As campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos devem começar mais tarde neste ano ou até mesmo ficar apenas para o início do ano que vem. É o que diz um documento enviado, pelo Ministério da Saúde, as secretarias estaduais de saúde.
A vacina é apontada como uma estratégia de sucesso no controle da doença. O atraso preocupa os Estados e as entidades do setor de medicina veterinária.
Segundo o ofício, a vacina antirrábica canina só estará disponível a partir de setembro e, por isso, "a organização da campanha deverá ser revista". O texto não informa os motivos da "revisão". Diz que, à medida que forem recebidas, as vacinas serão distribuídas para Estados prioritários, onde há "iminente risco de transmissão de raiva".
Estados na listaDoze estão nessa lista: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.
Nos demais, segundo o documento, as campanhas devem iniciar somente a partir de novembro ou, ainda, no primeiro trimestre de 2016.
Cerca de 30 milhões de doses estão previstas. Recebidas do governo federal, as doses são distribuídas aos Municípios, que organizam a campanha com os Estados.
Em São Paulo, parte dos Municípios já planejava iniciá-la em julho. Agora, a secretaria estadual solicitou as doses para novembro, mas a data não está confirmada.
Não é a primeira vezEssa não é a primeira vez em que há atrasos na vacinação. Em 2014, a demora no repasse das doses fez com que a campanha fosse adiada em alguns Estados, como São Paulo - onde começou apenas em outubro –, ou fosse substituída por ações de vigilância em outros, como Minas Gerais.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os únicos que não recebem a vacina, por não terem registro de circulação do vírus.
As campanhas de vacinação costumam mobilizar prefeituras e donos de animais. Não à toa. Pesquisa divulgada neste ano por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde mostra que, em 44% dos domicílios, há pelo menos um cachorro. A estimativa é que haja 52 milhões de cães no país. Gatos somam 22 milhões.
TransmissãoA raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida. A doença afeta o sistema nervoso e gera danos à coordenação motora. Quando infectados, a letalidade em humanos é próxima a 100%.
O ideal é que a vacinação ocorra a cada ano como forma de garantir a proteção. "O perigo está em postergar. O animal vai diminuir sua imunidade", diz Josélio Moura, da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.
Com a mudança, o prazo pode ser estendido em alguns pontos do país. No Distrito Federal, por exemplo, a última ocorreu em fevereiro e março do ano passado.
A política de vacinação é tida como um dos motivos do sucesso do controle da raiva. Nos últimos quatro anos, foram registrados no país 11 casos da doença em humanos – um neste ano. Em 2014, foram identificados 19 cães e gatos com raiva no Brasil.{{banner-interno}}
A seleção brasileira de basquete masculino entrou em quadra neste sábado 15 para a disputa da medalha de ouro contra os anfitriões canadenses. O Brasil estava invicto na competição, ganhando inclusive da seleção norte-americana, embora ela não estivesse representada pelo time A, assim como o Brasil também não estava, tendo em vista que seus principais jogadores estavam na NBA (a Liga profissional americana). Do outro lado, o Canadá também estava invicto e tinha o favoritismo por jogar diante de sua torcida, que lotou o ginásio da Universidade Ryerson, e ainda contava com o seu time completo para esta competição. Com esse retrospecto, poderia se imaginar que o Canadá mandasse no jogo e levaria o ouro com certa facilidade, mas isso não aconteceu. A seleção brasileira entrou com muita determinação, impôs um ritmo fortíssimo e chegou a abrir uma larga vantagem de 28 pontos no placar. Com altos índices de aproveitamento de rebotes e contra-ataques muito bem executados e uma forte defesa, o Brasil foi mandando no jogo com extrema facilidade até o início do terceiro quarto. A partir daí o Canadá, impulsionado pela sua torcida, passou a se recuperar, chegando a diminuir para seis pontos a diferença no placar. Porém, o Brasil voltou mais atento para o jogo, abriu novamente uma diferença que lhe dava uma certa tranquilidade e venceu a partida por 86 a 71. Ouro para o Brasil, que não conquistava desde 2007 nos Jogos do Rio.
Mais tarde, foi a vez da seleção brasileira de handebol masculino entrar em quadra para também disputar a medalha de ouro contra a sua maior rival: Argentina. Ambas as equipes estavam, até aquele momento, invictas e, como tal, vêm repetindo as finais desde Santo Domingo, na república Dominicana, em 2003, porém, com mais conquistas do lado verde-amarelo, embora os argentinos sejam os atuais campeões. Como não poderia ser diferente, a partida começou muito dura, com o Brasil abrindo uma pequena vantagem de 3 gols, mas os argentinos buscaram o placar e fecharam o primeiro tempo em 11 a 9. A seleção brasileira reagiu e empatou o jogo no segundo tempo em 24 a 24. Com este resultado, a partida foi para a prorrogação e aí a técnica e a raça brasileira foram superiores fazendo 29 a 27, com mais uma medalha de ouro e a recuperação do título pan-americano. Mas nem todos os resultados da noite de sábado, a penúltima deste Pan-Americano, foram dourados para o Brasil. Pouco depois do início do handebol masculino, as meninas do vôlei brasileiro entraram em quadra para defender o título contra as norte-americanas. Como era de se esperar, o jogo começou muito acirrado com as duas equipes buscando o placar. O Brasil começou a errar e ceder contra-ataques para o adversário e, por outro lado, os Estados Unidos raramente perdiam suas oportunidades de converter pontos, o que levou o primeiro set terminar com vitória por 25 a 22 para os americanos. O segundo set foi igual ao primeiro, com os Estados Unidos abrindo uma certa vantagem no placar, errando menos que o Brasil e fechando em 25 a 21. No terceiro set, as meninas do Brasil esboçaram uma reação, principalmente com a entrada de Jaqueline, chegando a abrir uma boa vantagem no placar, mas cederam muitos pontos ao adversário em erros, e numa virada extraordinária, as norte-americanas fecharam o set em 28 a 26 e o jogo em 3 sets a 0. Estados Unidos, medalha de ouro e a prata ficando com o Brasil. Outras conquistas importantes aconteceram também neste sábado e que trouxeram medalhas de ouro para o Brasil. O futebol feminino do Brasil ganhou da Colômbia por 4 a 0, o boliche masculino, o karatê feminino e o tênis de mesa masculino também estiveram no topo do pódio. {{banner-interno}}
Um homem de 41 anos perdeu a vida em uma violenta colisão frontal, entre uma caminhonete e um ônibus de transporte interestadual, na madrugada deste domingo (26), na BR-116 na saída de Muriaé sentido a Miradouro, na altura do "Vale das Águas". Joaquim Teixeira Ribeiro morreu na hora. Ele era dono de uma oficina mecânica em Muriaé e estava sozinho na Ford D20 que ficou completamente destruída.
No momento do acidente, que aconteceu por volta das 4h, Joaquim seguia em direção a Miradouro e o ônibus, que levava 45 passageiros da Bahia para São Paulo, trafegava sentido Muriaé. Nenhum ocupante do coletivo ficou ferido.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) controlou o trânsito e assumiu o registro da ocorrência. Em entrevista à Rádio Muriaé, o PRF Ornelas disse que o motorista do ônibus contou que a D20 invadiu a pista contrária e que ele ainda piscou os faróis e desviou um pouco para sua direita, mas não conseguiu evitar a colisão.
O patrulheiro destacou que, apesar do relato prestado do condutor do coletivo, as causas do acidente serão investigadas.
O corpo do mecânico ficou preso às ferragens da caminhonete e após os trabalhos da perícia da Polícia Civil, foi retirado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao IML Municipal por uma funerária. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
O Juiz titular da Vara do Trabalho de Cataguases, Tarcísio Correa de Brito, amulou,na última quinta-feira, 23 de julho, Ato da Comissão Eleitoral do SINSERPU/Leopoldina ajuizada por Rosalvo Flauzino Domiziano, um dos candidatos à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Leopoldina.
Rosalvo acionou a justiça alegando que a chapa concorrente tinha em sua composição três pessoas lotada na Secretaria Municipal de Educação, o que seria ilegal, pois tais funcionários teriam sua contribuição sindical recolhida ao SindUTE e, por isso, não poderiam concorrer na eleição para a direção do SINSERPU.
O juiz julgou procedente em parte a pretensão de Rosalvo, reconhecendo a inelegibilidade dos candidatos servidores municipais lotados na área de Educação e determinou que a Chapa 2, encabeçada por Marcelo de Rezende, substitua os três candidatos incluídos nessa condição. Havendo a substituição, o pleito poderá ser realizado.
Notificado da decisão, o advogado do SINSERPU, Wesley Moraes Botelho, a comunicou ao atual presidente Gilson Barbosa Carminati, que decidiu convocar as duas chapas e os membros da Comissão Eleitoral para uma reunião na próxima terça-feira, 28 de julho, às 17 horas, na sede do SINSERPU, no Mar Center Shopping, para tentar uma conciliação que atenda sobretudo aos interesses do Sindicato.{{banner-interno}}
A Vigilância Sanitária em Cataguases está chamando atenção dos moradores e comerciantes do Calçadão para não depositarem lixo fora dos horários de coleta. Segundo informou à reportagem do Site do Marcelo Lopes a coordenadora daquele órgão no município, Roseli Batista Ferreira, "é dever do município efetuar a coleta do lixo regularmente, mas é também obrigação do cidadão colocar o seu lixo próximo do horário em que o caminhão de coleta passa no seu endereço", afirmou.
Roseli diz que o Código Sanitário Municipal de Cataguases (Lei número 2272/93 e o Decreto 2579/98 determinam que o lixo não pode ser depositado no solo, nem queimado ao ar livre, bem como também não pode ser lançado em águas de superfície e é "terminantemente proibido" ser acumulado em terrenos ou habitações, porque podem trazer malefícios à saúde e ao bem-estar coletivo ou do indivíduo, acrescentou a coordenadora da Vigilância Sanitária.No caso específico do Calçadão, Roseli Batista, revela que a coleta de lixo é feita no local "duas vezes por dia, sendo a primeira às 8:30 horas e a segunda às 18:30 horas. Portanto, moradores e comerciantes podem se organizar e agendar para colocar seu lixo no local de coleta próximo desses dois horários para evitar o acúmulo de detritos naquele ponto central da cidade", explicou. Ela acrescenta lembrando a legislação sanitária que se não cumprida "configura infração sanitáriae torna passível a autuação e instauração de Processo Administrativo Sanitário com penalidades descritas no Código Sanitário", concluiu.
A Vigilância Sanitária, informa Roseli, vai intensificar ações no sentido de conscientizar a população para não colocar o seu lixo na rua fora dos horários de coleta. "Todos podem colaborar para a cidade ficar mais limpa e uma das ações mais simples de fazer é esta: levar lixo para ser recolhido pelo caminhão na hora em que ele for passar", recomenda. Para facilitar esta tarefa a Secretaria de Serviços Urbanos está preparando uma tabela com os horários de coleta nos bairros da cidade que deverá ser amplamente diulvagada a partir de agosto. (Foto: Paulo Victor Rocha) {{banner-interno}}