Foi realizado na última terça-feira, 22 de setembro, no salão social do Clube do Remo, o 1º ENCON – Encontro de Contabilistas de Cataguases. O evento reuniu cerca de 200 contadores convidados e seus familiares e colaboradores, em um descontraído jantar dançante. A iniciativa partiu do Delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Cataguases, Anízio Araújo da Silva, em parceria com Soniamara Fidelis, Assessora Comercial da Infofisco/Resolution e teve patrocínio da Distribuidora Nº 1.Na solenidade de abertura do ENCON Anízio Silva fez diversos agradecimentos que permitiram a realização daquele evento. na sequência, emendou um pedido, para que no próximo ano, a categoria possa comemorar o seu dia com mais tempo e planejamento o que, segundo revelou não ocorreu desta vez. Ele encerrou agradecendo a presença de todos os colegas contadores que prestigiaram o encontro e leu a Prece do Contador Empresário.
Participaram da solenidade de abertura o sócio proprietário da Precisão Contabilidade, Jesusimar Dornelas e o presidente da Resolution - Consultoria em Gestão Empresárial e TI e também Certificadora Digital Certisign, Décio Tomaz, além de Soniamara Fidelis, que na ocasião, representou a Infofisco.Logo após os convidados participaram de um sorteio de prêmios oferecidos pelos clientes dos escritórios de contabilidade. Em seguida a nova geração da música cataguasense subiu ao palco para mostrar talento e competência enquanto era servido o jantar. A banda mirim, cujo nome faz jus à idade de seus integrantes, "Somos tão jovens", formada por Caio de Melo (voz e violão), Henrique (guitarra), Lucas (bateria) e Marcus Felipe (baixo) arrancaram muitos aplausos do público. Logo depois, cantora mirim Lara Fidelis, dona de uma voz privilegiadíssima, fez sua apresentação e, mais tarde, retornou a convite de Murilo Abrita, que fez uma bela apresentação ao violão, com um repertório muito bem escolhido. O rapaz, além de gente boa e muito bom músico, é muito generoso e dividiu o palco com Lara ao convidá-la para voltar a cantar a seu lado. Mais uma vez, a garota interpretou com ele ao violão, três belas canções.
Anízio Silva, Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, disse que o objetivo do evento foi "promover maior integração da categoria aproveitando esta data em que comemoramos o Dia do Contabilista", disse. Ele lembrou ainda que a Contabilidade é uma profissão que existe "desde os primórdios da humanidade e está presente em todo o mundo, sendo o trabalho do contador de vital importância para a sociedade", concluiu.
Veja as fotos da confraternização na galeria abaixo.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 8h35min de 25/09/2015 para acrescentar novas fotos e informações sobre o evento.
{{banner-interno}}
Representantes da empresa Rio Branco Alimentos S/A – Pif Paf, que mantém uma de suas unidades em Leopoldina, estiveram, na quinta-feira, 17 de setembro, reunidos com o prefeito José Roberto de Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Valter Carlos Gonçalves de Matos, e com o chefe de gabinete, Luiz Cabral.
Durante o encontro, Cláudio Almeida Faria, Gerente de Relações Institucionais e Alexandre Resende Balbino, Analista Organizacional da Pif Paf, relataram que ao longo de nove anos de atividades em Leopoldina, a Pif Paf não mediu esforços para ampliar e modernizar suas instalações, gerando movimentação econômica, empregos diretos e indiretos. De acordo com os números apresentados pelos empresários entre 2008 e 2014 a Pif Paf ampliou seus quadros, saltando dos 161 empregos para 495 empregos diretos gerados na cidade. Sua movimentação econômica em 2008 era de R$ 6.914.737,00 e em 2014 foi de R$ 79.380.269,00. Cláudio Almeida acrescentou que a empresa pretende dar continuidade às suas atividades em Leopoldina, aumentando ainda mais sua produção.
Tanto o prefeito José Roberto quanto o secretário Valter Matos e o chefe de Gabinete Luiz Cabral, demonstraram seu contentamento com a visita dos representantes da Pif Paf e, principalmente, com as informações que trouxeram. "A vinda da Pif Paf para o nosso parque industrial foi uma das maiores conquistas de Leopoldina", revelou Valter Matos, que também anunciou uma visita do prefeito com os empresário da Pif Paf ao governador Fernando Pimentel. O secretário municipal de Habitação, Pedro Antônio de Paula, também prestigiou o encontro. (Fotos: Kalon Morais) {{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou nesta quinta-feira, 24 de setembro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até quarta-feira, 30/09/15.
1 ATENDENTE DE PADARIA1 BALCONISTA DE LANCHONETE1 AUXILIAR ADMINISTRATIVO1 SERVIÇOS GERAIS3 COBRADOR DE ÔNIBUS1 PADEIRO1 MECÂNICO DE ÔNIBUS
4 COSTUREIRAS
1 MOTORISTA DE CAMINHÃO
1 ANALISTA DE SISTEMA
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
OBS: AS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DAS 13:00HRS NO SINE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases.
{{banner-interno}}
Está chegando a Cataguases, Aleia, um curso que tem como objetivo ações cuja finalidade é desenvolver em seus alunos, o gosto pela escrita porque gostar de escrever não é inato. Aprende-se. Quem insiste em prescindir dela está fora do mundo profissional, emocional e socialmente. A partir desse conceito, surge Aleia – Oficina Criativa de Redação que visa aliar a escrita como sistema didático e como meio de autoconhecimento para possibilitar um posicionamento perante a vida profissional e escolar.
O curso é uma parceria entre Gustavo Romanhol engenheiro industrial, licenciado em Física, MBA em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios, e proprietário do Percurso; Marcela de Sousa, filósofa, licenciada em Filosofia e Sociologia e pós graduada em Língua Portuguesa, Redação e Oratória, professora de ensino médio e cursinhos pré-Enem e idealizadora do Aleia, e Cíntia Cardoso licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura e professora no ensino fundamental e cursinhos pré-Cefet, Coluni e Colégio Militar.
Os três integram um projeto comum: formar pessoas com capacidade para usar a escrita (e a leitura, obviamente) nas mais diversas práticas sociais, com autonomia. O aluno será encantado com a possibilidade de se pronunciar através de uma escrita autoral. Quem é estimulado a escrever regularmente tem mais chance de adquirir este hábito e escrever melhor.
A oficina vai trabalhar semanalmente a criação, expressão e organização do pensamento por meio da produção de textos já que a sensibilidade adquirida através das palavras é um componente essencial à vida, devido aos benefícios que estas ferramentas trazem ao desenvolvimento, dos quais se destacam:Difusão de ideias e informações; desenvolvimento do Eu como gestor do intelecto e facilitador da autocrítica; gestão da emoção e facilitação da psicoadaptação; resiliência, altruísmo e carisma; oficinas para o desenvolvimento e ganho nas relações sociais.
O curso terá duração de dois anos e vai começar na sexta feira, 02 de outubro. As turmas serão divididas por faixa etária (a partir dos 11 anos) e terão no máximo 12 alunos. Serão duas aulas semanais – uma de oficina criativa e outra de apoio pedagógico – ministradas consecutivamente por uma questão didática e funcional. Com aulas dinâmicas e lúdicas, tudo transcorrerá de forma natural, no ritmo da turma e de maneira interessante.
A edição de um livro com uma coletânea dos textos dos alunos irá coroar todo esse processo de evolução da escrita autoral trabalhados durante os dois anos, o que irá gerar prazer e autoconfiança.
Esta proposta nasce da crença de que o sucesso futuro em vestibulares, Enem, concursos e carreira profissional, deve começar a ser trilhado no presente e dependerá da segurança emocional que essa garotada vai desenvolver agora.
"No fundo, todos querem escrever por essa ser uma motivação natural de fazer com que a experiência individual de cada um se torne um meio de comunicação consigo próprio para depois estabelecê-la com o mundo."
Aleia foi criado para dar esse incentivo. As aulas serão ministradas na sede do Percurso, que fica ao lado da ponte "nova". Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (whatsapp) 9989-6434/8869-3132/8706-0274. (Fotos: Divulgação){{banner-interno}}
Com palestras, exposições e visitações, na última sexta-feira, 18 de setembro, aconteceu em Cataguases, no plenário da Câmara Municipal, o evento "Nossa Gente que Faz e Acontece", que integrou a "V Jornada Mineira do Patrimônio Cultural – Cidade, Regiões e Patrimônio". Nesse encontro, estiveram presentes dezenas de participantes, inclusive o secretário municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, que prestigiou a iniciativa. Segundo destacou o coordenador do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (DEMPHAC), José Luiz Batista, o evento aconteceu dentro dos objetivos propostos e "superou as expectativas iniciais de público" - conforme salientou para a reportagem do Marcelo Lopes - "o que enriqueceu ainda mais as atividades realizadas em torno do tema proposto", completou José Luiz.
Em sua avaliação ele destacou: "nós passamos a mensagem sobre a importância do sítio histórico de Cataguases. As pessoas entenderam isso e começaram a observar os fatos com outro viés, direcionando o olhar para o verdadeiro significado desse patrimônio para a história do Brasil. Assim puderam analisar a necessidade da preservação desse sítio histórico, aliada ao desenvolvimento da cidade", frisou o coordenador do DEMPHAC, avaliando o evento como positivo e, sobretudo, como um passo primordial para as futuras discussões do setor em Cataguases.Dentro do mesmo evento, os participantes, orientados por Virgínia Ribeiro, visitaram acervos históricos de Cataguases e conheceram peças únicas, como várias guardadas pelo Educandário Dom Silvério. O passeio terminou no Horto Florestal, onde os convidados puderam confraternizar em contato com a natureza. Para José Luiz, essa Jornada foi mais uma etapa dentro da proposta de contínua discussão acerca do potencial do Município em relação a patrimônio e a outros tópicos afins.
"Na terça-feira da semana passada foi empossado o novo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, que é presidido por Zeca Junqueira. Possivelmente já na próxima semana, deveremos nos reunir para formular uma agenda positiva relacionada ao Patrimônio Cultural do Município, com proposições na área legislativa, de regulamentação e principalmente de recuperação desse nosso acervo histórico, especialmente o imobiliário", explicou o coordenador do DEMPHAC. (Fotos cedidas por José Luíz Batista){{banner-interno}}