Logística. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio entre os anos de 2012, 2013, e 2014 e as inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, 20 de julho e terminam no dia 2 de agosto e devem ser feitas através do site sisutec.mec.gov.br e preencher as informações.
De acordo com o professor da Fic-Unis Altamiro Júnior, do curso de Logística, os interessados devem se apressar em se inscrever "porque além do prazo ser curto, as vagas são poucas e são rapidamente preenchidas", revelou. Ele orienta ainda que o aluno, ao se inscrever, deve aguardar a resposta no site do Sisutec, que "sai na hora e depois ir até à FIC fazer a matrícula, pois só assim ele será efetivado no curso", explicou.
Altamiro informou que o curso de Técnico em Logística tem duração de um ano e o de Técnico em Segurança do Trabalho, um ano e meio. Logística é um conceito que surgiu dentro da Administração de Empresas e consiste em planejar a movimentação de recursos para que a empresa possa funcionar bem. É a área responsável pelo transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias na empresa. O Curso Técnico de Logística prepara o profissional para entrar rapidamente no mercado de trabalho
O Técnico em Segurança do Trabalho elabora e orienta atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais. Inspeciona equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes para eliminar riscos. Desenvolve programas de treinamento e verifica o cumprimento das normas e procedimentos de segurança na aplicação de providências preventivas.{{banner-interno}}
A seleção brasileira feminina de handebol entrou em quadra neste sábado, 18 de julho, para sua segunda partida contra as anfitriãs canadenses. A partida aconteceu às 12:30h, horário de Brasília, válido pelo grupo A da competição. Na partida de estréia, o Brasil goleou Porto Rico por 38 a 21, com destaque para Fernanda e Alexandra, do Brasil, e Nathalys Caballos de Porto Rico, que dividiram a artilharia com 7 gols cada.
O Brasil é o atual campeão do mundo, título inédito que conquistou em 2013, na Sérvia, batendo as donas da casa na final por 22 a 20. Este Mundial é disputado a cada 2 anos e em 2015 será na Dinamarca, em dezembro. Já em pan-americanos, o retrospecto é ainda mais favorável com 6 medalhas conquistadas, sendo 4 de ouro e 2 de bronze, onde a seleção brasileira é a atual tetracampeã e está em busca do pentacampeonato. As meninas do Brasil são praticamente imbatíveis nas Américas, com um respeito adquirido mundialmente, e por onde passam são assediadas com autógrafos até pelas próprias adversárias, o que não é diferente aqui em Toronto, onde todos contam como certa a medalha de ouro.
No primeiro tempo o Brasil começou arrasador abrindo o placar e fazendo 6 gols nos primeiros 4 minutos. Destaque para Alexandra Nascimento com 6 gols anotados até aquele momento. A equipe canadense parecia estar perdida em quadra, com muitos erros, poucas finalizações. A seleção brasileira, por sua vez, não perdeu as boas oportunidades, convertendo quase todos os contra-ataques e encerrando a primeira etapa em 26 a 5.
Veio o segundo tempo e o Brasil continuou arrasador não dando chances ao Canadá. A partida parecia mais um treino de luxo para as meninas do Brasil que impuseram uma goleada histórica de 48 a 12. A artilheira da partida não poderia ser outra senão Alexandra Nascimento com 11 gols anotados.
O próximo compromisso da seleção brasileira será contra o México, dia 20, segunda-feira, às 14:30h, horário de Brasília.{{banner-interno}}
Sereno viveu noite animada nessa sexta-feira, 17 de julho, quando centenas de pessoas compareceram ao Parque de Exposições, para participar do "4º Festival de Viola e Festa da Mandioca", evento que vem se firmando como uma tradição neste distrito de Cataguases. Em clima de muita felicidade e descontração, a organizadora e animadora da festividade, Raquel Marina Pereira Braga, com o microfone em mãos, conduziu os desfiles dos concursos de princesa, rainha e príncipe da viola 2015 e, em seguida, também apresentou o certame da maior mandioca cultivada por um agricultor local.Em entrevista à Reportagem do Site do Marcelo Lopes, Raquel agradeceu a todos os comerciantes, patrocinadores e pessoas que contribuíram para a realização da Festa, especialmente ao senhor Rômulo Nivaldo Rodrigues Medeiros, idealizador e proponente do projeto que torna possível a execução do evento. "Esta festa é feita por nós e é por isso que fica tão animada. É com muito orgulho, amor e carinho que a realizamos para os amigos serenenses e para todos aqueles que gostam de participar conosco", destacou Raquel.
O prefeito Cesinha Samor e o secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira prestigiaram o evento, ressaltando a importância que ele possui para o Município, especialmente para a comunidade daquele distrito. Cesinha disse que "é um prazer estar aqui participando de mais uma edição do ‘Festival de Viola e Festa da Mandioca’, porque a cultura deve ser divulgada, apreciada, e isso é feito neste evento com muita competência e responsabilidade", frisou. Na mesma linha de raciocínio, Zeca Junqueira também parabenizou a organização e o entusiasmo da festa, lembrando que ele tem grande relevância cultural e social, por isso conta com patrocínio da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura.
Enquanto os concursos aconteceram, as pessoas que compareceram ao evento também visitaram as barracas da praça de alimentação e puderam saborear salgadinhos, refrigerantes, pipoca e doces, além de diversos pratos à base de mandioca. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer poesias, trabalhos e fotografias feitos por alunos locais sobre a festividade e, para encerrar a noite, houve show com a banda Nascentes do Forró. Hoje tem mais diversão, porque a noite será de concurso de violeiros e show com Magno Lima. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}