Professores municipais que aderiram à greve realizada no dia 25 de novembro de 2014 contra o fechamento de turmas nas escolas da rede municipal de ensino tiveram nesta terça-feira, 28 de julho, uma vitória na Justiça do Trabalho. Como punição pelo movimento, a Secretaria Municipal de Educação cortou o vale alimentação referente ao mês de dezembro daquele ano motivando os profissionais grevistas a ingressarem na justiça para reaverem os seus direitos. Nesta terça-feira, 28, o juiz titular daquela Vara, Tarcísio Correa de Brito, proferiu sentença considerando legal o movimento e condenou o município a pagar o Vale Alimentação aos professores grevistas.
Na manhã do dia 25 de novembro de 2014, dezenas de professores reuniram-se em frente ao Paço Municipal para manifestar contra algumas medidas que seriam adotadas nas escolas do município em 2015, como por exemplo, o fechamento de turmas e o retorno das salas multiseriadas, entre outras reivindicações. A Secretária de Educação, Luciana Barbosa Moreira, cortou o vale alimentação destes servidores alegando que o benefício é concedido aos trabalhadores desde que não ocorra faltas sem justificativas, como greve ou manifestação. A atitude da Secretária levou os professores a ingressarem com ações na Justiça do Trabalho com sentença favorável à categoria.O juiz Tarcísio Correa de Brito após analisar o processo julgou procedente o pleito dos professores afirmando que "o dia não laborado em virtude de movimento paredista não pode ser considerado falta injustificada, em sendo direito constitucional" (...) "Observo que o regular exercício do direito de greve pressupõe ausência de trabalho e não ausência ao trabalho", afirmou aquele magistrado. Ele também contestou a defesa apresentada pelo Executivo. "O réu, inclusive, juntou à sua defesa, matéria publicada no site do articulista local Marcelo Lopes com fotos que identificam por cartazes o conteúdo das reivindicações que já eram de conhecido do Poder Executivo local".
Em seguida Tarcísio Correa de Brito condenou o Município de Cataguases a pagar "para cada um dos autores o valor do vale alimentação do mês de dezembro de 2014, com juros e correção monetária". O Procurador Geral do Município, Rafael Vieira, informou à reportagem do Site do Marcelo Lopes, por telefone, que "os recursos serão interpostos". Segundo ele, "nós entendemos que a greve foi totalmente ilegal, a motivação foi inexistente e não teve nenhum pedido certo, efetivo", por isso, vamos recorrer", completou o Procurador. {{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases recuperou por volta das 8 horas da manhã desta quarta-feira, 29 de julho, uma motocicleta que havia sido roubada cerca de trinta minutos antes em Cataguases, que foi realizada pela viatura dos policiais cabo França e soldado Gavioli. O suspeito de ter praticado o furto, porém, conseguiu fugir embrenhando-se no meio de um matagal às margens do rio Pomba, nas proximidades da localidade conhecida como Ponte Sabiá, pouco depois da "estrada da Empa".Segundo informou a vítima e proprietário da motocicleta Honda XRE 300 Branca, placa PUT-9369, ano 2014, aos policiais, por volta das sete e meia da manhã ele chegava para trabalhar quando ao estacionar seu veículo em frente à Distribuidora Número 1, no bairro Popular, foi abordado por um rapaz magro, com cerca de um metro e setenta de altura, branco e de olhos claros, vestindo calça jeans e usando um capuz escuro que lhe apontou uma arma para sua cabeça anunciando que iria ficar com sua moto. Ele entregou-lhe o veículo que saiu sentido Vila Domingos Lopes.
A vítima, imediatamente acionou a Polícia Militar, que com as características físicas do suspeito e informações sobre a motocicleta, a viatura dos policiais França e Gavioli os localizou na região central iniciando assim a perseguição que cruzou a cidade até o suposto ladrão abandonar o veículo na estrada que dá acesso à conhecida "ponte sabiá" e sair correndo em direção a um matagal existente na região tendo os policiais em seu encalço. Foi feito um cerco na área em que ele poderia estar escondido e feita uma varredura, inclusive com a utilização de cães farejadores do presídio de Cataguases, mas até o fechamento desta edição não haviam localizado o suspeito.A motocicleta foi periciada e recolhida ao pátio do Auto Socorro Toledo, credenciado junto ao Detran-MG, e estará à disposição do proprietário assim que forem concluídos os procedimentos legais. Cataguases, agora, passa a contar com duas empresas credenciadas junto ao Detran-MG para recolhimento de veículos apreendidos em situação irregular ou em caso de furto e roubo. Nos dias ímpares o serviço será prestado pelo Auto Socorro Toledo e nos dias pares, pelo Auto Socorro Dois Irmãos. {{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional de Cataguases realizou nesta segunda-feira, 27 de julho, mais uma etapa do projeto de fomentar o comércio do município. Participaram os empresários da área do Calçadão (Rua Coronel João Duarte), Dioclésio Mota Veiga, João Fachini Cerqueira e Humberto Moraes Lanzieri, da CDL.
O objetivo deste primeiro encontro foi apresentar o projeto e buscar alternativas para melhorar o local e atrair mais clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. A informação foi prestada pelo titular daquela pasta, Alex da Silva Carvalho em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes na tarde desta terça-feira, 28 de julho.
Este foi o primeiro encontro com os empresários daquela região central da cidade, explicou Alex, acrescentando ter sido "muito produtiva". De acordo com ele esta reunião "serviu para o surgimento de muitas ideias e projetos que, tenho certeza, vamos amadurecer e serão usadas no futuro para alavancar não apenas o comércio da cidade, mas para fazer uma Cataguases melhor", previu otimista.
Como está em andamento o projeto de incremento ao comércio da Vila Domingos Lopes, Alex revelou que ambos fazem parte do Programa 'Cataguases Cidade Empreendedora - Para transformar é preciso conhecer', "um projeto macro cujo objetivo maior é preparar a cidade para ser um polo comercial e atrair consumidores da microregião", explicou.
Ele disse que várias ideias estão sendo analisadas e revelou uma delas: A criação de um pequeno percentual a ser cobrado dos empresários do setor na hora de renovar o alvará para abastecer um fundo que será criado e gerido pelos próprios comerciantes. "Este recurso será usado por eles da forma que quiserem e sempre para incrementar o comércio do município", explicou Alex, assegurando que outras ideias prometem retirar o setor da zona de conforto. (Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional de Cataguases){{banner-interno}}
O Hospital de Cataguases ganhou na tarde desta terça-feira, 28 de julho, mais um apoio importante. Desta vez a disposição de somar forças e contribuir para que aquela Casa de Saúde supere as dificuldades que vem enfrentando partiu do Deputado Estadual Isauro Calais que esteve em Cataguases nesta tarde e manifestou seu total apoio àquela entidade.
O Deputado veio à cidade rever o amigo e ex-prefeito Willian Lobo de Almeida que, durante a conversa contou-lhe sobre os problemas enfrentados pela Santa Casa. Interessado, o deputado quis saber mais detalhes e Willian então promoveu, imediatamente, um encontro do provedor do Hospital Wilson Crepaldi Júnior, o Bil, com o Deputado Isauro Calais que aconteceu na Câmara Municipal de Cataguases.Durante o encontro Bil expôs as dificuldades enfrentadas pelo hospital agravadas com a implantação do serviço de urgência e emergência e pelo não cumprimento por parte do governo do Estado de Minas de sua parte no repasse dos recursos. Sensibilizado com a situação, Isauro ofereceu ajuda ao hospital que poderá vir por meio de recursos para realização de cirurgias de catarata, intermediação de verbas de custeio junto à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e por meio de sua atuação mais específica voltada para o Hospital de Cataguases.
Neste sentido ele deverá acompanhar Bil Crepaldi, na próxima semana, à visita que fará ao Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Bill disse que "o hospital recebe de braços abertos parceiros que chegam para somar e o depuado Isauro Calais veio demonstrar exatamente este interesse", frisou. Willian Lobo disse ter ficado feliz por poder intermediar este encontro: "Que bom que o deputado se sensibilizou com o nosso hospital e está disposto a ajudá-lo", afirmou. Isauro Calais, que é de Miraí e fez sua carreira profissional e política em Juiz de Fora, também comentou a parceria: "Cataguases é uma cidade muito importante para a região e tem um hospital magnífico, com instalações físicas excelentes. Diante do relato de seu provedor sobre as dificuldades que vem enfrentando nós nos colocamos ao seu lado para trabalhar no sentido de contribuir para minimizar estes problemas dentro de nossa capacidade. Acredito - continua o deputado - que poderemos fazer juntos um pouco do que é importante para este hospital", finalizou o deputado estadual. {{banner-interno}}
Moradores de Dona Euzébia encontraram no começo da manhã desta terça-feira, 28 de julho, o corpo de um homem às margens do rio Pomba, próximo à sede do Grupamento da Polícia Rodoviária Estadual naquela cidade. A Polícia Militar foi chamada, isolou o local e acionou a perícia técnica da Polícia Civil que após concluir seu trabalho vai liberar o corpo para os familiares providenciarem o sepultamento.
O corpo foi identificado por populares como sendo de Alvimar Gonçalves da Silveira, e teria 24 anos. Ele seria solteiro e natural de Dona Euzébia,mas a Polícia Militar não havia confirmado estas informações até o fechamento desta matéria. Ele é um dos dois rapazes ocupantes do Celta que fugiram após descerem do carro ao ser parado em uma blitz no sábado (26) à noite pela Polícia Rodoviária Estadual naquela cidade. Seu colega que também fugiu conseguiu escapar ileso. Outros dois, que também estavam no veículo foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Ele, porém, caiu no rio e morreu afogado, segundo informou a Polícia Militar nesta manhã.{{banner-interno}}