A Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina reuniu no último dia 13 de agosto, diversos representantes da sociedade para um amplo debate sobre moradores em situação de rua. O evento aconteceu na Câmara Municipal onde foram discutidos temas e propostas para a realização de um trabalho mais efetivo com esse público. O objetivo do encontro foi formalizar parcerias para realização de um trabalho multidisciplinar e inter setorial.A secretária titular daquela Pasta, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas (foto ao lado), abriu o evento comentando os avanços obtidos nos serviços ao longo dos anos, como a criação da Casa do Cidadão em 2007 e a Casa de Passagem que acolhe os moradores de rua. "Houve muitos casos em que conseguimos identificar familiares que há muito tempo perderam contato e restabelecer este vínculo que é uma das coisas mais gratificantes deste trabalho", disse.
Ela também reconheceu o aumento do número de moradores de rua no centro da cidade, especialmente na Praça Félix Martins, e disse que a Prefeitura, a partir de 2013, quando assumiu a Secretaria, realizou um processo seletivo que aumentou o número de profissionais habilitados para este tipo de atendimento. "Hoje conseguimos uma equipe para atuar nas abordagens e na Casa do Cidadão", explicou. A secretária afirmou também que o avanço nesta questão não depende apenas da Assistência Social e por isso convidou toda população e representantes de diversas entidades para debater sobre o problema.
Posteriormente, cerca de setenta pessoas que compareceram ao plenário da Câmara Municipal foram divididas em grupos para discutir sobre os temas relacionados aos moradores em situação de rua, entre eles saúde, segurança pública e comércio e apresentar sugestões visando amenizar o problema. Todas as sugestões estão sendo analisadas pela equipe da Secretaria Muncipal de Assistência Social. Dentre outras ideias apresentadas é a de orientar a população sobre como lidar com moradores de rua. Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Ministério Público, vereadores, Secretaria Regional de Saúde, assistentes sociais da prefeitura e do judiciário, representantes da Igreja Católica, Comunidade Espírita, Igreja Metodista, Ordem Demolay, Pequeninos de Jesus, Maçonaria, Grupo Samaritano, Grupo Levanta de Novo e de instituições diversas que atuam dentro da temática abordada, como Sociedade São Vicente de Paulo, Alcoólicos Anônimos, Casa de Caridade Leopoldinense e Rotary Club, Lions Clube, entre outras que colaboraram com sugestões, como representantes do comércio e associações de moradores de bairros. (Fotos: João Gabriel B. Meneghite){{banner-interno}}
Começou nesta sexta-feira, 21 de agosto, e poderá ser visitada até o próximo dia 30, a exposição "Espetáculo da Natureza". Trata-se de uma exposição de diversas espécies de flores da cidade de Holambra (SP), que acontece no coreto da Praça João Pinheiro, em Muriaé.
A exposição fica aberta ao público das 9h às 21h. São mais de 200 tipos de flores e plantas, tais como rosas, begônias, bromélias, orquídeas, dentre outras espécies ornamentais. Além da exposição, os itens também estão à venda, inclusive com opção de pagamento através de cartão de crédito ou débito.A estância turística de Holambra conquistou o título de "cidade das Flores" graças ao trabalho e à persistência dos pioneiros holandeses que se instalaram na antiga Fazenda Ribeirão após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Enquanto se adaptavam ao novo modo de vida, começaram a trabalhar no plantio e na comercialização de flores e plantas, com base no sistema corporativista. Para tanto, valeram-se de técnicas especiais de cultivo, como a utilização de estufas trazidas diretamente da Holanda, o que foi determinante para que a produção atingisse altos níveis de qualidade e conquistasse todo o mercado brasileiro. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Cataguases imunizou contra a Poliomielite 2.023 crianças na primeira semana desta Campanha Nacional de Vacinação 2015. Segundo destacou Sirlane Garcia Cardoso, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, esse número corresponde a 58,54% do total de 3.456 doses estimado para ser distribuído neste Município cuja objetivo é atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal.
A imunização contra a Poliomielite, doença conhecida também pelo nome de Paralisia Infantil, está disponível nos postos de saúde públicos de Cataguases e na Policlínica Municipal até o próximo dia 31, sendo destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. De acordo com Sirlane, a expectativa é a de que a procura pela vacina aumente nessa última semana da Campanha, e, caso isso se confirme, o Município poderá atingir sua meta, estipulada pelo Ministério da Saúde. "Como é de costume, parte do público alvo preconizado para receber a vacina só deverá comparecer ao posto nos últimos dias da Campanha, mas independente disso, o fundamental é que sejam vacinadas todas as crianças dentro da faixa de idade prevista", ressaltou Sirlane, lembrando que, além da imunização contra a Paralisia Infantil, também está sendo realizada a Campanha de Multivacinação, que objetiva atualizar o calendário de vacinação do mesmo público alvo.
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa e a única forma de prevenção se dá por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. "Assim como essa, outras doenças também podem ser prevenidas através de imunização e, por isso, é importante que os pais ou responsáveis mantenham a carteira de vacinação de suas crianças em dia, começando por estas campanhas que estão ocorrendo", concluiu a coordenadora de Imunização.
{{banner-interno}}
O Governo de Minas Gerais e a Programação da Casa de Cultura Simão trazem para Cataguases a peça "#140 ou VÃO", da Cia. Afeta, de Belo Horizonte, em apresentação com entrada gratuita, sábado, dia 22 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Com texto do aclamado autor Felipe Rocha (prêmio Shell de dramaturgia pela peça "Ninguém falou que seria fácil", em 2011) e direção de Nando Motta, "#140 ou VÃO" usa e abusa da narrativa não linear para valorizar a história de um jovem casal, interpretado por Ludmilla Ramalho e Alexandre Cioletti.
Toda a peça se passa dentro de um elevador e, com o auxílio da videoarte e da música experimental, os atores emocionam e divertem a platéia ao apresentarem um amor que acabou de acontecer e já precisa dizer adeus. Fugaz, atropelado, compartilhado, social e urgente. O retrato de uma geração que constrói suas relações da mesma forma que lida com suas novas tecnologias.
Os ingressos individuais serão distribuídos duas horas antes do espetáculo, no próprio Centro Cultural Humberto Mauro. Vagas limitadas! Classificação indicativa: 14 anos.
"#140 ou VÃO" estará em cartaz através do projeto "Programação da Casa de Cultura Simão – Ano 2015", realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva, da Energisa e Fundação Ormeo Junqueira Botelho. {{banner-interno}}
O Prefeito Vadinho Baião participou da solenidade de assinatura de 23 novas concessões para motoristas de táxi, devidamente outorgadas e credenciadas através do processo licitatório realizado recentemente pela Prefeitura de Ubá. A solenidade aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura no dia 19 de Agosto e contou com a presença dos novos contemplados, além de servidores do setor de Compras e Licitações.
O motorista Ângelo Neves foi o primeiro a assinar a permissão dos novos veículos, que brevemente estarão circulando pelas ruas da cidade e poderão ser facilmente identificados pois, além da placa específica para a categoria, serão padronizados através de uma malha de identificação. O conforto e a segurança não ficaram esquecidos; entre os acessórios exigidos para participar do processo licitatório que poderão ser conferidos pelo usuário na nova frota são ar refrigerado, cinto de segurança e airbag obrigatórios.Vadinho desejou sucesso aos novos profissionais no desenvolvimento das atividades que irão exercer e formulou votos de que todos possam crescer profissionalmente e conquistem a confiança dos usuários ubaenses e dos visitantes que venham a utilizar os novos taxis.
Além dos locais já tradicionalmente conhecidos dos usuários, como Praça Guido Marlière, Terminal Rodoviário e Praça Getúlio Vargas, a cidade contará também com 8 novos pontos onde os taxis estarão à disposição. Veja abaixo onde eles estarão instalados. (Fotos: Assessoria de Comunicação da PMU)
Praça São Januário – 5 veículosFórum Desembargador Câncio Prazeres – 6 veículosVelório da Rua Santo Antônio – 2 veículosHospital São Vicente – 2 veículosHospital Santa Isabel – 3 veículosPraça da Independência – 2 veículosHospital São Januário – 2 veículosPraça dos Vereadores – 1 veículo{{banner-interno}}