Mais crianças longe das drogas! Nem a forte chuva que caiu em Miraí foi capaz de ofuscar o brilho da formatura dos alunos do Proerd. Participaram do evento cerca de 250 crianças das escolas urbanas e rurais da rede particular, municipal e estadual atendidas pelo instrutor do Programa, Sargento Coelho.A solenidade de encerramento aconteceu no dia 27 de agosto, quinta-feira, na quadra poliesportiva João Antônio Bilheiro, no centro da cidade, e contou com a presença do Tenente Coronel Ranieri, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente; Major Fernando Miranda, Comandante da da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases; Tenente André Carvalho, Comandante do 3º Pelotão da PM em Miraí; o prefeito da cidade, José Ronaldo Milani; a Secretária Municipal de Assistência Social, Isabel Cristina Coelho Milani; o Secretário Municipal de Educação, Jorge Mazon e o Diretor Regional de Ensino de Muriaé, Sandro Carrizo, dentre outras autoridades.
O evento foi marcado por apresentações de teatro e da banda musical formada pelos amigos do Proerd de Santana de Cataguases e de Miraí. Para José Ronaldo, prefeito de Miraí, este é um dos mais respeitados programas da Polícia Militar de Minas Gerais. "O Proerd é um trabalho da Polícia onde instrutores capacitados conscientizam crianças sobre o perigo das drogas e vem dando resultados fantásticos em nossa cidade", assegurou ele. O prefeito aproveitou para parabenizar a todos os envolvidos no projeto e reiterar o seu apoio "irrestrito" ao Proerd. {{banner-interno}}
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, está criando o primeiro Polo de Saúde de Leopoldina. Além de oferecer assistência multidisciplinar, o Polo, que será inaugurado às 10 horas desta sexta-feira, dia 4 de setembro, estará equipado para realizar cerca de 10 mil procedimentos/mês e vai funcionar no prédio anexo ao hospital.
No local, segundo informou a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, vão funcionar o Posto de Coleta do Hemominas, Banco de Leite Humano, Teste da Orelhinha/Pezinho, Programa Cores da Vida, Mulher Leopoldinense, Tratamento de Tuberculose/Hanseníase, Hiperdia, Ludoterapia, Audiometria, Odontologia, Fonoaudiologia e Vacinação. Por causa do grande número de atendimentos que será realizado no local e dada a impossibilidade de realocar servidores do quadro para atender a nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu processos seletivos simplificados que, com amparo legal, permitiram a contratação temporária de servidor público para atender a execução dos programas especiais de trabalho citados.Lúcia Gama (foto ao lado) informou que "sessenta e dois profissionais de saúde vão começar a trabalhar nos programas que funcionarão no Polo de Saúde. Este número, porém, ressalta ela, poderá sofrer ajustes com o passar do tempo devido à consolidação da demanda", explicou. Serão médicos especialistas, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, enfermeiro, assistente social, biomédico, nutricionista, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços e motorista. Ela destaca que "Leopoldina será a primeira cidade da Zona da Mata, a ofertar o teste da orelhinha pelo serviço público, assim como o programa de demências e Alzheimer, bem como o de assistência domiciliar", revelou.
O prefeito José Roberto não esconde sua satisfação por poder inaugurar um serviço de saúde desta magnitude no município. "Estamos orgulhosos em poder promover este investimento no setor de saúde de nosso município. Construímos o prédio com o apoio do deputado Marcus Pestana, porque durante anos, presenciamos o descaso e o abandono que as autoridades municipais o trataram. Em conjunto com o deputado Antônio Jorge, adaptamos e equipamos o prédio, para daí entregar para o nosso povo. Esse é o diferencial destes deputados que estão comprometidos com a nossa população e não com a vaidade pessoal", finalizou o prefeito. (Foto: Kalon Morais){{banner-interno}}
Assume nesta terça-feira, 1º de setembro de 2015 a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, Celso Ferreira Benjamim Filho, o Celsinho, como é carinhosamente chamado por todos que o conhecem. Sua nomeação ocorreu no final desta segunda-feira, 31 de agosto, pelo prefeito Cesinha Samor, confirmando informação exclusiva divulgada por este Site no dia 28 de agosto.
Ele substitui Geraldo Leite Antonucci que estava demissionário desde o dia 21 de agosto, mas por motivo da viagem do prefeito Cesinha a Brasília na última semana, aceitou permanecer no cargo até a última sexta-feira, 28. Porém, nesta data, com o surgimento de outros imprevistos urgentes e o retorno do prefeito a Cataguases não houve tempo hábil para analisar com calma o melhor nome para sucedê-lo o que aconteceu somente neste final de semana.
Na tarde desta segunda-feira, Celsinho foi chamado ao gabinete por volta das 15:30 horas quando foi questionado pelo prefeito se aceitaria o cargo. Eles conversaram por cerca de vinte minutos e ficou acertada sua nomeação a partir de 1º de setembro (hoje). O novo secretário de saúde é bacharel em direito e funcionário efetivo da Prefeitura de Cataguases onde atua na área administrativa há vários anos.
Celsinho conhece a fundo a rotina da Secretaria de Saúde, onde já trabalhou em outras administrações, bem como os programas que lá são desenvolvidos, tem bom trânsito entre os funcionários e uma visão de conjunto. Conforme revelou ao Site na reportagem publicada no dia 28 de agosto, ele disse que assume a Pasta dentro do contexto de "melhorar o que já vem sendo feito e somar forças com a equipe de excelentes profissionais que lá atuam".{{banner-interno}}
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, nesta terça-feira, 1º de setembro, terá na pauta três Projetos de Lei, dentre eles o mais aguardado é o de nº 34/2014 que regulamenta, no Município, o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros "mototaxistas", serviço comunitário de rua "motoboy" e transporte de mercadorias "moto¬frete".
Tal proposição, formulada pelo vereador Vinícius Machado, já tramita na Casa há tempos e inclusive foi tema central de audiência pública convocada por Fernando Pacheco Fialho que, em 30 de abril, ouviu a opinião de diversas pessoas ligadas ao assunto. Agora o Projeto de Lei nº 34/2014, segundo revelou seu proponente, não pode mais ser retirado de pauta por pedido de vista nem por sobrestamento e, portanto, será aprovado ou rejeitado pelo Plenário.Segundo o vereador Vinícius (foto ao lado), os serviços que se pretende regulamentar vão beneficiar toda a população sem atrapalhar os demais meios de transporte coletivo já existentes. A intenção é criar novas alternativas de locomoção para o povo de Cataguases e também possibilitar a geração de renda para os profissionais que trabalharem na prestação dos serviços, de acordo com o propositor do Projeto de Lei, que ressalta a existência destes serviços (mototáxi, motofrete e motoboy) em várias cidades do país, algumas próximas a Cataguases.
Além deste projeto também serão apreciados o de nº 83/2015, de autoria do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré (Russo), que visa instituir o "Dia Municipal do Skatista", elegendo 10 de novembro como a data da comemoração. O outro Projeto de Lei em pauta, também de Russo tem por finalidade criar o cadastro de doadores de sangue da Câmara Municipal de Cataguases, para que os servidores da Casa se mobilizem em prol desse gesto solidário que, conforme sublinhou o vereador, representa oportunidade de vida para várias pessoas.
{{banner-interno}}
A prefeitura de Cataguases acaba de anular o processo seletivo para a eleição do Conselho Tutelar. A informação foi prestada com exclusividade pelo Procurador Geral do Município, Rafael de Araújo Vieira, ao Site do Marcelo Lopes.
A anulação ocorre poucas horas depois da divulgação do resultado da primeira fase do processo seletivo, divulgado em primeira mão pelo Site, onde foram aprovados cinco dos dezessete candidatos inscritos.Rafael Araújo explicou a decisão: "Após analisar o processo encontramos vícios que comprometem sua lisura, entre outras falhas e por isso resolvemos anulá-lo", acrescentando que a partir de agora todo o processo será "retomado do zero, com ampla divulgação e publicidade e com novos prazos de inscrição para os candidatos", finalizou o Procurador.
{{banner-interno}}