Nesta terça-feira, 25 de agosto, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, prevista para ser iniciada às 18h30, terá várias proposições na Ordem do Dia, mas antes haverá entrega das Moções de Congratulações, feitas pelos vereadores da Casa, para homenagear pessoas consideradas por eles relevantes à vida do Município. Dentre os agraciados estará o fundador e diretor deste Site, jornalista Marcelo Lopes.
Conforme consta na pauta da reunião de logo mais, a primeira votação da noite deverá ser referente ao Projeto de Lei nº 11/2015, formulado pelo Executivo, com objetivo de revisionar todas as legislações municipais que incidem sobre o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
A justificativa dessa proposta diz que as alterações, se aprovadas, vão otimizar os métodos e os procedimentos de trabalho estabelecidos ao Conselho, bem como aumentarão o número de conselheiros de forma paritária, primando pela transparência e democratização dos poderes públicos e privados.
Do Legislativo, estará nos debates em plenário a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 04/2015, cuja intenção é fazer com que se torne competência exclusiva do prefeito "dar denominação a próprios municipais e logradouros públicos mediante a projetos e requerimento de vereador, ambos com aprovação da Câmara".
Na mesma sessão, também deverão ser acatados diversos Projetos de Decretos Legislativos que concedem Títulos de Cidadania Honorária e de Cidadania Benemérita Cataguasenses. Ainda está prevista a votação dos Projetos de Resolução nº 07/2015 e 09/2015.
Enquanto o primeiro visa estipular em R$ 4.926.596,68 o Orçamento Programa da Câmara Municipal para o exercício financeiro de 2016, o segundo tem o propósito de alterar artigo do Regimento Interno da Casa e dar outras providências a respeito de nomenclatura ou denominação de bens e logradouros públicos no Município de Cataguases. {{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases trabalha desde a manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, num caso envolvendo duas vítimas, sendo que a primeira sobreviveu e a segunda está desaparecida, provavelmente assassinada. Inicialmente, a PM, com as informações que dispunha tratou a situação como sendo uma tentativa de homicídio contra Felipe Carneiro Muniz, de 20 anos de idade, conforme este site divulgou mais cedo. À tarde, porém, com o avanço das investigações, novas informações surgiram e testemunhas disseram que havia outra pessoa no local na hora do crime e que ao invés de dois, seriam quatro, os autores.
A reportagem do Site apurou junto aos policiais que trabalharam no caso durante todo o dia uma longa história. O crime aconteceu na localidade conhecida como Mandengo, no sítio Saquinha, em Aracati, no Areão do senhor Nelson. Lá trabalhavam explorando areia em uma balsa, Felipe e seu pai, Carlos Magno de Freitas Muniz, de 56 anos de idade. Na hora do ocorrido, Felipe estava em cima da balsa e seu pai embaixo d'água. Ele usava roupa preta de neoprene de nove milimetros de espessura, sem cinto, com óculos e respirava por uma mangueira que lhe fornecia oxigênio através da balsa. Quatro pessoas chegaram ao local e ao avistarem Felipe, efetuaram um disparo, sem sucesso. Ao ouvir o barulho, ele viu os indivíduos se aproximando e percebeu que um deles trazia uma arma longa, provavelmente uma espingarda. Imediatamente, mergulhou no rio, quando ouviu novos disparos e sentiu ser atingido, mas continuou nadando até conseguir parar em um lugar que considerou seguro, às margens do rio quando foi resgatado por pessoas da comunidade de Aracati que o colocaram em uma Ambulância e o levaram para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, segundo ele próprio contou aos policiais em seu leito no hospital.
Os quatro homens viram roupas de outra pessoa na balsa que estava com o motor ligado deduzindo que ele estava submerso. Cortaram a mangueira que levava oxigênio para ele com um facão o que o obrigou a retornar à superfície. Quando ele chegou à tona, foi surpreendido com os quatro individuos sendo que um deles o recepcionou com um forte golpe de facão na cabeça que o levou à morte. Em seguida, eles retiraram a máscara e os óculos de mergulho de sua cabeça para identificá-lo e o deixaram dentro do rio Pomba, fugindo em seguida, tomando rumo ignorado.
Dois deles, segundo apurou a PM até o momento, seriam conhecidos como Tonho e Riquinho, já os demais ainda não há informações a respeito. De acordo com a Polícia, este crime pode ter ligação com o ocorrido em 22 de fevereiro deste ano em Aracati (clique aqui para ver a matéria completa) e pode ter sido cometido por vingança. A peça que não se encaixa nesta história para a PM é que Carlos Magno não participou daquele homicídio. Até o final do dia, o corpo dele ainda não havia sido encontrado pela equipe da Defesa Civil. As buscas deverão recomeçar amanhã pela equipe do Corpo de Bombeiros de Leopoldina.
{{banner-interno}}
A Igreja Metodista Wesleyna da Vila Minalda, em Cataguases, realizou na manhã deste domingo, 23 de agosto, seu 1º Passeio Ciclístico. O evento foi orgnizado pelo Pastor Celso e por Geraldo Souza e contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, o apoio de sete carros, além da distribuição de água e frutas, conforme informou Renata Ferreira, da equipe de divulgação do evento e que assina as fotos que ilustra esta matéria.
O passeio teve início em frente à Igreja, na Vila Minalda, passou pela Ponte Metálica, Avenida Astolfo Dutra, Praça Chácara Dona Catarina, Vila Reis, Justino, Estrada da Empa, Taquara Preta, Beira Rio, Bom Pastor com chegada de volta à igreja. Todo o percurso, informou Renata, foi acompanhado por uma ambulãncia e uma viatura da Polícia Militar. "Todo o trajeto foi feito sem incidentes e o passeio foi muito proveitoso", avaliou ela. (Fotos: Renata Ferreira)
Veja mais fotos do passeio.
{{banner-interno}}
Dois homens armados tentaram matar na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, um rapaz de 20 anos de idade, identificado como Felipe Carneiro Muniz, que estava trabalhando em um areão próximo à localidade conhecida como Ponte Sabiá, em Cataguases. Ele foi socorrido e levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado e está internado em observação e, de acordo com informações preliminares obtidas naquela casa de saúde, não corre risco de morte.
A Polícia Militar foi chamada, compareceu ao local e após ouvir testemunhas e a vítima, informou que os disparos teriam sido feitos por dois homens conhecidos pelos apelidos "Tonho" e "Riquinho". A dupla estaria armada provavelmente com uma espingarda e os tiros acertaram a região dorsal de Felipe. De acordo ainda com as informações preliminares da PM, o crime teria sido motivado por vingança.
No dia 22 de fevereiro, Felipe, seu padrasto, Elias José da Silva, e o filho dele, de 17 anos de idade, foram acusados de matar a golpes de faca um rapaz de 23 anos de idade, no distrito de Aracati. O menor de idade teria sido quem desferiu os golpes levando a vítima à morte, após uma briga em um bar. Veja a reportagem completa sobre este caso clicando aqui.De acordo com o que a Polícia Militar já apurou, um dos dois atiradores desta manhã seria o irmão da vítima do crime em Aracati. A dupla, porém, está foragida e os policiais fazem buscas na região. (Foto montagem: Polyana Polito){{banner-interno}}
O TJMG publicou o Edital 01/2015, do processo seletivo para exercício da função de juiz leigo, nas unidades jurisdicionais das comarcas de Minas Gerais. As inscrições poderão ser feitas de 21/08 a 21/09 no site www.consulplan.net.
São 54 vagas para atuarem em 45 comarcas de Minas Gerais, uma delas em Cataguases, além de outras Comarcas da região como Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora. A informação é do Dr. Gustavo Vargas de Mendonça, Juiz de Direito, Titular do Juizado Especial em Leopoldina
Podem concorrer às vagas de provimento bacharéis em direito, com inscrição definitiva no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, com mais de dois anos de experiência jurídica, até a data da efetiva designação para a função de juiz leigo.
A seleção pública terá validade de dois anos, a contar da homologação, podendo ser prorrogada a critério do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais, por igual período.
O concurso terá quatro fases: prova objetiva, prova dissertativa, avaliação de títulos e curso de capacitação. As provas objetivas serão realizadas em Belo Horizonte/MG, no dia 18 de outubro de 2015, de 13h às 17h.
Acesse o Edital 01/2015 e o anexo único com conteúdo programático disponibilizados na edição do DJe de 19/08/2015. Mais informações acesse a página em Transparência » Concursos » Concurso Juiz Leigo dos Juizados Especiais - Edital 01/2015.{{banner-interno}}