A Câmara Municipal de Cataguases realiza audiência pública nesta quinta-feira, 27 de agosto, para discutir assunto referente ao término, no final de julho, dos serviços de transporte de minério de ferro e de bauxita que eram feitos no Município de Cataguases pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) através de trem administrado pela concessionária VLI. O evento acontece a pedido do vereador Walmir Linhares da Costa, que aprovou requerimento em plenário e destacou a importância da participação popular nos debates desta reunião pública, que tem início previsto para as 19h.Segundo o vereador, a preocupação é com o desemprego que o fim da atividade do trem de carga causa ao Município, já que 80 cataguasenses são funcionários da concessionária. Outra questão que preocupa Walmir Linhares é a informação de que, com a paralisação do transporte de minério via trem, a empresa CBA vai escoar o produto por meio da rodovia BR 116, movimentando cerca de 120 caminhões pesados.
"A nossa preocupação é muito grande. Imagino que nossas estradas já não estão tão boas assim. Então a gente entende que aumentar o trânsito dentro dessa malha rodoviária eu acho que é correr o risco e colocar a população em uma situação desconfortável", ressaltou o edil, confiante na possibilidade de os empresários se sensibilizarem com a situação, garantindo a manutenção dos empregos e a contribuição para a segurança na estrada.
Nesta audiência pública, além dos vereadores da Casa e de outras autoridades municipais ligadas ao assunto, a sociedade civil também deverá comparecer às discussões e poderá inclusive falar sobre outros projetos para a malha ferroviária regional, que pertence ao Governo Federal. Uma das questões que poderão ser levantadas, adiantou Walmir Linhares, é o desejo que muitos estão manifestando a favor da recuperação do trem de passageiros, uma oportunidade para movimentar o (eco)turismo. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou nesta quinta-feira, 27 de agosto, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 31/08/15.
3 COBRADOR DE ÔNIBUS2 VENDEDOR EXTERNO1 AUXILIAR DE VIAGEM2 COSTUREIRA1 AUXILIAR DE CORTE1 FARMACÊUTICO1 SUSHIMAN(TRABALHAR EM LEOPOLDINA)1 AUXILIAR ADMINISTRATIVO1 PADEIRO
1 SERVIÇOS GERAIS
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
OBS: AS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DAS 13:00HRS NO SINE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases.
{{banner-interno}}
O Projeto de Lei (PL) 27/15, do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que institui, nos hospitais da rede pública de Minas, o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quarta-feira (19/8/15).
O projeto dispõe sobre a realização obrigatória da cirurgia plástica reconstrutiva da mama pelas unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente da cirurgia de mastectomia para tratamento de câncer.
O texto também determina que, sempre que houver condições técnicas, seja utilizada, salvo contraindicação médica ou por opção da paciente, a técnica cirúrgica de reconstrução simultânea ou imediata da mama, a qual deve ser realizada no mesmo momento da mastectomia, incluindo os procedimentos na mama contralateral e as reconstruções do complexo auréolo-mamilar.
O projeto ainda prevê que o Executivo poderá criar, mediante convênios com entidades públicas ou privadas, o Centro de Estudos para o Aperfeiçoamento de Técnicas Cirúrgicas Aplicadas à Reconstituição Mamária, visando ao aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas existentes, bem como à divulgação dos resultados científicos e práticos alcançados pelo programa.
Projeto sobre atendimento pelo SUS avança na ALMGA Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) aprovou pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 13/15, do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que dispõe sobre o atendimento em hospitais que recebem recursos públicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)sem restrições.
O projeto ainda prevê que a utilização das dependências das unidades de saúde públicas ou particulares conveniadas com o SUS pelo médico para atendimento exclusivo a paciente privado configura falta de disponibilidade de atendimento. A proposição também prevê penalidades para médicos e responsáveis pelas instituições de saúde que descumprirem o disposto na lei e estabelece que o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público deverão ser comunicados sobre a recusa de atendimento do médico, para que medidas cíveis e penais cabíveis sejam eventualmente.{{banner-interno}}
Cataguases realiza, nesta quinta-feira, 27 de agosto, sua 3ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres, que tem como objetivos fortalecer a Política Nacional para as Mulheres, eleger a delegação que representará o Estado de Minas Gerais na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e discutir diretrizes de políticas públicas para as mulheres em âmbito estadual, de forma a avaliar e revisar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais.
O evento acontece a partir de 12h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua Tenente Luiz Ribeiro, Vila Domingos Lopes, onde deverão comparecer Isabel Lisboa e Rita Calazans, respectivamente superintendente de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Minas Gerais e secretária de Políticas Públicas para Mulheres do PT, conforme destaca Ana Carolina Damasceno, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Com o tema central "Mais direitos, participação e poder para as mulheres", a Conferência Municipal de Política para as Mulheres, em Cataguases, terá como eixos de discussão a "contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios"; as "estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios"; o "sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações"; bem como o "sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
Segundo ressalta a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Cataguases, a expectativa é a de que sejam realizados debates positivos e formuladas propostas relevantes para melhorar a vida das mulheres. "As conferências municipais são muito importante para que haja uma discussão entorno das políticas públicas vigentes e de propostas para que sejam criadas novas políticas que atendam as demandas das mulheres. São ações democráticas de controle social", finaliza Ana Carolina. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A Fazenda Escola Florescer realizou, nesta terça-feira, 25 de agosto, a abertura da sua 1ª "Vernissage Folclórica", que reúne trabalhos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental, com apoio de professores, supervisão e direção escolar. O evento acontece no Centro Cultural Eva Nil, localizado na antiga Estação Ferroviária, onde os alunos estiveram presentes durante toda a tarde, participando das atividades do projeto.Segundo destacou Cristina Almeida, coordenadora geral da Florescer, além de pinturas feitas pelos estudantes de 6 a 10 anos orientados pela artista Lena Luquini, a exposição também conta com peças exibidas pelas crianças de 2 a 5 anos, sendo todo o ambiente preparado a partir de tema que envolve brincadeiras, brinquedos, provérbios e outras tradições populares.
"O nosso objetivo é resgatar, e muito mais ainda, preservar a cultura do povo. Isso é importante porque o avanço tecnológico substitui as tradições recreativas pelos ‘cliques’, mas, através desse nosso projeto, as brincadeiras, os brinquedos, os provérbios e as outras práticas populares estarão eternizados nos trabalhos e telas feitos pelas crianças", ressaltou Cristina, lembrando que a exposição estará aberta ao público até a próxima sexta-feira, 28.
Veja mais fotos da Vernissage na galeria abaixo. As fotos são de Paulo Victor Rocha.
{{banner-interno}}