Nesta terça-feira, 8, logo mais às 18h30, a Câmara Municipal de Cataguases realizará sua sessão ordinária, com pauta que prevê a votação de três proposições que já tramitam na Casa há tempos. Uma delas é o Projeto de Lei nº 58/2015, de autoria do vereador Antônio Batista Pereira, que objetiva instituir, no transporte coletivo, o passe livre gratuito para Agentes Comunitários de Saúde.
Outra é o Projeto de Lei do Executivo, o qual tem o intuito de ratificar permuta de terreno. No entanto, a votação mais aguardada deverá ser a que se refere ao Projeto de Lei nº 31/2015, também formulado pelo Executivo, com a finalidade de instituir o Plano Municipal de Cultura para período 2015 a 2025.
Logo quando entrou na Câmara Municipal, tal proposição recebeu pedido de vista feito pelo vereador Serafim Couto Spíndola e agora o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, está na expectativa de que ela deva ser apreciada e, caso seja aprovada, vai habilitar o Município a receber recursos federais via Sistema Nacional de Cultura.
Além desses projetos citados, também estão inscritas, na Ordem do Dia, duas novas proposições que tratam do mesmo assunto: aumentar de 4 para 6 o número de sessões ordinárias realizadas mensalmente pela Câmara Municipal de Cataguases. Nesse sentido, poderão ser debatidos em plenário o Projeto de Resolução nº 08/2015 e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 04/2015, assinados pelos vereadores Geraldo Majella Mazini, Luiz Carlos da Silva Sodré, Maurício do Vale Rufino, João Manoelino da Silva Bolina, Fernando Rodrigues do Amaral, Walmir Linhares da Costa e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura.
{{banner-interno}}
Quem é Kric? Que ser estranho é este que aparece do nada propondo um jogo da verdade? Quem matou Dayse no dia da festa de seu aniversário de 15 anos? Por quê? Para saber as respostas a todas estas perguntas será preciso assistir ao lançamento deste longa metragem cataguasense escrito por Carlos Sérgio Bittencourt e dirigido por Henrique Frade.Kric será lançado dia 11 de setembro, sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases. É o terceiro filme de um mesmo diretor, produzido só no primeiro semestre deste ano na cidade.
Mas o que tem isso de diferente? Uma equipe formada por alguns profissionais e a maioria amadores, jovens atores e técnicos locais, pouco dinheiro e sem nenhum entrave burocrático ou leis de incentivo. Com isso, o diretor Henrique Frade implanta um processo ousado de fazer cinema e que vem dando resultado. As filmagens se transformam em verdadeiras aulas com os profissionais transmitindo suas experiências aos novatos e assim se forma uma equipe mais capacitada para a produção dos próximos filmes. O longa "Kric" mostra uma forma diferente de fazer cinema no interior, com poucos recursos e rapidez nas filmagens. Kric"Kric" é baseado na peça teatral "O Jogo da Verdade", de Carlos Sérgio Bittencourt, que também fez o roteiro do filme e foi dirigido por Henrique Frade. Fiel ao seu processo de realizador ágil, Henrique praticou uma direção ousada, com longo planos e cortes rápidos, conseguindo assim um estética "maureana" - que remete a filmes de Humberto Mauro - principalmente nas cenas externas do bucólico interior rural da Zona da Mata Mineira. A equipe nos sets de filmagens foi mínima, composta dos câmeras (Angelo Perim e Juliano Kibe), do operador de som (Leonardo Frade), uma produtora de arte e também figurinista (Claudia Marques Paes) e dois assistentes de direção (Eliz Augusto e Daniel Soares). No platô, Vanessa Peres e mais dois ajudantes. No elenco, os protagonistas Carol Abritta, Paulo Lopes e Igor Fernandez, e ainda Carlos Sergio Bittencourt, Milena Duarte, Renata Abritta, Julia Hessel, Julia Abritta, Carlos Tavares e Angelo Perim. Destaque para a trilha sonora original executada em piano, composta por Silvia Bittencourt, além de músicas de Rogério Teixeira. As filmagens foram realizadas no interior\exterior da Fazenda de Sinimbu e em locações próximas, durante apenas uma semana. Todos os envolvidos nesse projeto são de Cataguases ou residem na cidade. (Fotos cedidas pela produção de Kric)
{{banner-interno}}
A tarde deste feriado de 7 de setembro, que celebra o Dia da Independência do Brasil e o aniversário Cataguases, foi de muita música com animados shows das bandas "Groove Trio", "Mumm-rá" e "Stone Age". O evento, previsto na programação oficial da Prefeitura Municipal, seria realizado na Avenida Astolfo Dutra, mas foi levado para a quadra da Praça de Esportes devido ao tempo chuvoso.
Mesmo assim, a festa contou com o prestígio de dezenas de pessoas, as quais, a partir de 16 horas, compareceram ao local onde puderam curtir o som que ora fazia a galera balançar com levadas dançantes, ora deixava o público eufórico, por causa dos acordes pesados de rock and roll. "Mumm-rá" abriu a festa e, em seguida, foi a vez da "Groove Trio" agitar a galera. "Stone Age" fechou com chave de ouro e apresentou, além de músicas brasileiras, sucessos internacionais. O público gostou, aplaudiu e vibrou, sendo formado por pessoas de diversas idades.
Conforme destacou o músico Leandro Abritta, baixista da "Stone Age", o projeto objetiva fazer, no feriado da Independência e do aniversário da cidade, uma tarde agradável de música, resgatando o espírito dos shows de rock que, há tempos atrás, eram comuns em Cataguases nesta data festiva. (Paulo Victor Rocha)
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar foi chamada no meio da tarde desta segunda-feira, 7 de setembro, até à entrada do bairro Santa Cristina, em Cataguases, juntamente com uma unidade do Samu, para atender a um acidente de trânsito. Um veículo Peugeot 207 prata, ano 2009, bateu contra o poste que caiu ao chão com toda a fiação, provocando também a interrupção no fornecimento de energia elétrica o bairro.
Duas viaturas da PM, a unidade do Samu e várias equipes da Energisa compareceram ao local em poucos minutos, visto que denúncias afirmavam que os fios estavam em curto no chão oferecendo risco pra transeuntes, e que o condutor do veículo, que teria se chocado com o poste estaria preso dentro do carro. Os técnicos da empresa cortaram o fornecimento de energia e isolaram a área imediatamente e o Samu e a PM puderam realizar seu serviço em segurança.Dentro do Peugeot estava apenas o motorista, identificado como Saulo de Souza Vaz, 65 anos, capitão reformado da aeronáutica. Ele que é morador do bairro, dirigia sentido ao centro da cidade quando por motivo ainda não esclarecido, perdeu o controle do veículo e bateu a frente, do lado direito, no poste que não resistiu e partiu-se caindo no meio da rua com a fiação.
O acidente aconteceu pouco antes da cancela de entrada para o bairro. Sávio foi resgatado pela equipe do Samu e levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado com ferimentos leves e ficou em observação, inicialmente sem gravidade, conforme informações obtidas pela reportagem do Site até o fechamento desta matéria.{{banner-interno}}
As festividades do aniversário de 138 anos de Cataguases terminaram nessa noite de segunda-feira, 7 de setembro, tendo como ponto alto a reinauguração da Praça Rui Barbosa, realizada por meio de acordo entre o IPHAN e a construtora Entre Rios Ltda, responsável pela obra.
O público que prestigiou o evento aplaudiu a apresentação do coral do Sicoob Coopemata e, depois da música, autoridades municipais utilizaram a palavra para falar sobre o momento que marcou a conclusão da primeira revitalização feita na Praça Rui Barbosa desde sua fundação. O secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, destacou que se sente emocionado ao ver a Praça Rui Barbosa reformada, pois lutou muito para que isso ocorresse. "Eu de repente voltei de um longo exílio fora de Cataguases e me vi envolvido com a reforma da Praça Rui Barbosa. Agora é um prazer podermos entregá-la novinha para o povo", destacou o Secretário.
Ele teve suas palavras reforçadas pelo vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o qual ressaltou que a Praça Rui Barbosa faz parte da história dos cataguasenses e, por isso, deve ser preservada. Sérgio Gouvêa reiterou que a Rui Barbosa, na sua juventude, já ocupava um lugar todo especial na vida do povo de Cataguases, porque lá era o local de encontros e onde surgiam novos casais.Em seguida, o prefeito Cesinha Samor discursou ressaltando o valor de patrimônio cultural que tem para Cataguases a Praça Rui Barbosa, inaugurada em 7 de setembro de 1957. Cesinha lembrou que a arquitetura da Rui Barbosa é projeto de Luzimar Natalino Cerqueira de Goés Telles e possui diferencial em especial por causa de sua característica modernista.
O prefeito agradeceu ao IPHAN, através da superintendente Célia Maria Corsino e do arquiteto Ulisses Vanucci Lins, bem como à construtora Entre Rios, na pessoa do empresário Bruno Golçalves, que "executou a obra com muita competência", conforme afirmou Cesinha.
O chefe do Executivo fez um apelo para que todos ajudem a cuidar da Praça, zelando pela sua integridade. "Igual a muitos de vocês, eu cresci nesta praça, que era para onde nossas aspirações juvenis sempre convergiam. Mais do que um local onde nos encontrávamos, a Praça Rui Barbosa era para nós um estado de espírito, era - e continua sendo - a praça mais bonita do mundo", acrescentou Cesinha, parafraseando o escritor Fernando Pessoa. (Fotos: Paulo Victor Rocha) {{banner-interno}}