Cataguases vai construir quatro "Academias de Saúde" e o início das obras está previsto para o próximo dia 10 de agosto, conforme revelou Alex Carvalho, secretário municipal e assessor especial do prefeito Cesinha Samor. O projeto, que será custeado com verbas federais, terá suas unidades estabelecidas na Vila Tereza e nos bairros Ana Carrara, Ibraim e Paraíso, mas, segundo destacou Alex, qualquer cataguasense poderá fazer uso dos referidos espaços, que serão situados em praça de cada uma das localidades contempladas.De acordo com Alex, as "Academias de Saúde" se diferenciam das "Academias Ao Ar Livre" porque proporcionam melhor infraestrutura para a realização de exercícios físicos, inclusive contam com a presença de um profissional, pago com verba federal, preparado para orientar as pessoas sobre a maneira correta para a prática das atividades.
"Outra vantagem é que o projeto de construção das ‘Academias de Saúde’ abrange ainda a revitalização total de todas as praças que recebem as unidades, e isso melhora o espaço também para atividades sociais", frisou o assessor do prefeito de Cataguases, lembrando o empenho do Executivo Municipal e dos vereadores Maurício Rufino e Geraldo Majella, que ajudaram na intermediação das verbas para a execução desse projeto.No total, as quatro "Academias de Saúde", que serão vinculadas ao programa Estratégia Saúde da Família, vão custar R$ 357.286,56 e as obras serão de responsabilidade da Construtora Prima Casa Ltda-EPP. Para Alex, a instalação dessas Academias beneficia o Município, uma vez que ocasiona a geração de quatro novos postos de trabalho e, sobretudo, porque cria um ambiente agradável para a população aderir à prática de uma vida saudável, por meio das atividades de Saúde. A praça situada no final da Vila Tereza (foto ao lado) será uma das beneficiadas com uma Academia.
Reforma da Praça de Esportes e novas "Academias Ao Ar Livre"Depois de anunciar a implantação das "Academias de Saúde" em Cataguases, Alex Carvalho ainda sublinhou que mais quatro "Academias Ao Ar Livre" também serão instaladas nos próximos dias, no Município. Elas serão montadas nos distritos Vista Alegre e Aracati, por meio de solicitação do vereador João Manoelino da Silva Bolina e nos bairros Justino e Primavera, atendendo iniciativa do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo. O assessor do prefeito também falou sobre a reforma dos banheiros e de parte do muro da Praça de Esportes, investimento que está sendo realizado com recursos próprios da Prefeitura Municipal e deve ficar pronto até setembro. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Através do trabalho realizado pelo Serviço de Inteligência da 146ª Companhia de Polícia Militar em Cataguases, a equipe comandada pelo Tenente Lacerda conseguiu apreender a maior quantidade de drogas dos últimos seis anos na cidade. Conforme revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes, a partir de um "minucioso trabalho realizado pela nossa equipe de inteligência, que reuniu informações precisas sobre o tráfico de drogas praticado no Bairro Guanabara, conseguimos êxito em localizar o matérial ilícito e fazer sua apreensão além da prisão do suposto dono da droga", contou.A droga foi encontrada pelos policiais em baixo do tanque da casa dentro de uma bolsa preta que continha crack e cocaína em embalagens diversas. Na residência, que fica na rua Teófilo de Almeida, 130, no Bairro Guanabara, mora Ari Cordeiro da Silva, 56 anos de idade, que disse aos policiais não ser o dono da droga, mas apenas a guardava para uma pessoa cujo nome não quis revelar. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para o Posto Avançado da PM em frente ao Hospital de Cataguases onde foi lavrado o Boletim de Ocorrências.
Participaram da Operação, além do Tenente Lacerda, o sargento Jerônimo e o soldado Ronalson. Desde 2011, quando o Site do Marcelo Lopes iniciou suas atividades, a maior apreensão de drogas ocorrera no dia 18 de maio de 2013, quando a PM apreendeu 515 gramas de cocaína no bairro Riguete e outros 211 papelotes da mesma droga conforme você pode ler clicando aqui. A apreensão desta sexta-feira, 31, segundo estimativa da própria Polícia Militar, é a maior já registrada há pelos menos seis anos.
{{banner-interno}}
Está desaparecida desde o último domingo, 26 de julho, Edilaine Isaías Fonseca de Barros, de 24 anos de idade. Ela foi vista pela última vez saindo da casa de sua mãe no distrito de Cataguarino, por volta da 19 horas, de carro com seu ex-marido, identificado apenas como Josué, dizendo que viria para Cataguases, segundo revelou sua irmã, Elaine, nesta manhã de sexta-feira, 31 de julho, em depoimento à Polícia Civil.
De acordo com Elaine, desde que Edilaine entrou no carro do ex-marido ela não deu mais notícias à família nem foi vista em casa ou por parentes e amigos. Ela disse ainda ter ido até à residência da irmã com um irmão e encontrou a casa fechada, mesmo assim resolveram entrar conseguindo fazê-lo pela janela, mas não havia ninguém lá. Paralelamente, acrescentou, tentou falar com Edilaine pelo telefone, sem sucesso.
Como não conseguiram encontrá-la, relatou Elaine, procuraram Josué, para saber notícias dela. Ele, porém, revelou Elaine em seu depoimento, "cada hora dizia uma coisa". "Primeiro ele disse que ela tinha viajado, depois que a teria deixado perto do açougue, na entrada do bairro Thomé (próximo de onde ela reside), sendo que para a Polícia Militar ele disse que ela foi para o baile no Unidão", contou.
Elaine acrescentou ainda em seu depoimento: "Ele deu três versões (para o mesmo fato) e tudo indica que esteja mentindo e saiba o paradeiro dela", afirmou. Elaine revelou ainda que Edilaine e Josué estavam separados havia alguns meses e que ele ameaçava suicidar caso não reatassem o relacionamento. Por fim, Elaine disse temer que Josué esteja mantendo sua irmã presa. Edilaine está grávida de três meses. Quem souber notícias dela pode ligar para os telefones 3421-1129 (Delegacia de Polícia) ou 190 (Polícia Militar).
NOTA DA REDAÇÃO: A Polícia Civil informou no final da tarde desta sexta-feira, 31 de julho, que Edilaine apareceu no bairro onde mora, Sol Nascente. Ela está bem, prestou depoimento e foi liberada. Mais detalhes serão liberados pela delegacia de Polícia na segunda-feira, dia 3 de agosto.{{banner-interno}}
A Vigilância Sanitária de Cataguases comunica que estão abertas as inscrições para o "Curso de Manipuladores de Alimentos", ofertado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o objetivo de estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Exigido pela Lei RDC 216/2004, o curso, ofertado via internet, é direcionado a padeiros, confeiteiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons, açougueiros, entre outros profissionais do setor alimentício.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da capacitação clicando aqui, ou buscar o link através do endereço eletrônico www.anvisa.gov.br. De acordo com Dirceu Barbano, diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o "Curso de Manipuladores de Alimentos" não tem a intenção de ensinar a preparar o alimento, mas sim de trabalhar práticas e procedimentos que garantam uma comida boa e segura em relação à qualidade. A capacitação tem carga horária de 12 horas e é organizado em 8 módulos, os quais esclarecem sobre os principais contaminantes dos alimentos e como prevenir esses malefícios, além de abordar a importância das boas práticas e as principais regras da Vigilância Sanitária para a manipulação segura de alimentos. Ao fim da capacitação, o participante terá direito ao certificado se atingir pelo menos 70% de aproveitamento do curso.
Em Cataguases, a Vigilância Sanitária, coordenada por Roseli Batista Ferreira, sempre está preocupada com as questões das boas práticas para serviços de alimentação e, além de realizar fiscalizações, também incentiva a capacitação dos profissionais que atuam nesses serviços por entender ser ela de extrema importância para evitar problemas. Por isso, eventualmente promove palestras e encontros sobre o assunto e, neste momento, alerta o público-alvo sobre a necessidade de participar do curso disponibilizado pela ANVISA.{{banner-interno}}
Antes distante dos órgãos de defesa social, a comunidade do bairro XV de Novembro, em Itamarati de Minas, agora está mais integrada à sociedade. Moradores do local receberam, na tarde da última terça-feira, 28 de julho, a visita da Polícia Militar, do CRAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Lá, estas representantes destas instituições realizaram atividades de mobilização comunitária, com o oferecimento de serviços públicos de inclusão social, como confecção de documentos, cadastro de famílias em situação de risco, dentre outros, além de recreação para as crianças e os jovens do bairro.
A Polícia Militar foi representada pelo Sargento Coelho, que conversou com a comunidade sobre os problemas com drogas e violência em geral, utilizando, para isso, os ensinamentos do Proerd.
As atividades no bairro são parte de vários eventos preventivos que vêm sendo realizados na cidade pela PM, em parceria com o CRAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itamarati de Minas.(Fotos cedidas pela 6ª Cia. PM Ind.){{banner-interno}}