A cidade de Ubá vai firmar convênio com organizações não-governamentais (ONGs) e veterinários permitindo que avance a política de castração de animais de rua. A medida, que tem por objetivo o controle populacional e bem-estar dos animais, foi anunciada pelo prefeito Vadinho Baião durante visita da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a um canil localizado na área rural de Ubá nesta sexta-feira (18).
O canil existe desde 2010, atualmente é ocupado por 123 cães adultos e 29 filhotes, e já foi visitado duas vezes pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a pedido do Ministério Público. No entanto, não se constatou maus-tratos aos animais.
A gerente de Assistência de Vigilância de Saúde, Sandra Regina da Silva Kilesse, ressaltou que a entidade pediu que sejam feitas, principalmente, adequações estruturais no espaço, como a cimentação de paredes e pisos. "Estamos fazendo o que é possível. E os cães daqui são saudáveis. Testes foram feitos e não foi constatada leishmaniose. O problema é que não fomos liberados para fazer a castração aqui".
Conforme informações divulgadas pela assessoria da ALMG, a lista de adequações necessárias inclui uma estrutura hospitalar para os animais. O canil também não segue o que é preconizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), não é coberto nem possui vigilância noturna. Tendo em vista esse cenário, o prefeito optou pelo estabelecimento de convênios, que serão assinados com ONGs e veterinários, para repasse de recursos e execução das castrações.
"A solução para combater definitivamente o problema da população de cães de rua é a castração, mas apesar de termos profissionais competentes no canil, o CRMV não nos permite. Optamos, então, pelo repasse de recursos e essas entidades farão os procedimentos", esclareceu o prefeito.
Ubá possui em torno de 15 mil cães, sendo que cerca de 4 mil estão na rua. O presidente da comissão e autor do requerimento para realização da visita, deputado Noraldino Júnior (PSC), frisou a importância de ter um canil municipal como abrigo para os animais que não podem ser adotados. "Estamos batalhando para que, no ano que vem, o Estado estabeleça um programa de castração. O recolhimento não adianta porque os animais não param de procriar e o problema só aumenta", afirmou.{{banner-interno}}
Dois rapazes morenos armados de revólveres, com suas cabeças cobertas por capacetes, assaltaram por volta das 14 horas deste sábado, 19 de setembro, o Mercado Vila Verde, no bairro Taquara Preta, em Cataguases. Eles chegaram em uma motocicleta Honda modelo Tornado de cor escura, sem placa e carenagem, foram direto aos caixas, anunciaram o assalto e pediram às funcionárias que colocassem o dinheiro em uma sacola que estava em suas mãos, fugindo em seguida sentido estrada da Empa, conforme relataram testemunhas aos policiais Sargento Vânio e soldado Couto, que assumiram o caso. Ninguém ficou ferido e não houve disparos de arma de fogo. Segundo estimativas iniciais dos caixas os marginais levaram cerca de R$1.500,00.
Viaturas da Polícia Militar fizeram rastreamento no próprio bairro e também nos vizinhos São Cristõvão e São Marcos à procura dos suspeitos, mas não até o fechamento desta matéria, não haviam sido localizados. A reportagem do Site do Marcelo Lopes apurou que a PM trabalha com a possibilidade de os dois assaltantes serem de cidades vizinhas. Segundo uma fonte revelou ao Site, a polícia já teria analisado as filmagens do assalto e as caracteristicas físicas dos rapazes envolvidos na ação deste sábado não é compatível com os anteriores que já realizaram este mesmo tipo de crime na cidade. Estas mesmas imagens serão analisadas por policiais de outros municípios da região na tentativa de serem identificados.
As fotos não estão com boa qualidade porque são reprodução do vídeo gravado pelas câmeras de segurança do mercado.{{banner-interno}}
Solidariedade e amor ao próximo é o que move os alunos do Proerd de Dona Euzébia! Uma campanha promovida pelo Sargento Coelho, instrutor do Programa, conseguiu arrecadar mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis com a comunidade da cidade, para ajudar às famílias carentes assistidas pela Sociedade São Vicente de Paulo. As crianças do Proerd, conscientes da importância de ajudar ao outro, mostraram uma grande preocupação com o bem estar social, movimentando a doação.
O presidente da Sociedade São Vicente de Paulo de Dona Euzébia agradeceu muito a iniciativa da PMMG, dizendo que em um momento tão difícil, ainda há pessoas que se preocupam em fazer a diferença na vida de muitas famílias desfavorecidas.O motivo deste movimento solidário foi a formatura dos alunos do Proerd daquela cidade que no dia 16 último movimentaram as ruas de Dona Eusébia com uma bela passeata antidrogas, idealizada a partir das aulas do sargento Coelho. Centenas de crianças e jovens de Dona Eusébia e do distrito de São Manoel do Guaiaçu participaram do evento que foi embalado por canções proerdianas e, especialmente, pelo hino do Proerd, que também foi cantado pela população da cidade, os alunos agitaram a comunidade. A PM foi muito elogiada pela ação preventiva e de aproximação com a sociedade. (Fotos: Assessoria de Comunicação da 6ª Cia. PM. Ind. Leopoldina){{banner-interno}}
A Secretária Municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira, esteve na Câmara Municipal de Cataguases na última terça-feira, 15 de setembro, em atendimento ao Requerimento de autoria do Vereador Walmir Linhares, quando dirimiu dúvidas daquele parlamentar sobre diversos assuntos pertinentes à sua secretaria. Durante mais de duas horas ela respondeu a perguntas a respeito de merenda escolar, transporte de alunos, material didático, conservação de escolas e muitos outros. Na Pauta do dia também estava prevista a participação do Secretário de Administração Walter de Paula, mas como já estava tarde e ainda seria realizada a sessão ordinária, os vereadores resolveram ouví-lo em outra data a ser definida posteriormente.O vereador Walmir Linhares convocou a Secretária de Educação à Câmara, por meio de Requerimento aprovado pelos demais colegas por entender existirem muitas dúvidas sobre alguns procedimentos naquela Pasta. Segundo ele mesmo disse, desde o início da gestão vem percebendo problemas na Educação "inclusive o setor já rendeu uma Comissão de Inquérito", salientou, justificando a presença de Luciana no Legislativo. Logo em seguida passou a questioná-la sobre os assuntos que sob sua ótica precisavam ser esclarecidos para a opinião pública. Ele fez uma série de perguntas abrangendo praticamente todas as áreas daquela Secretaria que lhes foram respondidas por Luciana e algumas delas complementadas por técnicas da área.
Luciana respondeu com fatos à maioria dos questionamentos e mostrou, em muitas ocasiões fotos das escolas, como por exemplo, ao dizer que as unidades municipais possuem material didático. Ela também informou que as escolas estão sendo reformadas obedecendo a um calendário pré-estabelecido e mediante aos recursos que o município recebe dos governos estadual e federal. Sobre a merenda escolar ela negou redução da quantidade oferecida aos alunos justificando que esta alimentação é acompanhada por uma nutricionista e que obedece rigorosamente às normas vigentes. A Secretária de Educação também explicou o funcionamento do transporte escolar em detalhes, inclusive citando ter reduzido "em mais da metade" os gastos nesta área, salientou. Após o vereador encerrar seus questionamentos ela ainda apresentou um pequeno vídeo mostrando a situação das escolas municipais.Ao Site do Marcelo Lopes, a secretária de Educação fez uma breve avaliação de sua participação no Legislativo Municipal. "Estou feliz de poder vir à Câmara falar aos vereadores sobre nosso trabalho. Acho muito válido porque quando a gente fala aqui, na prática, estamos falando para a população. Com relação à nossa participação, saio daqui muito satisfeita e com o sentimento do dever cumprido porque o próprio vereador Walmir Linhares disse também ter ficado satisfeito com as nossas explicações. Ou seja, a transparência e a seriedade com que todos nós trabalhamos na Secretaria foi reconhecida e ter este apoio do Legislativo é muito bom para todos nós", comemorou a Secretária.{{banner-interno}}
Com palestras, apresentações culturais, peças teatrais, oficinas, atividades de interpretação ambiental e plantio de árvores, a Semana Florestal 2015 vai movimentar Cataguases a partir dessa segunda-feira, 21 de setembro, quando será realizada a abertura oficial, às 8h, na Estação Ecológica Água Limpa, antigo Horto Florestal. A programação prevê a participação da Polícia Militar do Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Florestas, do Núcleo de Apoio à Inclusão, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, da APAE, da Energisa-Conta Cidadã, da ONG Minas Vida, das Faculdades Integradas de Cataguases e de várias escolas da cidade, dentre outros parceiros da iniciativa.No primeiro dia de evento, também haverá a posse do novo Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Água Limpa e, conforme destaca o gerente da instituição, Felipe Eugênio Parizzi, a data, além de marcar o "Dia da Árvore", também coincidirá com a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
"A ideia, portanto, é fazer com que as ações desta semana ajudem as pessoas a refletir sobre a importância da contribuição de todos para a proteção do meio ambiente e a ampliação da acessibilidade, garantindo um futuro melhor para todos", ressalta Felipe, lembrando que a realização dos eventos é mérito de todos os envolvidos no projeto. Veja a programação a seguir:{{banner-interno}}