Depois de passar pela zona rural, começa a ser realizada neste sábado, 8 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na cidade de Cataguases, onde se estima que 11.249 animais serão imunizados, sendo 9.951 cães e 1.298 gatos. Dezoito postos de vacinação distribuídos por 13 bairros estão abertos hoje, de 9h até 16h, e conforme destaca o coordenador do Núcleo do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Alencar Norte, as doses foram repassadas pela Gerência Regional de Saúde em Leopoldina e serão ministradas por profissionais treinados.
A campanha de Vacinação vai continuar nos próximos dias 15, 22, e 29 deste mês, passando por um total de 52 postos, nos principais bairros da cidade. Os cães e gatos errantes (aqueles que estão abandonados nas ruas) também deverão receber a vacina, de acordo com Alencar, graças a parceria com a Defesa Civil.
"A raiva é uma doença muito perigosa que pode levar os animais e os humanos ao óbito. Por isso, levar o cão e o gato para vacinar é um ato de amor a eles e também uma medida de segurança para a saúde da população", sublinhou Norte, orientado a população a conduzir os animais para a vacinação de preferência na presença de um adulto.
Veja o cronograma de vacinação com datas e locais onde os postos serão montados.{{banner-interno}}
O Projeto Conta Cidadã da Energisa traz uma novidade: a partir de agora os clientes comerciais também podem participar recebendo 50% dos bônus gerados na conta de energia do estabelecimento. Os demais 50% devem ser destinados a uma instituição social. Já os clientes industriais podem apoiar essa iniciativa destinando 100% dos bônus para instituições sociais, contribuindo com os projetos sociais de sua cidade. A ideia é ampliar a arrecadação de resíduos sólidos recicláveis com comércios e indústrias locais, que são grandes produtores de resíduos e podem se tornar multiplicadores do projeto, difundindo a ideia também junto aos seus colaboradores. Os estabelecimentos comerciais e industriais que se tornarem parceiros do projeto, além da contribuição com meio ambiente, receberão um certificado do Conta Cidadã que comprova sua responsabilidade socioambiental. Compromisso com a sustentabilidadeAlinhado ao desenvolvimento sustentável, o Conta Cidadã foi implementado em 2013, voltado para os clientes residenciais, cujo desconto pode chegar ao valor total da fatura. O objetivo é incentivar os clientes a trocarem materiais recicláveis (papel, metal e plástico) por bônus na conta de energia, buscando conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos, contribuindo também para o uso adequado e consciente da energia elétrica. Por exemplo, você sabia que uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 a 30 árvores, reduzindo o consumo de energia elétrica em 71% e o de água em 98 mil litros? Reciclar também significa economia de energia. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a média de lixo produzido por uma pessoa por dia é 1,02 Kg/habitante/dia. Com o Conta Cidadã é assim: o cliente contribui para a preservação do meio ambiente e ainda recebe bônus na conta de energia elétrica.{{banner-interno}}
Vai começar no dia 15 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e, em Cataguases, as doses estarão disponíveis na Policlínica Municipal, bem como em todos os postos de saúde públicos, de 8h as 17h, a fim de serem aplicadas nas crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para receber a imunização.
Ao todo, os setores de Imunização e de Epidemiologia de Cataguases estimam que 3.456 crianças devam ser vacinadas nesse Município, e a meta é atingir pelo menos 95% do total. "O principal objetivo da campanha é evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite no Brasil", destaca a enfermeira Sirlane Garcia Cardoso, coordenadora municipal de Imunização.
Conforme ressalta Sirlane, "essa doença grave, conhecida popularmente como Paralisia Infantil, é infectocontagiosa e a única forma de prevenção se dá por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. Por isso é de fundamental relevância que as crianças sejam vacinadas", explica a enfermeira.
No mesmo dia em que a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será iniciada, também começará a Campanha de Multivacinação, cujo objetivo é atualizar o esquema vacinal das crianças. Nesse sentido, segundo sublinha Sirlane, é importante que os pais ou responsáveis, com a carteira de vacinação em mãos, levem seus filhos a uma das unidades de saúde públicas do Município até o dia 31 de agosto, quando deverão ser finalizadas essas campanhas neste ano. (Foto: Reprodução da internet){{banner-interno}}
Maria Paula, a Paula, empresária de sucesso do setor de roupas de grife em Cataguases e região, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto, sua sétima loja, a quarta somente em Cataguases. A Posto 5, que fica em frente a agência do Bradesco, centro da cidade, é uma ampla e confortável loja multimarcas voltada para o público masculino e feminino que oferece aos clientes as griffes Ágatha, Calvin Klein, Dress to, John John, Cantão e Lacoste.
A mais nova opção em roupas de bom gosto traz de volta um nome que foi sucesso na década de oitenta em Cataguases através dos empresários Marcelo de Souza e Dodora, fundadores da butique Posto 5 que funcionou inicialmente anexa ao Posto Vila Tereza. A loja caiu no gosto da clientela e fez o maior sucesso que, agora, Paulinha, espera repetir, "com muito trabalho e dedicação", destaca, lembrando que fez questão de homenagear os amigos dando o mesmo nome à sua nova loja. O fato mereceu um agradecimento especial de Marcelo de Souza que revelou-se "emocionado com a homenagem".Paula disse ter decidido abrir a Posto 5 a partir do momento em que foi convidada a "vender estas novas marcas que agora estão aqui. Estudamos, eu e meu marido Paulo Afonso, qual estratégia seria melhor e optamos por ampliar nossa participação no mercado, abrindo mais uma loja com segmentos diferentes, para que o cliente saiba o que ele vai encontrar aqui e nas outras nossas lojas", explicou. O momento dificil da economia brasileira não a intimidou, garante. "A crise é crescimento. Abrimos a Pier na crise e hoje ela é um sucesso. Onde há trabalho não há espaço para a crise. Ela está aí, mas a gente rabalha e está crescendo", disse com a experiência de quem abriu sua primeira loja em 1991.
Sucesso é a palavra que melhor pode definir a carreira de Maria Paula, a Paula. Ela, que começou sua carreira trabalhando em empresas da cidade e durante vários anos assinou a coluna "Gente Notícia" no jornal oficial "Cataguases", a mais lida à época, sempre revelou talento para o empreendedorismo. No início da década de 90, quando surgiu a primeira oportunidade, abriu sua primeira loja - Shop 120 - e não parou mais. Hoje Paula chega à sétima butique, sendo quatro em Cataguases: Shop 120, Shop 125, Posto 5, que são multimarcas, além de uma franquia da Pier. Em Leopoldina ela mantém a Shop 125 e a franquia da Pier e em Astolfo Dutra, outra loja da Shop 125, consagrando-se assim, como uma das maiores empresárias do ramo na região.
Veja mais fotos da inauguração na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O comércio de Cataguases ficará aberto hoje, sexta-feira, 7 de agosto, até às 20 horas e neste sábado, véspera do Dia dos Pais, até às 18 horas. A definição aconteceu nesta manhã após uma nova rodada de negociações entre os presidentes do sindicatos do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases, José Porfiro do Carmo e o dos Empregados no Comércio de Cataguases, José Eduardo Machado.
O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, informou ao Site do Marcelo Lopes ter decidido solicitar a reabertura das negociações nesta manhã de sexta-feira, 7 de agosto, após ouvir ponderações de sua diretoria que estabeleceu uma condicionante sobre os termos para estender a jornada de trabalho nesta data especial.
- Entrei em contato com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, José Eduardo Machado, quando manifestei o desejo da nossa categoria de reabrir as negociações a respeito do funcionamento do comércio nesta sexta-feira (7) e sábado, véspera do Dia dos Pais. Ele, como das outras vezes, imediatamente se dispôs a conversar, e então fui até à sede de seu sindicato quando disse-lhe que nós aceitávamos pagar os R$60 no sábado por funcionário, desde que na próxima data especial para o comércio - Dia das Crianças - a gente possa estabelecer novo e definitivo parâmetro para esta questão", explicou Porfiro.
{{banner-interno}}